notas musicais para cada tom

    Autor Mensagem
    Rafael Lima
    Veterano
    # mai/04


    estou com uma duvida? queria saber quis são as notas musicais para a afinação dos tons, da caixa, do surdo.....

    Thunderox
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    ae isso volta a ser um tema descutido!! ums axam q bateria num faz NOTAS oputros axam q tem notas!! mas a batera tu afina do geito q tu quizer!! so deixa uma variacao de um tom pro outro pra ter alguma coisa aver nos rolos!! mas qnto a nota n sei te dizer!!
    ate pq senaum teriamos bandas com o mesmo somd e bateria e isso he quase q impossivel encontra!!

    the_paranoid
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    a bateria possui sim notas... soh q vc tm q ver q existem os timbres tb neh... dae naum fica igual o som d uma pra otra... mas naum tm essa d vou afinar minha batera em nota tal, usa o ouvido mesmo, tm q ficar com som d batera, do seu geito... ateh pq teoricamente se eu afinar a batera na escala de C por exemplo... e a musica for em otro tom, intaum a batera vai ficar indisponivel em certas peças... intuam eskc isso

    Soulface
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    ums axam q bateria num faz NOTAS
    Isso é absurdo cara...
    Eu até lembro da discussão q teve aki de um cara falando q leu num sei a onda um bateriasta aí falando q bateria não produz nota musical. Me xingou de tudo qnto é coisa qndo eu contrariei, e falou q ia perguntar pro professor dele e depois voltava pra provar q eu to errado.
    To esperando até agora! hehehehehe
    QUALQUER som/barulho/ruído É uma nota músical! Se neguinho bater a cabeça na parede, ele vai ouvir uma determinada nota. (só espero q ninguém tente experimentar)

    Thunderox
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    euheuehue me lembro do cara por isso q falei isso!!

    adamo
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    com certeza... mas com certeza a kbça do neguinho ñ vai produzir uma nota exata... isto é... o valor dela vai estar entre as notas... bom... eu já afinei minha bateria mas já vou dizendo... se vc ñ tem o equipamento certo vc vai se extressar (eu usei um no micro mesmo, q captava o som pelo microfone...urgh!) e outra... com relação ao q o the_paranoid falou... quanto a música ser diferente das notas da bateria... já imaginou vc afinando a bateria num ensaio umas três vezes... eu ñ teria saco!

    Weckel
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Bem gente. Apesar de ser novato no grupo, vejo que este é um assunto discutível a longo prazo. Não porque hajam muitas dúvidas se a afinaçao tem ou não a ver com notas, mas sim, por causa da concientização. Até porque, como dizem por ai, "as opiniões divergem". Acredito que antes de qualquer coisa, conhecer bem SEU INSTRUMENTO o intrumento é fundamental. As condições das peles (inlcuindo os diferentes tipos), aros, peles respostas, o local onde vc vai tocar etc também pesam muito na hora de vc "escolher" a melhor afinação.
    []´s

    goedert
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    fala mano!... nunca afinei assim. Prefiro afinar no feeling mesmo, no meu gosto. Mas ainda quero experimentar esse tipo de afinação.
    abração!
    www.bateraclube.com.br

    AndersonAmorim
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Sulface

    QUALQUER som/barulho/ruído É uma nota músical! Se neguinho bater a cabeça na parede, ele vai ouvir uma determinada nota.


    Eu já vi há muito tempo atrás um livro que ensinava a afinar a bateria com combinações de notas para peças.

    Lembro até de ter visto uma combinação que o bumbo era "G" (sol).

    Pena não saber onde encontrar tal livro ... na época eu tava iniciando e não ligava muito pras teorias.

    []s

    Soulface
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    the_paranoid
    adamo
    Não acho q afinando os tons em determinada escala vc só poderá tocar músicas correspondente a ela. Até pq, qndo vc afina apenas de ouvido, vc toca qualquer música na bateria sem fazer a mínima idéia de q nota akele tom está produzindo.
    A bateria não terá a função de ditar a melodia da música.

    BaTuK
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    The_paranoide -> Ôxi!!!....
    Esta é uma discussão de long time...
    eh fhoda... tipo assim... Peça alguém que afine sua bateria em "C" e depois toque NA BATERIA uma música nas escalas menores deste tom.. hehe, NEM ROLA.

    the_paranoid
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Soulface
    naum dita a melodia, mas teoricamente esta fora dela ao estar mostrando um som diferente... tb q a bateria naum tm uma sustentação de nota, oq faz ficar menos discutivel, eh como vc estar improvisando na guita e usar cromatismo... as vezes rola, mas toda hora naum

    Soulface
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    the_paranoid
    mas teoricamente esta fora dela ao estar mostrando um som diferente...
    Mas digamos q vc afine do ouvido, como sempre. Tendo como base apenas o feeling.
    É possível (pouco provável, mas possível) q vc acabe afinando ela em uma escala de G por exemplo. Isso sem saber.
    Mas como é uma afinação q vc gosta e q está acostumado a tocar, vc vai tocar qualquer música assim...

    the_paranoid
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Soulface
    eh, de um geito ou de otro vc vai acabar afinando em alguma nota, oq trará teoricamente desafinações nas musicas... nem sei como esplicar o cara naum perceber direto isso... deve ser por a bateria naum ter sustentação de nota

    Soulface
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    the_paranoid
    Mas eu acho q se preocupar com isso, deixa a bateria uma coisa muito mecânica. A bateria é um instrumento único, onde demonstra a cara do músico apenas pelo som.
    E no meu ponto de vista, isso deve ser preservado.

    BaTuK
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Soulface-> "A bateria é um instrumento único, onde demonstra a cara do músico apenas pelo som."

    Se é que eu entendi estas sua colocação, eu vou ousar ir ainda mais longe. De uma forma bem prática, é comum a gente ouvir (e também usar) a expressão: "O cara toca muiiiiiito" referindo-se justamente à ultilização dos conhecimentos e da criatividade pra tocar. "Os diversos recursos de criação" que a bateria oferece ao músico são tantos, que as vezes o está escrito numa partitura ou tablatura ainda é bem limitado em relação ao que se pode realmente fazer. E olhar isto de um ponto de vista de "notas musicais" seria totalmente inviável.

    Dangerous Girl
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Eu até lembro da discussão q teve aki de um cara falando q leu num sei a onda um bateriasta aí falando q bateria não produz nota musical. Me xingou de tudo qnto é coisa qndo eu contrariei, e falou q ia perguntar pro professor dele e depois voltava pra provar q eu to errado.
    To esperando até agora! hehehehehe

    hahahahaha, por isso q ele não voltou! Eu já digo q o meu professor, q é um batera fodão, me explicou direitinho esse lance! Claro q tocamos notas! Agora o lance de afinação q é bem pessoal, não é verdade??

    Leandro
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Claro q tem notas. Como o Alface disse, qualquer som tem uma determinada frequência (ou mais de uma).
    Tanto que eh comum para bateristas que usam dois bumbos afinarem um meio tom abaixo do outro.
    E lembro que uma vez q bati a cabeça na porta do carro fiquei ouvindo um A4 por algum tempo, hehe. Mas o barulho da pancada com certeza foi mais grave. =P

    Soulface
    Veterano
    # jun/04 · Editado por: Soulface
    · votar


    Leandro
    E lembro que uma vez q bati a cabeça na porta do carro fiquei ouvindo um A4
    Mas tu bateu a cabeça num Audi A4? Não amassou não né?! Isso dá um preju do caralho!!! (piada infâme respondida com uma mais infâme ainda)

    BaTuK
    Com certeza! Mas eu acho q não há nada demais em uma pessoa qrer afinar os tons em notas musicais. Mas isso deve ser uma referência apenas para a "afinação", e não para "execução"!

    BaTuK
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Soulface-> Of Course

    Leandro
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Soulface
    Mas não foi piada, eu fikei realmente ouvindo um A4 (ou alguma nota próxima disso).
    Tah querendo competir com a minha do Bob's, eh? Tah quase lá, hein... hehe XD

    Dangerous Girl
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Mas não foi piada, eu fikei realmente ouvindo um A4 (ou alguma nota próxima disso).
    Tah querendo competir com a minha do Bob's, eh? Tah quase lá, hein... hehe XD
    AHAhahahahahahahaha! Ki loco!

    kaio HP
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    eu num m lembro d te t xingado o soulface, eh a bateria produz notas sim, mas saum pokos qm se preokupa kum issu afinam duy geito q axam bunito o som

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a notas musicais para cada tom