Como ler tablaturas de bateria?

Autor Mensagem
Sam
Moderador
# abr/04


Veja artigo no Cifra Club.
http://www.cifraclub.com.br/teoria/comoler-bateria.php

Baseado num tópico daqui. :)

ozzy_celso
Veterano
# abr/04
· votar


vlew sam

Claudio Rocha
Veterano
# abr/04
· votar


primeiro, vc deve ter um curso de lingua portuguesa no minino ateh a 5ª serie...
depois eh soh vc entrar na net, no cifralub.com.br e ler ateh vc achar o dito cujo, ai vc abre a tab desejada e fica la lendo, se nao entender, peça ajuda a um profissional.
ok? flw

nothing else matters
Veterano
# abr/04
· votar


Claudio Rocha
nossa,...como vc eh ingracado
Sam
boaaa sam!

adamo
Veterano
# abr/04
· votar


baixa um programinha chamado encore ou o guitar pro q tmb pode-se editar ... acho q no Kazaa vc acha os dois.

Barbara Jolie
Veterano
# jul/04
· votar


caraca! q complicado! :(

maggie
Veterana
# jul/04
· votar


adamo
no guitar pro tem tablatura de bateria???

já vi grandes bateristas tocando ao vivo com a partitura do lado.

Barbara Jolie
Veterano
# jul/04
· votar


maggie
já vi grandes bateristas tocando ao vivo com a partitura do lado.
sim, em orquestras vê-se muito. =]

maggie
Veterana
# jul/04
· votar


Nas orquestras são tímpanos, dependendo até caixa. Mas músicos populares não costumam usar.

Barbara Jolie
Veterano
# jul/04
· votar


maggie
Nas orquestras são tímpanos, dependendo até caixa
tb.

Músico popular que vi utilizando partitura, foi no programa Raul Gil, o baterista com uma partitura ao lado.

É difícil, mas existem....ehehehe

Soulface
Veterano
# jul/04
· votar


maggie
já vi bateristas tocando ao vivo com a partitura do lado.
o/

Otro Drummer
Veterano
# jul/04
· votar


ah sei la, é mto ruim tocar lendo, prefiro dar uma estudada antes e ensaiar lendo e depois tocar sem partitura, o ruim é se dá um branco... xiii, hehehe

Anderson Faccioli
Veterano
# jul/04 · Editado por: Anderson Faccioli
· votar


COMO LER TABLATURAS (me mandem um e-mail que envio um arquivo anexo com exemplos e comparações!)

A tablatura ou TAB é um método de escrita musical onde usamos simbolos, caracteres e numeros no formato texto (ASCII), com o intuito de adaptar a escrita musical tradicional para ambientes como a internet, pois são mais fáceis de carregar as páginas e de copiá-las.A tablatura é bem parecida com a escrita musical, em ambos os casos haverá compassos, fórmula de compasso, e cada peça terá o seu lugar certo no pentagrama Tudo fica muito mais fácil de você entende o escrita musical tradicional, pois a tablatura nada mais é do que uma ADAPTAÇÃO. Se você não sabe nada da escrita musica ou tem alguma dificuldade clique no link: http://www.cifraclub.com.br/colunas/cursodebatera/index.php?id=3

Danilo Casemiro Coelho
Veterano
# ago/04
· votar


EU ESTOU COMEÇANDO AGORA ALGUEM PODERIA ME ENSINAR

Marcos Batera 36
Veterano
# set/04
· votar


Pra kem está começando, o ideal e ter um bom professor de "batera" que com certeza vai te ensinar partitura (leitura).
Abração!

noone
Veterano
# nov/04
· votar


to começando agora, n axo nenhum prof aki..e se axo eh mto caro, n da pra pagar..! alguem me da umas dicas...sites...sei la alguma coisa pra me ajudar! vlww

Rafael_The Drummer
Veterano
# nov/04
· votar


Tablatura de bateria, quem foi o infeliz preguiçoso que inventou isso, porra gente não custa nada aprender a ler partituras, além de melhorar musicalmente vocês podem ler qualquer tipo de música.........tablatura sucks !!!!!

Locohawa
Veterano
# nov/04
· votar


Rafael_The Drummer
Falou tudo
partitura não é difícel.. é só se dedicar um pouco (bem pouco) mais pra aprender.. é muito melhor que tablatura sem noção!
E a partitura de bateria eu acho mais fácil que a de outros intrumentos, dá pra aprender de boa :)

nEw dRuMMeR
Veterano
# nov/04
· votar


Locohawa
qual a diferença d tablatura e partitura?

Adriano batera
Veterano
# dez/04
· votar


Locohawa
me ensina por favor a ler partituras pelo amor de deus eu quero muito a aprender meu professor de batera nao sabe me manda um email meu email e adrianobatera@hotmail.com.br
ficarei muito grato se vc ou alguem me ensinar a ler partitura

Locohawa
Veterano
# dez/04
· votar


nEw dRuMMeR
Cara, a diferença essencial entre tab e partitura tá no tempo e dinâmica.. por exemplo, você pega uma tablatura de uma música totalmente desconhecida.. você olha pra ela.. e não sabe o que fazer! Porquê? Você não sabe a velocidade, a dinâmica dos acentos e notas mortas (que geralmente tem na partitura e bem menos nas tabs) e você geralmente não tem como indicar precisamente a duração das notas.
Já na partitura você pode usar figuras de tempo padrões, ficando MUITO mais fácil você indicar a duração precisa das notas, principalmente nas partes mais rápidas! Uma partitura também é muito mais organizada e fácil de reconhecer por exemplos os tempos por exemplo nos compassos, como 4/4 (pelo menos eu acho mais fácil).
Com uma partitura na mão, se você for bom você pode tocar uma música que você nunca escutou exatamente como ela é!
Eu acho muito melhor Partitura que Tab

Adriano batera
Se eu tiver tempo vou fazer um tutorial de partitura básica de bateria hehehe, pelo menos é meio difícel explicar =/ , de qualquer jeito te adicionei lá
Vamos ver..

aluisio junior
Veterano
# dez/04
· votar


é interessante essas parada broww.

mas já dizia chico science:

"kd as notas que estavam aqui? não preciso delas, basta deixar tudo soando bem aos ouvidos..."

o dom broww...

mas, vai em frente Adriano batera.

é pq eu naum tenho paciência pra isso. falô!

jdrummer
Veterano
# dez/04
· votar


!teste!

Moratinha
Veterano
# dez/04
· votar


Fiz aula de bateria por 8 meses mas naum aprendi mto a lê !!
queria umas tablaturas facil pra começar a lê!!
tenho uma bateria e qria aprende a toca !!

Moratinha
Veterano
# dez/04
· votar


eu qria sabe tbm tudo sobre as partituras ...pq tem coisas q naum falam nas explicações do site !!
se desse pra mostrar uma bateria com flechas indicando tbm oq eh oq seria melhor !!!! pois num sei oq eh sino de condução !!

NA MUSICA CHOP SUEY DO SYSTEM OF A DOWN ...MOSTRA UMAS COISAS Q EU TBM NAUM ENTENDO !! QRIA A RESPOSTA DIZENDO OQ SIGNIFICA (&)!!
FLW .....

Locohawa
Veterano
# dez/04
· votar


Moratinha
Oi, sobre a música do System Of A Down é o seguinte:


t |--------oooo----|
T |---do-------ooo-|
F |o---------------|
B |o---o---o---o---|
|1 & 2 & 3 & 4 & |



d - double stroke
& - é uma escrita para contar o compasso, fale em voz alta: "um E dois E três.."


H |#---#---#---#---|
S |----------------|
B |o---o---o---o---|
|1 & 2 & 3 & 4 & |



# - pelo que eu ouvi você ataca a abafa o som o Chimbal
f - flam (em outros compassos)

Fiz aula de bateria por 8 meses mas naum aprendi mto a lê !!
Então seu professor não era muito bom hein.. o básico é aprender leitura musical com partitura! :)

Phoodencio
Veterano
# dez/04
· votar


oq eh isso ae Locohawa? o cara complicou chop suey toda... ms oq vale eh a intenção ne?

Phoodencio
Veterano
# dez/04
· votar


Moratinha

o link da cifraclub ensinando a ler só complica tudo... tava dando uma olhada lá... o mais interessante seria vc tomar mais alguns meses de aula pra aprender partitura... oq eh bem melhor q essas tablaturas... q não tem o tempo certo de nada e acaba atrapalhando.

Locohawa
Veterano
# dez/04
· votar


ms oq vale eh a intenção ne
É isso aí hehehe, pela partitura está MUITO melhor, eu tenho ela aqui :)

Phoodencio
Veterano
# dez/04
· votar


tranquilo veio... TABs são horriveis mesmo... devia ter como postar figuras aqui ne? dai podiamos colocar partituras... mas blz.!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como ler tablaturas de bateria?