Tamanho Dos Tons Na Partitura

    Autor Mensagem
    NMFH
    Membro Novato
    # fev/18


    Boas,
    Estou a começar na bateria, mas queria esclarecer uma dúvida ... Por exemplo, numa partitura tem 1 Low-Tom, 1 Middle-Tom & 1 High-Tom, ou seja, são 3 tons diferentes, certo? E os tamanhos que o baterista original usou nos tons, eu tenho de ter os mesmos tamanhos? Ou apenas preciso de 3 tons de tamanhos diferentes e adapto do pequeno ao maior? E é mesmo necessário ter os 3 tons?
    Obrigado!

    makumbator
    Moderador
    # fev/18
    · votar


    NMFH
    . Por exemplo, numa partitura tem 1 Low-Tom, 1 Middle-Tom & 1 High-Tom, ou seja, são 3 tons diferentes, certo? E

    Não necessariamente. Depende do set naquela música. Muitas vezes há 2 tons na pauta, em outras há 3 (ou até mais). Em geral há uma pequena tabela de referência no começo da música (ou do songbook em questão) que demonstra as peças usadas e suas posições (pois no fundo isso não é totalmente padronizado).

    E os tamanhos que o baterista original usou nos tons, eu tenho de ter os mesmos tamanhos?

    Obviamente que não é preciso ser exatamente o mesmo tamanho (muitas vezes essa informação nem tem na partitura). Toque com o que você tem (se for igual, ótimo, se não for, tudo bem).


    E é mesmo necessário ter os 3 tons?

    Se quiser tocar música com 3 tons de maneira mais parecida com o original tenha 3 tons, mas se não tiver adapte para 2. Procedimento normal.

    NMFH
    Membro Novato
    # fev/18
    · votar


    Então, por exemplo, na partitura da música "Stairway To Heaven" - Led Zeppelin, tem anotado que é necessário 1 Low-Tom & 1 Low-Middle Tom... Mas sendo que eu só tenho 2 tons, posso usar o mais pequeno no Low-Tom & o outro maior para o Low-Middle Tom (Ou High-Tom)... Só é preciso ser maior que o Low-Tom, certo? É isso?
    Obrigado!

    NMFH
    Membro Novato
    # fev/18
    · votar


    E caso a partitura tenha 3 tons, como posso fazer para adaptar para 2? Tocar com menos ou mais intensidade!?!? Alterar a afinação!?!?
    Obrigado!

    Ismah
    Veterano
    # fev/18
    · votar


    Que heresia! JAMAIS toque com menos peças que a partitura tem, isso é esculhambar com a música...

    Qual é che... Tu não está fazendo uma mistura química que pode explodir... Mais liberdade é uma excelente ideia... ;)

    Se tem 2 tons, me parece um tanto quanto óbvio que o mais agudo será teu high, o mediano o mid, e o surdo será o low ou floor...
    Afinal, se não fizer assim, não vai poder tocar essa virada...

    Caso a partitura tenha 3 tons, existem N possibilidades...
    - usar a caixa
    - começar no mid, voltando para o high, e então para o mid novamente
    - tocar na mesma peça, as partes de duas peças
    - redistribuir todas as notas (a que eu menos gosto)
    - redistribuir as notas da peça que falta, entre as outras peças
    - usar o bumbo como ultima peça da virada
    ...enfim, o que tua criatividade mandar...

    O que determina isso? Feeling do momento, para ver o que cabe na música... Sim, perde-se fidelidade, mas é o que todo mundo se vê obrigado a fazer, pois não dá para ter o instrumento para cada cover...

    makumbator
    Moderador
    # fev/18 · Editado por: makumbator
    · votar


    NMFH
    E caso a partitura tenha 3 tons, como posso fazer para adaptar para 2?

    Aí vai da sua experiência/preferência e do contexto musical em questão. Analise e decida o que fazer em uma frase que tenha peças que você não tem (sejam tambores, pratos ou outras percussões). Como o Ismah já comentou, redistribua entre os tambores que possua, modifique a frase pra eliminar a peça faltante sem que fique buraco, etc... são muitas possibilidades.

    Saber resolver essas situações faz parte do estudo e crescimento de um baterista.

    NMFH
    Membro Novato
    # fev/18
    · votar


    OK, Obrigado!
    Acho que já entendi... Tenho de me virar com aquilo que tenho, embora o som possa não ficar bem igual, certo? O que me incomodava era isso... Achava que não dava para alterar os tambores, pois iria alterar a música e talvez a mesma ficasse irreconhecível, mas pelos vistos tem de ser assim mesmo... Muito Obrigado!

    Ismah
    Veterano
    # fev/18
    · votar


    Ainda bem que tu não percebeu que cada bateria tem uma sonoridade, e cada baterista tende a ter SUA afinação - além do dedo do técnico.

    Sendo franco contigo, mesmo que ALTERADA a música, a bateria é um instrumento percussivo, que dita ritmo. Importa muito mais ter a "pancada" no tempo certo, do que o som em si. Se comparar com uma guitarra, o som da bateria é muito rápido.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tamanho Dos Tons Na Partitura