Bumbo de 18¨ sem som, sem kick, sem graça buááá´ snif, snif

    Autor Mensagem
    Gavriel
    Membro Novato
    # ago/16 · Editado por: Gavriel


    Olá !

    Tenho um bumbo de 18¨da Crossroad RMV, e o som dele é um 'tum-tum' mortinho, mortinho...quase que não sai som dele, essa que é a verdade.

    O que fazer? Devo soltar mais a pele batedeira e apertar a de resposta ou o primeiro passo é tirar o travesseiro que há lá dentro ? O pirulito também não bate no centro do bumbo, pois não tenho 'elevador' de bumbo, ele bate mais acima do centro do bumbo, isso influi em algo ?

    Outra coisa, tenho um adesivo 'patch' colado na batedeira que serve para proteger a pele, no caso, ele abafa mais o som tirando seu timbre e ressonância, ou não influi em nada ?

    Enfim, QUERO UM BUMBO MAIS RESSOANTE E COM MAIS VOLUME ( KICK ), mesmo sabendo que não dá pra fazer muito milagre com um bumbo de apenas 18¨!

    Sou iniciante e a principio gostaria de me aprofundar nos ritmos pop/rock, jazz, blues, samba, dentre outros, para estar posteriormente tocando !

    Aguardo dicas, se possível !

    Grande abraço e obrigado !


    G a v r i e l

    sandroguiraldo
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Gavriel

    Tira o travesseiro. Solta as peles, vai afinando e tentando achar um timbre que te agrade.
    Não tem como abaixo o "cano" do pirulito pra ele bater no centro? Acredito que quanto mais pra borda for, menos punch terá o som (isso não tenho certeza, é achômetro)

    Tire o PAD abafador e teste. Quanto mais coisas estiverem "abafando" e impedindo a pele de vibrar menos corpo o som terá (e volume)

    Gavriel
    Membro Novato
    # ago/16
    · votar


    Vou tirar o travesseiro e soltar um pouco mais a batedeira sim !

    Quanto ao 'patch', ele pouco interfere, pois toco 'in mode' feltro, e não do lado plástico !

    O pirulito deu pra ajustar um pouquinho sim, mas assim mesmo não ficou 100% centralizado !

    Muito obrigado por responder, sandroguiraldo !

    Assim que fazer todos os procedimentos, darei um 'feedback' aqui !

    entamoeba
    Membro Novato
    # ago/16
    · votar


    Seco e sem kick? Põe mais força nesse pé!! kkk..

    Se você afrouxar demais a pele batedeira, ele perderá a ressonância. Particularmente, acho que o timbre do kick fica mais definido com ela frouxa.

    Gavriel
    Membro Novato
    # ago/16
    · votar


    Eis a questão, entamoeba !

    Afrouxar ( tirar a tensão ) ou apertar ( tensionar ) as peles ?

    Pra falar a verdade, no meu caso, acho que tem muito a ver com o tamanho do quarto onde toco ( pequeno demais ), e também, o travesseiro que jaz dentro do bumbo é aquele de dormir mesmo, ou seja, mega grande para um bumbo de 18¨!

    Penso ser isso estar matando o som dele, mas farei alguma mudanças e depois vos falo !

    Grato por enquanto !

    Abraço !

    Ismah
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Mas home... Tu tá esperando demais de um bumbo tão pequeno...

    Gavriel
    Membro Novato
    # ago/16
    · votar


    Tô ligado Ismah, mas já ouvi muitos dizerem que com Bumbo de 18¨ conseguem, mesmo assim, tirar um sonzinho legal e bacana, por isso criei esse tópico pra ver se angario algumas boas dicas a respeito .

    Mas vlw !

    Ismah
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    A solução mais lógica é virar o batedor, e deixar a pancada mais seca, mas realmente, quem usa um bumbo assim, não quer o click, só um kick bem discreto.

    Gavriel
    Membro Novato
    # ago/16
    · votar


    Ismah, invertendo o batedor no modo plástico, ele 'gritará' muito e ficará muito mais ressoante, além de alto . Não é meu caso e não fica agradável para meu pequeno quarto...de repente, se fosse num estúdio ou num lugar maior e mais apropriado, sem tantas reverberações, poderia virar sim ! Mas mesmo assim, vlw pela dica, man !

    Ismah
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    E não era de inverter o batedor e abafar com algo?

    Gavriel
    Membro Novato
    # ago/16
    · votar


    Eu toco na batedeira do bumbo no modo 'feltro' e não no modo plástico . Se eu inverter para o modo plástico, é natural que o som ficará mais vivo, mais brilhante e com mais 'sustain', porém, já fiz esse teste e não curti muito não, pois fica muito agudo e um som estridente demais ! Mas consegui regular a agulha do pedal para que ele bata bem no centro do bumbo, apertei um pouco mais a pele da batedeira, e bem mais a de resposta ! Bem, isso tudo, deu mais vividez , equilíbrio , ficando assim mais agradável o som !

    Obrigado pelas dicas e grande abraço !

    Ismah
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    E sem perda de graves?

    Gavriel
    Membro Novato
    # ago/16
    · votar


    Sim, perdeu um pouco do grave, mas...que grave pode-se exigir num bumbo de 18" ( rsrs ) ?? O importante foi que o som ficou melhor, mais bonito de se ouvir e mais equilibrado também dessa forma ! É isso aí !

    Ismah
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Tudo depende da intenção!

    Itmarinho
    Membro Novato
    # jan/17
    · votar


    cara mu bumbo ´de 20", estou muito satisfeito com ele, apanhei um pouco no início justamente para encontra uma afinação que me agradasse e proporcionasse um bom quique, para isso, coloque espuma dentro do bumbo apenas um penas dois pedaços de 15cm de largura em toda extensão interna um encostando na pele batedeira e o outro encostando na pele de resposta, coloque tb mais dois pedaços a fim de utiliza-los como escora para que os pedaços de 15cm não caiam, lembrando que esse pedaços menores faz com que os pedaços de 15cm fiquem escorados um nos outros.
    Por fim coloquei as peles e apertei apenas com as mãos, sm chave de afinação, pronto o som do bumbo ficou matador.

    Joffer.com
    Membro Novato
    # fev/17
    · votar


    Uma boa técnica, é apertar a pele batedeira e deixar a resposta um pouco mais folgada, encostando toda almofada na pele resposta deixando a batedeira livre, assim, o som sairá mais grave (vai de gosto)....

    Em questão de Kick, o pirulito de bumbo tem que estar bem no centro, assim fazendo com que a pele vibre por inteira, com que o ponto inicial de vibração seja inteiramente proporcional, assim, resultando em um melhor som...

    espero que eu tenha ajudado.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Bumbo de 18¨ sem som, sem kick, sem graça buááá´ snif, snif