É possível ser um baterista sem ter o instrumento em casa?

    Autor Mensagem
    Rumbora
    Membro Novato
    # mai/16


    Segue abaixo a minha história, peço desculpas por ter ficado um pouco grande, quem não tiver saco pra ler é só pular e responder a pergunta.

    _____________________________________________________________________


    Essa é uma dúvida que me ocorre desde quando comecei a me interessar pela batera. Aqui no fórum mesmo já vi uns malucos falando que não têm a bateria em casa, somente os pratos.

    Comecei a fazer aulas há uns 3 meses e apesar do pouquíssimo tempo (apenas uma hora por semana) eu sinto que já evolui um pouco quanto a técnica (contando que na primeira aula foi também a primeira vez em que sentei na frente de uma batera, e meu contato com ela foi até um pouco pior do que o esperado). A questão do ritmo eu já até desenvolvi bastante só ouvindo as levadas/viradas nas músicas e batendo os pés e as mãos, isso antes mesmo de começar as aulas.

    O professor elogiou bastante minha facilidade para pegar os ritmos e exercícios que ele me passou até agora, coisa mais iniciante/intermediária por enquanto, mas consegui tirar tudo sem grandes problemas. A questão é que eu tenho um alto grau de miopia, o que me impossibilita de fazer a leitura e execução de partituras em tempo real, saber ler eu até sei, mas teria que decorá-las, o que não é nada conveniente, portanto eu seria um baterista que toca "de ouvido".

    Quanto a técnica, agilidade e ao próprio preparo físico ainda falta um longo caminho pela frente, afinal tive muito pouco contato com o instrumento até aqui, mas creio eu que já evolui alguma coisa. Inclusive eu acho que entrei na aula mais pela oportunidade de tocar numa bateria de verdade do que pela necessidade de ter um acompanhamento profissional, eu até poderia ser auto didata mas a falta de condições de ter mesmo um bom praticável no momento me impede, porém as aulas têm me ajudado bastante a corrigir minha postura e a ver a bateria de uma outra forma, mais séria, inclusive me introduzindo à leitura das partituras.

    O que eu queria saber de vocês é o seguinte: seria possível eu aprimorar minha técnica usando apenas um praticável tipo esse para treino e estudo em casa? Com a grana curta isso seria o máximo que eu poderia ter no momento, talvez no futuro caso arrume um emprego terei dinheiro para os pratos. A bateria completa eu até gostaria de ter, mas a lista de motivos que me impedem é extensa (dinheiro, espaço, vizinho...) e também não quero bateria ruim, isso me desanimaria muito como o próprio professor me disse, e essa conversa de "instrumento ruim pra iniciantes" não é a minha, nem me considero tão iniciante assim. :D

    Outra dúvida minha é sobre esse lance mesmo de não ter a bateria. Como funciona tocando numa banda, fazendo shows etc.? Ouvi dizer que algumas casas já tem a bateria montada, e aí no caso poderia ou não ter os pratos, o que me obrigaria a carregar o meu próprio kit.

    Tem alguma chance de eu conseguir tocar em uma banda de algum jeito, profissionalmente ou não, dadas essas condições, sem ter a bateria? Só o praticável já seria o suficiente pra treinar forte e evoluir pelo menos até eu realizar o sonho de ter minha própria batera? Desde já agradeço à paciência de todos aqui. Valeu!

    carlcarl
    Veterano
    # mai/16 · Editado por: carlcarl
    · votar


    Rumbora
    claro que é possivel estudar bateria da maneira que você esta fazendo 1 hora por semana com o instrumento e em casa estude com o que der.o meu filho estudou em um conservatorio e era impossivel ter uma bateria em casa(apartamento) ele fazia os exercicios colocando um catalogo telefonico em cima de uma cadeira e pronto ,ele so teve uma bateria depois de varios anos quando fomos morar em uma casa sem vizinhos por perto.
    pesquisei e encontrei um forum que ensina a fazer um kit de estudo,aqui esta o link: http://forum.batera.com.br/forum_posts.asp?TID=56252
    sei que este é o desejo de todo musico,ter um excelente instrumento mas acredite que um excelente musico vai tocar muito bem em um instrumento mediocre e um instrumento excelente não transformara um musico ruim em um excelente musico.tenha paciência e saiba que a maioria dos grandes musicos passaram por este mesmo dillema(iniciar sem ter instrumento)
    normalmente você tera instrumentos a disposição quando você estiver no andar superior ou seja for fazer shows em lugares consagrados,raramente em um barzinho você encontra instrumentos disponiveis,por outro lado se vosê conseguir ser um excelente(espero que você ja seja um)musico a bateria não sera um problema,ela aparecera,todo mundo quer tocar com um musico bom e fazem de tudo para tê-lo na banda mesmo que este não tenha um instrumento.
    você é o unico que pode realizar o teu sonho e so existe um caminho,seja um excelente musico,seja responsavel,seja pontual,respeite à musica e seus colegas de profissão e acima de tudo respeite o publico.
    desejo ainda que alguem que tenha uma bateria num canto e não usa possa te presentear(muita gente que tem condições financeiras compram instrumentos e pensam que o talento vem junto com o instrumento comprado,quando chegam a conclusão de que a musica não é brinquedo,abandonam) é claro e ainda bem que existem as exceções....
    obs:vou te enviar uma mensagem no teu perfil para que so você tenha acesso.
    abraço e boa sorte campeão

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a É possível ser um baterista sem ter o instrumento em casa?