Matched Grip ou Traditional Grip?

Autor Mensagem
higaum
Veterano
# jan/04


E aí galera firmeza?
Qual estilo de pegada vcs preferem?
Eu uso matched grip!

paulao_jazz
Veterano
# jan/04
· votar


Quando eu estudei bateria, era louco pra saber tocar com tradicional, pelo charme, e tal. Isso foi até eu descobrir o rimshot...!!

Matched Grip com Rimshot o tempo todo!!!

(mas hoje não toco mais... :( )

higaum
Veterano
# jan/04
· votar


É, pelo estilo também acho mais da hora o traditional. Porém, também considero essa pegada um pouco mais difícil e acabei optando pelo matched.
Não uso muito o rimshot por achar o som um pouco estridente.

Insano
Veterano
# mai/04
· votar


Era eu uso as duas
dependeno da musica eh eu escolho a q vou usar

graveheart
Veterano
# mai/04
· votar


eu não me acostumei com o traditional, fiqei com o matched.. mas o traditional é mais legal de ver.

goedert
Veterano
# mai/04
· votar


não tive tempo pra estudar tradicional ainda...apesar de eu achar mais tesão... toco de matched ainda...
falow!

gustavo macaco
Veterano
# mai/04
· votar


nao sei o que é isso pois toco guitarra, mas fiquei curioso.

alguém poderia explicar os tipos de grip?

MetalDrummer
Veterano
# mai/04
· votar


gustavo macaco

fala cara, beleza???
entaum, existem dois tipos de se pegar nas baquetas...

uma é o matched e outra é a tradicional.

a matched é o jeito "normal" e mais popular entre os bateristas. A baqueta passa pelo dedo indicador. é o jeito mais comum e que todo mundo usa

Já a pegada tradicional é a pegada que músicas de fanfarra usa, assim como os de jazz. mas não é uma regra. A baqueta passa entre o dedo do meio e o que vem antes do dedo "mindinho" (é que esqueci os nomes dos dedos hehehe).

preste atenção na mão esquerda do baterista budy rich
é uma pegada tradicional

http://www.drummerworld.com/drummers/Buddy_Rich.html

Agora preste atenção nas mãos desse batera aqui
é uma pegada matched

http://www.drummerworld.com/drummers/Kenny_Aronoff.html
perceba que em quase todoas as fotos ele usa a pegada matched, mas na ultima foto na qual esse batera toca um instrumento de percussão, ele usa a pegada tradicional...

sacou???
abraço

gustavo macaco
Veterano
# mai/04
· votar


valeu velhinho saqeui

summerdrummer
Veterano
# mar/05
· votar


Ola, toco bateria há 5 - 6 anos, e de tanto tocar desenvolvi um LER (lesão por esforço repetitivo) no pulso esquerdo, ironicamente não consigo mais tocar de matched, mas descobri que quando toco de traditional a meu pulso não dói, no entando nunca estudei essa tecnica. Por favor peço ajuda tanto em relação a LER, quanto a algumas tecnicas para traditional grip.

Muito obrigado

umpeixe@hotmail.com

xLuedemanNx
Veterano
# mar/05
· votar


http://www.drummerworld.com/drummers/Kenny_Aronoff.html
perceba que em quase todoas as fotos ele usa a pegada matched, mas na ultima foto na qual esse batera toca um instrumento de percussão, ele usa a pegada tradicional...



!!!

o cara eh o clone do joe satriani na batera !!!
muito parecido aeuhaeuaheuaehuaeh

wacheco
Veterano
# out/05
· votar


Eu uso matched o tempo todo. Acho o tracional mais elegante e já tentei tocar assim nos jazz. Mas não dá, eu acho foda!! Não consigo controlar a baqueta direito e fico com o ombro torto, dói prá cassete! Essa pegada realmente é prá tocar em pé, com a caixa inclinada!!!.
Fico no matched, que me dá mais controle tanto prá single como double roll.
E mais: acho do cassete bateras destros que conseguiram desenvolver a condução com a mão esquerda (Billy Cobham, Lenny White + o batera do David Matthew Band - esqueci o nome do negão!!!). Isso deve dar facilitar muito as coisas nos tons já que os braços não precisam estar cruzados.
O q vcs acham????
abs
valeu

Is This It
Veterano
# out/05
· votar


toco com traditional pq tenho mais facilidade, acentos e ghosts notes saem mais fácil... minha mão esquerda fica meio "lerda" em matched

wacheco

faz assim mano, levanta um pouco a caixa pra esquerda, deixa ela inclinada, assim dá pra fazer rimshots fácil fácil e não tem que ficar com o ombro torto...

Amok
Veterano
# out/05
· votar


wacheco

O rimshot com Traditional fica mais fácil fazendo como o Is This It explicou, mas tem gente que não gosta do visual... Dá a impressão que a caixa está torta...


o batera do David Matthew Band - esqueci o nome do negão!!!). Isso deve dar facilitar muito as coisas nos tons já que os braços não precisam estar cruzados.
O negão se chama Carter Beauford. Isso aí é chamado "condução aberta". Tem um tópico a respeito por aí.
Ah, não se esqueça de Simon Phillips. Além da condução aberta, ele usa o chimbal na altura da caixa, o que facilita demais o acesso aos octobans à esquerda.

[ ]´s

wacheco
Veterano
# out/05
· votar


Is This It
Cara: isso realmente é de cada um... Com o tradicional, aparentemente as ghost notes ficariam mais fáceis. Talvez por isso os jazzistas prefiram essa pegada. Mas definitivamente eu controlo melhor no matched, mesmo as ghosts. Gosto muito de usar as ghosts. Faz tempo que não toco pesado em lugar barulhento e sem microfone. Por isso não tenho usado o rimshot (aliás, só tenho tocado em pads de borracha... que merda.....). Estou prá marcar um estúdio prá pegar um acústica. Talvez eu tente o tradicional numa caixa de verdade. Vamos ver... valeu a dica.

Amok
Eu comprei um DVD do Billy Cobham que já tem alguns anos (Culture Mix) e não sabia que ele estava tocando "condução aberta" (valeu a dica...). Ele também usa o chimbau quase na mesma altura da caixa e está tocando com uma simplicidade impressionante: nada de octobans, pads, trigs... é uma Yamaha com dois tons sobre o bumbo e dois surdos (aro de madeira, pele fiber skin). Aquela habitual "quebradeira" dos tempos da Mahavishnu Orchestra e do Stratus deram lugar a viradas curtas e, na maior parte das vezes, single ou double stroke rolls. Simples assim...
Camaradas: não sei qual a idade de vcs mas: vcs conhecem (e curtem) Lenny White??? Esse é outro que vai na "condução aberta". Tô esperando chegar um CD já meio velhinho. Eu tenho um CD solo (Past Tense) no qual ele mistura as funções de batera e produtor. Do caralho!!! Esse também deixou de lado a tradicional quebradeira dos tempos de Return to Forever por uma pegada de muito bom gosto...
Eu entrei no site dele mas está ainda um pouco limitado. Ele lançou outros CDs recentemente mas pela Amazon estão muito caros...
[]s

Amok
Veterano
# out/05
· votar


Is This It
Folheando o ultimo catálogo da ZIldjian, vi uma foto do Carter Beauford usando traditional grip na mão direita ! Era uma foto posada, então não sei se era só firula ou o cara adotou isso mesmo. Será que funciona ?

wacheco
Eu conheci um pouco de Lenny White dos tempos com o Chick Corea. Foi o primeiro cara que eu vi usando condução aberta e lembro que na hora eu fiquei em dúvida se o cara era destro ou canhoto. Haha, eu ficava tão intrigado que mal prestava atenção na música, muito dificil de ouvir prum teenager que só gostava de rock. Na verdade, eu naum curtia muito a quebradeira, não.

[ ]´s

Is This It
Veterano
# out/05
· votar


Amok

o billy cobham também chegou a se apresentar assim, mas com as duas mãos no traditional !! mas acho q deve ser bem foda, tocar aberto e com a mão esquerda em traditional... muita independência, tô até me confundindo !! ele poderia simplesmente botar um chimbau remoto no kit...

Amok
Veterano
# out/05 · Editado por: Amok
· votar


Hoje estive brincando com uma pegada traditional invertida (na mão direita). Coloquei o chimbal bem baixo e o ride do lado esquerdo. Só pra informar, sou destro.

Bem, embaralhamento no cérebro à parte (nada que uns meses de treino diário não resolvam), verifiquei umas coisas muito interessantes:

1. O visual de batera fica mais equilibrado: o volume do ride à esquerda compensa o visual dos surdos e crashes maiores à direita
2. Usar traditional no lado direito é mais fácil do que parece. O difícil é reorganizar o cérebro pra conduzir com a mão esquerda
3. O ride à esquerda permite levadas em semicolcheias com as duas mãos nele, e tb dá pra alternar padrões entre o ride e o chimbal
4. Dá pra crashear tranquilamente com a mão direita em traditional; como quase todo mundo que toca em traditional, a porrada não é tão forte, mas o controle das ghost notes na caixa é muito bom
5. É possivel criar cross-stick patterns nos tons porque a mão direita em traditional passa por cima da mão esquerda com facilidade.
6.O mais interessante: Quando a mão direita em traditional toca o chimbal, abre um espaço sobre a caixa suficiente pra tocá-la com a mão esquerda, sem cruzar. Isso amplia ainda mais as possibilidades de padrões entre chimbal, ride e caixa.

O gozado é nunca nem pensei em ser possível tocar desta forma. O "clic" só surgiu por causa da foto do Carter Beauford que eu falei acima. Eu ainda não sei se vou adotar esse estilo (afinal são quase 30 anos tocando de outro jeito), mas gostei muito do teste.

Experimentem !

[ ]´s

Is This It
Veterano
# out/05
· votar


muito legal, acho que daria muito certo, melhora a dinâmica dos movimentos (não quanto à intensidade do som, mas quanto à funcionalidade do kit mesmo). mas pra mim, é melhor ter dois rides logo, ou um chimbau remoto a cabo... não me penso tocando assim, teria que reorganizar tudo o que já tive tanto trabalho pra organizar :P meus pés tocam em função do que toco com as mãos... infelizmente.

O ride à esquerda permite levadas em semicolcheias com as duas mãos nele, e tb dá pra alternar padrões entre o ride e o chimbal

é só tacar uma soprannino do lado do ride na direita

Hurin V
Veterano
# out/05
· votar


Eu uso traditional grip. \o/

Amok
Veterano
# out/05
· votar


Is This It
A grande sacada dessa pegada esdrúxula é justamente permitir aplicações criativas em um kit convencional. Meu kit tem chimbal remoto à direita, e realmente é bastante cômodo, mas convenhamos que um kit com dois chimbais (um remoto) e duas caixas foge muito do convencional, isso sem falar no maior custo.
Infelizmente pra nós, que já nos acostumamos a tocar de um determinado jeito, acaba ficando quase impossível reorganizar tudo. Mas fica a dica pro pessoal que tá começando; e vou continuar estudando um pouco desse jeito só pra ver se dá certo...

[ ]´s

KrashRiDe
Veterano
# nov/05
· votar


Bem eu to começando nesse esquema de traditional só q não sei como começo mesmo, tipo vi o Dom Famularo fazendo um exercício com a parte q liga o dedão ah mão (parte interna do escafóide pros + intendidos), e a mão aberta de pé segurando a baqueta nessa junção e se exercitando, e já vi Dave Weckl usando só o indicador e o médio com a mão deitada com a baqueta sobre o dedão só pegando o rebote, mas tudo em inglês então só obsero e não intendo muito... pow como q começo a desenvolver isso até chegar nela mesma, qua a moral dela, é tocar com a mão aberta e de pé, deitada, inclinada, bem um jeito deve ter meio q padronizado q nem "ahhh o polegar deitado em direção ao oríficio q vai se chocar (caixa) ou sei lá então poderiam descrever alguns (muitos, principalmente sobre exercícios e como fazer) modos e dicas de traditional grip! ;-)

[ ]'s a tods

wacheco
Veterano
# nov/05
· votar


KrashRiDe
Não sei se posso te ajudar muito mas também gostaria de tocar bem no tradicional, mas acho meio complicado... O que vc viu é exatamente o exencício para mostrar o apopio principal da baaeuta para este estilo (aquele "ossinho" dolorido entre o polegar e o indicador). O indicador e o médio se curvam sobre a baqueta só prá dar apoio ao movimento e à direção da baqueta, já que a "pinça" entre os dois dedos não é muito firme no início. Não entre muito nessa da posição da mão como um padrão: já vi neguinho fazendo de tudo: segurando a baqueta pela bunda (que fica pesado e sem agilidade) e já vi neguinho segurando a baqueta no meio (que não dá o menor rebote) cada um tirando o seu som... a mão pode ficar deitada, em pé, acho que depende do jeito que cada um se adapta à "pegada". boa sorte

Amok
Veterano
# nov/05 · Editado por: Amok
· votar


KrashRiDe
O apelo do traditional é exatamente esse: é uma pegada que permite um grande número de variações, desde um toque refinado como o do Joe Morello, à velocidade do Buddy Rich e o peso de Stewart Copeland. Pra começar a treinar traditional, vc começa fortalecendo o polegar, que é onde é feita a pinça. O execicio do Don Famularo é derivado se não me engano de um método do gene Krupa, que, se não me engano, estudou Möeller. Esse exercicio de palma aberta serve pra fortalecer o polegar e treinar o aproveitamento do rebote só com ele. Depois de um tempo, dói bagarai...
O exercicio do Dave Weckl é mais de habilidade que de força: Vc faz um traditional meio torto, com a palma da mão voltada pra baixo e sem segurar com o polegar (só apoiando). A baqueta só não cai se vc ficar fazendo rebote usando o indicador e o médio, mais ou menos como se fosse uma bola de basquete. O duro (eu nunca consegui, pelo menos) é continuar fazendo isso virando a palma da mão pra dentro e depois pra cima, assumindo a posição convencional de traditional.
Tem outra técnica bem violenta que é usada por Carl Palmer. A baqueta fica bem solta na pegada, palma da mão bem voltada para cima, somente contida levemente pelo indicador enquanto o punho faz um rápido movimento de rotação (prono-supinação) resultando num roll rápido e forte.
O Stewart Copeland usa uma técnica pra obter maior volume que consiste em descer o pau quase com um rimshot (ou o rimshot propriamente dito) mas abrindo quase toda a mão no momento do impacto (somente o polegar conduz levemente a baqueta). Logo após o rebote, torna a segurar a baqueta com pegada traditional novamente.
Bons exercicios. Sugiro a vocês treinarem um pouco a inovadora técnica de "traditional invertido", que é um mix de traditional com condução aberta.

[ ]´s

wacheco
Veterano
# dez/05
· votar


Amok
Onde eu posso visualizar esse exercício do Dave Weckl? Eu não lembro de tê-lo visto tocar desse jeito que vc descreve.
O "Traditional" invertido que vc fala é aquele tal com a mão direita???
[]s

Is This It
Veterano
# dez/05
· votar


wacheco

No vídeo "Back to Basics", que pode ser achado no eMule ou na free note, às vezes.

[]'s.

Amok
Veterano
# dez/05
· votar


wacheco
É no "Back to Basics" mesmo, conforme o Is This It postou.


O "Traditional" invertido que vc fala é aquele tal com a mão direita?
Esse mesmo. Experimente, só por farra. Vc vai se surpreender.

[ ]´s

sIAMESE
Veterano
# jan/07
· votar


Tradicional Grip.

Só que em cada mão eu uso uma baqueta diferente.

Para a mão esquerda (tadicional) uso uma baqueta bem pequena e leve.

Para a mão direita (Matched) uso uma 5B bem pesada e grande.

Amok
Sugiro a vocês treinarem um pouco a inovadora técnica de "traditional invertido", que é um mix de traditional com condução aberta.

Poxa, eu não entendo muito bem o porque do uso do Tradicional Invertido. As vezes uso só para brincar no Ride ou em um segundo surdo, mas do contrário, Tradicional na mão direita é bem estranho.

Thiago Yoshiki
Veterano
# jan/07
· votar


higaum
RIMSHOT É FODAA!!!!!

sIAMESE
Veterano
# jan/07
· votar


RIMSHOT É FODAA!!!!!

Eu nunca parei para estudar rimshot e nunca faço , não é também por causa do tradicional, mas é na hora nunca me lembro!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Matched Grip ou Traditional Grip?