A Bateria contemporânea

    Autor Mensagem
    cafe_com_leite
    Veterano
    # out/15 · Editado por: cafe_com_leite


    Caras, toco guitarra, mas comecei na bateria, então a percussão é sempre uma parte que me chama muito atenção em uma música.

    Nessas minhas andanças por YouTube, soundcloud, google, FCC e afins tenho ouvido muita coisa interessante na parte harmônica, na melódica, timbristica, groove, as texturas. Um dos aspectos que vem mais me chamando atenção é a parte percussiva, o jeito que a rapasiada vem tocando bateria.

    Gostaria de apresentar 3 bateristas:

    Perrin Moss:



    O menos malabarista e mais sutil dos três. O que me chama atenção nele é a pegada, o cara parece que fuma um antes de tocar, em certos momentos parece até estar atrasado (o que dá um tempero pra música). O uso estranho do chimbal é um ponto marcante.

    Kashikura Takashi



    Pouvo, o cara usa a caixa freneticamente, manda uns contra tempo do nada e tem uma pegada muito nova, me soa muito moderna e inspirada.

    Matt Garstka



    Baterista de nada menos do que Animals as Leaders. Tem que ser um puta batera pra tocar nessa banda.Dos caras do djent pra mim é o melhor, usa bastante a esteira, o uso da caixa as vezes parece não ter simetria nenhuma dada a variação que usa em tão pouco espaço. Complexo demais e pesado pra caralho, o bumbo dá toda a sustentação pros riffs da banda. Enfim, qualquer baterista de metal que não faz aquela porcaria de bumbo duplo todo quadradão merece minha admiração.




    Um ponto em comum entre os três é a liberdade pra se ajustar a música. O jeito convencional de marcar caixa, chimbal reto e bumbo quadradão parece não existir pra eles. Possuem um repertório de linhas e viradas muito grande, o que permite uma maior adequação aos outros instrumentos.

    Conte-nos quais os bateras que vem te chamando atenção, comente os que eu postei, fale-nos da sua percepção acerca do que vem rolando de interessante no mundo da cozinha.


    Faloe faloe

    FELIZ NATAL
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Adorei ambos os 2 últimos ( Kashikura Takashi E Matt Garska ) penso q tocam pra caraleo e achoq faz a valer a pena conhecer as band deles.

    Inclusive eles me lembraram um baterista que gosto muito:

    Deantoni Parks



    Wuju Wu Yi
    Membro Novato
    # out/15
    · votar


    Muito bons esses bateristas todos. Tudo gente grande.

    Não é mal se a bateria tiver uma levada simples (apesar de esses com levadas complexas serem todos excelentes).

    penso que o cara deve saber fazer um bom encaixe na música, de forma a complementar e gerar sensação de que o negócio foi feito em função do contexto.

    dessa forma tanto uma levada simples quanto uma complexa fica bacana.

    Claro que a boa interação entre os intrumentos todos que vai gerar o tão procurado 'Groove'. mas a bateria é peça fundamental, que por si só já dar uma intenção e uma 'Quebra' muito interessante.

    Esses 2 primeiros vídeos ai, caramba que foda.

    Casper
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Eu acho que o Ilan Rubin é um músico diferenciado:





    cafe_com_leite
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Putz, transferiram pro fórum de bateria, mataram o tópico.

    Ismah
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Queria o que? Vc está falando de bateria :P

    Sobre o tópico... Bem, com toda cerveja desse mundo, esses caras não são mente fechada. Percebi algumas influências da evolução do rock "piscodélico", que é o psy trance, e alguns subgêneros, entre rufos de ritmos latinos etc...

    Resumo da novela, eles mandam bem dentro da sua vibe.

    cafe_com_leite
    Veterano
    # out/15 · Editado por: cafe_com_leite
    · votar


    Ismah
    Queria o que? Vc está falando de bateria :P


    Mas o fórum aqui é muito parado.



    Outro ponto em comum entre os três que eu esqueci de citar é a influência do jazz. Com o perrin Moss é até redundante falar, mas pro japa do Toe e pro Matt Garstka é bem interessante, pois adicionam a sofisticação do jazz com a pegada ee a agressividade do rock.

    Ismah
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Isso é, mas... são as regras...

    Wuju Wu Yi
    Membro Novato
    # out/15
    · votar


    a bateria do jazz sempre foi o pico do universo da bateria. qualquer lugar que tascarem vai ficar bom.

    cafe_com_leite
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Wuju Wu Yi


    Depende também. Aquela bateria de jazz que o cara fica esfregando a vassourinha na caixa é um saco.

    entamoeba
    Membro Novato
    # out/15
    · votar


    É legal quando o baterista domina a técnica.

    É muito escroto quando a técnica domina o baterista.

    Ismah
    Veterano
    # out/15
    · votar


    cafe_com_leite

    Dado o contexto, realmente. Mas não é via de regra!

    cafe_com_leite
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Ismah
    Dado o contexto, realmente. Mas não é via de regra!

    Tá falando do que? da bateria de vassoura do jazz?

    cafe_com_leite
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Acerca do Kashikura Takashi (batera do Toe), ele é um grande influenciador de um dos bateras que curto muito aqui do Brasil, o cara do The Tape Disaster: Rubens Formiga:





    TG Aoshi
    Veterano
    # out/15 · Editado por: TG Aoshi
    · votar


    Vou escutar o Matt e o Perrin depois, mas gosto muito do Kashikura. Curto bastante o trabalho delo no Hiatus; a banda tem uma proposta mais pop, mas ainda mantém uma parte daquele, digamos, experimentalismo do Toe. Acho que quem escuta o vocal do Takeshi Hosomi acaba tendo uma impressão bem errada da banda (por puro preconceito mesmo).

    Já postei uma vez, mas curto muito a bateria nessa música:



    cafe_com_leite
    Veterano
    # out/15
    · votar


    TG Aoshi


    Gosto muito das linhas dele, muito bom gosto e o cara usa a esteira demais, curto muito isso, até quando to tocando (embora não faça direito).

    cafe_com_leite
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Faz dois dias que ninguém comenta. Eu pensei em postar um Up, mas o tópico é o primeiro da lista.


    Acho que no momento atual do FCC deveriam centralizar tudo num fórum só, deixando apenas a separação pro OT que é um dos mais movimentados junto ao de guitarra.

    entamoeba
    Membro Novato
    # out/15
    · votar


    Achei as primeiras meio exóticas demais, até cansativas, mas pretendo ouvir com calma em outro momento. Interessante o tópico...

    cafe_com_leite
    Veterano
    # out/15
    · votar


    entamoeba
    Achei as primeiras meio exóticas demais


    Creio que é impossível trazer inovação ou ter algum traço de característico sem soar exótico.

    cafe_com_leite
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    Up

    pianoid
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    bateria moderna é bate-estaca

    e é tão hedionda quanto qualquer outra

    abs

    Lelo Mig
    Membro
    # nov/15
    · votar


    Têm uns caras legais... mas a bateria moderna, no Rock, tomou um caminho que eu, particularmente acho meio chata.

    Muito reta, muito quadrada, muito rápida. Não falo de divisão de compassos não, falo de Swingue, pulsação, levada.

    Têm baterista que se você substituir por uma AK 47, ninguém nota a diferença!

    Estes caras precisam relaxar, tomar um sol, tomar uma cerveja gelada, fazer um sexo, esquecer um pouco Neil Peart e Portnoy e ouvir um pouco de Horácio Hernandez:



    Mas, prá não dizer que sou o chato da parada, dos modernos eu gosto desta AK 47 aqui:



    Calime
    Veterano
    # nov/15 · Editado por: Calime
    · votar


    Lelo Mig

    Esse Horácio é um puta batera, não conhecia. Mas pow, tem espaço pra todos, e Portnoy não é essencialmente um "metralha", e sim um batera que viaja por diversas praias. O Peart não preciso nem falar nada. Eu sou mais encrencado com batera retão, e ainda assim, as vezes, consigo ver algo de belo, tipo esse aqui:



      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a A Bateria contemporânea