Programa para escrever Partituras

    Autor Mensagem
    drumjujo
    Membro Novato
    # mar/15


    Salve, galera!! Alguém mais experiente conhece um programa para escrever partitura bom? Tenho tido bastante interesse em escrever algumas frases e fazer isso na mão é foda haha, algúem sabe um programa legal para me indicar? Já usei o guitar pro há uns anos atrás e não curti.
    Abraços a todos!

    entamoeba
    Membro Novato
    # mar/15
    · votar


    drumjujo
    Há muito tempo o povo usava o Finale. Não sei se ainda existe.

    Adler3x3
    Veterano
    # mar/15 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    drumjujo

    Bem existem vários editores, normalmente os pagos tem mais recursos.
    O Guitar Pro, tem até editor de partituras, mas eu classifico este software como uma ferramenta auxiliar voltada mais para o violão e a guitarra.

    Editores de Partituras:

    Top:
    - Sibelius;
    - Finale;

    Como intermediário e custo benefício muito bom temos o Notion, que vem de forma nativa com uma boa biblioteca de instrumentos de orquestra, e para editar frases de teclados, de violão e guitarra, conta com boas ferramentas, mas vai exigir muito estudo e prática.
    E tem também o Anvil Studio, com versões free e pagas, que tem alguns recursos inéditos
    Assim como muitos outros, como por exemplo o Encore.

    Como free (grátis) temos o Muse (originário do Linux, mas que roda no windows também), que vale a pena instalar por si só, e tem alguns recursos diferenciados, como abrir partituras compactadas, e muito bom para visualizar outras partituras em xml e arquivos midi.

    Agora no geral devido a simbologia da notação não são tão fáceis de usar.
    Requer muito estudo e principalmente prática, e a melhor forma de aprender é obter partituras reais e ir digitando manualmente.
    Assim além de aprender a notação, vai se aprendendo teoria musical com as obras dos grandes mestres.
    E na visualização da partitura se começa a entender a genialidade de muitos compositores e diversas outras técnicas, ajuda muito a compreender melhor a harmonia.
    Cada editor tem as suas características e comandos de forma diferentes, assim o melhor editor é aquele que você consegue se adaptar, mas temos que nos esforçar, o que as vezes é meio cansativo e parece improdutivo, mas tem que se dedicar, não tem outro jeito não.
    Depois a medida que se vai aprendendo tudo vai se facilitando.
    E a melhor forma de aprender teoria musical é usar editores de partitura, ter perseverança, pois o que você vai ganhar de conhecimento musical em muito vai te ajudar na música, mas tenha em mente que é um processo lento.
    Depois se exporta em midi para a DAW para fazer mais ajustes e usar melhores instrumentos virtuais.
    Eu uso o Finale, o Notion e o Muse.
    O Finale pode ser adquirido no site da d'accord no Brasil, é um software caro, mas pode-se parcelar.
    No Linux, uso o Muse e o Rosengarden (editor top e DAW)
    E na DAW do Mixcraft tem um editor de partituras mais resumido que muitas vezes também uso.
    E sempre estou experimentando novidades e até softwares mais antigos.
    Para quem esta começando recomendo o Muse e o Notion.

    Lembrando que na produção musical, muitos outros softwares estão envolvidos:

    01- DAW (Digital Audio Workstation, ou estação de trabalho de áudio).
    Sonar, Cubase, Reaper, Mixcraf, Fl Studio e muitos outros.
    A DAW é a principal base, e algumas tem bons editores de partitura também, mais simplificados, mas funcionais.

    02- Editores de Áudio
    Soundforg, Audacity, Ocean Audio e mais..
    - Ferramentas de masterização

    03- Editores de Partitura

    04- Auxiliares
    - Arranjadores como o Band in a Box e outros;
    - Guitar Pro, Tux e mais.
    - editores especiais para a montagem de midis;
    e muito mais

    05- Instrumentos virtuais

    06- Efeitos

    07- Instrumentos reais ou midi

    08- Um computador com bons recursos para atender a demanda do áudio.


    É o conjunto que vai fazer com o que o seu trabalho fique melhor.

    drumjujo
    Membro Novato
    # mar/15
    · votar


    Show de bola a resposta!!!Parabéns e obrigado!

    Talli95
    Membro Novato
    # mar/15
    · votar


    Existe um site drumjujo que se chama noteflight. Ele pode ser pago ou gratuito. Basta fazer o cadastro e fazer suas partituras. A versão free dele tem bateria, e um monte mais de instrumentos!! <3 Muito bom mesmo!! Não irá se arrepender! São partituras online e vc pode até o ouvir o som da bateria depois de feito o trabalho todo :3

    Talli95
    Membro Novato
    # mar/15
    · votar


    O melhor do noteflight, drumjojo é q vc não precisa armazenar no computador tendo online. Não gasta megabytes e vc pode imprimir. Eu faço isso! ^^

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Programa para escrever Partituras