Notificações Amigos pendentes

      Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

      【FIXO】 Pratos - O que preciso saber antes de comprar?

      Autor Mensagem
      rapunzabatera
      Membro Novato
      # jan/14 · Editado por: rapunzabatera


      Essa vai pra galera que não sabe muito bem como comprar pratos, o que comprar, ligas do latão e bronze, e outras coisas que são boas pra saber a hora de comprar um prato novo.
      Vamos do início e saber o sobre cada tipo de prato:

      Hi-Hat - Também conhecido como contratempo, chipo ou chimbal, são 2 pratos que se juntam em uma estante especial, podendo fazer tanto o som de batida com a baqueta, quanto o de choque entre um prato e outro (chick), sendo acionado pelo pedal. Tem a função de conduzir a música.
      Os tamanhos mais usados variam entre 13" e 15", mas existem Hats de vários tamanhos diferentes, podendo variar desde 10" ou menos até 17" ou mais.
      O video abaixo mostra 2 modelos de Hi-Hat que são muito tradicionais no meio musical: Zildjian K Dark e Paiste 2002 Sound Edge:
      Video - Paiste 2002 vs Zildjian K Dark

      Ride - Também conhecido como condução, assim como o Hi-Hat, tem a função de conduzir a música. Normalmente é o maior prato do set, e normalmente, são usados os tamanhos entre 18" e 22", podendo chegar a 24". É acionado com a baqueta, tendo normalmente um som de ping controlado, podendo ser percutido tanto no corpo quanto na cúpula. Alguns possuem uma cúpula aumentada (Mega Bell) e outros podem não ter cúpula (flat). Pratos usados pra tocar rock tendem a ser mais agudos e serem mais controlados, pratos para jazz tendem a abrir com mais facilidade e serem mais graves. Algumas de suas variações são o Crash/Ride, que também serve pra acentuar e fazer a levada; Control Ride, que tem um som mais controlado, e outros.
      Segue o video com um Sabian AA 21" Raw Bell Dry Ride:
      Video - Ride

      Crash - Também conhecido como prato de ataque, são os pratos que fazem um som explosivo, com um ataque rápido e um sustain que varia do médio ao longo, sendo usado em algumas acentuações.
      Com tamanhos que variam entre 14" e 19", podendo chegar em alguns casos até 21".
      Segue o video do Crash MEINL Byzance Vintage Series 18" Sand Medium Crash:
      Video - Crash

      Splash - Também conhecido como prato de corte, é um prato de efeito, no mesmo estilo do Crash, porém, com tamanhos menores, menos volume e menos sustain, usado para ataques de curta duração.
      Os tamanhos variam de 6" à 13", mas alguns podem chegar a ter 4".
      Segue um video do prato turco TRX DRK 8" Splash:
      Video - Splash

      China Type - Também conhecido como Prato Chinês, ou simplesmente China (pronuncia-se "Tchaina"), é um prato de efeito com um desenho bem característico, por ter as bordas recurvadas (como se estivesse ao contrário).
      São usados para efeitos mais agressivos no rock, ou até para levadas em jazz, emite um som bem "sujo" e agressivo.
      Podem conter furos ou rebites para modificar o som.
      Os tamanhos podem variar de 8" à 27"
      Segue o video do prato Wuhan 18" China.
      Video - China Type

      Existem outros pratos de efeito, como os furados (Crashes Sabian O-Zone e Zildjian EFX e Sabian Holy China ), Pratos cortados (Zildjian Spiral Thrash), Bell (uma cúpula com som semelhante a um sino), Stacks (pratos diferentes sobrepostos, muito vistos na configuração de um Splash sobre um Mini China), e outros pratos de efeito (Tem de tudo, desde pratos em formato de morcego, pratos com rebites, com platinelas e etc).

      Agora que sabemos um pouco sobre os tipos de pratos, vamos falar sobre as ligas metálicas usadas na fabricação dos pratos.

      Pratos de bateria são feitos com uma variedade de ligas metálicas, sendo as mais usadas o Latão (Cobre+Zinco) e o Bronze (Cobre+Estanho)... Mas não paramos por aí.
      Dentro da denominação "Bronze" temos diversas misturas diferentes, cada uma com resultados, sonoridade, durabilidade e até coloração diferentes.

      Vamos por partes.

      Liga de Latão - Liga econômica usada em pratos para estudo e pratos para iniciantes. Possui uma sonoridade mais suja e um volume mais baixo. Não responde tão bem aos processos de martelamento.
      Segue o video do teste do Hi-Hat Orion Twister 14"
      Latão - Orion Twister

      Liga B8 - Liga composta por 92% cobre com 8% de estanho. É também chamada de "Liga Européia". É usada em pratos semi-profissionais e profissionais. A Paiste possui componentes "secretos" na liga, sendo tratados de forma característica, assim formando a "Liga Paiste 2002", (A qual compõe os modelos 2002, Dimensions, Rude, 3000, ColorSound, Exotic Percussion, Noise Works, Alpha).
      Seguem 2 videos de pratos com liga B8 da Paiste e B8 Comum.
      B8 - Set Paiste 2002

      B8 - Set Sabian B8

      Liga B10 - Liga intermediária e profissional, constituída por 90% de Cobre e 10% de Estanho, que atualmente está sendo bastante difundida. Possui pratos bem característicos, com um som mais agudo.
      Seguem os videos da série Personalidades X10 da Orion Cymbals (excluindo o Ride, que é um Octagon Groove B8)
      B10 - Orion Personalidades X10

      Liga B12 e B15 - Constituídas respectivamente por Cu88/Sn12 e Cu85/Sn15 (Cu = Cobre/Sn = Estanho), são muito utilizadas pela Zildjian em seus pratos, além de encontrarmos muitos pratos custom "hand made" com essas ligas.
      Seguem os videos dos Zildjian ZHT (B12) e Matt Nolan Custom:
      B12 - Zildjian ZHT

      B15 - Matt Nolan Custom

      Liga B20 - Liga tradicional constituída por Cu80/Sn20.
      Faz parte da maioria dos pratos que são chamados de "bons" na indústria musical. Muito usadas em marcas mundiais como a Zildjian, Sabian, em marcas tradicionais turcas como a Istambul, Bosphorus, Turkish, TRX, e em marcas nacionais, como a Orion Cymbals.
      É uma liga mais macia, mas muito resistente, produzindo sons balanceados e fáceis de serem "mexidos" no estúdio.
      Seguem alguns videos de sets em B20. Colocarei mais de 1, para poder usar como base os pratos "de marca", os turcos e os nacionais.
      B20 - Sabian AA

      B20 - TRX

      B20 - Bosphorus Traditional

      B20 - Orion Celebrity 20

      Liga B23 - Liga chinesa, constituída por Cu77/Sn23, muito utilizada pela Wuhan e Stagg.
      B23 - Stagg
      .
      .
      Ok, Rapunza... Mas além dos tipos e das ligas, o que mais devemos considerar em um prato?
      .
      .
      Vamos lá...
      .
      .
      Espessura:
      A espessura do prato tem a ver com a massa do mesmo, ou seja, quanto maior a massa, mais força devemos empregar, porém, maior é o volume e o sustain.
      Pratos podem ser desde Paper Thin (finíssimos) até Heavy/Power (grossos) em qualquer medida.
      Pratos Paper Thin tendem a ter um som mais grave, com menos volume e menos sustain, enquanto os pratos Heavy/Power, possuem um som mais agudo, forte e com maior duração.

      Além disso, a espessura não é uniforme em todos os pratos.
      Existem pratos com bordas menos espessas que o resto do corpo, e vice-versa. Chama-se Tapering. Essa relação determina como as ondas se propagarão pelo prato, definindo as características de sustain e ataque do prato.
      Pratos com bordas mais finas tem mais facilidade de atingir o pico do ataque, porém, seu sustain é menos duradouro.

      Curvatura:
      Não é só a cúpula do prato que possui uma curvatura... O corpo do mesmo também tem uma curvatura, porém, não é uniforme como na cúpula.
      A curvatura auxilia na manutenção do sustain do prato, dispersando as ondas na sua superfície.
      Quanto menor essa curvatura, menos sustain o prato proporciona.

      Diâmetro:
      Influenciando diretamente na massa do prato, o diâmetro está ligado à tonalidade do prato (junto com a espessura), influenciando também no volume e no sustain. Portanto, pratos com maior diâmetro tendem a ser mais graves, e vice-versa), mas isso também tem a ver com a proporção entre a cúpula e a borda. Quanto maior a cúpula, mais grave é o prato, mais difícil é de atingir seu volume máximo, além do sustain ser mais duradouro.

      Martelamento:
      O martelamento cria distorções na superfície do prato para que sejam criadas interações entre as ondas que a percorrem, criando ondas secundárias que interagem com outras ondas e assim por diante.
      O martelamento faz toda diferença no timbre final do prato.
      O martelamento pode ser manual ou mecânico/computadorizado.
      A diferença está na questão do padrão sonoro. Pratos martelados manualmente tendem a serem "únicos", já que a mão humana não consegue fazer martelamentos exatamente iguais em todos os pratos.
      Quanto mais estanho o prato tiver na sua composição, melhor ele reage ao martelamento manual.

      Acabamento:
      A finalidade do polimento no prato não é só visua. O tipo de acabamento da superfície do prato também influencia no seu som.
      Pratos mais "crus" possuem ranhuras que dissipam as ondas e as transmitem de um modo que surjam ondas secundárias próximas à superfície.
      Já em um prato polido, as ondas são transmitidas para o ar de modo mais uniforme. Assim, um prato com acabamento "Brilliant" tende a ter um som mais cristalino (o que chamamos de som brilhante), mas um prato sem o polimento tem som mais complexo.

      O que mais devo saber?

      Características adicionais:

      Dark: Prato com som mais obscuro, mais grave e complexo.

      Brilliant: Prato com acabamento brilhante (podemos dizer que o som também é brilhante)

      Raw: Prato com acabamento cru, não possui polimento que o deixa brilhante, além de ter um som mais complexo que os pratos com acabamento brilhante.

      Dry: Prato com som seco, sem muito sustain e com um decay rápido.

      Projection/Power: Pratos que atingem altos volumes.

      Ping: Pratos com som seco, mas com bastante ataque. O nome é uma onomatopeia do som dos rides.

      Então... Que pratos devo comprar?

      Tudo depende do estilo que você toca. Para pessoas que tocam Samba, MPB ou qualquer tipo de som mais leve, podem optar por pratos mais leves, mais finos, pois pratos grandes e grossos (exclusivamente) não combinariam com o som proposto... O oposto se aplica a pessoas que tocam Rock, Metal e sons mais pesados... Pratos pequenos e finos (exclusivamente) não chegam ao volume e agressividade necessários para certos tipos de som.
      Mas tudo vai do ouvido do baterista. Escolher um ítem de qualidade não está somente na marca do prato. Zildjians são pratos muito bons, mas nem todas as séries. A série ZBT só leva o peso do nome Zildjian, mas não tem a qualidade que esperamos agregada ao nome. Portanto, é melhor gastar menos com um kit nacional que vai soar melhor aos seus ouvidos, do que comprar um kit "de marca" que não agrade.
      Existem pessoas que gostam mais do B8 que do B20, e vice-versa (o que é mais comum), mas isso não está diretamente ligado a qualidade. A Paiste fabrica seus B8 com qualidade inquestionável, já a Wuhan usa o B20 em pratos sem controle de qualidade adequado, e fabrica pratos da mesma série que variam do "ótimo" ao "panela velha".
      A grande sacada está em ouvir o som do prato... Mas não é ouvir o som do prato exclusivamente no site do fabricante, pois normalmente o som é editado, e fica muito mais bonito que ao vivo.
      O ideal mesmo é dar uma passada na loja, pedir pratos de vários modelos, e, se possível, pedir mais de um prato de cada modelo escolhido, e testar todos, escolher a dedo o que tem o som que mais te agrada.
      Afinal de contas, além de você estar pagando caro por um equipamento, o vendedor está ganhando comissão pra te vender o prato...
      Por falar em vendedores, não caia em qualquer papo. Na hora de comprar seus pratos, confie nos seus ouvidos... Claro, vale uma sugestão, de repente o cara quer te mostrar um produto novo, ou de repente uma opção mais barata ou de maior qualidade do que você queria comprar... Mas quem vai definir a compra é você! Quem tem que ser agradado são seus ouvidos. Não adianta nada chegar na loja, ficar com vergonha de fazer perguntas, de testar equipamentos, levar um prato qualquer porque "fulaninho" te disse que é bom, chegar em casa, descobrir que o prato não é do seu agrado, e ter que passar por situações que não são muito agradáveis!
      Lembre-se... Se o vendedor estiver de má vontade, procure outro, compre em outro lugar... Sempre vai ter um vendedor paciente para te atender e ganhar a comissão da sua compra...

      LeandroP
      Moderador
      # jan/14
      · votar


      A ideia do tópico é tão legal que vai ficar como "TÓPICO FIXO".

      Parabéns e... Continue ;)

      rapunzabatera
      Membro Novato
      # jan/14
      · votar


      É impressão minha, ou pessoas que não são registradas no forum não conseguem ver o tópico por completo?
      Um amigo entrou, e só conseguiu ler até o B8, onde eu botei "Continua" pra fazer a primeira edição.

      rapunzabatera
      Membro Novato
      # jan/14
      · votar


      É impressão minha, ou pessoas que não são registradas no forum não conseguem ver o tópico por completo?
      Um amigo entrou, e só conseguiu ler até o B8, onde eu botei "Continua" pra fazer a primeira edição.

      TG Aoshi
      Veterano
      # jan/14
      · votar


      rapunzabatera
      É que o fórum tá com um atraso pra quem não tá logado. As mensagens e tópicos mais novos (incluindo as edições de postagens) só aparecem pros usuários logados.

      É um bug que já esta aí por um bom tempo.

      rapunzabatera
      Membro Novato
      # jan/14
      · votar


      Ok, beleza.
      É que sou novo nesse forum (como pode ver abaixo do meu nick) e não to muito ligado nos detalhes ainda.
      Mas tranquilo! Estou aqui pra somar também!

      TG Aoshi
      Veterano
      # jan/14
      · votar


      rapunzabatera
      huhaha! Normal, com o tempo você vai se acostumando!

      Mas enfim, bem vindo e parabéns pelo excelente tópico!

      portuga_batera
      Veterano
      # fev/14
      · votar


      Ai galera blzra, gostaria de saber o que acham dos pratos krest em especial a linha fusion. Espero que me ajudem, valew

      rapunzabatera
      Membro Novato
      # fev/14
      · votar


      Ai galera blzra, gostaria de saber o que acham dos pratos krest em especial a linha fusion. Espero que me ajudem, valew


      Então, Portuga.

      São pratos B8 nacionais bem feitos.
      O Bruno Graveto (Batera do Charlie Brown Jr. até a morte do Champignon, e atual batera da Strike) usou por um bom tempo, até trocar pelos turcos da Anatolian.
      Eu já toquei em um hi hat da Krest Fusion, e me agradou bastante.

      Na mesma faixa de preço, você pode pegar os Octagon Signature F, Octagon Groove, Orion Revolution Pro, Orion Revolution 10, Krest R, Krest Fusion. Esses são pratos bem versáteis. Esses servem pra qualquer tipo de som.
      Se você toca um som mais pesado, mais puxado pro punk, metal ou estilos mais agressivos de rock, recomendo os Orion Personalidades X10. São pratos em liga B10, martelados a mão, e são pra tocar alto, por isso são mais duros, não abrem com tanta facilidade, assim como os Rage Bass, que são em B8, não tem o mesmo cuidado na produção quanto os X10.

      Se for pra tocar estilos mais controlados, como um MPB, um jazz, um sambinha e tal, aí tem as linhas Orion Mainstream, que são B8, e martelados a mão, muito bem feitos. Tem também os Octagon Brazilian, que seguem mais ou menos a mesma linha. Mas não são recomendados pra estilos pesados.

      Se quiser, tem os testes com os pratos da Krest e da Orion nesses links.

      TESTES COM PRATOS ORION - TODOS

      TESTES COM PRATOS KREST - TODOS

      Espero ter ajudado.


      andredrummer
      Membro Novato
      # fev/14
      · votar


      parabens pelo topico excelente bem explicado

      Queiroz.SP
      Veterano
      # abr/14
      · votar


      Estou pensando em adquirir um Kit de pratos Krest Fusion para trocar os de latão que veio na minha bateria? Seria uma boa escolha? Não sou tão exigente, mas será principalmente para Classic Rock, Old School Rock e Heavy Metal eventualmente.

      O Kit é composto por um Splash de 10", Medium Crash de 16", Ride 20" e um HiHat de 14" dai eu compraria separadamente um Medium Crash de 18" para completar... Teria algum problema serem todos da mesma marca?

      O kit dos 4 primeiros está saindo por R$ 950 e o ultimo medium crash de 18" por R$ 250

      andredrummer
      Membro Novato
      # abr/14
      · votar


      esses kits sao otimos

      léo2013
      Membro Novato
      # abr/14
      · votar


      Galera, me deem uma luz sobre os pratos da marca ART e da PRIME?sáo bons?.

      harturo
      Veterano
      # abr/14 · Editado por: harturo
      · votar


      Ótimo tópico cara, bem enxuto, mas essa liga dos pratos Stagg e Wuhan, Avatar, Kashmir, acredito q sejam B20 mesmo, como o cara fala no vídeo q vc postou.
      Mas não pára no B20 não, a Agean tem liga B25.

      http://www.ageancymbals.com/indexedfb.html?page_id=58

      Só pra adicionar, o "acabamento" também é conhecido como usinagem, em algumas marcas a usinagem é notada pelas ondinhas no meio do prato.
      Ex:
      1- Zildjian Avedis - usinado, martelado, B20.
      2- Sabian Xs - usinado, não-martelado, B20.
      3- Octagon Groove - usinado, martelado, B8.
      4- Orion Solo Pro - usinado, não-martelado, B8.
      Recado pros novatos e curiosos: Crash, splash e china dessas marcas chinesas possuem ótimo custo-benefício. Não digo o mesmo para Rides e hihats, que tão no mercado com preço alto e qualidade a desejar. Experimente na loja, ouça os vídeos e confiram sempre.

      harturo
      Veterano
      # abr/14
      · votar


      léo2013
      Acredito q sejam pratos iniciantes feitos de latão, mais inferiores que o latão dos pratos mais famosos, Zildjian, Sabian, Orion, Krest, Octagon. Se for comprar Latão (Brass) vai de prato nacional. Se for B8 também (Orion, Krest, Octagon).

      rapunzabatera
      Membro Novato
      # abr/14
      · votar


      harturo,

      Eu já tinha me ligado nessa parada da usinagem, que tava faltando, mas não consigo mais editar o tópico.
      Quanto a parada do B23, foi um equívoco meu mesmo, já tinha visto que tinha errado nesses pratos, mas não consigo mais editar, infelizmente.

      léo2013
      Membro Novato
      # mai/14
      · votar


      harturo
      Obrigado.vou pesquisar

      rapunzabatera
      Membro Novato
      # mai/14
      · votar


      Como faço pra editar o tópico?
      O link pra edição sumiu do meu post principal.

      LeandroP
      Moderador
      # mai/14
      · votar


      rapunzabatera

      Você só pode editar uma vez.

      Poste o que você quer que seja editado e um moderador faz a edição pra você.

      Simonhead
      Veterano
      # jun/14
      · votar


      Excelente esse tópico! \o

      AyrtoX
      Membro Novato
      # nov/14
      · votar


      Que pratos de liga b8 bons eu posso encontrar por um preço bom atualmente , quais as melhores opções ? Cheguei a ver os da marca krest , porém não sei se esses sao os mais em conta.

      Simonhead
      Veterano
      # nov/14
      · votar


      AyrtoX
      liga b8 ... krest

      O som dos pratos dessa marca e liga lhe agradaram os ouvidos?

      james sousa neves
      Membro Novato
      # dez/14
      · votar


      Boa tarde.
      Como a galera disse, vc deve conhecer os efeitos q cada prato provoca e o nome de cada um, depois vc analisa se vc quer tocar igual seu baterista preferido e vê quais os pratos q ele usa, ai depois desses passos vc compra os q vc achar mais bacana, e depois começa a pegar umas aulas de batera, esses dias comprei um curso do ex baterista do Charlie Brown e é excelente pra aprender, batera, o cara é muito bom. Bruno Graveto Ex Baterista do ETERNO Charlie Brown Jr e atual baterista da banda STRIKE, lançou projeto inédito na internet e revela todos os segredos de um método 100% prático para você que quer começar ou que já possui experiência atrás da batera. O link ta ai em baixo.
      http://www.cursodebateriaonline.com.br/?ref=H2398892j&src=face

      Vianna Batera
      Membro Novato
      # 18/jul/16 20:51
      · votar


      Fala, galera. Estou interessado em PRATOS ZEUS. Vi o vídeo da sonotec e achei excelente o timbre. Cláudio Félix q é Battera da Aline Barros os usa. O que que vocês acham? Eu me refiro às linhas CUSTOM, BRILLIANT, EXPLOSION

      harturo
      Veterano
      # 23/ago/16 22:57
      · votar


      Pessoal, divulguem mais esse forum nas redes sociais, desde 2006 eu uso e aprendi muito até agora.

      Vianna, tambem vi esses pratos, acho q sao chineses na mesma qualidade de variedade dos Stagg, porém parece que capricharam na qualidade visual e nos timbres dos pratos, tornando-os mais diferenciados. Seria interessante você ouvir cada linha de pratos e ir selecionando aqueles que mais se aproximam do teu gosto/necessidade. Tipo, eu preferi hihat e ride da linha Explosion e os crashes da linha Brilliant, se não me engano.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a 【FIXO】 Pratos - O que preciso saber antes de comprar?

      301.798 tópicos 7.821.133 posts
      Fórum Cifra Club © 2001-2017 Studio Sol Comunicação Digital