eu gostaria de saber como se faz solos na bateria

    Autor Mensagem
    mys10
    Membro
    # fev/13


    eu ja vi varios topicos abordando este assunto mais nenhum respondeu minha duvida eu gostaria de saber o que são usado na construção de solos quai são as tecnicas e o que definitivamente é um solo na bateria agradeço desde já.

    jeff_1001
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    bem velho , estudar muitos rudimentos ajuda muito . olha muitos videos no youtube vai tentando copiar o q os caras faz
    mais solo é uma coisa mais pessoal cada um faz de um jeito diferente eu acho :]]

    Lelo Mig
    Membro
    # fev/13
    · votar


    mys10

    Cara, não sou baterista, mas toquei com eles a vida toda, então enquanto não aparece nenhum aqui, vou dar uma "canja"...hehehe

    "o que definitivamente é um solo na bateria"

    Teoricamente e a grosso modo, é o momento onde o baterista "toca sozinho"... a palavra solo significa "ficar só". Você entenda isso como, o momento em que o baterista não precisa ou necessita, segurar a marcação, ele pode fugir do "padrão" e fazer o que ele deseja. Imprimir outros ritmos, mostrar sua destreza técnica, sua criatividade, explorar a sonoridade total da batera, sem ter que necessariamente segurar ritmo ou andamento.

    Para construir os solos, o princípio é o mesmo que é para qualquer músico, ou seja, trabalhar as ferramentas técnicas e teóricas que você domina, e coloca-las em execução. No caso de baterias, os rudimentos todos, flans, paradidles, rufos, e todas as demais técnicas que os bateristas poderão te explicar melhor.

    Amok
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    mys10

    O Lelo Mig explicou muito bem a definição de solo de bateria. Existem solos contextuais, aqueles que são inseridos rapidamente no meio da música e duram apenas alguns compassos, e solos de apresentação, onde o solo é uma peça musical completa.
    Um dvd excelente que aborda o assunto é o "Anatomy of a Drum Solo" do Neil Peart. Infelizmente o DVD não foi lançado oficialmente no Brasil, então somos obrigados a lançar mão de meios alternativos para obtê-lo, se é que você me entende.
    Nesse DVD o NP explica todo o conceito de elaboração de seus extensos solos de bateria. Como toda peça musical, o solo apresenta uma abertura, um ou varios trechos centrais e uma finalização. Em geral, a abertura e a finalização são rigorosamente pré-estudados, pra dar uma "cara" e consistencia à peça. Já nos trechos centrais é muito vàlido o improviso. Solos consistentes em geral adotam alguma fórmula de compasso e as frase são criadas sobre esta fórmula. Caras muito bons variam a fórmula e em trechos específicos do solo a abandonam, mas o efeito que impressiona é a capacidade de retomar à fórmula quando tudo está prestes a desmoronar.
    Pra boa parte dos músicos, o solo de bateria não passa de uma barulheira desenfreada. Isso é fato quando o baterista tenta montar seu solo totalmente na base do improviso sem ter recursos técnicos para tal.

    [ ]'s

    Amok
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Algumas dicas pra montar seu solo:
    1. Estude MUITO rudimentos. Dá pra arriscar que 80% de um solo bem feito é feito a partir de variaçōes dos rudimentos, distribuídos por todo o kit.
    2. Crie padrōes de manulação (algo como deddeddee, por exemplo). Depois de acostumar com o padrao, distribua pelo kit. Quase sempre aparece alguma frase mais interessante, aí vc inclui no solo.
    3. Use sempre o metrônomo.
    4. Crie e estude viradas de 1 compasso e as insira em um groove a cada 3 compassos. Quando você tiver um repertório grande de viradas, emende uma na outra e, voilà!

    [ ]'s

    tchedovollosky
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    mys10
    Primeiro vc deve aprender a formar acordes pra depois se preocupar com solos!

    mas comece executando a escala de E encima de B sem C no F, pra melhorar a sua tecnica e pegada.

    tchedovollosky
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    mys10
    Tô brincado cara, pra falar a verdade eu não sei, mas já ouvi que pra fazer solos e essas coisas tem que ter a ''base'' desenvolvida primeiro.

    zé das couves
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Lelo Mig

    Teoricamente e a grosso modo, é o momento onde o baterista "toca sozinho"... a palavra solo significa "ficar só". Você entenda isso como, o momento em que o baterista não precisa ou necessita, segurar a marcação, ele pode fugir do "padrão" e fazer o que ele deseja. Imprimir outros ritmos, mostrar sua destreza técnica, sua criatividade, explorar a sonoridade total da batera, sem ter que necessariamente segurar ritmo ou andamento.

    Para construir os solos, o princípio é o mesmo que é para qualquer músico, ou seja, trabalhar as ferramentas técnicas e teóricas que você domina, e coloca-las em execução. No caso de baterias, os rudimentos todos, flans, paradidles, rufos, e todas as demais técnicas que os bateristas poderão te explicar melhor.


    ²

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a eu gostaria de saber como se faz solos na bateria