Marcas, modelos e dúvidas: Baterias eletrônicas

    Autor Mensagem
    rocky_rhoads
    Veterano
    # jun/11


    Estou querendo comprar uma bateria eletrônica nos próximos meses. O uso dela seria mais para gravação e ensaio. Optei por uma eletrônica por ser fácil de transportar, ser mais fácil para gravar e por ter uma maior diversidade de timbres. O timbre de bateria que procuro (falando de todas as peças da bateria) é das baterias do Rock dos anos 80. Vou fazer uma pequena lista de bandas que tem o timbre que procuro e uma música ou álbum de exemplo:

    Bon Jovi (faixa Livin' On A Prayer)
    The Police (álbum Synchronicity)
    Def Leppard (álbum Hysteria)
    RPM (álbum Rádio Pirata Ao Vivo)
    Scorpions (álbum Love At First Sting)
    KISS (faixa Lick It Up)

    Deu pra sacar o timbre que estou falando? Dessas bandas, o único timbre mais diferente é o The Police, porém, com o timbre deles é possível tocar uma infinidade de outras bandas. São vários timbres pelo preço de um. Mas enfim, o problema mesmo é que não estou achando muitas informações sobre baterias eletrônicas na internet, e ainda restam várias dúvidas, dentre elas:

    - Todas as baterias eletrônicas são compatíveis com computadores e mesas de som?

    - Tenho preferência por baterias sensitivas (o som depende da força do toque). Elas são mais caras? Vale a pena?

    - Nas minhas pesquisas, vi que existem baterias eletrônicas formadas por simples pads (aqueles discos finos), mas também existem outras que a caixa e os tons são muito parecidos (em forma e tamanho) com as da acústica. Quais as diferenças entre esses dois tipos de bateria eletrônica?

    - Eu sei que cada modelo de bateria eletrônica possui vários timbres, mas como isso funciona? Tipo, cada parte (caixa, tons, etc) tem uma variedade de timbres?

    - Precisa de amplificador?

    - Quais as melhores marcas e modelos que atendem todos os meus quesitos?

    Eu sei que são muuuuuitas dúvidas e o texto é enorme, mas é que realmente preciso esclarecer isso. Estou disposto a gastar entre 1500 e 3000 reais na batera (não vou pagar sozinho). Estava pensando em passar em algumas lojas de música pra testar baterias eletrônicas pessoalmente, mas geralmente quando vejo uma tem apenas 2 ou 3 modelos diferentes. Vocês tem alguma dica?

    Galera, se me ajudarem com tudo isso, ficarei muuuuito grato mesmo! Obrigado e novamente, me desculpem pelo enorme texto. Abraço!

    rocky_rhoads
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Quase esqueci! Queria saber também se é possível usar efeitos (reverb, chorus, etc) nos sons de uma bateria eletrônica. Se for possível, elas já vem com efeitos imbutidos ou eu teria que adicionar de outra forma?

    Rafamaxw
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: Rafamaxw
    · votar


    Olá amigo, eh sempre um prazer responder a todos aqui neste forum, eu sou mais especializado em baterias eletronicas, entao eh comigo mesmo...

    1-Realmente é dificil lhe dizer todas, mas sim a maioria tem suporte com cabo MIDI(todas as baterias que eu me refiro ao final da mensagem tem esse suporte).

    2-Pelomenos todas a baterias que eu conheço tem esse suporte de baterias sensitivas com batida fraca, media e forte.

    3- A diferença dos pads de borracha em discos pros que imitam(de pele em tela) é enorme, recomendo a bateria vws-9(leia o final da mensagem) que tem todos os pads de tela que imitam a reaçao igualzinha a uma bateria de verdade, já os pads em disco de borracha digo que tem a mesma sensaçao de tocar em um praticado de borracha.

    4- Pelo que entendi, vc se refere ao banco de timbres, que no caso é o som de cada pad, vc pode escolher o som de cada pad, dentro do modulo vc pode editar e salvar os kits como vc quiser, lembrando que cada 1 som corresponde a uma Nota MIDI(leia abaixo).

    POR QUE USAR BATERIAS ELETRONICAS???
    Uma boa opçao eh usar baterias eletronicas que já vem com um modulo(CPU) e pratos tudo incluido, vc só precisara pagar a mais pelo pedal de bumbo, banco, baquetas e um Cabo MIDI/USB.
    É interessante que vc use um cabo midi/usb pra ligar direto no computador, pois os sons das baterias eletronicas sao muito ruins, e no pc vc pode usar um programa de home studio, tipo FL Studio + Addictive Drums ou EzDrummer que sao simuladores de bateria, eles gravam os sons acusticos reais de toda a bateria, e dentro desses programas vc pode editar tudo, como kits de baterias, pratos, tons, caixa, mixagem, gravar tracks. Eh bem bacana, que nas bateras eletronicas vc pode gravar tudo no mesmo momento sem precisar de nenhum kit de microfones de bateria que custam um absurdo. A maioria das baterias eletronicas possuem metronomo dentro do modulo, que é uma ótima ferramenta de estudo.

    5- O modo de uso de sons é a sua escolha, vc pode usar tanto um fone de ouvido Profissional que é a melhor opção inclusive em qualidade de som, ou entao um amplificador ESPECIAL de bateria como os da Rolland ou da Simons(do guitar center). Outra opção é usar Retorno que sao aquelas caixas que ficam voltadas para o vocalista.
    -OBS: Não é possivel o uso de amplificadores de baixo e nem de guitarra, já testei em um line 6 de guitarra e em um amp de baixo da Fender, Eles nao aguentam, o som chega a travar e sem dizer que nao fica com nenhuma qualidade pois é pesado demais.

    6-Medias de preços:
    -Alesis DM5 Pro(COM MODULO DM5): R$3,200

    -Staff Drum(marca Brasileira, Recomendo) (COM MODULO SDX STAFF DRUM) VWS-9: R$ 3,100 <- MELHOR OPÇÃO

    -Staff Drum DP-100(a da qual vc diz dos pads em disco) (A melhor de custo beneficio do mercado com o modulo SD1 da staff drum): R$ 1,800

    -Staff Drum Realistic Series(a da qual vc se refere como imitaçao de baterias acusticas): R$ 3,800 SEM MODULO, ai nesse caso vc precisaria de comprar mais um modulo que recomendo um baratinho que eh o SD-1 Le da Staff Drum que custa em torno de 750 reais. NESSE CASO SAIRIA CARO DEMAIS, AI SERIA MUITO MAIS VIAVEL PAGAR PELA BATERIA ABAIXO:

    -Roland TD4(COM MODULO TD4): R$3,850

    7- USO DE EFEITOS: Sim amigo, das duas formas tanto dentro do modulo quanto nos programas VST(intrumentos virtuais) como o meu favorito Addictive Drums(PLUGGIN). Nesse programa é possivel editar tudo de efeitos até afinaçao e posiçao do microfone. E no Fruit Loops(FL STUDIO) que eh um programa home studio tem como ateh mixar e mexer tudo com o som.
    Todos esses tais programas citados podem ser baixados em 0800 se procurar por download na net.

    ==============================================

    -Da uma olhada nos meus videos de batera pra vc ver como que fica a batera eletronica ligadinha no pc, ESSA BATERIA EH A MODELO "ONE" ANTIGA DP-100, FUI MODIFICANDO AS PRINCIPAIS PEÇAS E COMPRANDO MODELOS SUPERIORES:
    http://www.youtube.com/user/RafamaxDrummer?feature=mhee

    -Ai um amigo tocando na Staff Drum DP-100(a da qual vc diz dos pads em disco):
    http://www.youtube.com/watch?v=pQPSntQ-DwU

    - O programa Addictive Drums e suas propriedades: http://www.youtube.com/watch?v=HtjsiBe2swc

    - Entenda como Funciona junto com a bateria e Noções basicas sobre o Programa Addictive Drums:
    http://www.youtube.com/user/XLNaudio#p/u/9/Ny3enUMgip4

    - STAFF DRUM VWS-9(Imagens e Características): http://shopping.tray.com.br/oferta/bateria-eletronica-staff-drum-vws-9 -com-modulo-sd-x/id:460028

    OBS:
    -Dual Trigger ou Stereo é som no centro e na borda(2 sensores)
    -Mono: Apenas 1 sensor( na caixa e nos tons apenas no centro, e nos pratos apenas a borda).
    -Modulo: CPU(cérebro da bateria)
    -VST: Instrumento Virtual
    -MIDI: Codigos em numeros em nota de teclado.

    ---> Do que vc precisa pra ligar a batera no pc ou lap top.
    1- Programa Home Studio com suporte de multipista/multitrack e de VSTs, como FL Studio(Favorito e mais Facil de mecher) e Nuendo.

    2- Programa VST: Addictive Drums(Preferido), ou EZ Drummer.(Os dois programas precisam de um programinha home studio e sao usados como pluggin, pois nao sao programas em versao Stand-Alone.

    3- AsioAll: É uma placa de som virtual em que diminui o Dellay para o som sair no exato momento em que a peça é tocada. O programa é Freeware(de graça), creio que pode ser baixado no baixaki.

    4- Cabo MIDI/USB , (procure no google imagens para ter uma ideia) o valor médio é de 40 reais.

    5- A saida do som será feita na saida de audio seu Lap Top ou Computador.

    BATERIA ELETRONICA SEM VST NÃO VALE APENA!

    ---------------------------------------------------------------------- --------------
    ESPERO TER AJUDADO BASTANTE, LEVEI UM TEMPINHO ESCREVENDO ISSO TUDO, RSRS.
    QUALQUER OUTRA AJUDA E INFORMAÇÕES SOBRE BATERIAS ELETRONICAS, É SÓ ENTRAR EM CONTATO COM MEU EMAIL OU MSN: rafaalves96@hotmail.com

    --->ATENÇÃO MODERADORES DO FORUM, ESTA MENSAGEM APENAS CONTEM INFORMAÇOES E CONTEUDOS EM RESPOSTA DO USUÁRIO E NÃO POSSUI NENHUM FIM LUCRATIVO NEM A MIM E NEM A TERCEIROS!

    Abraços de seu amigo virtual Rafamaxw/RafamaxDrummer.

    Rafamaxw
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    rocky_rhoads Consegui Ajudar???

    diegomac
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Bom dia amigos.

    Sou novo por aqui e no mundo das baterias.
    Bom, como acontece com muita gente, sempre gostei muito de bateria, mas a questão barulhos/reclamações/espaço, sempre dificultou bastante e não tinha uma opção de bateria eletrônica que coubesse no orçamento. Sou guitarrista, mas hoje, vejo a possibilidade de aprender e estudar um instrumento que sempre admirei. Estou com 24 anos e não acho que seja tarde. rs...
    Já aprendi muito lendo os foruns daqui e acho uma das melhores opções de receber e dar ajuda, além de conhecer e fazer novos amigos.

    Pois bem, a questão é a seguinte:

    Surgiu-me a possibilidade de comprar dois módulos.
    Um é o Staff Drum SD1-le por R$550,00 e o outro é o Alesis DM5 por R$800,00.
    E também, a interface MS-2 por R$300,00.
    Também me interesso pela interface sucessora ao MS-2, a GM-PRO. Sei que os módulos citados não oferecem chimbal variável e nem choke, mas não sei quanto a GM-PRO. Algum amigo por aqui sabe?

    Por fim, qual seria a melhor opção?
    Lembrando que de qualquer forma, usarei VST.

    Desde já, muito obrigado pela força e espero poder contribuir, também.

    Grande abraço!

    Rafamaxw
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Já que vai usar o vst pega o SD1 Le, o Gm-pro e o MS-2 nao sao modulos, sao interface midi.

    rocky_rhoads
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    rocky_rhoads Consegui Ajudar???

    Se passaram 3 anos e só agora percebi que esqueci de agradecer ao amigo Rafamaxw hahah

    Cara, se por um milagre você ver isso, MUITO OBRIGADO MESMO, sua resposta ajudou muito, inclusive salvei sua mensagem no bloco de notas pra não esquecer as dicas. Cara, que situação hahah

    JeGuitar
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    rocky_rhoads

    Mas e aí, qual acabou comprando?

    rapunzabatera
    Membro Novato
    # fev/14
    · votar


    Amiguinhos que querem comprar bateria eletronica pra tocar em apartamento...
    ATENÇÃO! O PEDAL FAZ UM BARULHO BIZARRO NO ANDAR DE BAIXO!
    Se forem tocar, usem algo pra abafar o som que o pedal faz quando bate no pad, pq treme o teto do ape de baixo... Experiencia própria, tive muitos problemas com isso, e fui no ape do vizinho pra ouvir... realmente é um barulho muito chato!

    JeGuitar
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    rapunzabatera

    Sei bem como é hahaha por sorte embaixo de onde moro tem uma loja, então não incomoda tanto!

    Mas colocando um tapete grosso já resolve bastante!

    rocky_rhoads
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    JeGuitar

    Isso foi a mais de 3 anos atrás, aconteceu muita coisa nesse tempo hahah. Acabei largando a bateria e depois a guitarra, e no momento estou apenas criando melodias em softwares. Mas no futuro provavelmente vou precisar de uma bateria dessas, por isso guardei todas as informações.

    rocky_rhoads
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    JeGuitar

    Só agora descobri como marcar o nome de alguém num texto hahah.

    Bartyy
    Membro Novato
    # fev/18
    · votar


    Bom dia.
    Pessoal,

    Alguém poderia me dá referência da bateria eletrônica da odery csd 130. Sou novo nesse mundo de baterias eletrônicas e iniciante no instrumento. Nessa faixa de preço há baterias melhores. Podem recomendar outras.

    entamoeba
    Membro Novato
    # fev/18
    · votar


    Bartyy

    Não conheço esse produto, mas parece ser ok.

    Na busca que fiz, vi que a Odery só distribui o produto. O fabricante é a Carlsbro. Talvez, procurando por esse nome, você consiga mais informações em sites gringos.

    Emanuel05silva
    Membro Novato
    # mar/20
    · votar


    Boa tarde

    tenho uma grande ducida, gostaria de compra uma bateria para igreja , para tocar ritmos como forro, xote, sertanejo, pop rok, e musicas de igreja .
    E estava olhando bateria na intenet e uma bateria mim agradou que foi a Bateria Eletrônica USB C. Ibanez Ed100 com 2 Surdos 3 Pratos e Pedal de Bumbo ..

    estava disposto a investir em uma bateria uns 3.500,00 .

    se alguem puder mim ajudar pro favor e mim da uma opinião e sugestões..

    Muito Obrigado

    viniciusjau
    Veterano
    # mai/20
    · votar


    Acredito que uma boa pedida pra vc seria a Roland Td-4kp

    Whaeng
    Membro Novato
    # set/20
    · votar


    Olá! Uma pergunta, talvez óbvia pra quem conheça mas sou novo nesse mundo, é possível utilizar um módulo Roland e as demais peças por exemplo de uma X-Pro?

    entamoeba
    Membro Novato
    # set/20
    · votar


    Whaeng

    Então... a compatibilidade entre peças de baterias eletrônicas não é 100%

    Como são os cabos da X-Pro? São P10 estéreo?

    ErickDutraLemos
    Veterano
    # set/20
    · votar


    rocky_rhoads

    Tem um grupo no facebook que se chama drum diy, ou e drum diy que é uma galera que faz baterias eletroncias, porem la tem uma galera que manja demais de modulos.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Marcas, modelos e dúvidas: Baterias eletrônicas