Aprender a tocar bateria sem bateria e rápido.

    Autor Mensagem
    semaforo
    Veterano
    # dez/10


    Hahah, ta bom, o titulo ficou meio missão impossível, mas acho que foi o mais específico que consegui com poucas palavras.

    Bem, é o seguinte. Meu primo é baterista, e ele parou de tocar bateria, e uns amigos meus querem começar uma banda mas não têm um baterista. Foi então que tive minha incrivel ideia. Eu pego a bateria do meu primo emprestada e toco com eles.

    Mas ai os problemas.

    Aqui em casa não caberia a bateria, ficaria na casa de quem fosse ensaiar, logo, eu só poderia tocar a bateria no ensaio.

    Sem falar que, de instrumentos, eu só entendo de teclado e um pouco de piano, não entendo de bateria.

    Então queria saber, daqui mais ou menos 3 semanas eu irei começar a tocar com eles (lembrando, não é nada profissional, só pra tirar um som mesmo).

    Em 3 semanas, o que eu posso aprender sem uma bateria? daria pra conseguir ler partitura de bateria sem dificuldades (Eu sou um tanto quanto rápido pra aprender a ler partituras, de teclado mesmo eu demorei 2 semanas pra aprender o essencial)?

    Tem algum exercício que eu possa fazer (principalmente para os pés) para pegar mais resistência na hora de tocar?

    Daria certo (só pra treino e coordenação mesmo) fazer aquelas mini baterias caseiras (com panelas, potes etc.)?

    Existe algum site ou algo assim que sirva como se fosse um dicionário para termos mais usados quando se toca bateria?


    Alguma outra coisa que eu precise saber? Ou dica para na hora de tocar mesmo?

    Obrigado à todos que me ajudarem.

    Doggy
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    bateria imaginária.

    tipo, bate o pé no chão e a mão nas pernas.

    pode não ajudar muito na hora de tocar, mas ter ritmo pra fazer um tum pá tumtum pá vc pode até conseguir.

    com uns 20 minutos sentado atrás da bateria vc consegue tocar alguma coisinha, nada de mais, mas consegue.

    Leo Limabass
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    cara eu toco um pouco de bateria
    eu acho q vc pode imporvisa com o que tiver em casa use sua criatividade e tente achar objetos (panelas, etc) com o som parecido dos componentes de batera (bumbo, caixa, surdo, tons, chimbal e prato)


    lembrando, não é nada profissional, só pra tirar um som mesmo

    se vc tiver boa coordenaçao e ritmo, vai ter mais facilidade

    eu acho q vc consegue tira um som em 3 semanas ! so tenta arranja umas baquetas no minimo...rsrsr ja facilita


    apesar de tocar baixo e violao, eu arranho na bateria...rsrsrs

    espero ter ajudado!!

    seu eu estiver errado em alguma coisa ai me corrigam pessoal!

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    olha nao sou baterista nem sei tocar bateria.

    mais sendo um viciado em guitar pro , eu acabei aprendendo como o instrumento funciona e ja consigo até montar linhas proprias de bateria pra minhas musicas sem saber realmente como tocar o instrumento.

    o negocio eh vc sacar o seguinte.
    a bateria eh um conjunto de instrumentos , cada um tem seu proprio som , se vc pegar uma tablatura de bateria no guitar pro e prestar atençaoi ,vai ver que cada coisa tem seu som ,e que tem algums padroes basicos , que a maioria das batidas tem uma constante em algum pra ou hit hat ,enquanto a caixa e o bumbo dao a intencidade de tempo forte ou fraco.

    e sobre as partituras de baterias, até q nao sao tao dificeies de ler ,mais tem muitas variantes , as vezes uma nota pode sigificiar outra pessa , então teja atento a interpretar a partitura ,nao apenas reproduzir ela.

    bom posso ta falando a maior merda, mais acredito que seja isso.

    semaforo
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Doggy, é mais ou menos essa a intenção, só q acho q 20min pra conseguir um basico é meio pouco xD, mas ai eu só treino mais.

    ritmo eu tenho bem, coordenação ferra um pouco, mas da pra aprende alguma coisa também. E as baquetas eu fico comigo mesmo hehehe.

    rhoadsvsai, conseguir interpretar pra mim até dá, desde que de pra ter essa interpretação sem a bateria em si xD


    Agora fiquei com algumas outras duvidas xDD

    tipo, além de algum bom exercício pra perna que eu mencionei em meu primeiro post, tem algum bom exercicio pra coordenação Mão/pé?

    E também o que eu disse nesse post. Dá pra interpretar a partitura de boa sem a bateria?

    Muito obrigado pela ajuda pessoal.

    Leo Limabass
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    E também o que eu disse nesse post. Dá pra interpretar a partitura de boa sem a bateria?

    cara, ai e meio osso

    Monsfogueri
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    semaforo

    cara, uma vez eu criei um tópico sobre esse mesmo assunto q vc, sobre aprender a tocar batera sem ter uma, mtos me ridicularizam lá, mas eu axei mto importante pra mim, pq eu peguei eskemas q eu nem tinha noção, isso sem ter bateria..


    Dá uma olhada:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/6/219768/

    felipelfln
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Uma vez sentei numa bateria sem nunca tocar bateria e toquei um blues básico... Não é muito difícil. Já viu aquelas ''baterias'' que é tipo uma armação de madeira com un negócio de borracha pra simular um tambor? tem até pedal do bumbo. Ou pega alguma coisa com som parecido de caixa, chimbal e um de bumbo, coloca cada um no lugar certo e toca..

    DSoM
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: DSoM
    · votar


    De antemão já digo: aprender a tocar sem dispor de um instrumento leva muito mais tempo. Pressa é inexistente nesse caso.

    Em 3 semanas, o que eu posso aprender sem uma bateria? daria pra conseguir ler partitura de bateria sem dificuldades (Eu sou um tanto quanto rápido pra aprender a ler partituras, de teclado mesmo eu demorei 2 semanas pra aprender o essencial)?

    Em 3 semanas creio que você saberá o básico das partituras de percussão, que são pouco complicadas em relação às partituras melódicas. Se já tiver noções de ritmo, compasso, figuras rítmicas, etc, será mais fácil e rápido.

    Tem algum exercício que eu possa fazer (principalmente para os pés) para pegar mais resistência na hora de tocar?

    Para condicionar mãos e pés você precisará necessariamente de uma bateria ou ao menos de um kit de estudo com pads no mínimo para caixa e bumbo.

    Daria certo (só pra treino e coordenação mesmo) fazer aquelas mini baterias caseiras (com panelas, potes etc.)?

    Não vale a pena. Você deve se acostumar com a sensação percussiva dos tambores e pratos, e isso, se você ainda não dispõe de um kit, é obtido de maneira mais próxima ao kit real por meio dos pads de treino, já citados. Os pads de borracha oferecem um rebote semelhante ao de uma bateria verdadeira, por isso são indicados para estudo.

    Existe algum site ou algo assim que sirva como se fosse um dicionário para termos mais usados quando se toca bateria?

    Sim, aqui mesmo no fórum de bateria tem um tópico contendo diversos termos usados na percussão, é um dos fixos, procure lá.

    Alguma outra coisa que eu precise saber? Ou dica para na hora de tocar mesmo?

    Procure estudar os rudimentos básicos. São eles: single stroke, ou um toque por mão; double stroke, ou dois toques por mão e paradiddle, ou um e dois toques por mão alternadamente.

    Mais algumas informações úteis:
    O chimbal e o ride são pratos para marcação ou condução. Sua função principal, mas não única, é marcar os tempos.

    Crash, splash e china são pratos para acentuação. Sua função principal, mas não única, é acentuar notas chave dentro da música.

    Caixa e bumbo são o coração do kit, a maioria dos ritmos é regida por estas duas peças. Tons e surdos são usados principalmente para rolls.

    É isso. Creio que é isso que você vai precisar para começar. Espero ter ajudado.

    semaforo
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    epa, desculpa a demora pra responder, fiquei sem net hoje a tarde.

    felipe, que eu me lembre nunca vi isso não. Como se chama?

    Monsfogueri, nossa, juro que não percebi esse tópico quando pesquisei xDDD. Brigadão, teve bastante coisa bem útil lá. Vou começar a ler lá hoje mesmo se der tempo.

    DSoM, essas noções de compasso, ritmo etc. eu tenho bastante já, creio que isso não será um problema.

    O que seria esse kit de estudo com pads? É o que o felipe falou? Onde se compra?

    Muito obrigado pelas dicas também.

    ricardopaulob
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Opa..

    Tem desse mais simples: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-162187074-pad-de-estudo-8-perfe ct-stroke-praticavel-veja-o-video-_JM

    Ou mesmo uma bateria completa: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-161108427-bateria-estudo-pratic avel-rbr-8-pad-p-pedal-duplo-e-simples-_JM


    Para aprender rudimentos e ter bastante exercícios para treinar, recomendo o livro "Stick Control for the Snare Drummer" de George Lawrence Stone... Tem vários exercícios, e vc pods facilmente executar nos pads..

    Agora tocar bateria mesmo, só nela.. Pois por mais que os pads testem imitá-las, não dá.. Vc tem que ouvir suas batidas, sentir o "feeling" da música, aprimorar a pegada, etc... O bacana da bateria é a dinâmica que outros instrumentos não oferecem...

    Tem muitas variáveis que pads de borracha não substituem...

    Mas é isso aí, treino, treino e treino..

    Abraços,

    Gilberto Juba
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    semaforo

    Cara como o tempo é curto, acho que vc poderia se concentrar em apreender as músicas que serão ensaidas. Vai treinar na casa do seu primo.

    Reni
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    cara,acho que vc tem de fazer de tudo pra poder treinar,eu treinei durante meio ano tocando em um pneu e um tenis pregados em uma madeira com a sola pra cima e o pedal era um movimeto do pé no chao...treinei tudo que podia sem batera de verdad,ai eu dominava tudo que via rapdamente,mas quando chegou a batera dos meus sonhos era tudo diferente a parte do pés....os braços funcionou o treino,mas tive que reiniciar todo o treinamento de pés de novo(nem acabei ainda)

    e vc queria ums troços pra treinar né?
    vai em aprender a tocar(eu acho que o nome é esse) de um lugar do forum onde tem um curço lah,e lah tá ums exercicios legais(até dificeis algums de faser,me ajudaram muito no começo)

    abraço! espero ter ajudado...

    semaforo
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Heheh, muito obrigado pelas respostas gente, vo ver esse pad ai (acho que se eu comprar vai ser o primeiro mesmo, não creio que compense gasta mais de 300 em algo que não vai usar pra tocar pra valer)

    Sobre o livro, nossa, tem bastante exercicios mesmo xD, espero que de pra tocar pelo menos metade disso nessas tres semanas

    Gilberto, essa é a ideia principal, mas pra isso eu pelo menos preciso aprender a tocar o basico xD (senão falha tudo em coordenação e talz), mas é isso que vou fazer, vou sempre deixar um tempinho pra ir pegando as musicas (primeiro as partes mais faceis, ai conforme vou aprendendo mais vou tentando mais), e não da pra ir na casa do meu primo, pois ele trabalha a tarde e não fica ninguém na casa dele.

    Reni, vou la ver esse aprender a tocar ai agora.


    Muito obrigado a todos pessoal, agora é pegar todo esse material e ir tocar heheh

    Se alguém tiver alguma dica a mais, por favor me fale, tenho um bom pra começar, mas quanto mais melhor ;-) - Brigadão pessoal!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Aprender a tocar bateria sem bateria e rápido.