Bateria eletrônica caseira - é possível?

Autor Mensagem
Thiago Yoshiki
Veterano
# fev/10
· votar


sobrevivente
Estranho, também não achei. Não tem mais T_T

Mas pelo que eu me lembro, ia sair meio caro fazer isso, o par de aros powerhoop de 6" tava sainda por 89 reais.

sobrevivente
Veterano
# fev/10
· votar


Thiago Yoshiki
Ah não, aí sai muito caro! Vou na sugestão do mano Amok mesmo, fica mais em conta. =]

Thiago Yoshiki
Veterano
# fev/10
· votar


Há também a possibilidade de fazer os aros com barras de metal, é só entorartá-lo, soldar as pontas, limar as frestas, fazer os buracos dos parafusos de afinação e pronto.

Não sei se você sente o mesmo, mas quando toco nos pads de bumbo feitos de borracha o rebote fica estranho, muito duro, não sei bem como explicar, e com isso eu acabei tocando com menos intensidade, por isso aconselho a pelo menos fazer um pad de peles mudas pro bumbo.

sobrevivente
Veterano
# fev/10 · Editado por: sobrevivente
· votar


Bom pessoal, só para manter vocês atualizados, consegui um módulo melhor que o GM6 da Staff Drum, e tem mais entradas (16 monos). Consegui um cara que monta aqueles módulos do site da e-drum. Pretendo começar a comprar o módulo e as outras coisas mais para o fim de fevereiro e começo de março.

E já fiz meu blog! Nunca tinha feito um blog antes, por isso será bem vindo qualquer dica ou toque para que eu possa melhorar ele. Até trocar o nome está valendo, hehehe!

Amok
Veterano
# fev/10
· votar


sobrevivente
Já visitei seu blog e deixei um comentário lá.
Na blogosfera é legal deixar um pouco de informação sobre si mesmo no perfil. Não precisam ser informações pessoais, basta uma breve descrição do personagem que escreve o blog. Tou aguardando os novos posts.
[ ] 's

sobrevivente
Veterano
# fev/10
· votar


Amok
Thanks pelas dicas man! Vou dar uma ajeitada em breve. o/

cao fofo
Veterano
# fev/10
· votar


pessoal, fiquei muito feliz com esse topico, sou tecnico em eletronica inativo ha 7 anos, e no começo eu tentei desenvolver uma bateria eletronica, mas sem o conversor digital, eu iria plugar diretamente no teclado e ai o computador q faz o resto, mas vou ajudar vcs com meu conhecimento tecnico e com minha absurda inteligencia em projetos que eu adquiri durante a elaboração de circuitos, minha ideia e no final nos termos um arquivo em pdf passo a passo de 3 modelos de bateria, com e sem conversor digital, ainda nao li tudo que postaram mas vou ler tudo depois com calma e começar a rabiscar alguma coisa, e vou montar tb, assim eu começar vou postando passo a passo como esta indo o trabalho

cao fofo
Veterano
# fev/10
· votar


Ae , estou com dificuldade de encontrar um modulo midi barato, e é dificil fazer um no papel, pois tem os codigos mid e um sincronismo pra enviar os dados pro pc, só se encontrasse um circuito pronto

eu preciso estudar esse transdutor de forma que eu consiga implementar ele no teclado do computador, pq ai nao vai precisar do modulo, seria a mesma coisa de apertar os numeros do teclado, ja que o teclado suporta que aperte mais de 3 teclas ao mesmo tempo, mas estou de olho ainda, vou pedir os transdutores e pegar um teclado numerico usb e fazer uns testes, e se deus quiser o negocio vai sair mais barato ainda

cao fofo
Veterano
# fev/10
· votar


resumindo as postagens anteriores

Aqui esta o modulo staff drum gm6 Modulo GM-6

E aqui a ultima parte da bateria, isso pra quem interessar, que é os pads de estudo que podem ser feitos gambiarras, custa 330,00 no ml, mas acho q no estagio final vale a pena Bateria para treino

trashit hc
Veterano
# fev/10
· votar


cao fofo

muito boa sua iniciativa brother!!

como funciona essa parada de a bateria funcionar, sem o módulo??
não entendi.

E aqui a ultima parte da bateria, isso pra quem interessar, que é os pads de estudo que podem ser feitos gambiarras, custa 330,00 no ml, mas acho q no estagio final vale a pena Bateria para treino
tu viu o começo do tópico? tem um video com uma ideia bem interessante, pra montar uma bateria caseira.

cao fofo
Veterano
# fev/10
· votar


trashit hc

vou comprar hj uns transdutores na cidade e um teclado numerico usb, entao vou abrir o teclado e fazer uns testes ligando o transdutor no numerico do teclado, entao vamos possuir 10 contatos, contando do 0 ao 9, e se der certo mesmo nao vamos precisar da interface midi, mas ai tb nao sei se vai dar pra fazer gravação em pistas, só se alguem tiver um macete, estou estudando aqui ja

o transdutor piezo eletrico nada mais é do que akela pelicula que fica no meio do alto falante, ou entao um metalzinho redondo que vem em brinquedos do paraguai, vou testar alguns tb e ver o q q sai disso tudo, mas se eu conseguir fazer com o teclado usb ai sobra grana pra comprar a bateria de estudo e ai nem precisa mais do modulo, sai mais barato

trashit hc
Veterano
# fev/10 · Editado por: trashit hc
· votar


cao fofo

mas ai tb nao sei se vai dar pra fazer gravação em pistas, só se alguem tiver um macete, estou estudando aqui ja
tomara que tenha jeito de gravar... gravar é meu maior objetivo!!

vou testar alguns tb e ver o q q sai disso tudo, mas se eu conseguir fazer com o teclado usb ai sobra grana pra comprar a bateria de estudo e ai nem precisa mais do modulo, sai mais barato
boa sorte!!!
tomara que tudo dê certo!!


Espião
Veterano
# fev/10
· votar


Olá turma da batera.

Bom dia a todos. No meu 1º post aqui quero saudar a todos os bateras com um forte abraço e desejo a todos bons estudos.

Acompanhei todos os posts e me admirei com tamanha garra em criar uma batera eletronica o que tb muito me ajudará, haja vista eu tocar em uma igreja e ela não tem aquela proteção para não perturbar os vizinhos (rsrsrs).

Ao cao fofo façõ uma pergunta em ralação aos piezos. Um amigo meu falou que pode ser encontrado nos relógios de pulso digitais, ele disse que seria aquela membrana que fica no fundo (tampa) do relógio. Será?? se for então ficará mais barato ainda o custo pois é só pedir a qualquer pessoa que concerta relógios.



Abraços a todos.

sobrevivente
Veterano
# fev/10
· votar


cao fofo
Cara, eu achei bem legal a idéia de substituir um módulo pelo esquema de teclado de PC. Até cheguei a ver uns vídeos no youtube de um cara brasileiro que fez um esquema desses.

Se desse certo, ficaria muito mais viável, pois o mais caro do projeto é o módulo, mesmo pedindo para alguém montar um. Faça os testes e poste aí pra gente!

sobrevivente
Veterano
# fev/10 · Editado por: sobrevivente
· votar


cao fofo
Ah, e se desse certo o esquema com o teclado USB, somente seria possível fazer um módulo de 10 entradas (do 0 ao 9 do teclado)? O restante do teclado não seria possível utilizar?

cao fofo
Veterano
# fev/10
· votar


sobrevivente
acho q é possivel sim, eu antigamente usava o dance ejay 3, e tinha uma bateria bem legal, cheguei a gravar com ela, mas acho q o programa era limitado do 0 ao 9, mas acho q em um software profissional vai suportar mais teclas, mas ai e mais dificil, mas o circuito do teclado numerico e mais facil.

uma vez eu bolei um clone de teclado, mas era quando a placa possuia soldas, hj são peliculas, um pouco mais dificil mas tem jeito tb, ja que quando vc tecla um numero ele envia um codigo binario, entao se vc rastrear as trilhas entao vc vai usar uns 8 fios +/-, e eu acabei de comprar um teclado numerico usb, falta o sensor q eu nao encontrei e um multimetro pra mim ir achando os pontos, depois disso ja esta pronto, e quando eu simulava bateria no teclado dava pra bater varias teclas ao mesmo tempo, tipo segurando o bumbo nao da problema nenhum, amanha eu vou comprar o resto do material e começar os testes, mas acredito que o projeto em geral só vai a bateria de treino + um teclado usb modificado, jogando os fios para a bateria, ja pensei ate em um acabamento e uma placa de conectores pra nao ter problema na fiação, ai sim vai ser uma bateria eletronica usb de 0 a 9, que acho q ja resolve muita coisa. no fundo eu estou bem otimista

Espião
o piezo pode ser isso ai tb, parece uma moeda so q fininha, e tem outra camada em baixo, só q eu acredito q a força q ele vai gerar é minima, meu primeiro teste sera com ele, se nao der certo eu vou criar um circuito amplificador e partir pra outros testes, e ate mesmo com push botom se precisar.

cao fofo
Veterano
# fev/10 · Editado por: cao fofo
· votar


Circuito de um teclado

Olhem como e a mapeação do teclado numerico
fonte: modulo de teclado numerico

pelo esquema eu ja consegui mapear, ai eu tiro as duas peliculas e soldo com cuidado, aonde estao as letras FDGJ entre outros e aonde sai os fios, entao olhando o esquema binario eu irei soldar da seguinte forma

0 = 2 + 7 1011110B
1 = 3 + 4 0110111B
2 = 2 + 4 1010111B
3 = 1 + 4 1100111B
4 = 3 + 5 0111011B
5 = 2 + 5 1011011B
6 = 1 + 5 1101011B
7 = 3 + 6 0111101B
8 = 2 + 6 1011101B
9 = 1 + 6 1101101B

isso quer dizer que por exemplo, para o sensor formar o numero um, eu vou soldar um fio na saida 2, e o outro na saida 7, apertando isso tem que sair o numero 1 no computador, reparem que no mapa nenhuma combinação repete, pois formam o mapa binario, por isso precisa só de 7 conectores, mas ainda nao abri o teclado, aposto q vai ter mais de 7, mas ai e por causa do num lock, e pg dn entre outros

Thiago Yoshiki
Veterano
# fev/10
· votar


Gente! É melhor fechar esse tópico antes que as grandes empresas façam uma queima de arquivo. XDXDXDXD

Esse projeto ta ficando muito bom!

sobrevivente
Veterano
# fev/10 · Editado por: sobrevivente
· votar


Para ilustrar o que o mano cao fofo está falando sobre módulo feito com teclado de PC, segue uma lista de vídeos de um cara que fez um módulo desses. A gravação é ruim, mas ele mostra e dá uma explicada sobre o que foi feito:

Parte 1:


Parte 2:


Parte 3:


cao fofo
Veterano
# fev/10
· votar


agora a tarde eu abri o mini teclado usb, e ja mapeei todo o circuito, e foi bem diferente do q eu imaginava, pois possuia 12 entradas, mas os numeros ja mapeei todos, o importante disso tudo e manter o num clock intacto pq eu lembro de testes feitos a uns 5 anos atras que toda vez q eu ligava o teclado tinha q precionar essa tecla pra tudo poder funcionar, agora tenho que quebrar a cabeça pra soldar akeles fiozinhos finosss pra kct, mas ja estou bolando uma caixinha pra colocar todo o circuito e os jumpers pra fazer as conexoes, amanha mesmo vou comprar os sensores, mas os testes so vou poder fazer no fim de semana, pq o trabalho nao da tempo de fazer quase nada, e outra coisa, ja estou prevendo neguinho ganhar dinheiro em cima disso tudo q vou postar depois!!

cao fofo
Veterano
# fev/10
· votar


estou com um problema, ontem eu achei um site q postaram em outros topicos mostrando um site que vende os buzzer piezo e agora nao estou encontrando mais, preciso urgente encontrar um site pra mim fazer o pedido, se alguem souber, por favor

Espião
Veterano
# fev/10
· votar


cao fofo


Vê lá a dica dos relógios meu irmão.

Saca esse video pois é essa pele que exatamente tem nos fundos deles.

http://www.youtube.com/watch?v=OJbmgIwlrWg

Espião
Veterano
# fev/10
· votar




trashit hc
Veterano
# fev/10
· votar


sobrevivente
cao fofo
Thiago Yoshiki
Espião

é galera, o tópico tá cada vez melhor!! \o/\o/\o/

Espião
Veterano
# fev/10
· votar


Vejam esse site.

Ele é de Portugal, tb criou uma batera eletrônica, nesse link abaixo ele cria um pad caseiro e mostra passo a passo os detalhes.

Depois postem aqui suas sguestões e o acharam.

Valeu galera.




Espião
Veterano
# fev/10
· votar


Pô num saiu o link não.

Aqui vai de novo.


http://www.bateristaspt.com/showthread.php?t=681

sobrevivente
Veterano
# fev/10
· votar


Espião
Muito maneiro o site, eu estava com algumas dúvidas sobre como soldar os piezos, mas agora com as imagens deu para ficar mais claro. Certamente que meus pads não serão tão bonitos quanto os dele, pois ele usou um kit de treino, pretendo fazer que nem o Iapoque, ou seja, grades de auto falante + EVA.

E acho que vou comprar o meu módulo essa semana, seja o que Deus quiser! Vou colocar tudo no meu blog. =]

Espião
Veterano
# fev/10 · Editado por: Espião
· votar


cao fofo

Você já viu aquele módulo do site edrum.

Também pergunto como se adquire o módulo. Se é pago, quanto custa, como é o envio essas coisas.

Blz.

cao fofo
Veterano
# fev/10
· votar


Espião
é esse componente ai mesmo, ja achei na net mas amanha vou dar uma volta na cidade e comprar uns 3, só falta isso pra testar e instalar alguns programas


agora que a porca vai torcer o rabo pq eu nao tenho nenhum software de batera, nao tenho nada, nunca mexi em nenhum, da pra mim testar só na calculadora do windows hehehehehe

já o circuito do mini teclado usb deu trabalho mas ja terminei ele, falta soldar os micro fiozinhos fdp´s cornos e pronto, um projetinho bem simples, ignorante e bem funcional.

cao fofo
Veterano
# fev/10
· votar


sobrevivente
vai encarar mesmo o modulo? eu acho arriscado cara, pq mesmo que o sensor seja simples de ser feito nao da pra fazer um pad sensitivo, a nao ser que futuramente vc pense em ir comprando os pads separados

eu vou fazer só esse lance mesmo e pronto, aliais meu negocio e guitarra, mas ja fui batera e baixo, e tb ha anos venho projetando um home estudioo completo pra mim, e a batera vai ser melhor q uma acustica

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Bateria eletrônica caseira - é possível?