Bateria eletrônica caseira - é possível?

Autor Mensagem
sobrevivente
Veterano
# fev/12
· votar


cellen
Não sabia que o Arduino era vendido na DealExtreme, legal! Vale muito a pena pegar um de lá.

Usou o vst midi pra regular a intensidade das peças?
E o programa que mede os sinais que estão sendo mandados, você usou?

Não cheguei a usar não, quero testar ainda essa semana, assim que o meu módulo chegar da assistência.

Porque você usou os de 27 mm? e não os outros de 35 mm?
Pelo que eu pesquisei, a galera sempre que "trigga" as bateras usam sempre os de 27mm nas peças, e os de 35mm no aro/cúpula. Decidi fazer o mesmo, rs. Se não me engano, eu cheguei a colocar sem querer um de 35mm em um dos pads do tom. Eu senti ele mais fraco que os demais e fui ver o que estava havendo. Quando coloquei o de 27mm, deu uma boa melhorada. Vai saber...

tito lemos
Veterano
# fev/12 · Editado por: tito lemos
· votar


cellen
sobrevivente

Vou comprar meu Arduino na RoboCore. Lá tem um kit com vários componentes e guias de programação e montagens. Visto que quero usar o Arduino pra muitas coisas, inclusive didaticamente (sou professor de eletrônica), acho que vale a pena pagar mais por um kitzinho desses.

A propósito:
RoboCore

Abração!

cellen
Veterano
# fev/12 · Editado por: cellen
· votar


sobrevivente

Você ja comprou lá (Dealextreme), é bem confiável?

sobrevivente
Veterano
# fev/12
· votar


tito lemos
Poxa que massa esse kit! Se eu tivesse um tempo sobrando eu me aventuraria nesse mundo da eletrônica, acho muito legal. Mas não existe esse kit pra comprar de fora? Acho que seria mais em conta...

cellen
Cara, é muito confiável, já comprei muita coisa da DX. Inclusive tá pra vir umas coisinhas por esses dias.

cellen
Veterano
# fev/12
· votar


sobrevivente

Valeu mesmo por esta informação, vou mandar trazer então!

cellen
Veterano
# fev/12
· votar


sobrevivente

O arduino já está vindo. Você comprou os piezos aonde?
tem que colocar resistencia e diodos zener não é?

sobrevivente
Veterano
# fev/12
· votar


cellen
Opa! Comprou o arduino da DX mesmo?
Os piezos eu comprei na loja Milcomp, entrei em contato direto com eles por e-mail. É bem baratinho, vale a pena comprar uns a mais pra caso estragar ou algo do gênero.

Resistência e diodos no piezo você diz? Não precisaria tá, se é que eu entendi certo, rs.

cellen
Veterano
# fev/12
· votar


sobrevivente

Comprei o arduino no mercado livre mesmo por causa da ansiedade. :)

Eu estava vendo o video 4 ( com o seu pai finalizando os pads) e descobri ( talvez) O porquê daquela variação ( que você me disse) estar ocorrendo na batida dos pads. Você me disse que ocorriam , ora pancadas fortes, ora pancadas fracas, até que eu te sugeri o vst midi.
Diferente daqueles que estão na internet, os seus piezos não foram colados( com cola quente, ou outra cola) então estão variando a precisão das batidas!
Acho que talvez apenas as espumas não estão pressionando o suficiente
para o piezo traduzir a batida com fidelidade.
Acho que você colar pelo menos um, ja daria para verificar se os piezos estão absorvendo a batida com mais precisão :)
Um abração

cellen
Veterano
# fev/12
· votar


sobrevivente

Outra coisa importante no fato das resistências e do diodos é a regulagem da tensão que é enviada para o modulo, Os piezos podem gerar altos impulsos elétricos que podem queimar o modulo.

Um abraço

sobrevivente
Veterano
# fev/12
· votar


cellen
Opa, boa dica. Vou colar o piezo no pad da caixa, que dinamicamente é bem exigida, e vou fazer os testes. O curioso é que o lado certo do piezo é com as soldas viradas para baixo, porém ao colocar as soldas para o lado de cima, eu noto uma melhora na dinâmica! Estranho...

Bom, esse esquema de colocar resistências e diodos nos piezos é algo novo pra mim, nunca tinha ouvido falar. Por um acaso, você tem algum esquema desse lance?

cellen
Veterano
# fev/12
· votar


Sobrevivente

http://www.brimg.info/uploads/8/cb00fdc08d.jpg

sobrevivente
Veterano
# fev/12
· votar


cellen
Interessante esse esquema aí, desconhecia ele. E não é difícil! Vou ver a possibilidade de fazer isso.

cao fofo
Veterano
# fev/12
· votar


pretende produzir para vender?

a minha eu ja desisti faz tempo...

cellen
Veterano
# mar/12
· votar


Sobrevivente

E ai alguma novidade?

To fazendo o teste no arduino. É meio complicadinho mas quando sair vai ficar bom.
Eu fiz uma miniatura naquele esquema seu, madeira em baixo, parafuso, madeira com o piezo em cima, o som sai mas fica meio insensivel. Precisa bater meio duro
Agora cortei o fundo de uma lata e colei o piezo nela pra testar. Ficou muito melhor.

sobrevivente
Veterano
# mar/12 · Editado por: sobrevivente
· votar


cellen
E aí mano!

Cara, esses pads como os meus (de madeira) não tem muita sensibilidade mesmo, fora que é um tanto barulhento, mesmo com a borracha. Penso em fazer um esquema com cone de espuma para ver se melhora, mas acho que não vai adiantar muito. O lance seria mesmo trocar o material dos pads e fazer algo similar ao que você fez. Mas aí eu teria que rever muita coisa, e alterar o projeto como um todo, fica um tanto inviável. Vou ver o que consigo fazer.

E quanto as novidades, pretendo dar uma mexida no posicionamento do módulo, fixando ele logo abaixo dos tons, ficando muito mais na mão para mexer e configurar. Pretendo também passar os cabos por dentro da estrutura, mantendo tudo mais organizado, a exemplo de um carinha que viu os vídeos do meu projeto, fazendo a sua bateria homemade. Ficou bem maneiro.

Ah claro, pretendo documentar tudo em vídeo também. =]

cellen
Veterano
# mar/12
· votar


Sobrevivente

É isso ai. Estou mudando os materiais para ver como fica sensibilidade, barulho etc. Tenho encontrado dificuldade com os piezos. Eles descolam aquela "cerâmica" do meio, onde soldamos o positivo. Não sei se é a qualidade do piezo que comprei, ou eu mesmo que não tenho muita experiencia. Aconteceu o mesmo com você? Eu paguei R$ 0,27 em cada, será que existe algum melhor, mais resistente?
E você colou o piezo para ver se melhora a resposta?
Abraço!

sobrevivente
Veterano
# mar/12
· votar


cellen
Tem que ter um certo cuidado na hora de soldar os piezos. Aquela "cerâmica" sai facilmente mesmo, e é bem chatinho na hora de soldar. Dos piezos que eu soldei, me lembro de um ter soltado a solda, e junto saiu aquela parte branca. Pior que eu não sei se há algum piezo com melhor qualidade, acredito que seja tudo padrão. Mas se descobrir algo, dá um toque!

Ah, ainda não colei o piezo para dar uma olhada, vou fazer isso até fim de semana, te dou a resposta!

cellen
Veterano
# mar/12
· votar


Sobrevivente
E ai novidades?
Os piezos alguma vez deixam de responder?

sobrevivente
Veterano
# mar/12
· votar


cellen
E aí mano! Rapaz, ainda não testei, mas vou aproveitar esse fim de semana que eu vou dar uma mexida na estrutura, e documentar.

Os piezos alguma vez deixam de responder?
Bom, o piezo deixa de responder quando a solda se solta, fora isso não saberia outro motivo...

sobrevivente
Veterano
# mar/12
· votar


Bah, só foi falar que o piezo do bumbo se soltou, hehe.

tio san
Veterano
# abr/12
· votar


E ai pessoal!
Vi um vídeo de uma bateria eletrônica caseira no youtube e fiquei fascinado pela ideia e resolvi fazer uma... e pesquisando aqui e ali, acabei caindo nesse forum, espero que vocês possam me ajudar!
Vou começar lendo todo o tópico... mas desde já lanço uma pergunta... tendo em vista que não vou comprar um módulo, pretendo fazer um a partir de um joystick... minha dúvida é:
Quais programas vocês me recomendam usar?
Já baixei vários aqui... cubase, sonar... ezdrummer, addictive drum... fergo, bome's... loopmidi...
Tenho o joystick mas não consigo fazer funcionar =(
Abraço!

tio san
Veterano
# abr/12
· votar


Ufa! Terminei de ler o tópico! auhhuahua... ta precisando de um resumo isso aqui!
Mas show... muito bom o tópico e o empenho de vocês. Parabéns!
E parabéns principalmente para você Sobrevivente, vendo seus vídeos e o blog fiquei mais motivado... vou começar seguindo teu primeiro passo: botando o velho pra trabalhar! huahuahuau
Já comecei a comprar algumas coisas, mas primeiro estou empenhado em configurar o joystick para usa-lo como módulo. Estou usando o LoopMIDI + Fergo JoystickMIDI, e rodando no Cubase 5 + Addictive Drum, mas não sei configurar os botões... e o pouco que consegui... foi alguns botões só... eles tocam o instrumento, mas só uma vez, pq é como se eu ficasse com o botão apertado! sei lá... essa parte dos programas ai q ta me quebrando... não sei mexer... se alguem puder me ajudar, agradeço!
Valeu!
Abraço!

sobrevivente
Veterano
# abr/12
· votar


tio san
E aí mano! Obrigado por ter acompanhado toda a saga, rs. Foi um trabalho enorme, mas foi extremamente recompensador, o resultado ficou ótimo. O tópico é meio longo mesmo, mas está compilado no meu blog todo o conhecimento que obtive neste tópico e em outras pesquisas que eu fiz!

Blog -> http://homemadedrums.blogspot.com
Canal Youtube -> http://www.youtube.com/user/sobreviventeFCC

Bom, sobre quais programas utilizar, vai de gosto. Costumo experimentar um bocado de VST's. Mas o que mais me agradou mesmo foi o Superior Drummer, usando no Sonar X1. O Addictive Drums também é ótimo, o mais intuitivo de todos que já usei.

O joystick como módulo é possível, porém tens que ter consciência de que não haverá dinâmica na peça a ser tocada. O sinal emitido será sempre de uma mesma intensidade, diferentemente do comportamento de piezoelétricos.

Os testes que fiz com joystick foram somente no Guitar Rig, vinculando um botão à um evento em algum rack (volume, liga/desliga). Nunca fiz esse teste utilizando para tocar peças de bateria, mas o caminho é esse mesmo. Eu também fiz uso do "LoopMIDI + Fergo JoystickMIDI", e funciona muito bem. Abraços!

tio san
Veterano
# abr/12
· votar


sobrevivente
Sobre essa questão da dinâmica com o joystick já estou ciente... mas vou testar inicialmente assim mesmo, primeiro pq é mais barato, e segundo pelo desafio mesmo hehe.

Agora sobre os programas, não adianta, estou levando uma surra!
No sonar mesmo, não consigo me encontrar ali... mas percebi que tanto no Sonar quanto no Cubase eles estão percebendo a entrada MIDI, mas por algum motivo não sai som algum... não sei se é alguma configuração errada neles ou no Fergo. Onde eu posso estar errando? Sabe onde posso pesquisar sobre isso?

Valeu... abraço!

tio san
Veterano
# abr/12
· votar


Na tentativa de facilitar a configuração do negócio, instalei o Reaper agora... e tbm não consegui!

tio san
Veterano
# abr/12
· votar


CONSEGUI! haha... eita!
a minha falha era não saber que o EZdrumer por exemplo, já vem com um numero para cada instrumento, aí foi só colocar os numeros certo la no Fergo e fechou.
Agora vou começar a estudar os materiais para os pads, e já aproveito pra fazer mais uma pergunta: alguém fez um pad da caixa com a possibilidade de reproduzir o som do aro também?
Abraço!

tio san
Veterano
# abr/12
· votar


Comecei a parte de solda... que achei que seria facil... mas ja encontrei problemas... soldei uma entrada jack j10 mono em um botão do joystick e outro jack j10 em um piezo... conectei os dois com um cabo, fiz um pad improvisado só para testar, mas não funcionou, aparentemente o piezo ficou com pouca sensibilidade!
Alguem sabe me dizer o que pode estar errado?
Valeu... abraço!

Banda SuperNova
Veterano
# mai/12
· votar


Primeiramente gostaria de agradecer o sobrevivente pois decidi transformar meu projeto de bateria de estudio em uma eletronica vendo os seus videos. nunca tinha visto esse topico e li ele inteiro hoje. Parabens pela iniciativa! estou só na parte de pintar a estrutura e fixar os pads.

Estou procurando um modulo para comprar (inclusive se algum tiver avise)

Gostaria de entender como funciona a parte de configurar os pads no modulo e no pc.
vlw abraço!

sobrevivente
Veterano
# mai/12
· votar


Banda SuperNova
Valeu mesmo mano, muito obrigado! Foi uma baita saga, mas valeu muito a pena. Cara, o módulo realmente foi chatinho de achar, mas vasculhando em fóruns por aí, principalmente nas seções de classificados, consegui achar o meu GM-PRO da Staff Drum.

Sobre a configuração dos pads no módulo, pretendo fazer uns vídeos mostrando como faz direitinho. Fiz um vídeo apresentando minha bateria, e ali explico por cima como que a batera funciona. Abraços!

Torinha10
Veterano
# mai/12 · Editado por: Torinha10
· votar


Como faço para postar fotos? Gostaria de mostrar uns pads que fiz? Eu tenho 3 módulos na minha bateria - um Volt, um TD-3 e um TD-10 Roland.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Bateria eletrônica caseira - é possível?