Bateria eletrônica caseira - é possível?

Autor Mensagem
trashit hc
Veterano
# fev/10
· votar


sobrevivente

Agora só me falta pegar um módulo com um bom custo x benefício, comprar os piezos e montar os pads.

vc acha que é fácil montar os pads, sem conhecimento em eletrônica?


Mas ainda resta a dúvida: esses triggers embaixo de uma capa de livro por exemplo, ele reconheceria as batidas numa boa?
acho que sim... o cara do video ai em cima num conseguiu?
vc também consegue.


o módulo é o mais fácil de achar, a questão é a marca que seja boa.

vou fazer essa pergunta a vc: será que da pra gravar uma demo com um ''bateria'' dessas caseiras?

valeu.

sobrevivente
Veterano
# fev/10
· votar


trashit hc

o módulo é o mais fácil de achar, a questão é a marca que seja boa.
Aí é que tá né, o que o Amok indicou é legal, mas seria bom tentar um usado mais barato.


será que da pra gravar uma demo com um ''bateria'' dessas caseiras?
Acredito que sim cara! Seria somente armar o track do multipista para gravar e sair tocando. Eu sei que tem como fazer a gravação tocando as peças do VST com o mouse, então nada impediria de você gravar com uma bateria caseira.

MauricioBahia
Moderador
# fev/10
· votar


Esse tópico tá bom hein!!!!

trashit hc
Veterano
# fev/10
· votar


sobrevivente

Aí é que tá né, o que o Amok indicou é legal, mas seria bom tentar um usado mais barato.
os preços no ML estão meios slagados...

um bom módulo é o módulo alexis DM5
só que mesmo usado ele é bem caro.

o que deve ser mais difícil, e ajustar o abrimento, e o fechamento do chinbal, do video que vc postou...
o cara usou uma caixa de DVD. hehehe

eu fiquei meio confuso ali.

MauricioBahia

Esse tópico tá bom hein!!!!

tá mesmo véio!!

sobrevivente
Veterano
# fev/10 · Editado por: sobrevivente
· votar


MauricioBahia
Tá esquentando! \o/

trashit hc
Acabei não vendo a tua pergunta sobre a soldagem dos fios para fazer os pads.

Pads: Eu acho que não tem segredo, de acordo com o tutorial daquele vídeo do Iapoque (peguei do fórum e-Batuque - tópico sobre o módulo eDrum) é só soldar os fios vermelho e preto do piezo no P10 fêmea, mais nada. Aí é só plugar o cabo P10 (piezo) > P10 (módulo). Um problema é que aqueles piezos que o Amok recomendou não possuem fios, será que eu poderia usar qualquer fio?

Módulo: Pois é, esse módulo vai dar o que falar. Acho difícil conseguir por menos que o módulo da Staff Drum que o Amok recomendou, a não ser montando ele, mas aí já viu. Mas o interessante que o Iapoque do vídeo falou que conseguiu um por R$250,00! Baita sorte! Mas esse Alesis que você está vendo possui sons de alguns kits, o que encarece um pouco o módulo. O Staff Drum GM6 é mais barato pois ele é somente um trigger-to-midi, sem som de kit.

Chimbau: Olha, pelo o que eu vi no 2º vídeo, tenho a impressão que ele somente fez um esquema para simular o barulho do chimbau quando se pisa ele, e não para controlar a abertura/fechamento dele ao tocar no pad. Me deu a impressão que, quando ele quer tocar com o chimbau aberto, ele toca mais forte no pad do chimbau, afinal de contas, o piezo é dinâmico. Sei lá, foi minha impressão!

Outro vídeo do Iapoque tocando uma música com a batera caseira + Superior Drummer. Presta atenção no chimbau, e me diga o que você achou (putz, me deu mais vontade ainda de ter uma batera caseira! =D):



trashit hc
Veterano
# fev/10 · Editado por: trashit hc
· votar


sobrevivente

Pads: Eu acho que não tem segredo, de acordo com o tutorial daquele vídeo do Iapoque (peguei do fórum e-Batuque - tópico sobre o módulo eDrum) é só soldar os fios vermelho e preto do piezo no P10 fêmea, mais nada. Aí é só plugar o cabo P10 (piezo) > P10 (módulo).
então deve ser fácil...

Um problema é que aqueles piezos que o Amok recomendou não possuem fios, será que eu poderia usar qualquer fio?
ai é que tá, vc não conhece nem um cara que entenda de eletrônica, pra dizer qual é o tipo do fio?

eu vi que vc fez algumas perguntas no video do iapoque no youtube, pergunta pra ele, pra ver se ele tira ''nossas'' dúvidas. hehehe

faltou ele explicar melhor algumas coisas.
embora ele já tenha prestado um serviço muito bom!!

Mas esse Alesis que você está vendo possui sons de alguns kits, o que encarece um pouco o módulo. O Staff Drum GM6 é mais barato pois ele é somente um trigger-to-midi, sem som de kit.
interessante!! não tinha percebido esse detalhe, valeu pelo toque!!

Outro vídeo do Iapoque tocando uma música com a batera caseira + Superior Drummer.
eu vi!! muito massa!!

Presta atenção no chimbau, e me diga o que você achou (putz, me deu mais vontade ainda de ter uma batera caseira! =D):
eu achei muito bom!!!
acho que ficaria interessante se ele tocase outros estilos mais agressivos, e mais rápidos, pra ver como ia ficar.
mais acho que dá pra tocar de tudo...

(putz, me deu mais vontade ainda de ter uma batera caseira! =D):
faça mesmo brother!!
mais cedo ou mais tarde eu vou colocar em prática esse projeto, não posso deixar passar essa!!

sobrevivente
Veterano
# fev/10
· votar


trashit hc
Tenho em mente em começar esse projeto ainda esse ano. Farei certinho o orçamento do que precisa e estarei começando assim que possível, a princípio com livros + piezos/cabos/plugs + módulo, depois faço em uma estrutura fixa.

Mas para isso, preciso tirar umas dúvidas. Socorro Amok! =D

> Preciso entender bem certinho o funcionamento de um módulo. Realmente é assim como eu tinha falado?

> Com esse módulo eu teria como usar dois bumbos, para poder brincar com umas levadas de metal por exemplo?

> Sobre o módulo que me foi indicado (Staff Drum GM6): ele possui 7 entradas mono e 2 estéreo e 1 entrada para acionamento de contra-tempo. As entradas estereo seriam para pads com 2 piezos? E o pedal de contra-tempo, para que serve?

> Quais fios que eu uso para fazer a solda dos piezos no plug P10 fêmea? Eu só sei que os fios são vermelho e preto.

Amok
Veterano
# fev/10 · Editado por: Amok
· votar


sobrevivente
Eu sumo por três dias e esse tópico bombando...
Seguinte: esses piezos são bastante frágeis, e é necessário protegê-los com alguma coisa. Normalmente se usam peças de EVA, mas qualquer capa dura de livro faz o trabalho. Não recomendo livros de capa flexível.
Os fios pra serem soldados nos piezos devem ser fios sólidos de baixa impedância. Fios telefônicos são perfeitos pra isso.Não precisa ser vermelho e preto. Normalmente não se usa diretamente o fio soldado ao piezo plugado direto no módulo. O que se faz é conectar o piezo a um jack P10 (fêmea) com fios telefônicos curtos (uns 10 cm) e fixar o jack no pad (ou livro, tanto faz). O piezo é fixado à capa dura com uma fita adesiva, por dentro. Só aí voce conecta o "pad" ao módulo através de um cabo comum de guitarra com plugs P10.
O que o módulo faz é mandar uma mensagem MIDI codificado como uma nota musical pro PC. Acho que o VST não reconhece automaticamente. Provavelmente o GM6 deve adotar o banco General MIDI no canal 10 de MIDI do Sonar. Então voce precisa abrir uma trilha MIDI, selecionar o canal 10 e torcer pro VST reconhecer.
Os pads "stereo" possuem 2 piezos servem pra simular caixa/aro e Cúpula/corpo de um prato. O pedal de hihat funciona assim: ele modifica o som que vai pra um determinado canal de trigger (no caso o de hihat): apertado, a nota (e consequentemente o som) é um. Solto, a nota é outra.
Você pode montar um cabo em Y pra aproveitar dois pads monos em um canal stereo pra ter dois bumbos. Ou usar um canal mono, sacrificando por exemplo um tontom. É só designar o som de bumbo pra aquele canal de trigger.
[ ]'s

sobrevivente
Veterano
# fev/10
· votar


Amok
Legal, então dá para colocar os piezos em livros de capa dura sem problemas, isso é muito bom. Falando nisso, só por curiosidade mesmo: aqueles piezos que você me recomendou são meio diferentes dos tradicionais ou é impressão minha? Parece ser um tecido que envolve todo o pad, ou é a mesma coisa daqueles de R$30 cada do ML que eu tinha colocado antes?

Agora eu entendi perfeitamente o esquema de solda e como o módulo funciona. Mas você disse que é necessário inserir uma trilha MIDI selecionando o canal 10 dele e torcer para que dê certo. Por um acaso, corre-se o risco de não funcionar? Fiquei com medo agora, hehehe!

Sobre as entradas estéreo, para usar caixa/aro por exemplo, eu teria que ter 2 sensores em um mesmo pad. O cabo que sai da caixa iria para uma entrada do canal estéreo e o cabo do aro iria para outra entrada do mesmo canal estéreo. É isso?

E sobre o controlador de hi-hat, vou ver se eu entendi. Aquilo que eu fizer na entrada que controla o contra-tempo vai refletir no canal do hi-hat? Você chegou a ver o 2º vídeo que eu postei aqui do Iapoque? Ele mostra como ele faz para controlar o hi-hat. No esquema que ele fez, ele deve ter colocado o sensor da capinha de DVD na entrada controladora do contra-tempo, não?

Obrigado!

Amok
Veterano
# fev/10
· votar


sobrevivente
Fiquei com medo agora
Relaxa. Se o VST não reconhecer automaticamente, o que acho dificil, voce vai precisar configurar nota por nota (ou trigger por trigger), mas de um jeito ou de outro acaba dando certo.

Os piezos que recomendei são os mesmos utilizados em qualquer pad de bateria eletrônica. Aqueles de 30 reais é que são diferentes, porque vêm encapsulados. Os que te passei são os piezos "pelados", por isso são tão frágeis.

Os pads estéreo usam cabos estéreo de 3 vias e a entrada do módulo usa 3 vias e interpreta 2 sinais diferentes. É meio como se voce ligasse dois piezos numa mesma entrada.

O hihat é isso mesmo que vc postou.

[ ]'s

sobrevivente
Veterano
# fev/10 · Editado por: sobrevivente
· votar


Amok
Tomara que eu não precise configurar nota por nota, pois pelo o que parece, no módulo GM6 não tem como gravar as configurações, ou seja, ao desligar o módulo teria que reconfigurar, mas quanto a isso sem problemas. Só estou tentando garimpar e procurar um módulo usado, será que eu conseguiria?

Mas é bom saber que não preciso me preocupar então, de um modo ou de outro conseguirei tirar um som dos pads com o EzDrummer.

Mais uma duvidazinha, e daí estarei pronto para botar a mão na massa: sobre as entradas estéreo, você disse que eu poderia fazer um cabo em "Y", usar 2 pads e fazer dois bumbos. Seria os dois cabos nos 2 pads e um cabo em uma entrada do estéreo.

> No esquema do cabo em "Y", a outra entrada estéreo ficaria inutilizada ou eu poderia pegar mais 2 pads , espetar nessa entrada que está sobrando e configurar uma outra peça?

> Eu poderia fazer o mesmo (cabo em "Y" + 2 pads) para uma entrada mono?

Cara, você está me ajudando MUITO! Muito obrigado.

trashit hc
Veterano
# fev/10 · Editado por: trashit hc
· votar


Amok
sobrevivente
Caras, vocês estão me ajudando MUITO! Muito obrigado. (2)


sobrevivente

qual quer coisa se vc conseguir um módulo, poste aqui!! quero ficar inteirado sobre o assunto todo, até quando vc fazer funcionar com os livros mesmos.

sobrevivente
Veterano
# fev/10
· votar


trashit hc
É isso aí cara, vou dar uma olhada em algum módulo que esteja dando sopa por aí, se não tiver jeito terei que pegar o que o Amok me indicou mesmo. E pode deixar que tentarei colocar o andamento da coisa aqui mesmo, desde a compra dos equipamentos até a fase de solda, testes, configuração, e tal. =]

Amok
Olha minhas últimas dúvidas lá! =D

Amok
Veterano
# fev/10 · Editado por: Amok
· votar


sobrevivente
O cabo em Y possibilita usar dois pads separados em uma entrada estéreo dos triggers. A outra entrada estéreo do módulo pode ser usada do mesmo jeito, se quiser. Você pode fazer um cabo em Y mono para um canal mono também, mas não acho uma boa ideia. Além de não possibilitar configurações separadas, pode haver problemas de falsos disparos.
Eu não sabia que o GM6 não tem memória pra configurações. Isso pode complicar um pouco as coisas. É possivel que os canais sejam pré-configurados para o patch de bateria genérica do canal 10 do "General MIDI" e não seja possivel mudar a voz de cada canal. Isso inviabiliza usar o canal estéreo pra dois bumbos porque esses canais são normalmente utilizados pra caixa e ride. Antes de sair montando o cabo em Y, sugiro que faça as conexões normais do módulo e entenda bem como funciona a "conversa" entre o módulo e o VST.

[ ]'s

Amok
Veterano
# fev/10
· votar


Ah, sim. Você poderia criar um blog pra publicar esse seu projeto. Eu teria o maior prazer em linká-lo em meu blog.
[ ]'s

DSoM
Veterano
# fev/10
· votar


Perdoem minha ignorância, mas piezo seria o componente que capta os impactos?

sobrevivente
Veterano
# fev/10 · Editado por: sobrevivente
· votar


Amok
Obrigado mais uma vez cara, valeu muito os esclarecimentos.
Achei a idéia do blog fantástica! Realmente ia ser bem interessante fazer esse projeto e reunir tudo em um blog, tudo fica mais organizado assim. Vou ver a viabilidade da coisa e vou ver se faço ou não. E muito obrigado pela disponibilidade de linkar o meu projeto no seu blog, fico muito grato. =]

Amok
Veterano
# fev/10
· votar


DSoM
Isso aí. É basicamente um transdutor eletromecânico baseado em um cristal piezoelétrico. Esses cristais são capazes de gerar corrente elétrica quando submetidos a pressão ou impacto. Dá pra dizer que o piezo é o "captador" do pad.

[ ]'s

Amok
Veterano
# fev/10
· votar


sobrevivente
Eu acharia mais interessante se você escrevesse o blog ao mesmo tempo que fosse construindo a bateria. Os erros e eventuais dificuldades do projeto tornam a blogagem uma experiência mais interessante. Se voce simplesmente publicar o que deu certo somente ao final, o blog vai ser só mais um manual DIY como tantos outros.

[ ]'s

sobrevivente
Veterano
# fev/10 · Editado por: sobrevivente
· votar


Amok
Saquei, como se fosse um diário do projeto. Farei isso! Vou dar mais uma garimpada para ver um módulo mais barato, se não achar vai o que você me indicou mesmo.
Vou ver também a viabilidade desse projeto, pois eu estava querendo montar uma bateria para eu brincar, mas o principal motivo era ter alguma coisa legal para o meu irmão treinar, já que ele é o batera da minha banda. Mas ele ultimamente não anda muito interessado, por isso as vezes fico com medo de montar algo legal e ficar jogado as traças aqui. Enfim, verei e manterei a todos informados. Valeu mesmo Amok! \o/

trashit hc
Veterano
# fev/10
· votar


sobrevivente

por isso as vezes fico com medo de montar algo legal e ficar jogado as traças aqui.

fica não!! eu compro de vc!! hehehe

sobrevivente
Veterano
# fev/10
· votar


trashit hc
Desanimado ou não eu acho que vou acabar fazendo sim. Mas qualquer coisa eu vendo ele pra ti, pagando bem... hehehe! =]

Amok
Veterano
# fev/10
· votar


sobrevivente
Acho muito pouco provável que fique às traças. Se seu projeto ficar legal, vai ficar muito fácil de vender se seu irmão não usar. A bateria eletrônica é a melhor solução para estudar bateria pra quem mora em apartamento. Como os modelos comerciais são muito caros, quando surge algo acessível, vende fácil. Tou aguardando teu blog/diário.

[ ]'s e sucesso na empreitada.

trashit hc
Veterano
# fev/10
· votar


sobrevivente

Desanimado ou não eu acho que vou acabar fazendo sim. Mas qualquer coisa eu vendo ele pra ti, pagando bem... hehehe! =]
qualquer coisa, a gente ver como fica.

sucesso, e boa sorte!!


Amok

Acho muito pouco provável que fique às traças. Se seu projeto ficar legal, vai ficar muito fácil de vender se seu irmão não usar. A bateria eletrônica é a melhor solução para estudar bateria pra quem mora em apartamento. Como os modelos comerciais são muito caros, quando surge algo acessível, vende fácil.
tens toda razão brother!!!

abç.

Thiago Yoshiki
Veterano
# fev/10
· votar


Pads de borracha têm menos rebote do que peles mudas numa bateria acústica, alguém já teve a idéia de fazer uns aros e colocar peles mudas nele? Acho que o rebote seria parecido com o das Rolands mais modernas (somente pads de tambores).

trashit hc
Veterano
# fev/10
· votar


Thiago Yoshiki

Pads de borracha têm menos rebote do que peles mudas numa bateria acústica, alguém já teve a idéia de fazer uns aros e colocar peles mudas nele? Acho que o rebote seria parecido com o das Rolands mais modernas (somente pads de tambores).

eu já tive umas ideias parecidas brother, a questão é o que usar pra fazer uma peça que não existe...
tipo esse aro que vc falou.


valeu.

Thiago Yoshiki
Veterano
# fev/10
· votar


trashit hc

Sei lá XD

Quando pensei em fazer isso tive a idéia de usar carcaças de alto-falantes, pois são padronizados e da pra encaixar facilmente em algum suporte, ou então ir num ferro-velho e procurar alguma barra de aço e retrabalhar para ficar o mais próximo de um aro.

Têm também uns aros avulsos no Bateraclube.com...

Thiago Yoshiki
Veterano
# fev/10 · Editado por: Thiago Yoshiki
· votar


*EDIT - POST DUPLO*

sobrevivente
Veterano
# fev/10 · Editado por: sobrevivente
· votar


Amok
trashit hc
Valeu pessoal, eu dei uma desanimada, mas vi o vídeo do Iapoque denovo, e somado ao incentivo de vocês, decidi tocar esse projeto. =] Nunca fiz um blog, mas já estou preparando, e estou achando muito divertido fazer um. Em breve eu posto o link aqui!

Thiago Yoshiki
Achei interessante a preocupação com o rebote, pensarei nisso. Não achei esses aros avulsos que você falou, poderia passar o link? Só que uns aros + peles acho que encareceria um pouco a coisa.

Que outro tipo de material daria um rebote legal?

Amok
Veterano
# fev/10 · Editado por: Amok
· votar


sobrevivente
Vai de pad de borracha, véio. Um livro de capa dura com uma capinha de EVA (tipo mousepad) já faz o serviço muito bem.
Um tambor virtual é muito trabalhoso. Eu vi em algum lugar usarem tecido comum (tipo jeans) numa armação para bordado. Você pode usar tamborins, mas as peles precisariam ser modificadas de algum modo pra ficarem mudas.

[ ]'s

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Bateria eletrônica caseira - é possível?