Sonoridade X Medidas(duvidas)

    Autor Mensagem
    7Mick
    Veterano
    # jul/09


    bom pessoal, meu primeiro topico aqui... gostaria de dizer a principio q ainda nao sou baterista apesar de ja tocar alguma coisa, na verdade sou guitarrista mas tb sou muito chegado numa batera e toco sempre q possivel em ensaios e afins...
    pretendo ao fim do ano comprar uma bateria, e que seja boa suficiente pra q eu nao precise troca-la futuramente.
    tenho muitas ideias na cabeça, principalmente de medidas mas ai q entram as duvidas, eu sei q quanto maior o tom/surdo/bumbo, mais grave, porem nao faço ideia da diferença do som em relaçao a profundidade! isso tambem vale pra caixa tb em relaçao a medida do aro, pois todas as q toquei sao aro 14".
    entao venho aqui pedir a ajuda de vcs para q eu possa entender como funciona a medida da bateria e tb dicas sobre compras mediante as medidas q eu pretendo ter.

    vou especificar bem pra vcs me ajudarem...
    o produto final do projeto de bateria q eu tenho em mente seria algo como:

    tons montados em trave: 10, 12, 13
    surdo de chao: 16 e 18
    bumbo: 22 ou 20
    pratos: sabian b8(ou algum outro de boa qualidade)
    pedal: tama iron cobra duplo

    as possibilidades q me passaram na cabeça foi:
    comprar alguma bateria com tons 12 e 13, e surdo 16 e depois comprar separado os 10 e 18 ou entao encomendar.
    as marcas q me passaram pela cabeça foram adah e rmv devido boa qualidade, bom preço e por serem nacionais, q fica mais facil contatar a empresa e comprar caso seja encomenda por medida.
    e pensei na odery tb mas acho q essa ficaria muito cara...

    minha ideia eh gastar cerca de 5mil, podendo passar um pouco, mas vai levar mais tempo pra juntar e ja fica meio tenso gastar tanto assim...

    mas se for pra encomendar, ficam todas as duvidas em relaçao a profundidade dos tons e caixa... e em relaçao ao bumbo, acabo de ler um topico onde a maioria das pessoas comentam q o bumbo de 20 eh melhor, enquanto eu simplesmente pensava no de 22 por ja estar acostumado a soh tocar em 22(o mesmo vale pra medida da caixa, soh toquei em 14 e a maioria na mesma profundidade)

    os estilos q pretendo tocar: metalcore, deathcore, new metal e deathmetal.

    entao eh isso, espero q vcs possam me ajudar a entrar de cabeça nesse novo mundo =]

    7Mick
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    mais uma observaçao q acabei esquecendo...
    nao faço ideia de q madeira escolher!
    mesmo ja tendo visto os videos da rmv um monte de vezes nao consigo distinguir bem as diferenças...
    esse eh o tipo de coisa q soh conseguiria fazer testando mesmo, mas isso nao vem ao caso de encomendar.

    Amok
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    7Mick
    Estas medidas que vc tem em mente sao relativamente exóticas. Nos kit de série mais encontrados atualmente, tons de 13 e surdo de 18 são muito dificeis de encontrar.
    Montar um kit por partes também é complicado. Eu fiz isso com minha Pearl, atingi meu objetivo, mas foi muito dificil, demorado e custoso. As baterias de série não possuem peças extras à venda, com exceção da RMV Concept.
    Acho melhor que esse kit que vc projetou seja feito sob encomenda. Os fabricantes custom que conheço são a Odery, a RMV, a Maxter Drums, a Fischer e a Luthier do Tibério. A Odery, a Fischer a Luthier estão há bastante tempo no mercado. Essa solidez dá mais confiança para ampliar o kit aos poucos sem o risco de o fabricante fechar e vc ficar com seu kit incompleto, ou com cara de Frankenstein.
    Os estilos que voce escolheu praticamente exigem dois bumbos. Um pedal duplo não vai aguentar o tranco.
    Sobre o tamanho e profundidade: tambores mais profundos geram um som mais encorpado e toleram melhor baixas afinações, o que é mais adequado para metal. Os chamados "power tons" (tambores com profundidade igual ao diâmetro) saíram de moda. Eu recomendaria pesquisar um pouco sobre o setup de seus bateristas preferidos para descobrir a profundidade adequada de seus tambores.
    A caixa e bumbo já são um caso à parte. Os bateristas de metal modernos tendem a adotar um timbre de caixa mais agudo e com muito ataque. Esse som é obtido com caixas "piccolo" de 13" ou até 12" com profundidades que variam entre 5" e 6,5". Joey Jordison, por exemplo, usa uma caixa 13"x6,5".
    Os bumbos pra esse estilo são preferencialmente de 20" porque permitem uma afinação que valoriza o "kick", com um timbre menos grave. Isso é importante, pois bumbos maiores geram subgraves que embolam o som da banda quando se mistura com a parede sonora de guitarras/baixo. Pra metal rápido, o bumbo precisa estar mais agudo, senão o som fica um tanto ruim.
    Meu blog tem alguumas informações adicionais sobre cascos. É só clicar em "cascos" na nuvem á direita.
    Qualquer duvida, é só postar.

    [ ]'s

    Amok
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Em relação à madeira, acho que birch, bapeva e teca são boas opções. Pinho de araucária é uma boa segunda opção e maple também, se não fosse o preço. Não recomendaria kits em basswood.

    [ ]'s

    7Mick
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    obrigado pela rapida resposta, tirarei um tempo amanha pra olhar seu site e pesquisar mais...
    mas uma coisa nao concordo com o q vc disse, a maioria das baterias a venda aqui na minha cidade e onde eu costumo ver na net, a config eh 12, 13, 16, 22 e 14, ou seja, tom de 13 ainda sendo vendido...
    e sobre o fato de ser dificil conseguir achar tal configuraçao, a adah vende somente kits de tambores nas medidas especificas, e acredito q a rmv tb deve ter ou pelo menos pra encomendar.
    resta saber se sao realmente bons e valem a pena.
    sobre o pedal, fica inviavel usar 2 bumbos pro espaço q eu tenho e esse pedal eh bom suficiente, aguenta o tranco sim!
    o batera da minha banda usa um mapex bem ralé a anos e nunca deu problema, imagina um iron cobra...

    entao, vc acha q da pra montar uma boa bateria assim com 5mil?
    vou pesquisar sobre as profundidades e volto a postar, e quando tiver o projeto concluido vou procurar entrar em contato com alguns fabricantes pra fazer orçamentos.
    lembrando q os pratos custam cerca de 1mil e o pedal tambem, restando entao 3mil pra bateria.

    Amok
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: Amok
    · votar


    7Mick

    Acho que me expressei mal: eu quis dizer que num kit que possua um tontom de 10", é muito dificil contar com um tontom de 13" Os kits 12/13/16/22 cx14 são bem tradicionais e fáceis de encontrar. Em geral são kits antigos ou de segunda linha. Sei disso porque o meu começou assim. Eu falei da raridade porque os kits com mais de 2 tontons vendidos prontos (RMV, Michael, Ludwig, Mapex) praticamente aboliram o tom de 13". Em compensação, adotaram um surdo suspenso de 14".

    Eu realmente me esqueci da Adah. As Classic Wood são bateras de qualidade muito boa, mas eu não sabia que eram vendidas de forma customizada. Com 3K o orçamento fica apertado pra um kit do tamanho que vc pretende, mas talvez dê pra uma Maxter ou uma Luthier.

    [ ]'s

    7Mick
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    ah sim agora entendi xD
    eh verdade, sempre q tem tom 10, o normal eh set 8, 10, 12, 14, 16.
    mas a questao eh q eu nao pretendia usar 3 tons nao, soh 2 mesmo ta de bom tamanho. colocaria um terceiro soh se sentisse necessidade...
    fui pesquisar sobre os bateristas q eu gosto e fui logo no q eu mais gosto, chris adler do lamb of god.
    ele usa 10, 12, 16, 18, bumbo 22 e a caixa dele acho q eh 12 ou 13, mas eu nao gosto do som dela...
    o lance mesmo eh montar pra mim 2 tons e 2 surdos mas em vista q ele usa 10 e 12 fiquei na duvida do q seria melhor.

    o q vc sugere?
    e sobre a questao de comprar ou encomendar vc acha q realmente passa os 3mil?
    ai fica foda =/
    eu pretendia manter entre adah, rmv ou odery pois as demais sitadas eu desconheço...
    vou entrar em contato com as marcas pra fazer um orçamento.
    mas ai preciso me decidir e queria saber sua opniao quanto a tons 12 e 13 ou 10 e 12 e sobre as profundidades dos tons.
    e sobre bumbo 20 ou 22 tb. e a caixa xD
    qual o lance do som x medida da caixa?
    eu tinha pensado em 14 mesmo por nao sacar muito as diferenças das caixas mas se der pra ser melhor neh...

    trashit hc
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Amok

    cara seu blog vai ser útil sim! pelo menos pra mim!

    só nesse post que vc fez me ajudou muito! em relação tamanho de caixa e bumbos, pra tocar estilos mais pesado.

    eu também não sou baterista, eu tento tocar guitarra, hehehe mais já toquei batera! e até hoje tenho muita vontade de tocar!

    eu pesquiso sobre bateria em razão da minha banda, pra gravar o melhor possível e tal...

    abç.

    7Mick

    peguei carona no seu tópico mais eu tinha umas dúvidas parecidas!

    Amok
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: Amok
    · votar


    7Mick
    O problema está nas medidas que voce pretende ter. Eu tenho quase certeza que não existe kit em série com estas medidas, aí tem que ser custom mesmo. E baterias custom são caaaras...
    Se voce abrir mão por enquanto do surdo de 18" aí fica fácil achar kits de 10, 12, 14, 16 na faixa de preço que vc deseja. Uma boa sugestão seria a RMV Concept X7, que já via à venda nessa configuração por pouco mais que 2K. Veja com o Goedert do Batera clube quanto sairia um kit desse mais um surdo custom de 18". Acho que aí cabe no orçamento.

    trashit hc

    :)

    Manter um blog ativo exige um certo esforço pra manter alguma qualidade. Comentários como o seu é que dão ânimo pra continuar o trabalho.

    [ ]´s

    7Mick
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    eu havia pensado em comprar uma batera de 12, 13, 16, 22 e ai colocar mais um surdo de 18.
    mas ai ja mudei de ideia em relaçao os tons e bumbo...
    realmente nesse caso eu iria mandar fazer... com 3mil nao da? eu sei q odery realmente nao mas sera q a rmv ou adah nao fariam custom assim?
    eu tb cogitei a possibilidade de pegar uma dessas rmv concept soh q a maioria delas vem com tom 8 ou surdo 14 q eu nao pretendia usar e q ninguem vai querer me comprar isso, esse eh o problema...

    Amok
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    7Mick
    O surdo de 14 realmente é osso, mas existem configurações da X7 sem o tom de 8". Os kits fabricados em série são bem mais baratos sem necessariamente serem piores. Você que é guitarrista, sabe a diferença entre uma guitarra de série e uma feita por luthier. É por aí. Se vc pensar, o que vc tá querendo é algo como pedir pra Tagima fazer uma guitarra seguindo suas especificações.
    3K é uma verba apertada pra um kit 100% Custom do tamanho que voce postou, mas acho que o unico jeito de saber é tirando um orçamento com os fabricantes.
    [ ]´s

    7Mick
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    pode crer, vou dar mais uma olhada no site da rmv q era minha opçao principal...

    mas entao, me da uma ultima ajuda quanto as medidas soh pra eu tirar um orçamento e sobre a madeira...
    achei interessante a cedro rosa(vi no site da adah) mas nao saco nada de madeira pra bateria...

    entao o kit seria:
    tons: 10, 12
    surdo: 16, 18
    bumbo: 20
    caixa: acho q 14 mesmo.
    um batera q eu curto a caixa eh o do as i lay dying, a dele eh de 14x7, o q vc acha?

    7Mick
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    um video interessante caso alguem tenha as mesmas duvidas q eu(pelo menos em relaçao a caixa)
    http://www.youtube.com/watch?v=qbsVsfiOVyM
    a q eu mais gostei dai foi a 13x7 maple fortune custom.

    outra parada pra analizar, o set do chris adler, meu baterista preferido:

    # 10x9" Tom
    # 12x10" Tom
    # 16x16" Floor Tom
    # 18x16" Floor Tom
    # 22x18" Bass Drum (x2)
    # 12x5.5" Chris Adler Signature Black Panther Snar

    tirando a caixa q eu definitivamente nao gosto, o q vc tem a dizer?
    http://www.youtube.com/watch?v=ZKNMnIiTkvk
    video da caixa

    Amok
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    7Mick
    O projeto pro seu kit é bem personalizado mesmo. Não conheço nenhuma marca que produza essa configuração em série.
    O kit do Chis Adler possui tontons profundos (embora não seja power), um bumbo bem grave e uma caixa aguda pros blast beats. Eu li que ele não triga o bumbo, portanto deve usar uma afinação mais alta, daí, o uso de um bumbo maior.
    A minha caixa é uma Luthier 14x6,5 fabricada em cedro rosa. Vc pode ouvi-la abaixo:



    [ ]'s

    Amok
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    O video do carinha tocando várias caixas é muito interessante. Pra vc ver como caixa é questão de gosto, eu preferi o som da primeira. Não é porque é DW, não.

    Eu estou muito interessado nas novas caixas power piccolo. Embora eu não curta Slipknot nem caixas de metal, achei fantastico o som da caixa Joey Jordison Signature.

    [ ]'s

    jucasambora
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Olá pessoal, estou retornando com este tópico pq não quero abrir outro, e neste já estão falando do assunto.

    O que acontece é que sou guitarrista e não saco nada de bateria, e um baterista amigo meu, que não tem intimidade com internet, pediu pra eu pesquisar sobre caixas piccolo pra ele... ele quer comprar uma, mas gostaria de saber sobre a diferença de metal e madeira, tamanhos e sonoridade, preços (custo/benefício), comprar aqui no Brasil é vantagem, ou lá fora é uma boa?

    Podem me dar um help nisso?

    Amok
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    jucasambora
    Essa sua pergunta tá meio genérica e a resposta é muito extensa. Existem piccolos de tudo quanto é tamanho, e o som também varia muito. Normalmente as piccolo são feitas de madeira. Normalmente, quanto menor o diâmetro da caixa, mais aguda é a afinação da pele. Quando mais rasa, mais resposta de esteira e menos peso. Eu pessoalmente gosto de power piccolos, caixas mais "quadradinhas". Tenho uma 12x7 da Pearl cujo som adoro e não hesitaria usar como caixa principal.

    [ ]'s

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sonoridade X Medidas(duvidas)