Ajuda com Afinação da Caixa

    Autor Mensagem
    BrunoYudi
    Veterano
    # jul/09


    Bom, eu sei que já existem vários tópicos sobre esse assunto da afinação da caixa, mas gostaria de uma ajuda mais específica..
    Seguinte tenho uma caixa Mapex 14, e tenho alguns problemas, 1 que eu não consigo o som que eu desejo um som seco assim, e outro problema que a caixa faz um som estranho tipo um zumbido no final ( isso seria os harmonicos? ) ,e gostaria de saber tb se a pele de resposta se eu aperto ela mais que a de ataque fica como o som ?e o oposto ?, minha esteira está total esticada já, nesses dias eu tirei as peles, a esteira tudo e colquei, mas ta com esse zumbido, não sei o que faço...bom pra ter um exemplo de mais ou menos como eu gostaria do som da minha caixa vai um vídeo do baterista do strike, deixo bem claro que não pago um pau no som dele nem nada, mas vi esse vidinho e é próximo do som que eu queria deixar minha caixa http://www.youtube.com/watch?v=1tnOA9BKMDo&feature=related

    Amok
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    BrunoYudi
    Tenha em mente que caixas diferentes possuem sons diferentes. Não dá pra tirar um som de uma caixa que custa Us$ 1200,00 com uma caixa de R$350,00. E o contrário também é válido.
    Agora escreva um pouco mais sobre sua caixa (modelo, corpo, peles) e depois grave e hosteie um som dela. Aí depois a gente conversa.

    [ ]'s

    BrunoYudi
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Bom, minha caixa é da mapex, series venus 504A
    a pele eu ainda uso a mesma que veio, é uma da remo, porosa, a questão é que eu queria mais dicas de afinação pra deixar o som PARECIDO com essa, assim do modo de deixar esteira, a resposta mais apertada ou menos apertada, o ataque muito apertado, ou não, médio...dicas desse tipo....também não quero deixar o som IDENTICO ao do vídeo, foi só um exemplo, não quero comparar uma caixa 'lixo' com uma 'fodona'

    Amok
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    A caixa do video está com uma afinação média, com muito pouco abafamento e pouco som de esteira. É uma caixa profunda, provavelmente com 6,5", em madeira.
    Vai ser dificil voce obter esse som se sua caixa for de 5,5".
    Voce pode tentar o seguinte:
    Tente uma pele porosa de filme duplo ou uma pele porosa grossa tipo Powerstroke, um abafamento bem leve e afinação médio-alta. Use uma esteira com poucos fios (de10 a 14) com alta tensão. A pele de resposta fica com tensão um pouco mais alta que a de ataque.
    Use um tapete grosso para apoiar a estante da caixa e faça a microfonação por cima dela.
    Boa sorte.
    [ ]´s

    BrunoYudi
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    puts eu não sei a profundidade com a caixa, ela não é tão profunda nem rasa, é média, como eu meço ela ?

    Hmm eu tava penasndo em comprar peles novas para os tons, já aproveito e compro pra caixa então, obrigado pela ajuda aí !

    ahh a esteira bem esticada então ?

    Amok
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    A profundidade da caixa é a distãncia entre as peles. Use uma fita métrica em polegadas para medir a distancia entre uma borda de aro e outro. Depois desconte as elevações dos aros em relação à pele.
    A esteira com tensão alta deixa o som mais seco e valoriza o som da pele de ataque.
    Quando tiver feito os ajustes, vê se posta uma amostra aí.
    [ ]'s

    Slade
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: Slade
    · votar


    Gostei do tópico
    Gostaria de deixar um som seco, próximo ao utilizado em bandas como Guns N'Roses e Skid Row e bandas semelhantes (ou o mais próximo disso que minha humilde caixa possa chegar...), como recomenda?

    Minha caixa é 12"x4,5", Remo porosa

    exemplo: http://www.youtube.com/watch?v=RUCjY-5qNo4
    gostaria de conseguir fazer minha caixa ficar mais próximo a isso

    BrunoYudi
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Obrigado pela ajuda aí hein :)

    eu consegui um som meio parecido e tal, pelo menos um som que me agradou, não troquei de pele ainda, creio que ainda vá melhorar, mas assim, quando eu toco no centro da caixa o som sai perfeito, mas quando eu toco um pouco fora do centro perto das bordas sai um som bem feio. Esse é o chamado harmonico que todos falam ?que todos tentam tirar e tals? e tem alguma dica de como eliminar? eu colei fitas nas bordas mas não adiantou ainda x.x

    Amok
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: Amok
    · votar


    Slade
    12" x 4,5" !? certeza ?
    Se for isso mesmo, voce está com uma caixa piccolo nas mãos. Cara, o que vc tá pedindo é algo como "meu carro é um Uno Mille. Eu queria competir no Paris-Dakar. Como é que eu preparo o carro ?" No seu caso, só trocando de caixa.

    BrunoYudi
    quando eu toco um pouco fora do centro perto das bordas sai um som bem feio.
    Isso é relativo. Tente fazer um press roll no centro e nas bordas. O press roll fica muito melhor quando executado nas bordas.
    Essa zona central onde o som é "bonito" é conhecida como "sweet spot". Quanto mais bem construída (leia-se "mais cara") for uma caixa, maior é essa zona. Em caixas de menor custo, o jeito é treinar pra tocar sempre bem no centro, o que aliás todo bom baterista faz, em todos os tambores.
    Se voce tentar ampliar muito a sweet spot com abafamento, vai acabar matando demais os harmônicos e sua caixa vai soar sem personalidade, seca demais e sem graça. Isso pode até ser util quando se faz microfonação proxima, mas isso é outro papo.

    Esse é o chamado harmonico que todos falam ?que todos tentam tirar e tals?
    Os harmônicos fazem parte do timbre geral da caixa. São basicamente aquele "tuiiim" que a caixa faz quando é tocada sem abafamento e com a esteira desligada. Caixas com harmônicos em excesso realmente soam desagradáveis, mas retirá-los totalmente deixa o som absolutamente sem graça.
    Coloque um som de sua caixa aí que te digo se tá legal.
    [ ]´s

    BrunoYudi
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Hmm, entendi, o pior que antes de eu encanar com esse negócio de afinação da caixa, eu não lembrava de ter esse barulho chato, tipo Tiin, nas bordas, em tão excesso ,se for era soh bem perto da borda msm, aqui batendo um pouco fora do centro já ta fazendo esse som x.x
    mas blz, vo ver se gravo o som pra te mandar, e obrigado denovo por estar ajudando com paciencia e tudo, vejo que vc entende bastante do assunto ^^
    mais tardar amanhã já posto o som aqui, prefere que eu hospede aonde ?

    Amok
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    BrunoYudi
    prefere que eu hospede aonde ?

    No 4shared, se possivel. Lá tem um plyaer online que facilita pra ouvir.

    [ ]´s

    Amok
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    BrunoYudi
    antes de eu encanar com esse negócio de afinação da caixa, eu não lembrava de ter esse barulho chato, tipo Tiin, nas bordas, em tão excesso ,se for era soh bem perto da borda msm, aqui batendo um pouco fora do centro já ta fazendo esse som x.x

    O mais provável é que voce está desenvolvendo um ouvido melhor pra afinação.

    [ ]´s

    BrunoYudi
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: BrunoYudi
    · votar


    cabei de fazer, ve se abre aí
    e percebe o somzinho chato que sai no final, quando eu não toco no 'meio', centro...fica um PLAM bem chato no final...
    http://www.4shared.com/file/120366031/f12e08a9/caixa.html

    e esse sweet spot pode estar, bastante limitado, pelo fator de a pele estar velha, ou má afinação ou coisa assim? ou só pelo tipo da caixa mesmo ?

    BrunoYudi
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: BrunoYudi
    · votar


    cara, fiz uma experiencia...coloquei um paninho entre a pele de resposta e a esteira, bem do lado, e ficou o som até parecido com o vidinho, fico legal, mas sinto que agora falta um pouco de som da esteira, olha como ficou !
    http://www.4shared.com/file/120369617/7695a3fa/caixa2.html

    lembrando que gravei com mic de pc então já sabe a maravilha da qualidade né :p

    Amok
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    BrunoYudi
    Achei a afinação da pele de ataque muito baixa. Experimente subir a afinação cerca de 1/2 a 1 volta em cada parafuso. Mantenha os feltros. Não mexa na pele de reposta por enquanto.
    Pele velha e afinação baixa resultam em um sweet spot menor sim. Outras coisas que podem gerar esse ruido do primeiro áudio é esteira com problemas (tensão desigual entre os fios, um fio mais "mole" que outros) ou tensão muito baixa na esteira.
    Dica pra melhorar a qualidade de gravação: no controle de áudio do windows é possivel ajustar o nivel de gravação do microfone. Ajuste o nivel para bem baixo (entre 5% e 10%). Isso diminui o risco de clipagem ao se gravar sons muito altos.

    [ ]'s

    Amok
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Ah, sim, esqueci de dizer: no meu blog eu postei um video de Bob Gatzen sobre afinação de caixa. Se voce ainda não viu, confira.

    [ ]'s

    TaRsOmOrEnO
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    iai Amok

    cara vi seu blog esta muito loco....aproveitei e passei no seu orkut rsrss...sua batera está muito loucaaaa veii .......um dia chego numa dessas :D

    aproveitando a deixa do orkut...queria saber o q os aros q vc citou " na foto do orkut ", tem d melhor que o outro ?

    voltando ao assunto do topico ! muito show as dicas de afinação ...tambem tenho muita duvida de afinar a caixa, vou pela sonorização e não pela tecnica de saber o que estou fazendo rsrss.....vou utilizar seu blog para pegar algumas dicas !!

    ah uma outra pergunta, vi no seu blog tambem q você se dedicar a estudar materias e tudo o mais sobre baterias,hoje em dia, você faz o que da vida ??é musico ?
    pergunto por que em todos os assuntos daqui do forum você esta presente,e ajudando a galera toda aqui.. vlw cara abração e parabens pelo trabalho aqui no forum e pela batera linda!!

    Amok
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    TaRsOmOrEnO

    Obrigado pelos comentários.

    queria saber o q os aros q vc citou " na foto do orkut ", tem d melhor que o outro ?

    São aros die-cast em latão maciço. Estes aros controlam os harmônicos melhor que os aros estampados, mas ainda mantém algum brilho, ao contrário dos aros die-cast convencionais em Zamac. E são dourados, o que dá um diferencial no visual...

    Eu não sou músico profissional, não. Felizmente, tenho um bom emprego e ás vezes me sobra algum tempo para aprender mais sobre bateria, que é um instrumento pelo qual sempre tive atração. Depois de muitos anos acumulando conhecimento a respeito do instrumento, resolvi compartilhar um pouco, daí a idéia do blog. Fico feliz em saber que o blog está ajudando.

    [ ]'s

    TaRsOmOrEnO
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Amok

    hum intendi...eles realmente dão um destaque...comecei a imaginar o som d aro da caixa ,deve ser loco,toco muito aro d caixa na linha pop mpb reggae...abraço man tamo junto !!
    tarso moreno!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda com Afinação da Caixa