gravação bateria triggada? ou microfonada?

    Autor Mensagem
    trashit hc
    Veterano
    # abr/09


    galera, estou querendo gravar uma demo da banda que eu toco.
    seria melhor gravar a bateria microfonada?, ou pelo menos triggar o bumbo e a caixa, e microfonar o resto?

    qual dessas duas opções seria a melhor?

    minha preferência é por bateria triggada!

    eu sei que triggar a bateria toda seria uma boa! mais fica mais caro, e não temos condições.


    quem puder me ajudar eu agradeço.

    trashit hc
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    up

    Vini Ulrich
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    calma kra, nao prefiza fika dando up..
    qndo o pessoal entra eles respondem ;]

    [nao vo responde pois nao intendo mtu d microfonaçao..]

    Amok
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    trashit hc
    Isso vai depender do estilo que vc toca. A trigagem geralmente funciona melhor em estilos eletrônicos (trance, drum´n' bass, synth pop, tecno, etc) ou em estilos com bumbo muito rápido (thrash, speed, Death, melódico, etc.) Nesse segundo grupo, a trigagem fica melhor se restrita aos bumbos. Trigar caixa só é aconselhavel em pop ou em músicas onde o backbeat é bem marcado e não há muita necessidade de explorar dinãmicas mais sofisticadas. Quanto aos tontons, vale a pena trigar se o som deles for muito ruim e se você não usa muito drag neles.
    A vantagem de trigar é a facilidade em obter uma boa sonoridade, mas pode haver um pouco de latência (atraso) se o módulo não for de boa qualidade. O bumbo e a caixa são relativamente difíceis de microfonar e geralmente pedem bastante processamento na pós-produção (compressão, Eq, reverb, gate) pra chegar num som adequado. trigando o som ja tá pronto. O que pega é ajustar a sensibilidade do módulo e dos triggers pra evitar crosstalk sem perder sensibilidade dinãmica.

    [ ]´s

    Slash_1989
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    oq seria triggar?

    Amok
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Slash_1989

    Trigar é fazer uma conversão do sinal acústico de um tambor para um sinal MIDI que pode ser processado de diversas formas. A trigagem oferece várias vantagens (variação grande de timbres, ausência de resposta dinâmica, o que é bom pro bumbo), mas é um processo caro pois exige além dos triggers (transdutores que convertem a vibração da pele em sinal elétrico), de um módulo que converta o sinal analógico em digital e de um sintetizador de percussão. A maioria dos módulos atuais possui circuitos que integram tanto o conversor A/D quanto o sintetizador.

    [ ]´s

    trashit hc
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: trashit hc
    · votar


    Amok

    vc pode me explicar mais sobre: onde o backbeat é bem marcado e não há muita necessidade de explorar dinãmicas mais sofisticadas.
    e se você não usa muito drag neles. O que pega é ajustar a sensibilidade do módulo e dos triggers pra evitar crosstalk sem perder sensibilidade dinãmica.

    porque eu não sou o baterista da banda, eu sou guitarrista, e o mais curioso da banda! e também gosto muito! de mexer com gravação, mixagem e etc...

    o nosso estilo é puxado pro hardcore californiano década 90 e metal.
    eu gosto muito! das gravações dessas bandas. pennywise, strung out, nofx, pantera, fear factory e por ai vai... a maioria das bandas gringas gravam com bateria triggada. então, eu gosto de tirar o melhor póssivel do que está ao nosso alcance.

    vou colocar um link de uma música. pra vc ter uma ideia do som de bateria que eu gosto.

    link: http://www.4shared.com/file/97505557/9d9655c/01_Strung_Out-Analog-UpQ. html

    nós vamos gravar a beteria no estúdio, e o resto vamos tentar gravar em casa mesmo. porque não temos grana suficiente. e gravar tudo de uma vez, eu acho que não vai ficar bom... nesse estúdio não tem nenhum amp bom, os amp são muito ruins!

    valeu pelas dicas. ajudou muito!

    abs.

    Amok
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    trashit hc
    eu não sou o baterista da banda, eu sou guitarrista,
    Vc deveria ter dito antes. Eu explicaria de modo mais simples. O uso de triggers é legal pro baterista que toca com volume constante e não usa muitas técnicas com toques leves pra enriquecer o som (o drag é um deles; ghost notes são o nome oficial destes efeitos).

    Para saber mais sobre bateria eletrônica, confira em http://forum.cifraclub.com.br/forum/6/87595/p4#2627738.

    O tipo de sonoridade que vc postou é compativel com o uso de triggers no bumbo. O resto é microfonagem mesmo.
    O estúdio tem todo o equipamento pra trigagem ?

    [ ]'s

    trashit hc
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Amok

    no estúdio tem todo equipamento. só que fica mais caro! por isso que nossa intenção era triggar só o bumbo e a caixa. mais como vc falou, o melhor a se fazer é triggar só o bumbo. eu acho...
    se complicar muito... o jeito e gravar microfonado mesmo.

    abs.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a gravação bateria triggada? ou microfonada?