Notificações Amigos pendentes

      Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

      DUVIDA - Bateria Eletronica - Funcionamento

      Autor Mensagem
      VampireSP
      Veterano
      # fev/09


      Olá...

      Sou novato no Forum de bateria, mas eu gostaria de conhecer o funcionamento de uma bateria eletrônica...

      Dei uma pesquisada no Forum mas nao achei "exatamente" o q eu preciso pra tirar essa duvida, entao estou criando esse tópico, se ja tiver a resposta em outro, me desculpem...

      Sou baterista, e tenho Kit acustico, porem preciso de um kit eletronico como meio de gravar mais facilmente em Home Studio e poder enviar as trilhas de bater para outros musicos amigos em outros estados etc...

      Eu tenho EzDrummer e estou pegando o Superior 2.0 tb, e fazer trilhas na mao da muito trabalho!!!

      Enfim, eu gostaria de saber como funciona uma bateria eletronica para esse fim, tenho visto uns kits carissimos, totalmente fora do meu orçamento, e tb alguns mais em conta da staff drums ws9 se eu nao me engano, e a minha duvida mais "pesada" é, eu preciso de um OTIMO modulo ou Pads de boa qualidade, visto q eu nao vou usar os timbres do modulo e sim os do PC, ja q vou gravar em Cubase SX 3 as trilhas em VSTi s, eu preciso q a qualidade do MIDI seja boa, mais precisamente, q os Pads consigam ler a dinamica do som, e o volume das notas, e gostaria de saber se isso depende mais do modulo ou do Pad...

      COm uns Pads "meia boca" eu consigo essa dinamica legal??? ( O Ezdrummer q vai dar essa dinamica, q vai "ler" o volume dos MIDIs) ou eh o modulo???

      O modulo q vai "jogar" pro PC o volume da nota q está sendo tocada (ex. 50, 70, 100, 120) ou ele soh vai servir pra exportar a dinamica e o Ez drummer q vai "entender" q eu estou tocando mais suave ou mais forte???

      A minha duvida pra comprar um Kit de batera eletronica eh essa... preciso gastar uma grana com modulo??? ou melhor ter uns pads legais e um modulo soh como meio de ligação do kit pro PC???

      Vlws pela ajuda!!!! ;))

      Amok
      Veterano
      # fev/09 · Editado por: Amok
      · votar


      VampireSP
      Seja bem-vindo ao fórum.
      Vê se isso ajuda:

      http://forum.cifraclub.com.br/forum/6/87595/p4#2627738

      Você vai precisar de um módulo Trigger-to-midi, que é um conversor A/D. Aí dá pra usar os timbres MIDI do PC

      Entenda que numa bateria eletronica existem várias "conversões": em primeiro lugar, o toque ("sinal mecânico") é transformado em um sinal analógico pelo pad. Depois o sinal mecânico é convertido em um sinal digital MIDI pelo módulo trigger-to midi. O sinal MIDI então é processado pelo circuito MIDI do módulo (ou pelo software). Daí o sinal MIDI é convertido em sinal analogico, que vai pra um amp e transformado em som pelos alto-falantes.
      Posto isso, dá pra dizer que resposta dinãmica depende mais do módulo que do pad, mas pads de má qualidade podem atrapalhar bastante.
      Vc pode usar o EZdrummer pra um ajuste fino, mas é sempre melhor ajustar a sensibilidade no módulo.

      [ ]´s

      VampireSP
      Veterano
      # fev/09
      · votar


      Opa... vlws Amok pela atenção...

      Eu ja tinha lido esse tópico q vc fez (muito bom por sinal), mas ainda tinha duvidas...

      Deixa ver se eu entendi :

      Mesmo o Pad conseguindo "sentir" uns 10 niveis de força dinamica ao ser tocado, se o modulo tiver somente 3 niveis de ajuste de sensibilidade (volume baixo, médio e alto) só o q vai chegar no Ezdrummer são essas 3 nuances??? No caso o modulo vai converter o sinal analogo para o digital mais "perto" da configuração dele???

      Pq no Ezdrummer tem muitos graus e sons pra cada tipo de dinamica, e eu pretendia usar isso pra musica nao ficar tao mecanica, e se aproximar o maximo de uma batera acustica, com ghost notes, e batidas mais leves de prato e cupula... Eu pensei q nesse caso o modulo só servisse de interface MIDI, e a captação da dinamica fosse direta pro PC "decidir" a força de cada nota...

      Andei vendo uns videos no Youtube de umas bateras q tem uma dinamica legal, trigadas no ezdrummer... dai veio miha duvida...

      Então no caso o mais interessante mesmo seria ter um bom modulo ou médio e uns pads médios tb... pq os top de linha sao MUITO caros td acima de 4 mil!!!

      O qq vcs recomendam??? tem muita diferença de dinamica tocar num pad de dp100 e de vws9??? No tocante ao q vai sair no som final e nao ao rebote...

      Vlws ae... ;)

      Amok
      Veterano
      # fev/09
      · votar


      VampireSP
      Veja bem; o pad gera um sinal analógico, portanto infinito em termos de "níveis" de amplitude de sinal. As diferenças de qualidade dos pads são em relação à sensibilidade do piezo e amplitude máxima do sinal.
      Até onde sei, quem define a amplitude do sinal MIDI é o conversor A/D e não o PC, mas como eu disse acima, as sutilezas podem ser corrigidas no EZ Drummer após a gravação. Os modulos trigger-to-MIDI atuais oferecem uma resposta dinâmica bem satisfatória a meu ver.
      Os pads tipo vws9, além do maior conforto pra se tocar, geram menos crosstalk, o que permite ajustar maior sensibilidade para os outros pads a fim de evitar disparos falsos.
      Infelizmente, quanto mais "fiel" for uma bateria eletrônica, mais cara ela será. Não acredito ser possivel, hoje em dia, montar um set up eletrônico de baixo custo com toda essa fidelidade que você procura.
      Se sua intenção for para performances ao vivo, então deixa de frescura, porque essas sutilezas não aparecem ao vivo. =P

      [ ]´s

      VampireSP
      Veterano
      # fev/09 · Editado por: VampireSP
      · votar


      kkkkkkkkk Vlws again Amok...

      Eu entendi a sua explicação... eu nao preciso de um nivel MUITOOO foda de sensibilidade não, só queria ter uma certa dinamica pra poder tocar mais tranquilo... Eu sou totalmente LEIGO - como da pra perceber em - batera eletronica, eu nem sabia q tinha sensibilidade em Pads kkkk achava q era bater e saia um unico som... Mas ao ver uns videos no YouTube do povo testando umas bateras eu senti q servia LEGAL pra o q eu to precisando...

      Na verdade eu perciso mesmo só pra gravar em casa as trilhas de batera, pra pré produção de musicas, pq na musica propriamente dita uso meu kit acustico no estudio... A batera eletronica era soh mesmo pra poder usar o tempo em casa e chega rno estudio ja com a versao final, e tb pra treinar e compor em casa... E com os timbres q tem no PC hj em dia da pra chegar muito perto da perfeição em matéria até de achar o som de batera q combine com a musica e tal... Mas um kit q me de uma certa dinamica, q aceite algumas nuances, umas ghosts (nao precisa ser perfeito, pq como vc disse da pra arrumar depois no MIDI do PC)... e pelo q eu to vendo ate uma DD-65 (batera portatil da yamaha) tem uma certa sensibilidade, entao acho q os kits hj sao bem desenvolvidos... Só tava na duvida mesmo de se eu deveria gastar mais com o modulo (DM5 em vez de um nacional), e se isso faria muita diferença na sensibilidade de dnamica q sairia pro PC... nesse quesito, tem muita diferença um Alesis de um desses da Staff Drums??? Ja q o som q eu quero vai vir td do PC mesmo...

      Tem alguma dica ai de um bom kit por m precinho camarada????

      Vlws mesmo pela atenção!!!

      (pra quem quizer ver o video de uma DD-65 com ezdrummer, sonzinho sai bem legal...)



      Um Kit q me de esse mesmo tipo de dinamica ja ta bom!!!! nao preciso de nada melhor do q isso, soh nao curto muito tocar nesses trequinhos pequenininhos, nao da pra treinar... queria um kit de verdade, porem com esse mesmo range de possibilidades, ja estaria perfeito... vcs q tem experiencia no assunto sabem me indicar um kit q de essa dinamica como a do video???


      Vlwssss pela ajudaaaa

      Bruno Lencar
      Veterano
      # dez/09
      · votar


      E ai Vampire, Td certo?

      Estou com exatamente a mesma intenção que você.
      Como seu último post foi em fevereiro, acredito que vocêja tenha resolvido essa questão.

      Me diga, comprou a bateria eletronica? Quais pads? Qual Módulo? o que achou??

      Abraços!

      Morgaroth
      Membro Novato
      # 04/jul/17 14:56
      · votar


      Olá, Eu tenho uma bateria eletrônica Roland Td 11 kv.

      E queria saber se eu posso usar o módulo dela pra fazer trigger numa bateria acústica.

      Usando sensores como esse
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-703300968-kit-captadorsensor-c7 -trigger-sonica-premium-p-bater-perc-_JM

      Ismah
      Veterano
      # 04/jul/17 15:36
      · votar


      Em teoria sim, na prática não é tão simples.

      Precisaria por num scope os pads pra ver intensidade de sinal etc...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a DUVIDA - Bateria Eletronica - Funcionamento

      303.741 tópicos 7.860.135 posts
      Fórum Cifra Club © 2001-2017 Studio Sol Comunicação Digital