como afinar

    Autor Mensagem
    Anônimo
    # dez/02


    aaa eu quero aprender a afinar

    Leandro
    # dez/02


    Ao tocar as cordas livres, a partir da mais grave, (de cima para baixo) nós emitimos os sons da notas:
    MI |---------------------------------------------
    LA |---------------------------------------------
    RE |---------------------------------------------
    SOL |-----------------------------------------------
    SI |---------------------------------------------
    MI |---------------------------------------------
    Sempre antes de tocar o instrumento deve se conferir a afinação. Temos que dispor de um Diapasão que emite a nota LA (440 Hertz).

    1º Acertar a primeira corda de baixo para cima a mais fina, pressionando a quinta casa, toque e compare com o Diapasão movimente a taracha aumentando ou diminuindo a nota até ficar equivalente a altura da nota emitida pelo Diapasão.

    Obtendo na quinta casa corda 1 a nota La
    Obtendo na corda 1 corda solta a nota Mi
    2º Agora pressionamos na segunda corda a quinta casa (nota Mi), comparamos com a primeira corda solta a corda Mi já afinada movimente a taracha até obter o som igual a primeira corda.
    Obtendo na quinta casa corda 2 a nota Mi
    Obtendo na corda 2 corda solta a nota Si
    3º A seguir pressionamos na terceira corda a quarta casa (nota Si), comparamos com a segunda corda solta a corda Si já afinada movimente a taracha até obter o som igual a segunda corda.
    Obtendo na quinta casa corda 3 a nota Si
    Obtendo na corda 3 corda solta a nota Sol
    4º Continuando pressionamos na quarta corda a quinta casa (nota Sol), comparamos com a terceira corda solta a corda Sol já afinada movimente a taracha até obter o som igual a terceira corda.
    Obtendo na quinta casa corda 4 a nota Sol
    Obtendo na corda 4 corda solta a nota Re
    5º Vamos pressionamos na quinta corda a quinta casa (nota Re), comparamos com a quarta corda solta a corda Re já afinada movimente a taracha até obter o som igual a quarta corda.
    Obtendo na quinta casa corda 5 a nota Re
    Obtendo na corda 5 corda solta a nota La
    6º Finalmente pressionamos na sexta corda a quinta casa (nota La), comparamos com a quinta corda solta a corda La já afinada movimente a taracha até obter o som igual a quinta corda.
    Obtendo na quinta casa corda 6 a nota La
    Obtendo na corda 6 corda solta a nota Mi
    Você pode também começar a afinação usando a quinta corda solta (la) e comparar com o som do Diapasão, apartir desta corda afinada você pode usar os mesmos passos acima para afinar as demais cordas.

    Guilherme Rosa
    # dez/02


    Afinar uma bateria ...não um violão ... hehehehehehe ... puts ... isso é meio complicado ... se eu for explicar eu vô levá um tempão escrevendo ... procure por artigos sobre afinação na internet que acho q vai ser mais fácil ...
    va no site www.batera.com.br que lá tem um artigo sobre afinação bastante interessante ...

    Paulo Rogerio
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Isso ai é uma Bateria-Violão é,
    ou um Violão-Bateria...ahuieahuieahuie...

    Locohawa
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Leandro
    Huahsuhauhaushuahsuhauh
    Você se confundiu legal hein :P

    Anônimo
    Como o Guilherme Rosa falou no www.batera.com.br tem um manual de afinação, muito bom, dá uma conferida

    stefano bergamo
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    como eu faço pa afina a sexta corda... FLW

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a como afinar