Quando alguém se torna baterista?

Autor Mensagem
leo_lol
Veterano
# mai/08


aew galera, eu não vi um tópico desse, e essa questão me indaga desde q eu resolvi comprar meu bebê ^^...
muitos caras q eu vejo, falam q são bateristas, mas nem sabe nada, tipow to falando nada mesmo... e fica falando q é o baterista.
aí vem a questão... a partir do mmomento q o cara pega numa bateria ele pode ser considerado baterista?
eu acho q muita gente q fala q é "o baterista" e não toca nada, acaba desmerecendo um cara q ja tem tempo de musica.
eu queria saber de vcs, quando cada um de vcs podem falar q fulano é baterista, pq como existe paga pau de punk, headbanger, etc e talz, tbm existe paga pau de baterista.
gostaria de opinioes diversas e tbm um conselho pra aqueles q falam q é baterista e não fazem nada...

obs: sendo baterista ou não, quando me perguntam se eu sou, eu respondo q to tentando aprender pra ser!

abraço
aguardo bons posts

___Léo___

Rodrigo Frejat
Veterano
# mai/08
· votar


leo_lol
Bom um kra q tem bateria e não sabe tocar direito não pode-se considerar um baterista, eu por exemplo não tenho bateria só tenho pratos, uso bateria de ksa de shows e studio,mas sei tocar. se o kra souber tocar blz, mais tambem não pode ficar disconsiderando outras pessoas pois cada um tem sua pegada, quando uma pessoa está começando á tocar gosta de se comparar com outras que tocam á mto tempo, qualquer errinho fala q o kra não é muito bom qunato falam.
Uma pessoa para ser considerada baterista foda de verdade, tem que saber tocar todos os ritimos e muito bem tocado.
mas tem pessoa que só aprendem, ritimos que quer tocar, isto não é ruim mais tem musicas que requerer que em um trecho dela toque outro estilo, ai como o kra não sabe tem que inventar alguma coisa diferente fora do ritimo pedido..

ex: musica de pop, e tem que dar uma rapida levada de samba, para ficar um arranjo legal, se o kra não saber fazer vai ter que inventar uma coisa tipo nada aver com o que a sua banda quer para cubrir o que ele não sabe.

Outro ponto importante.
Criatividade acima de tudo, as vezes pode até cubrir o erro citado acima, e quando for tocar cover pra não ficar na mesma coisa q o outro baterista faz.
Um erro que vejo os bateras novatos fazendo é fritar no pedal duplo em um ritimo que não precisa muito. já vi bateras novos fritando o pedal duplo em pop rock por não saber fazer viradas de caixa tons e surdo.

Baterista tum tum pá tem um monte por ai.
Agora bateras de verdade são poucos.

Tenho 5 meses que toco e ainda não me considero, já cheguei com 2 meses que tava aprendendo á tocar em 3 bandas diferentes.
sai de duas por não dar conta pq as 3 queriam ensaios quase no mesmo horario, estou só com uma e tem outras bandas me convidando para tocar, isto me deixa muito feliz por ser reconhecido mais mesmo assim não me considero ô baterista.

guga1232000
Veterano
# mai/08
· votar


Sei lá, na minha opnião, baterista é diferente de tocador de bateria...

Tipo, baterista é um cara que dedicou e dedica seu tempo para estudar, leva o instrumento a sério e toca por amor à música.

Tocador de bateria é aquele que toca apenas para falar para os outros que toca e quer ganhar "status" com isso. Sabe, tocou uma musiquinha e já sai dizendo que é baterista, para mim isso é querer aparecer.

Para mim, ser baterista é o modo como você encara a bateria, se tiver vc fizer por gostar, é baterista, se fizer por status, é um tocador de bateria...

Mas tem gente que diz que baterista é um profissional de bateria... aí ferrou, se for assim não serei baterista nunca!! uahauhau

Nasch
Veterano
# mai/08
· votar


Concordo em partes com o guga1232000 (sei lá o que iso quer dizer). Mas, o que considero fundamental para se diferenciar um "Baterista" de um "baterista", além de gostar muito do que se faz, além gastar uma grana com um bom equipamento, além do "suór" para levar a batera para lá e para cá,etc,etc,etc, é o ESTUDO, TEORIA, DEDICAÇÃO, SERIEDADE, DISCIPLINA E MAIS, JEITO PARA A COISA........

Se tiver a munheca dura, desista!!!

Abraços...

kiki
Moderador
# mai/08
· votar


leo_lol
interessante o questionamento.
envolve um pouco de autocritica e ate modestia, ou falsa modestia.

eu nao sou baterista, nem tocador de bateria. eu toco baixo, mas nao me considero baixista. por que tambem toco guitarra e violão, e no fim não sou nenhum deles, só um pouquinho decada.

acho que um baterista/baixista/guitarrista/violonistas ou qualquer outro ista tem que ser aquele que se dedica, que se envolve a fundo com o seu instrumento.

Sab_Ian
Veterano
# mai/08
· votar


Baterista é o profissional. Aspirante a baterista são os que tocam por hobby. No meu caso, sou Aspira.

J. S. Coltrane
Veterano
# mai/08
· votar


Baterista é aquele que se garante nas baquetas. E que sabe das limitações do instrumento e manja a questão harmônica-melódica. Sabe algo de piano ou outro instrumento "harmônico". Tem bom ouvido e sabe o que é dinâmica. Consegue levar vários ritmos de várias maneiras diferentes. E por aí vai...

Heber_MG
Veterano
# mai/08
· votar


Sabe algo de piano ou outro instrumento "harmônico
Se eu não souber algo de outro instrumentos eu nao vou ser baterista?bateria não é um instrumento harmônico?Por que?

Rodrigo Frejat
Veterano
# mai/08
· votar


Sab_Ian
Baterista é o profissional
se for assim sou Baterista então.

guga1232000
Veterano
# mai/08
· votar


Nasch
Guga vem do meu nome, e 123 é um número qualquer, 2000 é a data de quando comecei a usar esse nick para cadastros, assim não esqueço nunca....

Eu não sou bom, mas por tudo que já passei pelo instrumento e pelo tanto que estudei e me dedico... Me considero um baterista, mas não sou profissional, nem aqui e nem na china.

Pode-se dizer, um baterista-mirim...hehehe

J. S. Coltrane
Veterano
# mai/08
· votar


Heber_MG

A bateria não é um instrumento harmônico porque não tem altura definida. Os sons formados não são notas que podem ser ligadas formando melodias.
Se voce souber só bateria [e só] pode-se dizer que voce não é músico. [Agora eu vou ouvir...]
Existem instrumentos percussivos como o vibrafone e o xilofone que trabalham a parte harmonico-melódica.

Nasch
Veterano
# mai/08
· votar


J. S. Coltrane
Se voce souber só bateria [e só] pode-se dizer que voce não é músico.

Discordo. Ser um baterista é ser obrigado a saber Teoria Musical, Rítmo, etc,etc.... como vc afirma que esse cara não é um músico?

Abraços...

Sab_Ian
Veterano
# mai/08
· votar


Rodrigo Frejat

Baterista é o profissional
se for assim sou Baterista então.


Fica meio difícil definir quem é e quem não é baterista. Pense em um professor de bateria por exemplo. Existem vários professores formados em música com especialização em percussão que dão aula de bateria, ao passo que existem vários professores que dão aula sem terem feito graduação em música. Quem é professor de verdade? Aquele que faz bem feito e agrada aos alunos.
Passando para o baterista, quando alguém se torna baterista? Quando você toca e agrada você mesmo, antes de tudo, e o próximo também. O importante é estar bem com você mesmo que assim você sempre vai encontrar alguém que vai entender o que você quer passar diante do instrumento para assim te chamar de baterista.

Valefort
Veterano
# mai/08
· votar


É dificil e inútil definir quem é baterista ou não.
Resta a cada pessoa ter a humildade de se avaliar e perceber se tem alguma afinidade com o instrumento e se faz aquilo bem.

É óbvio que sempre vão ter aqueles mais boçais se entitulando "os fodões" mas vc n pode se abalar com isso e achar q a "classe baterista" está perdendo com isso. Gente assim tem em TODO lugar, não só na música.

Abraço

kiki
Moderador
# mai/08
· votar


Sab_Ian
Baterista é o profissional. Aspirante a baterista são os que tocam por hobby.
interessante. é a definição mais objetiva até o momento.
ou voce é profissional, e recebe para tocar, ou não recebe.
professor é profissional, pois dá aulas como profissão.

é a mesma separação profissional - amador
profissional é quem tem como profissão.
amador é quem faz sem ganhar nada, por amor.

MAS
eu sempre gosto de ressaltar que, quem ganhando dinheir não necessariamente esta curtindo
e quem faz por amor, faz por que quer, ainda que esteja se ferrando pra isso.

leo_lol
Veterano
# mai/08
· votar


kiki
Sab_Ian

achei correta a sua colocação sobre aspirante e profissional.
mas ae vem a questão financeira.
se vc quer mesmo ser um baterista ou qualquer instrumentista profissional, vc tem q arrumar uma boa grana, de um jeito ou de outro (comprar bons equipamentos, investir em aulas teoricas, saber muitos ritmos, etc e tal)
então veio também a questão que o Nasch deixou, que se vc tiver dedicação, amor ao instrumento e talz, vc ganha status como profissional, pq eu ja vi vários "aspirantes" serem bem melhores, tanto na parte de grooves, viradas, teoria, conhecimento em geral e muitas outras coisas que um profissional não chegava no pé.
então pra mim é assim: se vc for dispost a levar a bateria a serio, vc estuda e começa a se tornar um BATERISTA de verdade.
oq me deixa muito puto, é ver muita gente pegando na primeira vez numa bateria e ja falando que é o batera, poxa, o cara nem viu qual é q é do instrumento (pq cá entre nós, a bateria é um instrumentofácil de tocar, mas é dificil de aperfeiçoar) e ja fala q é a sua vida.
então, deixando em aberto, p reciso de mais opiniões, agradecendo e esclarecendo ainda mais essa questão
abraço
té *

___Léo___

kiki
Moderador
# mai/08 · Editado por: kiki
· votar


leo_lol
esse tipo de discussão não da pra fechar, acho que nunca se fecha mesmo. cada um pensa de um jeito, descubra qual é seu modo de pensar sobre isso.

o mais importante é fazer musica e gostar do que faz. o nome - baterista, musico, aprendiz - pouco importa. importa o som.

leo_lol
Veterano
# mai/08
· votar


real mente, vai muito mesmo do q vc se considera, e também do som que vc faz.
se vc está feliz com o som, não importa se é um amador, batucador, baterista, não importa.
a sua felicidade com o instrumento importa mais

___Léo___

netinho20
Veterano
# mai/08
· votar


Baterista é o cara que esta apto para fazer bons trabalhos com musica no geral, nao so a bateria, como qualquer outro musico. É o cara criativo, de estudo, que tem uma certa experiencia, humilde, seguro... Cara eu ainda nao me considero baterista, estou estudando para isso, a gente vai subindo degral por degral, pegando experiencias tanto boas como ruins, que nos faz amadurecer com o tempo, tudo isso que faz um bom baterista. Baterista nao é aquele cara monstro no pedal duplo que nao sabe tocar pelo menos um baiao. Cara eu faço faculdade de biolgia e tive que estudar plantas, coisa que eu odiava!!!! Baterista tem que conhecer o universo da bateria. Eu nao aceito um cara dizer que é baterista e dizer: "Eu nao sei tocar forró porque eu so curto rock".

J. S. Coltrane
Veterano
# mai/08
· votar


Ser um baterista é ser obrigado a saber Teoria Musical, Rítmo, etc,etc.... como vc afirma que esse cara não é um músico?

Ele vai ser obrigado a praticar algumas teorias harmônicas em outro instrumento. Ou vai ficar só na teoria. Em música erudita, percussionistas tocam xilofone, que é um instrumento 'harmônico'

Baterista = baterista profissional
Daí resulta que Meg White é baterista...

ronny_radiohead
Veterano
# mai/08
· votar


iniciante part 1; iniciante part 2; iniciante part 3.

quase baterista part 1; quase baterista part 2; quase baterista part3.

baterista part 1; baterista part 2; baterista part 3.

bateristaaaaaaaaaaaaaaaaaaa. aêêê.

Amok
Veterano
# mai/08 · Editado por: Amok
· votar


Eu não posso concordar com a definição de que um baterista digno do título deve ser profissional. Eu toco e estudo bateria há mais de 30 anos; estudei com alguns dos melhores bateristas do Brasil e gastei uma pequena fortuna na composição de meu kit e na construção de um estúdio para estudo e ensaio. Nestes 30 e tantos anos, eu nunca ganhei um único centavo tocando: tive apenas recompensa pessoal pelo simples prazer de tocar. E agora: sou baterista ou não ?
Pra mim, o que torna alguém um baterista é a regularidade com que o cara toca o instrumento. Não interessa se é instrumento próprio, se é em banda ou dando aulas, ou se é estudando rudimentos sozinho enfiado num quarto. Mas esse contato regular com o instrumento real (não pads ou borracha de estudo; bateria eletrônica vale) é o que define o "título" de baterista. Sem contato regular com o instrumento, ninguém pode se intitular baterista.
Agora, um vez que existe o contato regular com o instrumento, o nível destes bateristas vai variar bastante. Pode ser um iniciante, aquele autodidata que pega o instrumento sem estudar e leva seu tumtum tá com sua banda. Um cara destes é baterista. Mas não é um bom baterista. Só que se esse cara toca com regularidade, é natural que chegue um momento em que ele esteja insatisfeito com o proprio desempenho e vá estudar um pouco, ou ter aulas. Aí, vai entrar no caminho de ser um bom baterista, e quem sabe, mais pra frente, se tornar um baterista profissional, coisa que nunca fui e nem pretendo ser.

[ ]´s

leo_lol
Veterano
# jun/08
· votar


Amok
parabens novamente pelo seu post...
foi como o pessoal disse, mas eu faço mais uma colocação: não é só pq o cara ganha dinheiro com bateria, que ele pode dizer que é melhor baterista que um baterista-não profissional...
é bom frizar esse tipo de coisa, porque é muito facil ter gente que confie num batera profissional e não dar muita atenção aquele que manja batera mas não usa isso como profisão, e sim pra se sentir bem, pq batera tbm é terapia :)
valew
té+

___Léo___

gluizdias
Veterano
# set/12
· votar


Na minha opinião, baterista é uma pessoa que completou um curso de baterista.

elvisinbrain
Veterano
# set/12 · Editado por: elvisinbrain
· votar


Para ser baterista é muito simples. Basta apenas

- Não deixar o ritmo cair
Existe uma banda inteira dependendo de você. Seja firme!
- Fazer alguém dançar
A dança é apenas o corpo sendo sincero. Se alguém dança quando você toca, é porque entrou no seu ritmo.
- Tocar ouvindo os outros componentes
Se você não está ouvindo algum dos companheiros de banda, é sinal que está tocando forte demais.

Por filosofia minha, tenho o símbolo do Jonh Bonham TATUADO na minha bateria, para sempre olhar e me lembrar da responsabilidade básica do baterista: "Quando todos são um e um são todos/Ser uma pedra e não rolar" ("When all is one and one is all/To be a rock and not to roll" - Stairway to Heaven)

esdras_63
Veterano
# set/12
· votar


elvisinbrain
Verdade. Embora talvez não pareça, o baterista segura todo mundo nas costas. Se ele bobeia, derruba a banda inteira e certamente é despedido. Por isso, pra mim, baterista não pode ser meia boca de ritmo, ele tem que pelo menos segurar o andamento muito bem, se não, já era a banda.

rodsom
Veterano
# set/12
· votar


pra mim, a partir da hora que o cara consegue tocar um repertorio inteiro corretamente, sem atrapalhar a banda, mesmo que nao fique igual a musica original, ele pode se considerar um baterista.
a proposito, muitas vezes prefiro tocar com um baterista que faz o tss, ta, tss, tum basiquinho do que com um fritador sem noçao.

esdras_63
Veterano
# set/12
· votar


leo_lol
Vou dizer o que eu acho. Se alguém te pergunta se é baterista, primeiro reflita se alguém te chamar pra acompanhá-lo na bateria (sem ouvir a música antes), você seria capaz de segurar o ritmo e fazer algo junto. Feito isso, já é um bom caminho andado pra poder dizer que é um baterista. Pra mim, baterista que não consegue acompanhar outro integrante "de primeira", não pode se chamar de baterista.

Depois desse passo, você mesmo precisa saber se é digno de tal mérito ou não. Qualquer coisa, fica com a resposta "tento ser", é bem humilde hehehe.

zé das couves
Veterano
# out/12 · Editado por: zé das couves
· votar


vou dizer pouco mas o suficiente...

muitas pessoas confudem ''tocar bateria'' com ''ser baterista''. é diferente... quem é baterista, domina o instrumento...tira qualquer ritmo ou o máximo de um rítmo especifico....aproveita cada detalhe da bateria para fazer um bom som

ja quem toca bateria... toca na bateria

Mad Drummer
Membro Novato
# jul/15
· votar


A definição do Amok é a que me pareceu mais satisfatória. Não é questão de qualificar entre "bom baterista" ou "mau baterista", é questão de definir o termo baterista. Me considero um baterista iniciante. Estou longe de ter todas as manhas, to aprendendo as técnicas, to "verde" ainda. Mas treino todos os dias, na bateria eletrônica e estudando a parte teórica também. Tenho um longo caminho pela frente, por enquanto sou um mero padawan. Acredito que baterista é o indivíduo que se dedica ao estudo e prática do instrumento musical chamado bateria. Quanto a ser profissional ou não, aí já é outra questão. Se eu for um pintor dedicado e optar por não vender meus quadros (bonitos ou não), significa que eu não sou pintor?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Quando alguém se torna baterista?