Dicas e técnicas p/ limpeza!

Autor Mensagem
julio-tm
Veterano
# abr/08 · Editado por: julio-tm


Frequentemente vejo dúvidas no FCC em relação a limpeza de seus instrumentos (no caso a bateria). Por isso decidi criar este tópico para que todos postem suas técnicas de limpeza, dicas, produtos que usam, como usam, quantas vezes usam, como mantem a bateria durante o uso e quando não usam,e assim por diante.

Peço que postem tudo que saibam, sites que ja viram, artigos e tutoriais, para que possa centralizar mais essas técnicas em um tópico só, assim como foi feito com os termos e com as dicas para comprar sua bateria, e sim USEI A BUSCA mas não encontrei um tópico que seja deste tipo.

Agradeço a colaboração de todos.


Abs

[ JuLiO ] St's



ps.: tenho pouco conhecimento em limpeza de baterias, por isso não postarei muitas coisas.

netinho20
Veterano
# abr/08
· votar


E limpo os pratos com um flanela umida e sabao neutro de coco, vi na internet, agora o site nao lembro. Mas existe produtos na internet para limpeza de prato, eu vi um que custa 56 reais na MusicalGrellmann. O ideal é voce deixar seu material bem coberto quando nao estiver em uso, os pratos eu cubro com plastico e a batera com lençol. Pois se deixamos descoberta pode ir acumulando sugeira em partes de dificil acesso, dificultando a limpeza, podendo prejudicar o som do tambor. Outra coisa que muito importante é voce sempre lubrificar o pedal e a maquina de chimbal observando se nao ha acúmulo de sujeira nas partes de atrito e movimento constante para nao danificar seu material. Voce sabe a poeira entra em todo lugar! E isso ai cara eu faço assim

felippecg
Veterano
# abr/08
· votar


Bom a limpeza de bateria é mais complicada.. pois se vc quer deixala realmente limpa terá de desmontar tudo !! e deixala um pouco oleosa para não enferrujar e os pratos sempre limpar depois de tocar (nunka passe oleo no prato, se passar o som muda digo isso por esperiencia propia !!).

Sab_Ian
Veterano
# abr/08
· votar


Bom tópico rapaz, eu queria criar um tópico útil e acho que você já o fez.

Bem, além das boas dicas do netinho20, vou dizer o que não fazer também.
Eu já limpei meus pratos com polidor de metais, quando não tinha noção alguma sobre nada de bateria e achava que o prato devia ficar limpo. Minha dica é, nunca limpem o prato com polidor de metais, pois a cada limpeza, o que acontece na verdade é uma remoção da liga junto com a sujeira. A longo prazo, o prato vai ficando mais fino, mais para isso, o cara tem de limpar o prato todo dia. A pior coisa é quando se faz pela primeira vez. Feito isso, o prato perde aquela camada protetora superficial e assim se oxidará sempre que estiver sujo.
Quem já fez isso alguma vez vai notar que após algum tempo o prato volta a ficar sujo, com um visual fosco e meio esverdeado para alguns pratos. Isso se deve a oxidação do cobre.

Prato pra mim é que nem uísque, quanto mais velho, melhor. Mesmo assim, se for limpar, embeba um pano com alcool isopropílico que é mais puro que o alcool comum, ou água mesmo. Cuidado com o logotipo do prato, porque é algo fácil de ser arrancado com abrasivos.

Já para limpar a bateria, antigamente eu usava uma flanela comum com polidor de madeira. Dava um bom brilho e o casco ficava bem liso. Não sei se isso torna o laquê (ou revestimento) meio esbranquiçado com o tempo, aí na dúvida parei de usar o polidor. A cada 6 meses eu desmonto a bateria por completo e limpo canoa por canoa, aro por aro, enfim, todas as ferregens cromadas com polidor de metais. Isso serve também para uma melhor limpeza do casco que fica nu. Pra quem tem RMV é uma maravilha.

Outra limpeza mais simples, seria pegar o aspirador de pó e ligar a mangueira no soprador do aparelho, jogando o ar nas ferragens. Isso tira aquela poeira leve e difícil de se alcançar.

Fica aí minhas dicas então.

julio-tm
Veterano
# abr/08 · Editado por: julio-tm
· votar


Sab_Ian

valeu!! ^^

gostei de suas dicas!!!

mas uma dúvida, me disseram que cera pra carro seria uma boa opção para limpar pratos, pois forma uma camada no prato que não deixa a sujeira impregnar ae fica mais fácil de limpar, mas agora não sei se ela faz o mesmo efeito do polidor de metais.

em relação aos produtos que vendem, acho que eh pouco custo/beneficio. pois são caros e vem muito pouco em um tubo.
quem tem um set grande de pratos deve sofrer com aquilo.

postem mais ai galera, vamos fazer deste tópico algo que possamos usar por um bom tempo. Não é seu moderador!!! =)


Abs


[ JuLiO ] St's

Sab_Ian
Veterano
# abr/08
· votar


Me lembrei que já fiz uma vez uma limpeza do casco de bateria com um polidor da gibson conhecido por Pump Polish. Funcionou muito bem. Foi a melhor limpeza que eu já fiz no casco. Ficou liso e muito brilhante ao reflexo da luz.

O preço não é tão caro. Veja aqui na Playtech

wctoledo
Veterano
# abr/08 · Editado por: wctoledo
· votar


Hoje não tenho tanto tempo como antes, mas quando limpo minha batera, faço mesmo que o amigo acima, desmonto quase tudo, mas lubrifíco todos os parafusos, e partes cromadas com wd, depois só passo um pano seco para tirar o excesso de óleo (Para o uso deste produto é preciso fazer aplicação em um área aberta, fora do quarto, do estúdio etc... pois cheiro é muito forte). No revestimento ( madeira) somente polidor para móveis, só para dar um brilho. Para mante-la limpa mais tempo possível eu a cubro com lençol.
Não limpo os meus pratos há muito tempo, mas já usei aquelas "pastas" própias para limpeza, mas dão muito trabalho.
Certa vez um amigo deixou o prato dele submerso numa bacia com água e um pouco de vinagre por algumas horas, toda sujeira saiu, realmente saiu tudo, sujeira, verniz e logo, mas fica limpinho, com um brilho e tanto...
Particularmente não faço isso nos meus pratos, para ficar assim "prefiro não limpa-los".

ronny_radiohead
Veterano
# abr/08
· votar


eu tenhu uma rmv road copaiba e ela tem muitas partes cromadas. nas partes cromadas como canoas, suportes, aros e parafusos eu aplico uma camada fina de vaselina liquida, isso vai dificultar a ferrugem. nos cascos eu n faço nada, apenas passo um pano. nos pratos tb n passo nada...

Heber_MG
Veterano
# abr/08
· votar


na minha batera a ferrugem tava começando a pegar, entao eu passei aquele produto pra tirar ferrugem e até hoje nao volto mais.

I.Nosferatu
Veterano
# abr/08
· votar


Faz um tempo que também fico olhando essas dicas sobre limpeza, algumas são bem estranhas como "de um banho no prato com agua e sabão", mas eu não entendo mesmo nada então só vejo e analiso o que seria melhor, o lance do lubrificante anti ferrugem como o WD achei até legal...

Mas ainda não tive coragem de fazer nada nos meus pratos, já peguei usados, mas mesmo antes de tê-los sempre ouvi dizer que pratos não devem ser limpos... (ou deve-se evitar ao maximo) eu até gosto um pouco da aparencia meio sujo, mas se tivesse muiiiito mesmo eu também pensaria em limpá-los, vendo essas dicas do pessoal me ocorreu de futuramente experimentar lavá-los como sugerido, mas com uma diferença, compraria também aquele fluido para radiador de carro para dissolver na agua em questão, porque ele tem uma composição que protegeria o prato em relação à ação da agua e tbm ajudaria na limpeza, acho que ficaria mais seguro, não? O que voces acham?

julio-tm
Veterano
# abr/08 · Editado por: julio-tm
· votar


Galera, rápido!!!

A ferrugem pego geral, não sei se eh o local em que eu pus a minha batera la em casa, ou umidade, sei la. Mas sei que começo a enferruja as torres dos tons.

Por favor alguma coisa que eu possa passar para impedir a ferrugem???


Grato,


[ JuLiO ] St's

Heber_MG
Veterano
# abr/08
· votar


vai na venda da esquina e pede um anti-ferrugen.

julio-tm
Veterano
# abr/08
· votar


Heber_MG

vai na venda da esquina e pede um anti-ferrugen.

^^)

Algum outro produto para que eu possa usar além de um anti-ferrugem. Um conhecido, sei la.?


Abs

[ JuLiO ] St's

Amok
Veterano
# abr/08 · Editado por: Amok
· votar


I.Nosferatu
A recomendação da água e sabão deve ter sido minha, pois já postei algo sobre isso aqui no forum. Água e sabão NEUTRO removem a maior parte das marcas de baqueta e micropartículas (poeira) condensadas sobre a superfície do prato. Pra otimizar a lavagem, é melhor usar água morna. Não existe problema nisso, desde que o prato seja imediatamente secado após a lavagem, se possível com um secador de cabelos. A dica do fluido para radiador é interessante, pois esse fluido é composto de gliceróis que teoricamente protegeriam a superficie do prato contra futuras oxidações.
Note que exite uma diferença entre limpar e desoxidar. A limpeza é a remoção de sujeira depositada sobre a superficie do prato (nylon/verniz de baqueta, poeira condensada, gordura de dedos e secreções em geral). Algumas sujeiras podem provocar reação de oxidação dos pratos (a gordura dos dedos é ácida e provoca esta reação), esta sim, difícil de remover sem alterar a aparência do prato.

[ ]´s

Amok
Veterano
# abr/08
· votar


julio-tm
Remova os pontos de ferrugem com palha de aço (bombril). Não esfregue com muita força pra não riscar o cromado. Se os pontos forem pequenos, aplique WD-40 após a escovada. Se os pontos forem maiores, cubra-os com esmalte incolor para unhas. Os pontos de oxidação ocorrem devido a microfissuras na cromagem que permitem o contato do ferro sob o cromo com a umidade do ar. Progressivamente, o ferro vai oxidando por baixa da camada de cromo, que se solta e expõe mais ferro, que oxida e assim por diante. A remoção dos pontos de ferrugem inibe a propagação da oxidação, mas é necessário proteger o ferro que já está exposto, daí a sugestão do esmalte de unha, que adere bem ao ferro e o protege do contato com o ar.

[ ]´s

Amok
Veterano
# abr/08
· votar


Eu fiz este post faz um tempo, dizendo como eu tento fazer pra msnter meu kit limpo.

[ ]´s

Heber_MG
Veterano
# abr/08
· votar


Amok
vc quis dizer base, wow, tao simples e barato, legal.

Amok
Veterano
# abr/08
· votar


Heber_MG
Base, não. É esmalte incolor mesmo. É diferente.

[ ]´s

Heber_MG
Veterano
# abr/08
· votar


Amok
amanha vo passar esmalte na bateria, dar banho nela, passar perfume, dar uma esticada na pele dela.
rsrsrsrsrs
vai ficar gatinha.

Sab_Ian
Veterano
# abr/08
· votar


Dica para remoção de resíduos de adesivos de papel.

Sabe quando você compra algum instrumento que vem com aquela etiqueta de papel e quando você arranca sobra aquela parte fosca mal rasgada?

Dependendo do local aonde estiver colada, as manchas de adesivo são facilmente retiradas com querosene. No caso de metais (pratos por exemplo), não há problema algum em aplicar. Já se é uma pele de bateria, feito isso, a etiqueta sai mas o local fica esbranquiçado devido ao ressecamento dessa área de aplicação. Nesse caso, uma flanela com alcool resolve depois de boas passadas.

Heber_MG
Veterano
# abr/08
· votar


Sab_Ian
Agora ja sei como tirar aquela marca de etiqueta de preço que fico no meu ride.

I.Nosferatu
Veterano
# mai/08
· votar


Amok

Firmeza velho, valeu pela elucidação... mas ainda assim acho que submeter o prato a agua diretamente não é muito legal, por isso citei o fluido que contribuiria pra limpeza e ainda daria uma proteção extra, durante a lavagem e após... embora se voce sempre faz assim e nunca notou nada de mal, não sou eu com minha inexperiencia no assunto que vou dizer que ta errado, só acho estranho mesmo...

julio-tm
Veterano
# mai/08
· votar


Alguem sabe-se cera para carro ou massa de polir servem para a limpeza e para manter o prato protegido??

eu testei em casa a cera de brilho nos pratos velhos ruins e horriveis (sim sao ruim mesmo) e cada vez que eu botava, esfregava um pouco ele ficava preto de sujeira, ae passava a estopa e saia tudo. Deu um resultado legal, mas foi bem chato por que manchava facil.

alguma outra dica para limpeza de pratos??

leossampaio
Veterano
# mai/08
· votar


julio-tm a cera de carro eu uso de vez en quando nos pratos qndo eles estão horríveis pq dá uma preguiça danada limpar eles justo pela ificuldade q é deixar ele 100% mas nos pratos o q eu faço é lavar com água e sabão de coco e depois eu passo um WD 40 com um pano mas sem exagerosó pra fazer aquela camadinha de proteção, nas ferragens eu sempre q dou m grau na batera eu passo cera d carro msm q fica zero e ainda tira aqueles pontos de ferrugem, nos cascos um espanador e dependendo da sujeira um pano humedecido com silicone ou limpador de guitarra q é mais apropriado e compensa.

Venas
Veterano
# set/08
· votar


Ae pessoal!

Eu já utilizei um daqueles produtos específicos para limpar pratos. Era um da Zildjan.

Resultado: Dá um trabalho infernal, perde uma meia hora por prato e rende muito pouco. Mas limpa bem, deixa a superfície bem brilhosa e protege mesmo. Quem tiver disposto a gastar um pouco mais e tiver tempo para aplicar, recomendo.

Gostaria de saber mais sobre os produtos para remover ferrugem. A ferragem da minha caixa, por estar em muito contato com secreções, já tá enferrujando. Que produto é esse que o pessoal comentou? WD 40? Onde encontro? Como aplico? Remove ferrugem?

E para proteger as ferragens ainda não atacadas pela ferrugem, o que voces recomendam?

Abraço rapazeada.

Amok
Veterano
# set/08
· votar


Venas
O WD40 pode ser encontrado em lojas de ferramentas e materiais de construção. É basicamente um spray lubrificante com varios similares no mercado. Estes sprays são ótimos para proteger a cromagem: aplique direto sobre a ferragem e remova o excesso com um pano seco e macio. Vai ficar uma fina pelicula de proteção.
Sobre a oxidação de sua caixa: se forem apenas alguns pontos pequenos, faça o lance de lixar e cobrir com esmalte. Se o dano for muito extenso, talvez seja necessario mandar refazer a cromagem.

[ ]'s

netinho20
Veterano
# set/08
· votar


Ai galera eu tenho uma rmv road up castanho enserada, sera que poderia passar silicone automotivo nos cascos, ou causa algum tipo de mancha pelo fato de ser encerada?

tenho outro problema, minha caixa tem um pitura preta no aro, como eu uso muito rimshot, a pelicula suotou um pouco e ta oxidando. Sera que o ideal seria comprar outro aro ou usar esse WD40

Amok
Veterano
# out/08
· votar


netinho20
Melhor usar cera transparente para assoalhos ou óleo de peroba (bem pouco).
Não use WD40 em aros pintados, que a coisa piora. Como você usa muito rimshot, é melhor trocar por aros cromados.

[ ]´s

netinho20
Veterano
# out/08
· votar


Valeu cara!

MaDi
Veterano
# out/08
· votar


Eu limpo meus pratos com uma pano seco, apenas isso.

Nos cascos eu passo um pano seco também, mas acho que vou começar a passar esse limpador pra móveis.

Eu acho que minha empregada tava limpando um dia desses lá em casa, e ela deve ter visto poeira nos pratos e tenho quase certeza que ela passou algum produto tipo limpador de vidro ali, ficou uma boa parte enferrujado e o condução ficou em algumas partes meio verde... Que raiva ¬¬

Qual produto realmente funciona na prática para desenferrujar o prato, sem dar problemas futuramente?

um abraço

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dicas e técnicas p/ limpeza!