Gravação em Casa

    Autor Mensagem
    Baqueiro
    Veterano
    # abr/08


    tou querendo começar a fazer gravações aqui em casa, já tenho a batera, vou comprar os mics e arranjei um notebook e tou vendo uma mesa de som ai de 8 canais (é preciso uma melhor?).
    O que mais é preciso e como fazer? Meu set será:
    Chimbal caixa bumbo
    somente 1 tom e surdo
    1 ride e 2 ataques, ou seja, 7 peças.

    Minha intenção é fazer uma gravação de qualidade, com metrônomo e um microfone por pista. Como fazer?

    Heber_MG
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    mais de 8 canais acho que nao precisa, vc tem que ter um retorno tambem.

    Amok
    Veterano
    # abr/08 · Editado por: Amok
    · votar


    Baqueiro
    1 mic por pista ? Xii, tenho más notícias pra vc.
    Em primeiro lugar, esqueça a placa de som do notebook. A placa possui no máximo dois canais (L e R), isso se a entrada for estéreo.
    As mesas "comuns" não permitem gravações por pista. Alguns modelos semi-profissionais (tipo a linha Xenyx da Behringer) possuem uma ligação digital via USB ou FW, que permite a gravação por pistas de alguns canais (não todos os que a mesa tem) no notebook. Antes de comprar, verifique cuidadosamente o manual, pra saber quantos canais independentes a mesa "manda" pro notebook.
    Ao invés da mesa, vc vai precisar de uma interface externa (tipo a UA 101 ou a FA 101 da Edirol) com no mínimo 8 canais. O chato é que estas interfaces oferecem poucos canais pré-amplificados (são um ou dois). Então, pros outros canais, seriam necessários pré-amplificadores pros mics.
    Outra alternativa é usar a tal tecnologia "lightpipe", disponível, por exemplo, na M-audio Profire Lighbridge. Aqui a coisa funciona assim: vc usa um conversor D/A tipo o Behringer ADA 8000, que já faz a pré-amplificação e digitalização do sinal. O sinal óptico digital é enviado pra interface "lighpipe" e convertido pro software do notebook.

    Se a mesa permitir selecionar um "aux send", talvez vc consiga multiplicar o número de saídas da mesa e aproveitar seus prés, mas ainda assim a interface será necessária.
    De qualquer modo, a brincadeira sai caro. Eu, por enquanto, tou quebrando o galho em dois canais mesmo na placa de som no notebook mesmo. Boto caixa no Left, o bumbo na Right e o resto em estéreo. Uso uma mesa Behringer UA1208. Depois tem umas horinhas em cima do Sonar pra trabalhar as faixas.

    Tem um resultado aqui. É uma gravação que fiz pro fórum de guitarrra.

    Boa sorte.

    [ ]´s

    Baqueiro
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    não entendi nada, pensei que fosse mais simples...

    Baqueiro
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    não se ouve bumbo nessa gravação.

    Minow
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Baqueiro
    Eu ouço o bumbo, certeza que sua caixa de som não é uma bosta?

    Baqueiro
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Minow
    bem observado, contudo não torna minha afirmação uma inverdade.

    Amok
    Veterano
    # abr/08 · Editado por: Amok
    · votar


    Baqueiro
    Se vc deixar pra lá a gravação por pistas, fica simples: é só ajustar a mixagem na mesa direitinho e gravar em estéreo no notebook. Só que depois de gravado, não tem como ajustar o som de cada peça individualmente.
    O som do bumbo tá quase no mesmo nivel (dB) que a caixa, segundo a leitura do Sonar. Talvez suas caixas acusticas não estejam ajudando. Mas valeu pelo toque. Na proxima gravação, vou deixar a caixa mais baixo e tentar levantar mais o som do bumbo.

    [ ]´s

    Baqueiro
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    nesse caso, esses microfones aqui: http://www.foxtrot.com.br/produto.asp?cid=23&pid=145
    mais uma mesa de 8 canais WattSom MXS 8 e mais um notebook novo comum (dual core 1,73GHz, 1 Giga DDR2, placa de som Realtek high definition audio) com o devido software.... é o suficiente?

    Amok
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Baqueiro
    Ia faltar mics "over all" pra captar os pratos.
    O resto tá bom. Esse notebook dá e sobra. A placa de som é meio ruim, prepare-se pra ter um pouco de ruído na gravação.

    [ ]´s

    Baqueiro
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    sem chance de ter ruido. vou ter que dar um jeito de gravar com uma placa de som boa.

    Amok
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Baqueiro
    Existem interfaces com dois canais que saem mais em conta.

    [ ]´s

    Baqueiro
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    acho que não vale a pena gastar dinheiro pra fazer algo que não seja de qualidade... é melhor esperar juntar até dar pra comprar o necessário.

    Amok
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Baqueiro
    acho que não vale a pena gastar dinheiro pra fazer algo que não seja de qualidade... é melhor esperar juntar até dar pra comprar o necessário.

    Isso ae. Mas não é necessário fazer tudo de uma vez.
    Como vc vai acabar usando o notebook e a mesa em qualquer configuração, vale a pena ir atrás dos mics pra já começar a ir testando a microfonação, que dá um trabalho do Cão, com a placa de som do notebook mesmo. Já dá pra se divertir e aprender um pouco. Aí, à medida que a grana for chegando, parte pras interfaces.

    [ ]´s

    Baqueiro
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    pedestais pra microfones de prato, alguma recomendação?

    Amok
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Baqueiro
    pedestais pra microfones de prato, alguma recomendação?

    Procure pelas girafas mais compridas que vc encontrar. Não é necessário que as bases sejam pesadas porque os condensers usados pra microfonar pratos são bastante leves.

    [ ]´s

    Thiago Yoshiki
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Amok
    Então Amok, queria gravar minha bateria por pistas, por enquanto preciso de apenas 8 canais, com o tempo precisarei de mais uns poucos canais, será que dá pra usar duas interfaces? Tipo essa aqui.

    Sou leigo nessa área e não sei praticamente nada de equipos digitais.

    Vou usar os microfones específicos para tambores e pros overs ainda vou ver o que faço, tenho que captar chimbal e condução com eles.

    Amok
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: Amok
    · votar


    Thiago Yoshiki
    Acho melhor você já sair com uma interface maior, se acha que vai precisar de mais canais no futuro. Até dá pra usar duas interfaces, mas isso vai exigir muito do computador e pode provocar latência. Gravar em vários canais também costuma dar exigir demais da máquina. Uma sugestão que eu daria seria dividir os canais por "setores" ao invés de dividir peça por peça.
    Pra isso você vai precisar de uma mesa com vários "sends", pra selecionar o sinal de saída, ou várias mesas pequenas, pra mixar os mics antes do sinal ir pra interface. Assim, você reserva só cinco ou seis canais de gravação: um pra caixa, um pro bumbo, dois pros tontons (estéreo), e um ou dois pros overheads. Uma gravação "pró" normalmente usa também um mic pros hats, que pode ser pré mixado com os Overs. Fazendo desse modo, mesmo que sua batera "cresça", não seria preciso aumentar o numero de canais da interface.
    NMO, se colocar microfone demais, também não fica bom, porque começam a aparecer cancelamentos de fase.
    Tou planejando fazer uma gambi aqui, usando meu gravadorzim digital de dois canais e a placa de PC do micro. Com isso, consigo 4 canais e já dá pra começar.

    Te prepara pra pastar muito. Aprender a gravar bateria acústica exige muito trabalho e experimentação.

    [ ]'s

    Thiago Yoshiki
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Amok

    To vendo que vou ter que pegar uma StudioLive da PreSonus ou algo parecido, mas beeeeeem mais pra frente, talvez compre só uma interface mesmo e vá tirando leite de pedra.

    Perguntei coisas do gênero no fórum de gravação e o pessoal lá não é tão prestativo, então muito obrigado por me informar ^^

    Um abração!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gravação em Casa