Cajon - Fabricando

    Autor Mensagem
    Cury
    Veterano
    # mar/08


    Ola pessoas,
    é minha primeira vez postando aqui, e já vou começar com um tópico.

    Então, esses dias eu vi um cara tocando um cajon (é assim?), e fiquei doido pra ter um, mas num to afim de compra não, tava querendo fazer. Ai eu dei uma procurada na internet algum manual, e num achei nada. Queria saber se alguem tem algum ai, e se pode passar o site, ou, se no caso for em PDF, pode mandar pro meu E-mail (rafcury@hotmail.com).Agradeço desde já.
    Também to com outra duvida, no cajon que eu vi, tinha por dentro uma coisa que eu num sei o nome, que serve para fazer aquele som característico, e que me disseram que é usado em bateria (?), são varias molazinhas encostadas na madeira... será que alguem pode me dizer o nome disso?!

    Valeu pessoas, até.

    kiki
    Moderador
    # mar/08
    · votar


    Cury
    cajon (é assim?)
    sim. é espanho, lê-se "carrom" em portugues. significa caixa grande.

    Queria saber se alguem tem algum ai, e se pode passar o site, ou, se no caso for em PDF
    eu lembro de já ter visto um site com um passo-a-passo meio tosco... mas acho que tá no meu hd que morreu. se eu achar eu posto aqui outra hora.

    vai googleando, mas acho que não deve ter muita coisa. é um instrumento relativamente novo, que começou a fazer sucesso há poucos anos.

    Também to com outra duvida, no cajon que eu vi, tinha por dentro uma coisa que eu num sei o nome, que serve para fazer aquele som característico, e que me disseram que é usado em bateria (?), são varias molazinhas encostadas na madeira... será que alguem pode me dizer o nome disso?!

    isso da bateria chama "esteira", são os arames que ficam por baixo da caixa da bateria. mas dentro do cajon acho que não é isso não. é tipo um arame esticado mesmo. meu irmão tem um, o dele é assim, um arame esticado.

    recomendo voce fazer assim: vá em lojas, pesquise modelos e preços, como quem vai comprar. e veja por dentro, preste atenção nos detalhes.
    acho que é um instrumento bem viavel de fabricar.

    kiki
    Moderador
    # mar/08
    · votar


    Cury
    ah, sim, e se possivel, tudo que conseguir descobrir vá postando aqui.

    e quando for fazer o seu, fotografe todo o processo, e se possivel poste aqui comentando, pra servir de referencia pra outras pessoas.

    Amok
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Cury
    O meu Cajón tem esteiras tipo mola de caixa no lado interno da tampa frontal. A lâmina de madeira da tampa frontal é bem mais fina que as laterais. A tampa posterior é um pouco mais espessa que a frontal. A tampa frontal tem seus cantos superiores "descolados" das laterais, cerca de 1 a 2 mm. Eu sugiro que vc faça a caixa em MDF ou compensado de 10mm (laterais, topo e chão), compensado de 8 mm atrás e um folha de madeira maciça com 4 mm pra tampa frontal. É importante uma boa vedação entre as laterais e tampa traseira e a metade inferior da tampa frontal, pra que os graves saiam legal.

    [ ]´s

    Nasch
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Amok

    Quais são as dimensões? Como é feita a fixação da esteira de molas na tampa frontal? A esteira é fixada no sentido longitudinal ou transversal da tampa anterior? Explique melhor como são "descolados" os cantos superiores das laterais. É forrada?

    Grato...

    Abraços...

    kiki
    Moderador
    # mar/08
    · votar


    Amok
    o que eu tenho aqui é mais simples. todas as faces são de compensado iguais, de mais ou menos 5mm.
    a folha da frente tem a metade de cima solta, mas não chega a dar 2mm, acho que 1mm no máximo. e usa um arame liso, preso no meio das arestas laterias e no meio do topo da face frontal. (acho que dpeois vou postar um desenho disso...

    dimensões aproximadas: 30cmx30cm e 50cm de altura. mas da pra variar essa proporção.

    e acho que dá um som razoavel, com um grave bom.
    já vi outros cajons da mesma marca, em lojas, que não tinha o mesmo grave. e tambem de outras marcas, alguns até chiques, com marchetarias e tal.
    acho que depende muito da construção, demos sorte com esse.

    Nasch
    outra hora eu faço desenhos pra explicar melhor...

    Amok
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Nasch

    Quais são as dimensões?
    30 x 28 x 45 (LxPxA)

    Como é feita a fixação da esteira de molas na tampa frontal? A esteira é fixada no sentido longitudinal ou transversal da tampa anterior?

    A esteira é fixada verticalmente (longitudinalmente) centrada na tampa anterior, através de parafusos comuns. Agora que olhei com atenção, notei que o Pitthy (luthier fabricante do Cajón) transfixou o tampo com o parafuso e depois cortou a ponta e fez um acabamento. Mal dá pra ver o parafuso pelo lado de fora.

    O meu Cajón é um destes "chiques", com acabamento em marchetaria e laqueamento "Tobacco Sunburst" (roubando a terminologia das cores de guitarra). Não tem tanto grave assim, pra dá pro gasto.

    Aqui tem um link pra um barulho ae que gravei com ele:

    http://www.4shared.com/file/40722194/cf1132bb/El_Cajn.html?dirPwdVerif ied=1e29e006

    [ ]´s

    leossampaio
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    o meu cajon usa corda de violão e tb não esqueça do furo na tampa traseira

    Nasch
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Valeu pessoal, já estou comprando o material....

    Quando ficar pronto postarei uma foto do mesmo....

    Grato...

    Abraços...

    kiki
    Moderador
    # mar/08
    · votar


    Nasch
    de nada

    Quando ficar pronto postarei uma foto do mesmo....
    poste fotos do processo tambem, acho que vai ser importante.

    Tufaile
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    ae galera eu sou o tufaile da banda cadjah roots, como cajon é muuuito foda eu decidi ajudar vcs e procurei, procurei, procurei e achei um tutorial bem legal pra vcs fazerem os seus proprios!!
    valeu ae pessoal e reggae na veia ;D

    http://attilaokada.sites.uol.com.br/cajon/

    djvini10
    Veterano
    # nov/09 · Editado por: djvini10
    · votar


    Eu tava querendo construir um tempos atrás..

    Um esqueminha..

    Edit: lol...XD nem tinha visto o post de cima^^

    alexandremilitao
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    estou querendo fazer um também e axei três sites bons:
    http://cajonbrasil.blogspot.com/
    http://attilaokada.sites.uol.com.br/cajon/
    http://www.bdhobby.com.br/Bric/proj/Cajo/cajo.asp
    os três sites são bons
    use comp. 15mm e 4mm
    eu ainda não fiz o meu pois estou sem tempo
    assim q fizer eu posto as imagens

    Fireyeah
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Então, eu montei um cajon, só que a esteira(que fiz com cordas de violão) não ficou legal. Tipo, eu prendia a corda, esticava com um alicate e prendia com um parafuso, só que as cordas invariavelmente voltavam e ficavam 'trastejando' a percurssão. Alguém sabe o que eu posso estar fazendo errado?

    diegoviglioni
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Vi um cara tocando em um barzinho e achei que era uma bateria. Fiquei doido e vou fazer um.

    Patrocinado pela black&decker, só nao gostei das cavilhas prendendo, vou colocar parafusos.

    http://www.bdhobby.com.br/Bric/proj/Cajo/cajo.asp

    Vou fazer mais alto, tipo uns 55cm, pois tenho 1,93m. E a madeira ta um dilema custoxbenefício... Alguma sugestão?

    diegoviglioni
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Vou construir galera. O projeto tá neste blog, e vou postando as etapas de construção. Por favor, deem palpites, idéias, pitacos... Vamos ver se sai um som bacana!

    http://www.viglioni.com/2012/01/cajon-projeto-de-ferias.html

    banda de dois
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    diegoviglioni

    bom caro colega , eu acabei de fazer o meu com ajuda de alguns colegas aqui do forum ; so que como foi o primeiro que fis fui postando as fotos no tópico e a rapaziada de la no começo me zoaram mas depois deram a maior força ; ficou um cajon diferenciado pois fis ele todo em madeira maciça {cedro rosa} apesar de não tocar este instrumento ele ficou com um som muito bacana. um grave bem definido ; se precisar de alguma dica tamo por aqui!!!

    leogregol
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    banda de dois
    qual o link do teu tópico?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cajon - Fabricando