Aros pra caixa.

    Autor Mensagem
    DrummerZ
    Veterano
    # fev/08


    Qual a diferença entre os de madeira e os de metal? Vale a pena investir nesses de madeira?

    Abraços!

    Amok
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    DrummerZ
    Existem basicamente 5 tipos de aro para caixa:
    1. Estampado "normal" (chapa de 1,6 mm)
    2. Estampado "Power Hoop" (chapa de 2,3 mm)
    3. Die-cast
    4. Madeira
    5. "S-flanged"

    Os aros estampados são produzidos a partir de uma fita de metal que é dobrada 3 vezes em seu comprimento (daí o termo triple-flanged), moldada em um formato circular, com as suas pontas soldadas e finalizadas. A espessura da fita de metal vai determinar se é normal ou "power".
    Os aros Die-cast são produzidos a partir de fundição e moldagem direta em uma fôrma. A construção das fôrmas tem custo muito superior à estampagem, daí o alto custo dos aros Die-cast.
    Os aros em madeira são construídos de dois modos: ou em camadas, do mesmo modo que os cascos, ou, preferencialmente, em "solid blocks", tijolinhos de madeira colados e modelados
    Os aros "S-flanged" são aros estampados com a borda externa voltada para o lado da pele, simulando o contorno dos Die-cast.

    Em relação ao som, existem diferenças significativas entre cada tipo:
    Os aros estampados liberam mais a ressonância das peles; os Die-cast tornam o som mais focado e controlam os harmônicos de maior frequencia. Os de madeira tendem a soar parecidos com os die-cast, mas apresentam maior projeção e valorizam o timbre do casco bem mais que os Die-Cast. A principal diferença ocorre nos Rim-shots. O som de rim-shot em um aro de madeira tem muito ataque, é limpo, seco e estalado, sem o timbre metálico típico dos rim-shots em aros metálicos. Teoricamente, os aros de mdeira seriam máis frágeis que os de metal, mas não conheço ninguém que afirme que os aros de madeira não compensam.
    Se vale apena investir ? Bem, aros de madeira ainda são relativamente raros, e a aquisição de um set certamente iria personalizar seu kit. A mudança de som é bastante nítida, mas se vc vai gostar desta mudança é difícil dizer, afinal é uma questão de gosto pessoal. Eu, pessoalmente, prefiro os Die-Cast, porque acho o timbre de madeira "natural" demais.

    [ ]´s

    mudf
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    caramba. eu sinto até orgulho do fórum de batera quando vejo esses post do Amok hehehhe.

    DrummerZ
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Amok
    Nossa! Resposta completíssima! =)

    Então.. O caso é que a minha caixa é de metal, e eu particularmente curto mais as de madeira. Então tou pensando em uma forma de deixar um som q me agrade mais, por isso perguntei dos aros.
    Eu vi um workshop numa loja na Teodoro onde o batera tava demonstrando esses aros de madeira, e achei o som muuuito bom.
    Bem diferente dos mais 'tradicionais' de metal.
    Saberia me dizer +- a diferença de preço entre eles?

    Abraços!

    Amok
    Veterano
    # mar/08 · Editado por: Amok
    · votar


    DrummerZ

    e achei o som muuuito bom
    É o ataque das caixas com aro em madeira é bem seco e definido, e o rimshot tem um timbre único.

    Saberia me dizer +- a diferença de preço entre eles?
    Eu dei uma olhada no site da Odery, que é um fabricante que oferece todos os tipos (com exceção dos Die Cast) A Odery fabrica um tipo de aro exclusivo, o Hard Hoop Aluminum, em alumínio "die cast" (maciço), que são os top de linha. Estou listando os preços aproximados (em R$) dos aros de 14" (preço por aro):

    Aros Estampados 1.6mm : 38,00
    Aros estampados 2.3 mm: 55,00
    Madeira :101,00
    Hard Hoop Aluminum: 395,00 (!)

    A Fischer fabrica aros exclusivos, em latão e alumínio "die-cast" , com design tradicional, e em madeira também. Os preços pra aros de 14":
    Alumínio Die-Cast: 75,00
    Latão dourado: 106,00
    Latão Cromado: 121,00
    Madeira: 75,00

    Vale dizer que os aros de madeira da Odery são em Solid Block e e os da Fischer são laminados. Teoricamente, os Solid Block são melhores e mais duráveis, mas é necessário lembrar que baterias top como a Ayotte usam aros laminados também.

    Os aros de madeira podem realmente dar uma "secada" nos hamônicos de uma caixa com casco de metal. Mas note que o som ainda será diferente das caixas em madeira. Talvez seja interessante pensar em trocar o casco de sua caixa por um casco em madeira e aproveitar o hardware (canoas, automático, aros em metal, esteira, parafusos, etc). Por exemplo, um casco Odery em araucária 14x6,5 com acabamento revestido sai por R$ 293,00. A diferença para um par de aros em Solid Block é de 50%.


    [ ]´s

    MetalDrummer
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Opa...vale ressaltar que tem aros de BAMBU pintando por aí também.

    Um baterista que vive experimentando caixas e aros é o Neil Peart. Senão me engano ele experimentou bastante as configurações de caixas de madeira, metal e aros de madeira, die cast e bambu no álbum Vapor TRails (ainda que pra gente soe de uma forma de que ele parece ter usado a mesma caixa o disco inteiro).

    Senão me engano essa entrevista está na Modern Drummer Brasil logo no começo que a revista voltou à cicurlação por aqui em 2002 senão me engano. Deve ser a revista número dois ou três, por aí.

    Mas infelizmente não tenho como detalhar sobre esses aros de bambu.

    Mais uma vez, parabéns ao Amok

    DrummerZ
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Amok
    Hmm... brigadão Amok.
    Essa lista de preços me vai ser muito util nos proximos dias. hehehe

    Vou dar uma olhada no site da Odery pra ver qual eh. =)

    MetalDrummer
    Aro de bambu?? oO
    E presta será?

    Abraços!

    Amok
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    MetalDrummer
    Fui dar uma pesquisada sobre uso de bambu na construção de tambores de bateria e o que achei foi o seguinte:

    1. A Yamaha produziu caixas com casco em bambu e aros convencionais em 1994. Hoje estas caixas são consideradas item de coleção.

    2. Ano passado, a DW e a Ddrum (que agora está investindo em sets acústicos com boa repercussão) lançaram caixas produzidas com casco em bambu. Não consegui descobrir se existe algum avanço tecnológico (além do numero de canoas) em relação às "vintage" da Yamaha.

    3. Na NAMM deste ano (acabou de acontecer) a Ddrum apresentou uma versão da sua caixa de bambu com aros também em bambu, e o resultado sugere uma melhora na profundidade e corpo da sonoridade da caixa.

    Pelo jeito, vamos ter que esperar um bocado ainda...

    [ ]´s

    DrummerZ
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Amok
    Então Amok... to aqui de novo. hehehehe

    Assim... tou pensando em trocar o casco da minha atual caixa (que eh daquele modelo mais antigo da Turbo, que lembra os atuais Pearl) por um casco Mapex chromium 14X3,5 (ambas são de metal). A unica coisa q eu teria que comprar a mais seriam os aros, já q o da Turbo é 8 afinações e o da Mapex eh 10.
    A propósito, o casco da Mapex mais os parafusos originais eh 80 pila.
    Tá valendo?

    Abraços!

    Amok
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    DrummerZ
    Dexovê se entendi: vc vai comprar um casco Mapex Chromium e um par de aros, que podem ser de madeira. Sinceramente, apesar das obvias diferenças entre o casco da Mapex e sua Turbo, tenho dúvidas se essa troca vai significar uma melhoria significativa no som, afinal ambos os cascos são de metal. As 10 afinações permitem mais consistência na afinação da caixa e ampliam a "sweet spot" (zona de melhor sonoridade da pele de ataque), mas fora isso, acho que osm vai mudar muito pouco. Se vc já gosta do som de sua caixa Turbo, acho que vale o upgrade, pois vc estará com uma caixa de excelente qualidade. Agora, se o som de sua caixa atual não te agrada, talvez seja melhor considerar outro tipo de casco.

    [ ]´s

    Vini Ulrich
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    quais sao as diferenças no som da caixa d madeira e da caixa d metal?

    e das caixas de 3,5" por exemplo para as d 6,5"?

    Amok
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Vini Ulrich
    As caixas de madeira têm um som mais "orgânico" e focado. As caixas de metal possuem mais projeção e têm um som mais brilhante. As caixas de metal geram bastante harmônicos e são um pouco problemáticas para microfonagem.
    A profundidade da caixa se reflete no timbre geral: quanto mais profunda, mais grave e encorpado o som. Quanto mais rasa, mais ataque e rapidez na resposta de esteira. Normalmente para se tocar um backbeat pesado e sólido, é melhor usar caixas profundas. Pra jazz, fusion e situações onde as ghost notes são importantes, o melhor é usar caixas mais rasas.

    [ ]´s

    tamadrum
    Veterano
    # out/10
    · votar


    pessoal... alguem sabe me informar sobre aros pra caixa feitos de plastico...
    ta ai o link:
    http://www.lookmusic.com.br/site/?home=item&c=107&i=zUCU

    nunk tinha ouvido falar... é bom? presta?
    vlw

    Amok
    Veterano
    # out/10 · Editado por: Amok
    · votar


    Aros de plástico servem para deixar o instrumento mais leve. São mais adotados em instrumentos para escola de samba e drum corps (fanfarras). A durabilidade é pequena e a qualidade sonora ruim, mas serve para a finalidade que se propõe. Eu não colocaria aros de ABS num kit de bateria.

    [ ]'s

    tamadrum
    Veterano
    # out/10
    · votar


    a sim... show de bola amok... intendi... é nao conhecia nao... e faço ideia... nao deve ser bom mesmo!!kkkk e outra ave maria... num vo coloka nao!!kkk
    to colokando aro de madeira na minha caixa... ai qdo vi até achei q era de madeira... ai tava escrito la no link q era de plastico... ai por issu pergutei... nao conhecia ainda!!
    mas po show de bola!!vlw amok!!

    tamadrum
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    galera postei um topico ai sobre uma musica do dunga num site e tal... o que to querendo basicamente é o seguinte:
    tenho uma caixa de casco de metal 14"x 6" e to querendo por um aro de madeira e uma pele pra ver se da certo... tudo issu é para ver se deixo o som dela mais o menos assim... igual a do outro topico que que comentei la:
    http://www.youtube.com/watch?v=vKxUU_zu5JA

    nunk testei... sera q consigo?alguem ja fez o teste? em caixa de madeira sai tranquilamente... agora e em caixa de metal? ja deve ter testado assim!

    tamadrum
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    pessoal... amok... thiago... alguem ai... ja fez o teste?ou sabe de alguem... ou intendi?kkk
    vlw ai galera muito obrigado!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Aros pra caixa.