[ Hierarquia das Séries - Zildjian ]

    Autor Mensagem
    Baqueiro
    Veterano
    # jan/08


    Após todo esse tempo baterístico ainda me confundo de vez em quando com a Zildjian...
    1 - Qual a diferença entre o A Custom e o Avedis Zildjian?? Pra mim eram a mesma coisa, até o "a" é igual..
    2 - Qual a melhor série de todas? K é melhor que Avedis? Avedis é melhor que A??
    3 - Quem souber fala ai um pouco das séries mais tops da Zildjian (pratos de bronze, lá no site deles)

    Amok
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Baqueiro
    Vc tá apelando... =P
    Desse jeito vou ficar escrevendo atá amanhã.

    Vamos por partes, ok ?

    1 - Qual a diferença entre o A Custom e o Avedis Zildjian?? Pra mim eram a mesma coisa, até o "a" é igual..

    As séries Custom são consideradas "evoluções" das respectivas séries "tradicionais". As séries tradicionais da Zildjian são a "A" (antiga Avedis, nome do fundador da Zildjian americana), a "K" (de "Kerope", irmão e concorrente turco do velho Avedis) e a "Z" (de "Zildjian" mesmo). Cada uma destas séries foi "evoluída" para suas respectivas séries "Custom", daí as séries A Custom, K Custom e Z Custom. No final da década de 90 a série "Z" tradicional foi descontinuada, sendo totalmente substitíuda pela Z Custom. A séries "A" e "K" permaneceram.
    Agora, o que #%@&#%* é "evolução" ? Aparentemente os pratos tradicionais não ofereciam toda a sonoridade desejada pelos endorsers da Zildjian. Tipo, muitos jazzistas, em especial os de Fusion, achavam os som dos "K" tradicionais muito sujo e os da série "A" muito seco. Daí a Zildjian criou uma série derivada dos K com um som um pouco mais límpido, mas mantendo a riqueza de harmonicos. Surgiu então a série K Custom. Ocorreu algo parecido com a série "A". Alguns músicos buscavam sons mais cristalinos e cortantes, sem serem muito explosivos, o que motivou o surgimento da linha A Custom.

    Agora, respondendo: A série "A Custom" é feita somente em acabamento "Brilliant" (polido); o som é bastante límpido e cristalino (isoladamente, são os sons de prato mais bonitos que conheço; isso não quer dizer que seja adequados pra todos os estilos) e tem um tipo de harmônico descrito em inglês como "shimmering", que eu descreveria como "doce". è dificil descrever um som em palavras. São pratos refinados, indicados pra muitos gêneros, mas NMO, são perfeitos pra Fusion.
    A série "A" (ex-Avedis) é considerada a mais versátil das séries da Zildjian. Os Avedis são oferecidos em acabamento tradicional ou Brilliant, e possuem uma ampla variedade sonora também, desde seco até cheio de harmônicos. Dá pra tocar praticamente de tudo com a série A, basta escolher adequadamente a configuração do prato (espessura, modelo, etc)


    Tem mais a seguir...

    Amok
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: Amok
    · votar


    2 - Qual a melhor série de todas? K é melhor que Avedis? Avedis é melhor que A??

    A esta altura, vc ja deve saber que "A" e "Avedis" são a mesma linha. Se os pratos são denominados "Avedis", devem ser mais antigos.
    Não tem essa de "melhor série". Cada série tem particularidades sonoras que as tornam mais adequadas para determinados estilos. Embora a série "A" seja altamente versátil, um som de trio de Jazz fica muito melhor num kit com pratos K ou K Custom, assim como um Heavy cabeludo fica melhor com os Z Custom. Eu não sei exatamente por que as Séries K e K Custom são mais caras. Acredito que seja devido a um trabalho de martelamento manual mais sofisticado nestas séries.

    Segue...

    Amok
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: Amok
    · votar


    3 - Quem souber fala ai um pouco das séries mais tops da Zildjian (pratos de bronze, lá no site deles)

    O que você quer saber, exatamente ?
    Faltou falar um pouco das séries Z e Z Custom.
    No final da década de 80 a Paiste, marca forte na Europa, lançou a série Rude para atender à demanda das bandas da NWOBM (New Wave Of British Metal, chefiadas pelo Iron Maiden). Com a expansão da NWOBM pro mercado mundial, surgiu uma demanda por pratos pesados, de som explosivo e muito alto, com visual agressivo, típicos dos Rude. Como as então existentes séries Avedis e "K" não atendiam adequadamente a esta demanda, a Zildjian meio que copiou às pressas os Rude e lançou em 1986 a série "Z", produzida sem acabamento e com características sonoras parecidas com os Rude. Apesar de suas características, a série "Z" não conseguiu superar os Rude, obrigando a Zildjian a desenvolver um linha inteiramente nova voltada pro som pesado, dando origem à atual série Z Custom. Esta série alcançou popularidade nos USA e mundial com o sucesso do som "grunge" oriundo de Seattle e arredores, no começo da década de 90. A série Z Custom fez tanto sucesso em relação à sua antecessora, que a Zildjian optou por descontinuar a série "Z" em 1994.

    Acho que deu, né ?

    [ ]´s

    mudf
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Amok

    falou tudo, hehe.

    realmente, os pratos zildjian ( fora os B8 , e agora um B12), são todos tops. so servem para estilos diferençiados

    DrummerZ
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Amok
    Ufa!
    Nem é paga-pau da Zildje. Hehehehe...

    Mto show essa aula. =)

    Abraços!

    Baqueiro
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    com essas respostas fiquei até orgulhoso do tópico que eu criei hehe
    realmente muita coisa que eu não sabia!

    mrphillhimself
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Pessoal, olá.

    Sou novo no forum.

    Estou há uns meses com a bateria de um amigo guardada lá em casa e fiquei com pena do silêncio dela.

    Como ela está sem pratos, resolvi comprar para brincar.

    Devo tocar só em casa, acompanhando Rock, Ska, Rockabilly, um pouco de Punk.

    Ah, importante: sem microfoná-la.

    Quero comprar um set Zildjian, e pergunto: para o uso (não microfonado e pelos estilos de música), o que mais se enquadra (e por que, se possível): o A ou o A Custom?

    Obrigado pela ajuda,

    Phillip

    Vini Ulrich
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Que aula hein Amok!?

    Só falto o pequeno detalhezinho, a série Z Custom hoje foi/está sendo substituida pela série Z3, que séria a "3ª evolução" da série Z original. ;]

    Abs!

    Amok
    Veterano
    # out/09 · Editado por: Amok
    · votar


    Vini Ulrich
    Bem colocado.
    Se não me engano, a Série Z3 surgiu mais ou menos na mesma época que eu criei estes posts, há mais de um ano e meio atrás. Ná época eu realmente não sabia da existência destes pratos. Provavelmente porque eles ainda não existiam...

    Uma outra atualização: eu mencionei lá em cima que os pratos de série "A" são oferecidos nas versões tradicional ou "Brilliant". Isso não é mais verdade. A Zildjian parou de produzir versões "Brilliant" da série "A" (com exceção de um modelo especifico de ride que não me lembro agora), ao mesmo tempo em que ampliou a série "A Custom", esta sim oferecida somente em acabamento "Brilliant"

    [ ]´s

    Amok
    Veterano
    # out/09 · Editado por: Amok
    · votar


    mrphillhimself
    Rockabilly ? A Custom. Cai como uma luva. Pra Punk seria melhor os série "A" mesmo, de espessuras Medium e Rock.

    [ ]´s

    Amok
    Veterano
    # out/09 · Editado por: Amok
    · votar


    Mais uma informação adicional:
    O que faz uma prato ser "top", além do preço?

    A Zildjian divide seus pratos em duas grandes "famílias": Cast Bronze e Sheet Bronze.
    Os pratos Cast Bronze são feitos com a famosa liga B20, mas não é só isso. Cada prato é moldado a partir de um único bloco de bronze que é sucessivamente aquecido e prensado várias vezes. Este processo reorganiza as moléculas da liga e confere muito mais resistência ao prato. Após a prensagem, cada prato é torneado e martelado à mão antes do polimento. Esse processo manual encarece o produto final. Os pratos Z3 são martelados por robôs, mas o torneamento é manual e são moldados pelo processo de casting.
    Os pratos Sheet Bronze são produzidos em ligas diferentes da B20, geralmente em B8. Ao invés de serem prensados a quente, os pratos sheet bronze são recortados de uma folha de bronze que vem em bobinas. Isso tem algumas implicações: São pratos sem "tapering" (a variação de espessura entre diferentes regiões do prato), o que limita as possibilidades sonoras; O processo de produção é bem mais simples e eficiente que os Cast, o que possibilita produzir pratos mais baratos.

    Como voces sabem, a maior parte dos pratos Paiste é feita em B8 (ou variações), inclusive os top. A diferença é como a liga é trabalhada. A Paiste produz pratos em B8 pelo tradicional método "cast" de prensagem a quente e torneamento manual, que são verdadeiras jóias.

    [ ]´s

    DrummerZ
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Amok
    Não lembro, mas os Paiste B8 não se comportam que nem os B20 tradicionais? Tipo, qual a vantagem de comprar um B8 a preço de B20 sendo que a liga dele é menos resistente? Ou pelo fato de ele ser trabalhado em bloco ao invés de chapas faz o prato ser mais resistente?
    Abraços

    Amok
    Veterano
    # out/09
    · votar


    DrummerZ
    Além da liga, o tapering tem um papel importante naa resistencia do prato. O B20 tem maior flexibilidade que o B8, mas não é inquebrável. Note que os primeiros pratos feitos pra serem tocados pesado foram justamente os Paiste Rude.

    [ ]'s

    harturo
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: harturo
    · votar


    Dá uma ajuda ae:
    Estou interessado ainda esse ano em investir pesado e comprar pratos Zildjian.
    Eu vi um video ao vivo http://www.youtube.com/watch?v=r5aQFRc4okE do greenday e vi o tre cool tocando com K (não sei dizer se são custom), e pelo que li aki nesse tópico, um ride da linha A é mais seco do que linha K (estou certo?) e estou afim de mudar um pouquinho o meu estilo colocando o ride mais baixinho e atacar só os 2 crashes.
    Primeiramente vou comprar o ride 20" ou 21", depois o chimbal 14" e por último os 2 crashes 18" 19" e um splashzinho 12".
    O que me dizem???

    Amok
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    O Tre Cool usa um ride K Constantinople, uma verdadeira jóia, como crash-ride. Eu, pessoalmente, acho isso um crime. Foi a opção de sonoridade que ele fez. Note que o som de ride do Green Day não tem nada de limpido e cristalino.
    Eu uso Ks nos meus hihats porque gosto de um pouquinho de sujeira no som deles. Se voce quser um som de ride bem cortante e definido, vai de A Custom.
    Splash de 12" eu acho meio grande. Vai de 10", que tem mais cara de splash. Que estilo vc pretende tocar ?

    [ ]'s

    harturo
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Amok
    Obrigado pelas dicas.

    O som da minha banda é esse: http://www.myspace.com/dessituados

    Influências punk e grunge. Prefiro pratos maiores, mas não tão grandes como crashes 20". E já possuo um splash 12"(rev pro) e uso bem pouco, mas casa bem com os outros 18" e 20" (cr/rd solo pro)

    Amok
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    harturo

    Desculpe a demora, estive de férias.
    Pra esse som, eu recomendaria um K Custom Medium de 22". É um prato que abre bastante e faz aquele sshhhh quando tocado bem rápido, e tem a cúpula que corta legal quando preciso. O Avedis Medium também funciona legal. Evite pratos pra metal, Mega Bells e pratos muito cortantes. O ping destes pratos é muito definido e não fica legal pra hardcore.

    [ ]'s

    eduardofeldberg
    Membro
    # mai/13
    · votar


    Amok ou algum outro usuário, podem me dar uma força? Estou vendo uns packs da Zildjian, e estou com dúvida entre duas opções:

    01) Zildjian Inspiration (Vem com cinco pratos da série A, sendo Ride de 20', HH de 13', Crash de 16' e 18' e Splash 12' - Valor: U$869,00.

    02) Zildjian A20579-11 (Vem com quatro pratos da série A, sendo Ride de 20', Crash de 16' e 18' e HH de 14' - Valor: U$680,00

    Pelo que percebi, aparentemente a única diferença entre eles é o tamanho do HH (a série Inspiration traz o novo Pocket, de 13', enquanto a outra série traz o de 14') e a presença de um Splash na primeira opção. De resto, parece ser a mesma coisa, todos os pratos da série A. Se eu optar pela segunda opção (de U$680,00) e comprar um Splash separado, ainda assim o valor sai menor que U$800,00, enquanto a outra opção (Inspiration) sairia por uns U$70,00 a mais! Alguém sabe me dizer qual é a diferença entre estas opções, se a linha Inspiration tem algum acabamento melhor que a outra? Tentei achar algum detalhe, mas sou devagar demais no inglês, e não achei nada sobre essa linha Inspiration aqui no Brasil, nem no site da Zildjian.com.br!

    Valeu mesmo!

    Amok
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    eduardofeldberg
    Embora eu não conheça de perto esse pack Inspiration, dá pra dizer o seguinte:
    1. É um pack voltado para sonoridade acústica em ambientes fechados e não muito amplos
    2. São pratos com sonoridade "macia", pouco cortantes e com bastante sensibilidade dinâmica, sem muito volume
    3. Não são pratos adequados pra tocar gêneros muito pesados
    4. A descrição do hihat de 13" me deu vontade de ter um. Esse "pocket hihat" é uma espécie de reencarnação de um lendário hihat da Zildjian, o par K/Z. Em hihats onde o prato inferior é pesado, é melhor que o diâmetro seja menor, senão o hihat fica muito barulhento.
    5. O ride não é A Custom e sim um K Custom de 20". Esse prato é para os prós, que sabem controlar muito bem a dinâmica do Ride. Possui um som rico e complexo, que gosto de descrever como "areia caindo em cristal". Geralmente que tá começando não gosta do som dos K e K Custom porque "abrem" com facilidade. Quem está começando geralmente gosta de rides com som bem cortante e definido.

    Sobre o outro pack, não sei se vc vai encontrar, porque era um pack promocional. Todos os pratos são A Custom, bastante versáteis e com as caracteristicas sonoras que descrevi acima.


    [ ]'s

    eduardofeldberg
    Membro
    # mai/13
    · votar


    Opa, valeu mesmo, Amok! Me ajudou bastante. Vou dar uma testada neles, mas obrigado pelas dicas!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a [ Hierarquia das Séries - Zildjian ]