MD pra gravar ensaio

    Autor Mensagem
    Baqueiro
    Veterano
    # ago/07


    Uma vez um broder levou um MD pra gravar o ensaio e eu fiquei surpreso com a qualidade da gravação, ficou muito superior a um gravadorzinho de fita ou gravação de mp3 player...

    Ouvi falar que essa tecnologia tá ultrapassada,ou seja, não encontro desses mais pra comprar...

    Perguntas: Já que essa tecnologia ficou ultrapassada, o que substituiu o MD?? Ainda é possível comprá-lo (onde e quanto) ??

    makumbator
    Moderador
    # ago/07 · Editado por: makumbator
    · votar


    Baqueiro

    Claro que tem! Ultrapassado nada!
    Os novos gravam e rodam Wave 16 bits 44.1(sem compressão) e no formato padrão do MD, além de lerem WMA e MP3! Tem porta USB, equalizador, lê MD normal e os novos de 1Gb, os discos normais de MD custam em torno de R$9 ou 10, e os de 1 Gb algo em torno de R$ 25 a 30.
    O meu tem entrada de mic e line(stereo)que pode ser usada analógica ou digital. Vem com a bateria de níquel(ótima)recarregável,e um adaptador para usar uma pilha AA comum, além da fonte/recarregador, software e 1 disco de 1Gb.

    Tenho um desse:

    http://www.imagemrio.com.br/descricao.asp?CodProd=MZRH910

    Comprei nessa loja Online:

    http://www.etronics.com.br/

    Aqui um microfone stereo de alta qualidade para eles:

    http://www.etronics.com.br/detalhes.asp?codpro=374

    Discos:

    http://www.techcd.com.br/loja/lista_cat.asp?Cat=18

    makumbator
    Moderador
    # ago/07 · Editado por: makumbator
    · votar


    Complementando:

    O MD normal tem uns 288Mb, contra 1 Gb do Hi-MD.
    Os novos também servem como pendrive, ou seja, vc pode arrastar arquivos diversos(qualquer tipo) para ele no explorer(tanto em MD normal quanto em Hi-MD).
    Os novos tem o suporte para tanto o Atrac3(formato padrão do MD), quanto o Atrac3 plus(versão melhorada, com arquivos menores e de maior qualidade sonora).
    Vc pode pular, bater nele, mas nada faz com que o audio pule ou trave. Eles lêem as informações do arquivo, que aparecem no visor(tags, com nome, álbum, artista, etc..), quando vc passa música para ele, automaticamente pega os dados completos na internet sobre o disco(desde que seja original), ou carrega o CD-text do disco para os arquivos(podendo ser CD-R comum), e também abre as Tags de mp3 e WMA.

    Na época o meu custou R$ 855,00 incluindo frete. Mas vc pode achar dos modelos mais antigos(e novos também)usados no Mercado livre por bem menos. Mas tem que cuidar para não pegar os modelos que não gravam(apenas tocam), pois para nós músicos apenas os que gravam interessam. Os modelos antigos não rodam os discos de 1Gb, e os muito antigos não tem suporte USB.

    Olha eles no ML:

    http://eletronicos.mercadolivre.com.br/minidisc/

    Muito bom!

    Baqueiro
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Na verdade eu só queria gravar o ensaio com qualidade boa, qualidade suficiente pra amostrar às pessoas.
    Achei um no mercado livre por 230,00... ele vale a pena por esse preço?
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-61939981-_JM

    Valeu ai pelas dicas!

    makumbator
    Moderador
    # ago/07 · Editado por: makumbator
    · votar


    Baqueiro

    vc precisa ver se ele tem entrada de linha/mic , pois no seu caso seria fundamental para gravar o ensaio. Cuidado com as terminologias de vendas, pois o que alguns chamam de gravar, é na verdade a transferência do audio do computador para o MD(esse modelo que vc indicou faz isso, mas não sei se tem entrada linha/mic).

    Esse tem line in e out(não tem mic in, mas o line já serve para gravar sinal da mesa, ou mesmo para conectar um mic através de um DI), e está até mais barato que o outro:

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-61940821-sony-mz-r900-minidisc- walkman-brindes-_JM

    Esse tem mic in e line in e out:

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-61794781-md-walkman-sony-mz-r50 -gravador-e-playback-um-dos-melhores-_JM

    Baqueiro
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    ok, tem mic in, mas tem que comprar o microfone separado né?

    makumbator
    Moderador
    # ago/07
    · votar


    Baqueiro

    não necessariamente! Qualquer mic serve, basta ter o adaptador para mini plug. Claro que um mic comum grava em mono, e um mic próprio para MD, além de gravar em stereo, tem uma qualidade melhor(como aquele do link). Mas como é mais para registro de ensaio, acho que nem precisaria de cara um mic stereo.

    Baqueiro
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Ajuda rápido!!!!!

    Entrei em contato com o vendedor http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-61939981-_JM ,e ele não soube me dizer se o aparelho gravava o som do ambiente por assim dizer (sem precisar ligar em mesa de som nem nada), a unica coisa que ele sabe é que o MD grava coisas DO COMPUTADOR, como se fosse um pendrive.

    Quem conhecer esse modelo, saberia dizer se ele grava o som do ambiente?? Urgente!!

    makumbator
    Moderador
    # ago/07
    · votar


    Baqueiro


    Esse não grava não! Em uma das respostas ele diz que tem USB(para transferir de e para o PC) e a saída de fones.
    A pergunta que vc sempre tem que fazer ao ver um MD é: Ele tem entradas line in e/ou mic in? Tem que ter pelo menos uma delas(alguns tem as duas), e também é desejável ter o line out(nem todos que tem line in tem line out), mas o mais importante é o LINE IN!!!!!

    tenta outros(alguns até mais baratos que esse que vc viu tem line in)

    kiki
    Moderador
    # ago/07
    · votar


    Baqueiro
    Na verdade eu só queria gravar o ensaio com qualidade boa, qualidade suficiente pra amostrar às pessoas.
    pra gravar som "ambiente" tem que ter microfone. pode ser um desses que o nosso amigo makumbator postou, já dá pro gasto. compre um md que tenha entrada (mic/line in) e compre um microfone destes, estéreo.

    agora, te digo o seguinte: já gravei ensaios assim um tempo atras, e o que mais perde qualidade é a bateria. fica melhor que gravador de fita (ainda não existia mp3 player na época).

    ou liga o line in numa mesa de som, aí tem que ter tudo microfona e tal. praticamente um estudio. mas dá pra deixar a bateria bem legal assim.

    makumbator
    eu tenho um aparelho md gravador portatil da sony, há alguns anos. usei bastante pra gravar ensaio, mas parei de usar por que não sei transferir os dados digitalmente.
    eu tenho um cabo que é de fibra ótica (não sei dizer o tipo, tá tudo em japones), que seria para transferencia digital, mas nunca usei.

    voce sabe se eu encontro algum cabo para transferir pro computador? tipo um USB?

    Os modelos antigos não rodam os discos de 1Gb, e os muito antigos não tem suporte USB.
    o que é antigo? meu md tem uns 6 anos de idade.

    makumbator
    Moderador
    # ago/07
    · votar


    kiki

    Qual o modelo do seu MD? É bem provável pela data que o seu MD tenha suporte de USB(porta mini USB, usando um cabo mini USB para USB normal na outra ponta), a não ser que vc tenha comprado usado um modelo mais antigo na época. A porta de conexão dele não se parece com USB?

    Baqueiro
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    os que tem entrada mic/line in já possui tudo o suficiente pra eu gravar o ensaio ou eu teria ainda que comprar um microfone por fora??

    Fernando de almeida
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Baqueiro
    os que tem entrada mic/line in já possui tudo o suficiente pra eu gravar o ensaio ou eu teria ainda que comprar um microfone por fora??
    Os que tem Mic-in, vc tem que comprar um microfone para poder gravar seu som, essa é a entrada de som vinda direto do microfone.
    Os que tem Line-in, vc tem que ligar o microfone ou os microfones em uma mesa de som ou um mixer e pegar a saida de linha dessa mesa ou mixer e ligar no Line-in do MD, ou seja vc tem que comprar os microfones e tem que ter a mesa para ligá-los.

    Baqueiro
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Fernando de almeida
    poxa vc conseguiu falar 1 paragrafo sem falar BRUNO nenhuma vez.. (brincadeiras à parte).... hehehe
    bom, então pelo jeito vou ter que desembolsar um microfone mesmo né? má noticia... mas deixa eu conseguir o MD primeiro depois eu penso em microfone então!!

    bom, acho que eu acabei entendendo como é o principio do funcionamento da jeringonça em questão, obrigado ai à galera que contribuiu com o tópico!

    makumbator
    Moderador
    # ago/07
    · votar


    Baqueiro

    Pega o MD primeiro(lembrando sempre da questão do line in/mic in), depois vc pensa em um mic. Mas de início pode ser um comum mesmo, dinâmico(mas vai gravar mono), depois vc pega um stereo próprio para MD, então vai ficar bala!

    kiki
    Moderador
    # ago/07 · Editado por: kiki
    · votar


    makumbator
    Qual o modelo do seu MD?
    errei a marca. é panasonic (faz tanto tempo que eu não mexo no bichinho) SJ MR100.
    http://www.minidisc.org/part_Panasonic_SJ-MR100.html
    nesse site tem umas especificações tecnicas.

    não tem nada parecido com usb, acho que não tem :-(
    tem entrada optical, e no fone tem um plugue em volta, mas acho que é do controle remoto.
    nada parece usb, tudo redondo.

    Fernando de almeida
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Baqueiro
    poxa vc conseguiu falar 1 paragrafo sem falar BRUNO nenhuma vez.. (brincadeiras à parte).... hehehe
    heheheheheheheh .... Brow me desculpe no outro tópico ... dá uma olhada lá que eu editei o texto ... ABR.

    bom, então pelo jeito vou ter que desembolsar um microfone mesmo né?
    Se for com mic-in é só o microfone ... se for line-in é o microfone+mesa.
    Brow, vc ensaia sozinho??? Se sim o esquema com mi-in tá blz. Se não o ideal é o line-in pois aí da pra microfonar a batera e ligar os outros instr. na mesa tb. Inclusive eu acho o MD com line-in + interessante pra vc pois pela mesa vc conseguiria microfonar a batera toda (tons, sudos, pratos, bumbo, ets), é só ligar um microfone em cada peça da batera e esses microfones todos na mesa e a saída da mesa no line-in.

    Baqueiro
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Fernando de almeida
    Eu sei que fica muito mais bem gravado pela mesa (line in) mas a questão é que muitos dos estúdios que eu ensaio não tem microfones suficientes (ou com qualidade suficiente) pra microfonar toda a batera.
    Bom, eu também nao tenho microfones no final das contas muito menos mesa de som, então acho que o melhor esquema seria pelo mic in mesmo.... pois sendo só 1 microfone eu posso pegar emprestado algum se for o caso (ou depois juntar mais $$ e comprar o stereo do md).

    Quanto a bruno, chama ele pra participar aqui do forum, acho que ele teria muitas informações e experiencias pra contar para nós miseros bateras de finais de semana. Se eu falei alguma coisa de mais não é pq o cara toca ruim (na verdade eu nem me preocupei em ver ainda pra falar isso), mas é que eu não suporto fanatismo, por isso eu acho mais interessante ele mesmo participar também.

    Baqueiro
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Será que esse daqui é bom?????? acho que vou comprar....
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-62076191-md-player-com-gravador -sony-mz-r37sp-_JM

    makumbator
    Moderador
    # set/07
    · votar


    Baqueiro

    Vi que finalizou, foi vc que comprou?
    Acho que fez bem, se for como no anúncio foi bom negócio. Vai te servir bem.

    kiki
    Moderador
    # nov/07
    · votar


    uma pergunta:
    se ligar um md no pc com cabo usb, em que formato ele abre o arquivo? wav?

    makumbator
    Moderador
    # nov/07 · Editado por: makumbator
    · votar


    kiki

    Depende do modelo. Se for dos antigos MDs vai abrir como Atrac(formato da Sony). Basta pegar grátis o codec de Atrac na internet que vc abre fácil em qualquer programa de som. Depois vc pode converter para outros formatos normalmente(desde que tenha o codec Atrac para abrir antes, é lógico)
    Nos Mds novos(tipo o meu modelo que mostrei antes e os da mesma geração), vc pode salvar em vários formatos(WAV MP3 WMA ATRAC), no caso de ATRAC e WMA pode salvar com e sem restrição de cópia digital. No meu por exemplo pode-se gravar direto em ATRAC ou WAV sem compressão e na hora de importar ou exportar pode ser nos 4 tipos citados. Pode-se também usar os MDs novos como pendrive, arrastando qualquer tipo de arquivo para carregar para outro computador
    Nesses MDs novos há um programa para gerenciar(Sonic Stage) em que vc faz as conversões, busca os nomes de cds na internet, etc...O programa pode também ser usado em MDs antigos, mas nos modelos novos vc só pode importar e exportar com o programa, enquanto nos antigos pode ou não usá-lo.

    EDIT:

    esqueci de avisar: alguns modelos realmente antigos não possuem transferência digital dos arquivos. Nesse caso a pessoa tem que ligar a saída de linha dele e usar a placa de som para regravar o material em tempo real, o que é muito pouco prático.

    TG Aoshi
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    makumbator
    Só uma ressalva sobre o seu post, pros audiófilos (os de verdade, por favor....)

    Pra tomarem cuidado na conversão entre MP3, ATRAC e WMA, que são todos formatos que tem perdas de dados na compressão dos arquivos, o que pode resultar em arquivos com menor qualidade...
    Claro que a maioria das vezes isso é imperceptível, e pra quem já não fez uma gravação "ruídos free", essa preocupação não vai fazer mta diferença...

    O mesmo vale pra "transferência" analógica das gravações.

    makumbator
    Moderador
    # nov/07 · Editado por: makumbator
    · votar


    TG Aoshi

    Sim claro! heheh. Apesar que nos novos MDs, como o meu, pode-se gravar em WAV 16 bits 44.1KHZ sem compressão, que seria o formato ideal para gravar algo mais importante. Os Atrac de altos bitrates também são muito bons(melhores que os MP3 equivalentes, e até que os de bitrate um pouco acima) .

    bisc8
    Veterano
    # mar/08 · Editado por: bisc8
    · votar


    makumbador

    o seu MD consegue transferir sem problemas as suas gravações digitalmente para o pc né? pode-se passar o conteúdo de QLQR md para o pc?

    A situação é... tenho MTAS gravações aqui em md e preciso passar isso digitalmente via usb, pois analogicamente vou perder mto tempo e qualidade. flw

    makumbator
    Moderador
    # mar/08
    · votar


    bisc8

    o seu MD consegue transferir sem problemas as suas gravações digitalmente para o pc né?

    Sim, o meu transfere digitalmente, tanto as comprimidas(formato Atrac) quanto as não comprimidas(formato wave). Em Mds gravados nele e em outros aparelhos(inclusive nos antigões).

    pode-se passar o conteúdo de QLQR md para o pc?

    Não necessariamente. Os Mds muito antigos não tem ligação digital(como USB), sendo totalmente analógicos. No caso dos MDs mais recentes, qualquer um com porta USB fará o que vc quer. Mesmo nos modelos atuais que não fazem gravação(ou seja, players que apenas transferem arquivos já gravados, como um cd, mp3, etc... e lêem discos MDs já gravados). Caso queira APENAS transferir sem fazer novas gravações usando o md como gravador, basta comprar um MD player com porta USB. Mas se além de transferir, quiser usar o MD também como um gravador digital, deverá comprar um MD com entrada de linha e mic(além da USB para transferência).

    bisc8
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    makumbator


    valeu! agora o difícil é achar um...se vc quiser vender eu compro heheh, nem no amazon e nem em outro site tem o seu modelo (mz-rh910).

    Só fiquei na dúvida pq pesquisando pela net, descobri os Net-Mds (+ antigos) ,q possuem alguns aparelhos com porta usb, nao conseguem transferir as gravaçoes feitas no md para o pc digitalmente (por causa de leis de direitos autorais ou uma maluquice sem sentido do tipo). Já os Hi-Mds (+ novos) conseguem fazer esse tipo de transferencia (q é o seu caso).

    Qd fiz a 2a pergunta "QLQR md" estava me referindo ao "minidisc" (onde é armazenada a gravaçao). Mas vc já me respondeu logo na 1a pergunta!

    brigadão, agora é suar a camisa pra arranjar um... é meio urgente msm. Tenho pilhas de gravaçoes em minidiscs pra passar pro pc. Se quiser alugar o seu, topo qlqr parada hahah vlw

    makumbator
    Moderador
    # mar/08
    · votar


    bisc8

    valeu! agora o difícil é achar um...se vc quiser vender eu compro heheh, nem no amazon e nem em outro site tem o seu modelo (mz-rh910).

    É que vc sabe como é esse lance de modelo de aparelho, passam 3 meses e já tem um modelo para substituir(apenas marketing). Apesar de novo, o meu já é considerado "fora de linha"
    Mas esses Mds Sony duram a vida toda, tenho um amigo que tem um comprado no início dos anos 90, e que funciona perfeitamente até hoje, com uso diário intenso(o bicho tem quase 20 anos!). Foi dos Mds dele que testei no meu para ver se lia e transferia legal material gravado em aparelhos antigos.


    Olha aqui, tem boas ofertas:

    http://eletronicos.mercadolivre.com.br/minidisc/

    se vc quiser vender eu compro heheh

    hasusau!!! Nem a pau Juvenal!!!Hehehe

    Se quiser alugar o seu, topo qlqr parada hahah

    Se estivéssemos na mesma cidade até poderia ser...mas estamos "um pouquinho" longe um do outro!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a MD pra gravar ensaio