Como acabar com a reverberação

    Autor Mensagem
    Fabio Chapolin
    Veterano
    # ago/07


    E ai galera, é o seguinte. Ensaio com minha banda em um quarto no porão de casa. Não tenho problema com isolamento pois o quarto fica bem escondido e o muro é bem alto. Pelo menos nem um vizinho reclamou ainda rs. Só tem um problema, a reverberação dentro do quarto. Quando tocamos não da pra destinguir o som do tom, do bumbo do baixo... tem uma reverberação absurda. Se alguem puder me ajudar com dicas pra acabar com isso. Levando em consideração o custo benefício, é claro. Desde ja agradeço
    Valeu galera

    Amok
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Isso dá trabalho. Vc precisa identificar qual faixa de frequência reverbera mais. Existem fórmulas matemáticas que orientam a construção de peças que atenuam a reverberação das diferentes faixas de frequencia.

    De qualquer modo, existem algumas regrinhas básicas:

    1. Evite paredes paralelas (inclusive chão e teto)
    2. Evite revestimentos "duros" e lisos (azulejos, cimento, reboco, vidro) nas paredes
    3. Utilize mobiliário com acolchoamento em grande quantidade (sofás e pufes); procure colocá-los nos cantos do quarto para funcionarem como "bass traps".
    4. Distribua tapetes e colchões de espuma (!) pelo quarto. Cortinas de tecido pesado tb ajudam. Cuidado porque estes materias são inflamáveis.
    5. Toque mais baixo. Um cômodo tem um "limite de saturação", acima do qual a reverberação é incontrolável. Se vc desce a mão na batera pq o guitarrista prefere tocar com seu ampli valvulado no talo, acho melhor alugar um estúdio pra ensaiar.

    No site "Audiolist" tem seções inteiras falando sobre isolamento e tratamento acústico. Vale a pena uma visita.

    [ ]´s

    kiki
    Moderador
    # ago/07
    · votar


    os conselhos do Amok tão muito bons. ouça-os.

    vou só acrescentar algumas medidas mais praticas.
    - se o comodo é muito pequeno, a reverberação vai ser pior.
    - a solução mais simples pro seu caso é aumentar a absorção do ambiente. para isso, siga as sugestoes acima, tapetes, cortinas, sofas, etc. coisas porosas e macias. se o comodo esta vazio, com as paredes lisas, da muita reflexao. se o chao e/ou as paredes forem de azulejo, pior. pense como na reflexão de luz, quanto mais duro e liso, mais reflete. para ensaio é bom que o ambiente tenha pouca reflexão, o som fica mais crú.
    - o problema é que, ambiente fechado (pelo isolamento) e com tecidos e estofados (para a absorção) são insalubres. quando não estiver ensaiando, deixe portas e janelas abertas para arejar; evite umidade; deixe os "absorventes" tomarem sol periodicamente. isso evita ácaros, mofos, e fungos em geral.

    tem um grupo de professores de música da eca-usp que estão desenvolvendo um software gratuito para análise de ambientes, voltado para músicos não especializados em acústica. ele fará essa análise por faixas de frequencia. ainda não sei muito sobre ele, vou tentar me informar.

    é isso. espero ter ajudado.

    Fabio Chapolin
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Muito obrigado pelas dicas. Ouvi falar q caixa de ovo ajuda um pouco, é verdade??? Não confio muito nisso. Se puderem me ajudar tbm com dicas de posicionamento dos amplis, da batera em relação a banda, da caixa de voz... Valeu estou aguardando

    NevesBtu
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Eu tbm estou interessado no posicionamento da banda.C algem puder comentar eu agradeço

    kiki
    Moderador
    # ago/07
    · votar


    Fabio Chapolin
    ajuda sim, mas pouco. é a opção mais barata. e mais tosca.

    Amok
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Fabio Chapolin
    Não coloque caixa de ovo nas paredes !!

    O lance da caixa de ovo é o seguinte: a superfície irregular ajuda no controle de reverberação atuando como difusor de médias frequencias e absorvedor de médias. Mas o material da caixa de ovo (papelão) é um meio excelente para abrigar insetos, particularmente baratas.
    O que existe é uma enorme confusão devido à esta superfície ser chamada "casca de ovo" e ser adotada por reconhecidos metriais profissionais de revestimento acústico, como o Sonex.

    Então, as pessoas ouvem falar numa tal de "casca de ovo" que é excelente para revestir paredes de estúdio e surge a falácia de que caixa de ovo é um bom material.

    [ ]´s

    Amok
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    NevesBtu
    Como assim, posicionamento da banda ?

    Não existem regras muito precisas, vai muito de gosto dos músicos. Com exceção do vocalista, eu recomendo que cada músico fique bem ao lado do ampli de seu instrumento. O vocal, pra evitar microfonação, deve ficar de frente pras caixas de som, e se possível, com algum material fono-absorvente (até um colchão em pé funciona) por trás. Se possível, os amplis de baixo, guitarra e teclado podem ser ligados a uma mesa (mixer) usando suas saídas 0dB para que o batera use fones de retorno.

    Aprendam a tocar sem muito volume e respeitem as dinâmicas da música.

    [ ]´s

    Thiago Yoshiki
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Amok
    ^^

    Ia citar meu tópico pro cara, mas você já o tinha feito.
    Abraços meu Mestre!

    leossampaio
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    o meu caso é o seguinte: meu estúdio é 2,95 x 2,5(salvo por engano) e o pé direito é o padrão e ensaiam 5 pessoas qq eu fiz(isso está longe do ideal mas muito longe mas as cada um resolve como pode) fechei a janela com compensado e cobri com uma coberta e a porta é maciça nas paredes as nossas amigas caixas de ovo foram o q rolou mas sempre "quebrando" os cantos e no chão tapetes.
    qnto a disposição dos instrumentos o baixo obviamente fica no pé da minha oreia e as guitas ficam nas diagonais e o vocal no centro mas o grande lance é deixar ons indtrumentos mais ou menos na altura do pescoço pq ai usa menos volume mas ouve do msm jeito.
    bom pra concluir as caixas de ovo foi melhor do q deixar as paredes lisas, o carpete foi ecencial pra dar uma melhorada o som e outra deixe o máximo de bags de intrumento dentro da sala ao menos num atrapalha agora muitoCUIDADO COM AS ESPUMAS EM EXCESSO normalmente desequelibra os graves eles ficam em excesso depois eu posto aqui uma planilha do excel pra tratamento acústico q dá pra dar uma idéia do q fazer

    leossampaio
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    aqui vai o link da planilha do excel pra dar uma ajudinha no tratamento da sala
    http://www.musitec.com.br/downloads/

    zexrodrigues
    Membro Novato
    # ago/18 · Editado por: zexrodrigues
    · votar


    Olá gostaria de saber se este tipo de revestimento de gesso serve pra diminuir a reflexão e se recomendam o uso? ( e ainda é bem bonito) https://img.elo7.com.br/product/main/1882DFA/molde-silicone-piramide- quadrangular-3d-piramide.jpg
    É em uma igreja e pensei em por algo na parede atrás da banda ,pra tentar melhorar ,pois o som embola muito...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como acabar com a reverberação