Fazendo uma bateria

    Autor Mensagem
    Taekão
    Veterano
    # jul/06


    Olá pessoal do forum, ou novo aquí, e vou colocar a idéia:

    To afim de fazer uma batera pois eu além de sempre querer aprender a tocar, eu gosto muito de construir, montar e desmontar.

    Passando num dia normal numa loja de música eu entrei para começar a minha formação de idéia para o começo do projeto.

    Percebí que eles vendem todas as pessas da bateria (ferragens) separadamente. Pensei: "legal, um bom começo, pois não teria problemas de não encontrar depois".

    Começei a pesquizar na internet sobre a bateria, como funciona, sua afinação, processo de afinação e e achei uma página interessante no mínimo : http://www.xs4all.nl/~marcelo/music/ É de um gringo que gosta de samba e fez seu próprio surdo.

    Gostei, tudo bem explicado e tals, mas aí vem as dúvidas e...pra quem não sabe ainda o bastante do instrumento resolví criar esse tópico num forum de bateristas para ver se vocês conseguem me ajudar.

    Depois vou tirar fotos e divulgar aquí por esse forum como está ficando a bateria, e procuro também eventualmente ajudar (pessoas como eu) sem muita renda, mais com muita criatividade.

    Bom, para esclareçer logo minha dúvida aí está:

    "Fiquei sabendo que para o surdo (vou começar fazendo ele) pegar afinação voçê tem que lixar as bordas..até aí beleza, mas depois de já comprado a pele do surdo, e a de resposta (vou fazer de dupla- afinação) como funciona o processo de prensar a pele para ela ficar esticada? tô incucado com isso e queria entender. Se alguém souber e tiver paciência de explicar agradeço".

    É isso galera, semana que vem vou colocar as fotos pra geral acompanhar o passo a passo.

    Valeu!

    Amok
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Taekão
    Muito interessante seu tópico. No futuro vou querer minha parte em ações de sua fábrica de baterias =P.

    Seguinte: a borda do casco é a parte mais importante da confecção de um tambor. Sua modelagem determina as características de sustain. O corte mais utilizado faz 45º em relação à superficie externa do casco e 30° com a interna, mas existem variações. O mais importante é que o plano de corte do casco (onde as peles ficarão assentadas) tem que ser perfeitamente plano, sem ondulações, para que a pele assente corretamente de modo uniforme. Se a borda tiver ondulações, a pele terá regiões de baixa pressão com casco e a afinação fica praticamente impossivel. Eu recomendaria que voce tentasse começar com um tambor menor, tipo um tom de 10" ou 12", porque em caso de falha, fica mais fácil corrigir.
    Respondendo a sua pergunta: as peles são prensadas contra os cascos por um sistema de aros, parafusos e canoas. As canoas são peças que são fixadas nos cascos de modo simétrico e regular, e que recebem os parafusos de afinação. Estes parafusos tensionam a pele através do aro, que é um anel de metal com o diâmetro pouco maior que o casco, com furos para passagem dos parafusos de afinação. Recomendo que você adquira um tambor qualquer (até um pandeiro serve) pra entender melhor o sistema. Recmendo também que você dê uma lida
    neste tópico.

    [ ]´s

    Taekão
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Cara, genial sua resposta. Concerteza vou aproveitar todas as dicas que você especificou, segunda-feira estou indo na playdisco (loja de instrumentos) para comprar as canoas, o aro, e os parafusos de afinação. Como você falou um amigo meu também me aconselhou em começar pelo tom.

    Muito interessante sua ação não só de me explicar, como ainda querer contribuir futuramente, poxa obrigado cara!

    Eu lí numa matéria que a MDF é muito usada em processo de construção de tambores porque O MDF é um produto homogêneo, uniforme, estável, de superfície plana e lisa que oferece boa trabalhabilidade, alta usinabilidade para encaixar, entalhar, cortar, parafusar, perfurar e moldurar, além de apresentar ótima aceitação para receber revestimentos com diversos acabamentos.

    Então, eu pensei se poderia fazer o tom (depois do continuidade ao surdo) em mdf e pedir um marceneiro (amigo meu) para fazer o casco para mim. Queria saber sua opinião cara, e aí?

    Taekão
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Olha que site interessante que um amigo meu me aconselhou: http://www.stdrums.de/index.html

    serve muito para quem ta querendo construir seus tambores, valeu galera.

    Taekão
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Conseguí tirar a foto das peles do surdo, depois coloco as fotos das peles do tom e das ferragens.

    http://i83.photobucket.com/albums/j298/yancarval/DSCN1779.jpg

    B4TER4
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Taekão

    num eh por nda naum, mais creio eu q aki todo mundo jah viu uma pele d surdo hehe =)

    mais como andas o trabalho aew??
    tah conseguindo faze??

    pudia tira umas fotinhas dos cascos e talz e botar aki pra nois bizoia =)

    agora uma duvida q vc jah deve da pra sabe
    vale a pena vc faze uma bateria??
    pq num sei, ca cumigo eu num acho vantajoso vc faze, num deve sai taum maiss em conta eu acho

    abraços

    Baqueiro
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Taekão
    num eh por nda naum, mais creio eu q aki todo mundo jah viu uma pele d surdo hehe =)


    Eh verdade... pensei que vc ia fazer as peles tb ne

    Taekão
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    HAUahuHUA realmente, mais ainda não tenho os cascos. Vou mandar fazer ainda. Quando eu fizer vou colocar as fotos. E respondendo à pergunta cara, eu tenho 3 opições:

    1)se eu entregasse na mão de um proficional e fizesse à meu gosto realmente iria sair o dobro do preço da bateria porque ela iria ser como eu quisesse.

    2)Comprar uma bateria, mesmo que fosse uma BNb, mais não tenho dinheiro para isso.

    3)E fazer uma, essa era a melhor opção para mim, porque eu que vou arcar com toda a mão de obra, e eu posso comprar aos poucos.

    snd
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Legal sua iniciativa. Já ta pensando na pintura? Acho que vai ser uma das partes mais importantes, pelo fato de influenciar na resistencia (contra calor, humidade, insetos, etc) do casco. E na estética tbm!

    Baqueiro
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    ah sim, qual a madeira que vc escolheu?

    Amok
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Taekão
    MDF ? Agora vc me pegou. Pode até dar certo, exatamente por essas propriedades que vc mencionou. O problema é como produzir cascos, já que o MDF geralmente é fornecido em placas e não é maleável. Placas de MDF com cerca de 5 a 6 mm de espessura são muito quebradiças. De todo modo, boa sorte ae. E vai postando as fotos dos cascos assim que estiverem prontos.

    [ ]´s

    leossampaio
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    cara não sei se o MDF vai soar legal pq esse material ele eh pó de madeira colado e prensado o som deve ser mais abafado q os de folhas de madeira ecomo o Amok ele eh quebradico talvez seja mais facil cv achar uma folha de compensado q eh mais barato e eficiente q o mdf e vc encontra conpensado de boa qualidade e com diferentes tipos de madeiras!

    vlw

    Amok
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Olha, eu acho que se alguém fabricar um cilindro de MDF com cerca de 4 mm de espessura, vai conseguir um casco com um som muito interessante. O problema é que eu acho que um casco de MDF com essa espessura iria começar a rachar com o tempo. Deve ser por isso que não fabricam.

    [ ]´s

    snd
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Falando em madeiras, será que um casco de material acrílico seria interessante?

    B4TER4
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    snd
    interessante seria

    mais eu naum curto batera d acrilico, acho a coisa mais feia q jah fizeram ca bateria, sei lah, naum curto, logico q eu eu ganhasse uma naum iria reclamar, mais eu iria vender e pegar uma outra

    mais deve da uma trabalho desgramado faze uma d acrilico

    Amok
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    B4TER4
    Pra ver como é tudo questão de gosto... Eu já acho as acrílicas visualmente espetaculares. As lendárias Ludwig Vistalite fizeram história na década de 70. O problema é que o som não fica lá essas coisas. Fica faltando a profundidade e a "maciez" da madeira. Se bem que hoje em dia, com triggers e processadores e talz, não deve ser muito dificil conseguir um bom som de uma acrílica.

    [ ]´s

    DrummerZ
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    B4TER4
    Amok
    Acrilica com akelas luzes e lasers pra todo lado...
    Hehehe...
    Deve ser bala ter uma de acrilico e botar sl, tipo uns sensores pra emitir luz d ond vc bate (se eh q existe isso).
    Ou akeles shows pirotecnicos (bah me puxei.. Huashuhusa), com fumaça, faísca, e tds akeles aparatos visuais.

    Eu já acho as acrílicas visualmente espetaculares²

    Baqueiro
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    DrummerZ

    Rapaz sensacional sua ideia, e é possivel fazer isso... to tendo varias ideias aqui... imagine se dentro do casco fosse colocados lasers (o acrilico não permite q ele saia, eh que nem na fibra óptica)... e particulas bem finas tipo poeira ou areia bem fina para quando vc batesse elas se espalhassem e o laser iluminasse elas (do contrario vc não veria luz)... assim iluminaria o tambor todo... e os sensores seriam ativado pela pressão no interior do tambor... ou entao junto à pele pelos mesmos principios dos triggers... sei lá, mas teriamos problemas com as ghost notes ..... mas a ideia eh boa!!

    Amok
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Taekão
    E aí, cara ? tá sumido ? Queremos saber como anda seu projeto.

    [ ]´s

    The_Guardian
    Veterano
    # ago/06 · Editado por: The_Guardian
    · votar


    Eu já acho as acrílicas visualmente espetaculares³

    Thiago Yoshiki
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Eu já acho as acrílicas visualmente espetaculares(8348141)³¹²³¹²³¹³

    Amok
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Thiago Yoshiki
    Bão, pelo teu nick, só podia, né ?

    [ ]´s

    Thiago Yoshiki
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Amok

    Mas é CLAAAAARO meu kerido!!!! rss
    Abraços!

    Baqueiro
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Taekão
    E ae já plantou a árvore pra fazer os cascos?

    DrummerZ
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Baqueiro
    Usa uma do parque da cidade. Só não deixa o prefeito saber.

    Abraços!

    Thiago Yoshiki
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Baqueiro
    DrummerZ

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    XxAwakeneRxX
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Vai manguear no sinal que tu consegue uma batera mais rápido loco!

    michelreis
    Membro Novato
    # abr/17 · Editado por: michelreis
    · votar


    Boa Noite, tenho um filho de 4 anos, que adora musica, e se interessa por instrumentos de percussão, principalmente por bateria, e logo pensei por que não tentar fazer uma pra ele, e venho acompanhando as matérias, e pesquisando sobre o assunto, porem uma dúvida pairou no ar, as medidas das peles em si, são em polegadas etc..., pesquisei sobre os molde madeiras, mas mesmo assim fiquei na dúvida, de como fazer a conversão em centímetros, porem imaginado a madeira inteira, uma sera que alguém poderia me ajudar ou me passar as medidas da primeira folha?
    gostaria de fazer a bateria com as seguintes medidas surdo de "16", caixa de "14", tons de "12 e 13", e bumbo de "20", pensei em fazer de mdf, uma vez que tenho uma maquina de corte a laser pensei ser mais fácil para cortas as folhas na medidas certas.
    obrigado a todos

    entamoeba
    Membro Novato
    # abr/17
    · votar


    michelreis

    Que tal comprar as peles primeiro?

    michelreis
    Membro Novato
    # abr/17
    · votar


    ja as tenhos.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Fazendo uma bateria