Gravação de batera

    Autor Mensagem
    Baqueiro
    Veterano
    # abr/06


    Colé bateras...

    Recentemente eu criei um "estúdio" dentro do meu quarto... levantei paredes duplas, tratei as paredes com espumas e coloquei portas duplas tb...
    Há algum tempo eu venho pensando em como fazer gravação nele... o problema eh que ele eh muito pequeno (claro, dentro do meu quarto), eh o espaço certinho de uma RMV 3 tons...
    Os microfones, eu ja pesquisei, são caros demais... e eu acho que nao iria funfar direito pcausa do tamanho do estudio. Pensei em triggers... oq vcs acham???

    Amok
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Baqueiro
    O problema dos triggers é que vc ia acabar gastando uma grana com o módulo e o som final não seria o de sua batera, mas sim o do módulo. Pra economizar espaço, vc poderia usar clampes de microfone, que se fixam nos aros, ou fazer uma instalação interna nos tambores. O inconveniente desta solução é a necessidade de furar o casco do tambor pra fixação do mic e do plugue dele.

    [ ]´s

    Baqueiro
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    hahaha furar o casco jamais!! não mexo na sonoridade da minha rmv road nem fudendo... eh uma das melhores bateras que eu ja toquei.
    Acho que a solução vai ser os clamps de microfone mesmo.... mas foi isso que eu falei. Os microfones pra gravação de batera são muito caros... triggers são mais baratos, o problema eh o módulo mesmo...

    Quem tiver algum conselho sobre microfones posta ae...

    Jimmie Nert
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    mas vc quer gravar pra onde? direto a um pc?

    Baqueiro
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    pode ser... minha ideia eh gravar primeiro so a batera e depois de gravado adicionar os canais da guitarra e baixo... gravação por canais sacou?

    Jimmie Nert
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    hm, mas q programa?
    tipo Adobe Audition (se nao tem, recomendo..)

    Baqueiro
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Cara o problema não é o programa... eu tenho o Sony Vegas aqui... o problema são os microfones...

    Rachmaninoff
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Amok
    Pra economizar espaço, vc poderia usar clampes de microfone

    É a melhor saída no seu caso.

    Hammond B3
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    A, to com o mesmo problema... mais o que são clampes de microfone?

    has4
    Veterano
    # abr/06 · Editado por: has4
    · votar


    Cara... gostei da sua iniciativa...

    Eu já fiz algumas pesquisas sobre "BOX IN A BOX" (alvenaria dobrada para ISOLAMENTO acústico) e pesquisei também sobre 'TRATAMENTO ACÚSTICO'... estou com meu home studio precisando de um espaço físico para a BATERIA, ele foi construido apenas com um parede simples, e embora não tenha ainda uma bateria (minha próxima aquisição) prevejo que haverá vazamento de som, pois não quero que o som de bateria (o mais complicado para isolar) perturbe a vizinhança, então, sugiro e peço a vc que poste aqui no seu tópico algumas fotos para a gente poder conferir o que vc fez po aí... seria interessante para termos uma idéia.. e aproveite para falar sobre as medidas, dimensões!

    Quanto aos microfones para batera, realmente são caríssimo pacas, andei fazendo algumas pesquisas, realmente não entendo bem de microfone muito menos de bateria, mas geralmente vêm com 07 ou 08 para todas as peças, agora, no caso para gravações caseiras, sugiro um Behringer B2 Pro (não é lá tão bom, mas quebra-galho), tenho um deste e já gravei batera assim, a gravação pode ficar boa dependendo da posição do microfone dentro da sala onde fica a bateria, da intensidade da força do executor do instrumento (se não der porradas, e for educado) e principalmente, dependerá também das operações no SOUND FORGE para melhor a sonoridade... Agora, há microfones melhores é claro, mas tem que ter muita $$$$$ (pesquisei 'SHURE').

    Sinceramente, prefiro uma 'bateria na raça' com o som dela mesmo, mesmo que seja da forma como acima expus; prefiro assim, a módulos, ou soundfonts (nem sei se é escrito assim) ou bateria de teclados ou qualquer outro recurso que não seja a própria bateria com suas peles e seus pratos, e o 'swing' que só um batera de verdade pode fazer... (é meio assim, instrumento de sopro no teclado ou módulos - fica esquisito pra caramba!). Também chequei a pensar em coisa do tipo e namorei um pouco 'STAFF DRUM', mas desisti, mesmo que eu demore a juntar uma grana para ter uma bateria acústica, mocrofones e pratos bons, além de cases para tudo!

    Pesquisei também sobre montar um BOX e cheguei a pensar em fazer algo desmontável, mas prevejo que o probelma de vazar som continuará, já que no caso de "isolamento" depende de 'MASSA' e paredes duplas como vc citou acima.

    HAS BAND

    clampes de microfone
    Hammond B3

    Posso estar errado, mas imagino que sejam suportes para micrfones, evitando assim serem usados pedestais no interior do box onde fica a bateria! (ocupariam muito espaço o uso de pedestais - acho que é isso aí! Corrijam-me caso esteja errado)

    Baqueiro
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Bem, eu tenho até algumas fotos aqui sim... mas como postar? Por enquanto fiquem com a descrição.
    ______________janela__
    |................||........|.......|
    |................||........|.......|
    |...estudio...||cama|.......|
    |................||........|.......|
    |................||........|.......|
    |................||_____|......|
    |porta====||................|
    |...................................|
    |_____________............|
    |..guarda.roupa.|-porta--|

    Fiz o seguinte... eu levantei paredes de gesso duplas (placas de gesso), com ESPUMA caixa de ovo (pelamodedeus eu NAO coloquei embalagem de ovo!! isso é lenda) colada em uma delas e com um espaço de 2 ou 3 dedos da espuma ate a outra parede - um sanduiche de espuma e ar. Atente para o fato de que eu "exclui" minha janela do estudio, e as portas ficam o mais longe possivel dela. Mandei fazer um vão com 2 portas, uma abrindo para dentro outra para fora, de uma madeira densa (nao me lembro qual, mas nao foi caro).... pronto. depois foi so forrar o estudio por dentro com mais ESPUMA caixa de ovo para tratar o som (absorver). Por enquanto parou por ai por causa da verba.
    Ainda pretendo colocar um ar condicionado split (furar parede jamais ne!)... colocar um tablado (por enquanto so tem aquelas placas de borracha preta com bolinhas, antiderrapantes) e vedar as portas com mais cuidado. Foram necessários 20 dias e em torno de 1500 reais ao todo, inclusive mão de obra... para todos verem que É possivel estudar sem os gritos dos vizinhos, basta juntar um dinheirinho. Só para ilustrar minha situação, eu so vou dizer que a parede da direita é a mesma do quarto da vizinha, as casas são coladas. Bom é isso. Verei uma maneira de postar as fotos...

    Baqueiro
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Ah, é claro rolou um ano de pesquisas pq eu nao ia gastar dinheiro pra nao funcionar. é bom lembrar q cada caso eh um caso, vale pesquisar e ver qual eh o que se adapta a vc.

    And the meek shall inherit the earth
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    usa os triggers, pluga num pc e use o drumkit from hell como instrumento virtual e voce terá um dos melhores módulos possíveis

    brgodie
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    And the meek shall inherit the earth

    ééé??
    e pra plugar no pc???...
    se eu não me engano o negócio pra plugar é qse tão caro qnt o módulo. e tem menos entradas ainda....


    véio o lance mais barato é tu arrumar uma mesa... e juntar o maior numero de mics possíveis.. e colocar estratéééegicamente na batera.. ahha.rss
    eu aqui jah cheguei a usar quatro na minha road... e fico "perfeitoo"... era um mic desses comuns no bumbo.... um shuresm57 na caixa... q pegou o timbre perfeito... e mais dois um perto do chimbal e ataque... e outro mais perto da condução tons e surdos....

    e pronto!

    se o problema for não caber pedestais ae... faz assim.. investe num rack pra sua batera.. dai faz uma gambiarra pra colocar os mics......
    o rack é ótimo pra espaços pequenos...

    Baqueiro
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    massa, mas esses microfones shures são mais caro q cu de loira em angola...
    eis as fotos do meu mini-micro estudio, postadas em outro tópico:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/6/131222/

    And the meek shall inherit the earth
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Baqueiro
    esses triggers tem saída midi né? se for: http://www.gangmusic.com.br/fr_detalhe.asp?id=1856

    Baqueiro
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    eu nao tenho nenhum equipamento de gravação... pretendo comprar =)

    brgodie
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Hehe. calma amigão... eu só usei Um ShureSM57.. pra caixa... os outros eram de um kit behringer 3 por 150 hauhauha..rss toscões.. mas com bom resultado..... esse shure é emprestado de um amigo guitarrista... é perfeito pra microfonar amplis.. e bom pra caixa e bumbo.... custa uns 400 conto o da shure... quero ver se compro a versão dele dah behringer q custa uns 200..

    o lance é vc comprar uma mesa mixer.... a melhor q vc puder.. e com no mínimo 8 canais... o melhor são 12.... dai dah pra ficar mais sucegado..
    e compra a maior quantidade de mics q puder tbm....
    dai vc vai regulandoo no ouvido mesmo.. os timbres na mesa...
    e de preferencia tenta pelo menos uns dois bemmm legais.... pra deixar no bumbo e na caixa...

    brgodie
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    e agora calando a minha boca...
    o kra mostrou o negócio q poderia substituir o módulo..

    And the meek shall inherit the earth
    véio.. se sabe se o lance funciona memso???..... flaando sério..
    conhece alguém q testou e deu certo???
    pq se for.. aff.... vo investir nisso com certeza..
    tenho uma plaquinha véia aqui de dois canais...
    com isso dah pra jogar caixa microfonada em um canal... e pratos microfonados em outro... e o resto deixar tudo trigado....
    vai dar pra fazer miséria nos programinhas aqui...

    Amok
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    And the meek shall inherit the earth
    brgodie
    Esse troço não é um conversor A/D !! Não serve pra plugar a batera acústica no PC, nem substituir o módulo de bateria. Não tem como ligar os triggers nesse troço. É só um módulo MIDI externo, pra se conectar instrumentos MIDI.

    Vc pode comprar um módulo de bateria usado, antigão, do tipo Alesis D4, e aí, sim, usar a MIDI OUT deste módulo pra plugar na entrada MIDI do teu PC e usar os sons do Drumkit from Hell.

    [ ]´s

    Amok
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Só pra esclarecer mais. Os triggers geram um sinal analógico, que vai pra um conversor A/D (por exemplo, um módulo de bateria), que gera um sinal midi que é processado por um software (que pode ser do PC ou do próprio módulo). Após o processamento, o sinal midi pode ser enviado para outro processador MIDI ou ser novamente convertido para analógico e virar som.

    A propósito, clampe de mic é um suporte pra fixar o mic direto no aro do tambor. Serve pra eliminar os pedestais.

    [ ]´s

    brgodie
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    hey...
    o trigger gera um som analógico.. q vai pro módulo q transforma em midi... q dpois processa e depois converte pra analógico dnvoo..
    tem algum tipo de módulo q tenha uma saida pra liberar esse sinal ainda como midi ... vc disse software do PC... todos os módulos podem liberar a saida pra q eu depois processe no computador???...
    a pergunta é pq eu gostaria de o mais prático pra gravar... assim eu compraria um módulo mais barato (alguma sugestão?)... e mandaria direto pro pc pra lá transformar em analógico dnvoo...

    Amok
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    brgodie
    Os módulos normalmente tem saidas analógicas e digitais. Todos os que conheço (não são muitos) tem essa caracteristica. Infelizmente, quando se trata de converter um kit inteiro, com seus tambores e pratos, é necessário um grande numero de entradas analógicas, que serão mixadas e convertidas em uma série de sinais digitais. Os únicos conversores que fazem isso (que eu saiba) são exatamente os módulos de baterias eletrônicas. Tem um cara aqui do fórum que criou um tutorial de como construir um módulo. checa aqui.

    [ ]´s

    And the meek shall inherit the earth
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Amok
    pois é isso mesmo, usando o método do diegocipriani, o módulo vai ser exatamente o programa do seu computador, ou seja o drumkit from hell.

    brgodie
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    And the meek shall inherit the earth
    hehe difícil é entender o funcionamento do método do diegocipriani... tem muita coisa q ficou vagoo..
    ele criou um programa pra rendenizar e transformar o analógico no digital... acredito q esse seria o módulo.... não é?
    o drunkit from hell, me parece só ser a opção pra saida...

    Amok
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    And the meek shall inherit the earth
    O que não deu pra entender foi como se faz pra plugar fisicamente os triggers em um PC. Só se ele fez um módulo que é um conversor A/D sem processador, que envia o sinal midi prum PC com o DKFH. Aì, sim, rola.

    [ ]´s

    brgodie
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    O que não deu pra entender foi como se faz pra plugar fisicamente os triggers em um PC
    uma das minhas dúvidas tbm...
    a do conversor por software é até entendível... agora como ele fez pra plugar .. ficou estranho..
    só se usou uma parada q fizesse a gravação em wave e dpois convertia pra midi.. mas msmo assim ia ficar estranho..

    Lucas685
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Aproveitando o Tópico, vai ter festival de talentos na minha escola, e eles somente disponibilizaram 4 microfones ambientes que ficarão presos no teto, a +- 1 metro acima da bateria. A dúvida é: Dá para se conseguir um bom som de bateria com esses microfones ou será necessário solicitar mais alguns microfones especificamente para a bateria?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gravação de batera