pandeiro

    Autor Mensagem
    Is This It
    Veterano
    # out/05


    olá pessoal

    acho que a maioria dos bateras daqui deve ter bastante preconceito contra o instrumento mas eu sempre tive curiosidade em tocar pandeiro

    o que me fascina é o próprio instrumento, já que já ví até mesmo luthier de pandeiro. a única coisa que me incomoda é que deve ser pesado.

    alguém que tenha alguma informação sobre o dito cujo, por favor se manifeste.

    é um instrumento técnico ?? eu digo, ele faz alguma coisa além do habitual ?? e a afinação, como é ?? existe aula de pandeiro ou é só chegar tocando ??

    sempre sonhei em todar pandeiro em um grupo de choro, acho muito legal !!

    valeu pessoal

    []'s

    Thiago Yoshiki
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Pandeiro é coisa de pagodeiro!

    Thiago Yoshiki
    Veterano
    # out/05
    · votar


    hehe... To zuando.

    Meu professor de bateria tava aprendendo a tocar pandeiro, ele comprou um livro(que eu não sei o nome) com método de pandeiro, mas tava em inglês. Depois eu vejo com ele onde ele comprou e qual o nome.

    Victoria.
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    O pandeiro é a essência dos instrumentos de samba, representando de forma exemplar o processo de reinvenção brasileira dos instrumentos tradicionais trazidos pelos portugueses. Tocado à moda brasileira, o pandeiro é uma mini-bateria, capaz de produzir diversos timbres diferentes: a pancada com o polegar (abafada ou não) dá-nos os baixos potentes, as diversas pancadas e estaladas com os dedos na pele dão-nos as tarolas e os tons, e as 'caricas' a abanar ou a trilhar, dão-nos os pratos.
    Mas por haver tanta variedade de sons, e tantas formas de tocar, torna-se também um dos mais difíceis, senão mesmo o mais difícil, dos instrumentos de samba. Para o dominar são precisos anos, e uma prática constante, descobrindo o pandeiro à maneira pessoal de cada um, pois as suas possibilidades são infindáveis.

    A afinação do pandeiro segue os mesmos princípios básicos da afinação de qualquer instrumento de percussão. Todos os apertos devem estar à mesma pressão, e deve-se proceder gradualmente, apertando uniformemente a toda a volta.

    Sim, existe aula de pandeiro basta procurar, ate na Internet mesmo tem aulas e as noções básicas os toques e varias coisas.
    Em relação a ser pesado é uma questão de costume os pandeiros de couro são bem leves e bons de tocar tem pandeiros mais pesados mais isso é uma questão de costume quando você começar a tocar logo vai se acostumar com o peso se você se interessar pelo instrumento e for ter aulas e comprar um você vê um mais leve ou um mais pesado para o seu braço acostumar o ideal é que se comesse com um mais pesado para que você se acostume

    DSoM
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Depois do tamborim que adicionei ao meu kit, o próximo tambor que tentarei anexar será um pandeiro!

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Pandeiro BNB presta ou é a mesmo caso das bateras?

    Simonhead
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Pandeiro é do caramba. \o

    É saber apreciar os elementos acústicos do instrumento e o que ele pode acrescer em uma música/ritmo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a pandeiro