Condução aberta

Autor Mensagem
Amok
Veterano
# set/05


Condução aberta é o seguinte: se o baterista é destro, ele passa a realizar a condução com a mão esquerda. Isso facilita muito tocar o chimbal. O ride pode continuar a ser tocado com a mão direita ou passar para o lado esquerdo do kit. Pode também haver dois rides, um de cada lado. Na condução aberta os braços não se cruzam durante o groove e isso permite uma pegada maior em notas tocadas nos contras.

A atual referência para condução aberta é o genial Carter Beauford, da Dave Matthews Band. quem puder baixar ou gravar, não perca a técnica do cara. Outro grande baterista que toca aberto é Simon Philips, que no final dos anos 80 esteve tocando com The Who.

Digam ae : Vcs já tentaram treinar condução aberta ? Como foi ? Vc adotaria esse estilo ?

[ ]´s

Dave Grohl
Veterano
# set/05
· votar


Amok

eu não entendi bem qual a vantagem disso, pode me explicar melhor ?

Soulface
Veterano
# set/05
· votar


Amok
O Pat Torpey não chega a colocar o ride do lado esquerdo do kit, mas em muitas passagens ele começa a tocar o chimbal com a mão esquerda.
O cara tem uma técnica impressionante!

Amok
Veterano
# set/05
· votar


Dave Grohl
Imagine o seguinte groove :


H----x-x-x-x x-x-x-x x-x-x-x x-x-x-x--------------------
S--------o--o----o----o--o-oo-o--o----------------------
B----o-o-----o-o-----o-oo-o--o-oo-----------------------


H: hats
S: snare
B: bass
Fórmula 4/4, chimbal em colcheia, blz ? Note que no fim do primeiro compasso tem uma caixa no contra e no segundo compasso é executado um paradiddle entre a caixa e o bumbo.
Bom, ao tocar vc vai notar que tem pontos em que o braço que toca o chimbal está abaixado e o braço que toca a caixa está levantado. Como o braço que está por cima limita o curso do braço que está por baixo (devido ao cruzamento), não é possivel executar essas notas com força. Tocando aberto, o braço direito (se vc for destro) toca a caixa sem nada por cima pra limitar a pegada.
Outra vantagem é um melhor controle de dinâmica. Vc pode tocar o chimbal com baixa dinâmica e descer o braço na caixa. Tente fazer isso com posicionamento cruzado...

[ ]´s

Amok
Veterano
# set/05
· votar


Falei uma coisa errada: a primeira caixa em contra é entre o tempo 2 e 3 do primeiro compasso e não no fim. Mas deu pra entender, certo ?

[ ]´s

Is This It
Veterano
# set/05 · Editado por: Is This It
· votar


Amok

já tentei muito isso, sem sucesso. Em levadas simples (4/4) vai tranquilamente, o problema é quando eu tento grooves mais elaborados. Começo a conduzir na caixa e acentuar no chimbau.

E além do que eu perco a possibilidade de usar o traditional grip, o qual eu me familiarizo mais e tenho mais facilidade de fazer ghost notes e rufos (minha mão esquerda é "burra" em matched).

O ideal para mim é ter um chimbau remoto e um normal, porque aí não tem que fazer condução aberta e em viradas usa-se o normal !

[]'s

Amok
Veterano
# set/05
· votar


Is This It
Entendo... Experimente fazer como exercicio, usando o Traditional grip mesmo. Dá uma bela melhorada na mão Esquerda.

[ ]´s

SeEk AnD dEsTrOy
Veterano
# set/05
· votar


prefiro fzer levadas usando os 2 rides, tipo Gene Hoglan e Aquiles Priester, ou ride e cymbal ao msmo tempo, tuipo Sean Reinert

Crazy Batera
Veterano
# set/05
· votar


[/i][i]já tentei muito isso, sem sucesso. Em levadas simples (4/4) vai tranquilamente, o problema é quando eu tento grooves mais elaborados. Começo a conduzir na caixa e acentuar no chimbau. (2)

E nao sei pq eu choro rindo quando faço isso!

Amok
Veterano
# out/05
· votar


Ae, galera, tá lançado o desafio:
Quem consegue fazer o groove acima com condução aberta ? Sem chorar rindo, blz ?

[ ]´s

Rodrigo Salles
Veterano
# ago/06
· votar


Amok

Cara, eu já tentei isso quando passei por uma crise de identidade (sou canhoto), pois não me acertava justamente com a caixa. Toda hora voava baqueta pq eu batia as mãos!! E apesar de eu ser canhoto, acho bem complicadinho conduzir dessa maneira.

Agora, o Phil Rudd, do AC/DC, também não cruza as mãos, só que ele con duz com a direita mesmo, e a esquerda fica na caixa, entende?? Ele traz a caixa mais pra perto dele e o chimbal afasta pra longe. Isso pode ser chamado de "condução aberta"??

Ao invés de ficar sentado de frente para os tons, ele se vira para o chimbal, fica meio torto, sabe??

Também já tentei desse jeito dele, e notei que perdi um pouco de velocidade, sem contar que atrapalha pra caramba executar alguns golpes na caixa.

Só mais uma perguntinha...hehehe...(tenha paciência....hehehe...):

Pra eu conduzir de forma aberta (convencional, não do jeito do Rudd), tenho que colocar o chimbal um pouco mais pra frente, né??

Falou!!


Ah, vou tentar aquele groove aí de cima...

asda
Veterano
# ago/06
· votar


Ainda não consegui...

Meu braço esquerdo meche a minha perna esquerda =/

DrummerZ
Veterano
# ago/06
· votar


Rodrigo Salles
Cara... ele toca assim pq eh u jeito q ele se sente mais confortavel.

Eu vi umas video aulas de um professor americano (o Dom Famularo) e ele apresenta esse tipo de condução. Soh q ele arruma o set um poco diferente.
O Hi-hat eh descido ateh a altura da caixa, o cundução eh erguido a uma altura de um prato de ataque e levemente inclinado (suficiente pra atingir a cupula). Com isso, o movimento Free hand (como ele chama), q nd mais eh do q a condução aberta, se torna mais facil).
ms na real mesmo, vc tem q treinar rudimentos de paradiddles, tipo double-stroke (DDEEDDEE), triple-stroke (DDDEEEDDDEEE), etc.
Assim, sua mão "fraca" adquire uma maior resistencia, o q eh indispensavel para a condução aberta.

Otra coisa, q um amigo batera me indicou eh sempre treinar c a sua mão fraca o dobro da sua mão forte. Por exemplo, um destro como eu, faz u exercicio 5 minutos c a mão direita, e depois 10 minutos c a esquerda, e vice-versa.


Abraços!

Rodrigo Salles
Veterano
# ago/06
· votar


DrummerZ

Cara... ele toca assim pq eh u jeito q ele se sente mais confortavel.

Cara, eu sei disso!! Vcs tem uma mania incrível de achar que tudo o que alguém diz é pura crítica!! Apenas citei o caso dele pra saber se TAMBÉM é condução aberta.

O Hi-hat eh descido ateh a altura da caixa, o cundução eh erguido a uma altura de um prato de ataque e levemente inclinado (suficiente pra atingir a cupula). Com isso, o movimento Free hand (como ele chama), q nd mais eh do q a condução aberta, se torna mais facil).

Mas e aí, se eu não elevar o ride, qual será a dificuldade apresentada??

DrummerZ
Veterano
# ago/06
· votar


Rodrigo Salles
Cara, eu sei disso!! Vcs tem uma mania incrível de achar que tudo o que alguém diz é pura crítica!!

EIA! Calma cara. Só comentei!!

Apenas citei o caso dele pra saber se TAMBÉM é condução aberta.
Nã tenho PLENA certeza, ms axo q não.

Mas e aí, se eu não elevar o ride, qual será a dificuldade apresentada??
nenhuma. Torno a dizer, q o set deve ser arrumado conforme vc se sentir mais confortável. Na batera, naum se prende mto a regras.
Vc pode elevar o ride, como pode tb simplesmente deixa-lo baixo.
Dom Famularo no video parece ter uma posição melhor para ataques na cupula com o lado da baqueta, o q eu axo bem interessante.
Mas cada um cada um.

Abraços!

Amok
Veterano
# ago/06
· votar


Rodrigo Salles
Esse lance do Phil Rudd não é bem condução aberta. Na condução aberta o baterista se adapta ao kit, e não o contrário. Pra se caracterizar a "condução aberta", a mão que faz a condução fica oposta ao pé do bumbo principal. O ajuste do setup do Phil Rudd serve pra permitir que um baterista que toca "fechado" minimize o cruzamento dos braços e tenha mais pegada. O problema é que a velocidade acaba caindo.

[ ]´s

Amok
Veterano
# ago/06
· votar


Rodrigo Salles
Vc tem sorte de ser canhoto. Se vc toca em uma batera "destra", fica muito mais fácil treinar a condução aberta. É só praticar um pouco. E fica mais fácil do que inverter o kit, pro caso de um festival, por exemplo.
Quanto à posição do chimbal, a idéia é que fique mais baixo, não necessariamente mais para a frente.

[ ]´s

leossampaio
Veterano
# ago/06
· votar


eu uso a conducao aberta as vezes pra descancar a mao direita mas so qndo eh seminima pq no estilo q eu toco as vezes acaba exigindo muito do braco e qulquer coisa q eu faca pra ter menos desgaste eu proucuro fazer e vou tentar fazer essa bagaca ai em cima com a conducao aberta so nao sei q dia eu vou comecar a tentar fazer hehe

Rodrigo Salles
Veterano
# ago/06
· votar


DrummerZ
EIA! Calma cara. Só comentei!!

Opa, eu peço que me perdoe, velhinho. É que na maioria dos tópicos que vejo, alguém diz alguma coisa (simplismente por dizer, só isso) e todo mundo vem descendo o sarrafo, entendeu??


Amok
Quanto à posição do chimbal, a idéia é que fique mais baixo, não necessariamente mais para a frente.

Então, deixa eu te explicar: meu chimbal fica um pouco distante da caixa (para o lado) e também um pouco mais pra trás, de maneira que meu braço direito (o de condução) fica quase colado no meu corpo.

Em andamentos mais lentos, passo a usar a condução aberta. Só em andamentos lentos. Mas não abaixo o chimbal pq depois, em outra música, vou voltar a conduzir de maneira "fechada".

Mas é verdade que com ele mais baixo, a velocidade e o conforto são maiores.

Valeu, velho. Abraço.

Baqueiro
Veterano
# ago/06
· votar


Eh cara, se eu tivesse dinheiro compraria uns 4 rides.. um pra cada braço, um pro pé e um pro meu cachorro tocar junto comigo =]

Brincadeir... muitos bateras usam essa técnica usando o chimbal como se fosse ride... a solução pra falta de dinheiro é criatividade.

Amok
Veterano
# ago/06
· votar


Rodrigo Salles
Se vc está acostumado com essa posição, então blz. Mas que está inadequada, isso está. Se o chimbal fica muito pra trás, vc praticamente fica com uma mão sobre a outra na condução cruzada, e isso atrapalha demais as levadas em contra-tempo. Pra se tocar "aberto", o chimbal deve estar um pouco mais à frente do que vc me descreveu. Já que vc é canhoto, porque não tenta fazer também as levadas rápidas com condução aberta? Imagino que vc deva ter bem mais facilidade que um destro pra conduzir com a mão esquerda.

[ ]´s

Rodrigo Salles
Veterano
# ago/06
· votar


Amok
Imagino que vc deva ter bem mais facilidade que um destro pra conduzir com a mão esquerda.

De fato eu tenho mais velocidade na mão esquerda. Como vc sugeriu, fiz o teste agora à tarde e meio que deu certo, a caixa ficou totalmente livre e não tive problemas.
As saídas para os fill´s também ficaram melhores, pois se faz, agora, de forma mais direta, sem ter que trazer o braço lá do chimbal para a caixa, entende??

Só faltou um pouco de coordenação, pq a minha perna esquerda entrava na onda da mão esquerda, e eu confundia com o bumbo. Mas eu percebi que isso não será um problema sério, dá pra resolver rapidinho e com pouca prática.

Coloquei o chimbal mais pra frente e quanto à altura, reduzi pela metade a que existia entre ele e a caixa. Só tive que colocar ele um pouco mais pra frente do que o convencional (que vcs tocam) pq me senti um tanto desconfortável.

É isso!! Acho que vou me dar bem com esse negócio de condução aberta e, talvez, adotá-la definitivamente. Ah, o ride mative no mesmo lugar.

Falou!!

leossampaio
Veterano
# ago/06
· votar


Rodrigo Salles
cara pq vc nao tenta tocar como canhoto msm? talvez seja melhor nap?

Rodrigo Salles
Veterano
# ago/06
· votar


leossampaio
cara pq vc nao tenta tocar como canhoto msm? talvez seja melhor nap?

Vc diz como canhoto mesmo, totalmente invertido?? Se for, eu já tentei, cara, não deu certo. Era necessário esquecer completamente todo o aprendizado e a coordenação que eu já havia conquistado. e olha que eu tentei, mas...

Agora que descobri esse lance da condução aberta, posso usá-lo pra melhorar minha técnica (que, aliás, é quase nenhuma) e tirar maior proveito da minha condição de canhoto.

Falou!!

Amok
Veterano
# ago/06 · Editado por: Amok
· votar


Rodrigo Salles
Como eu disse, sorte sua por ser canhoto. Não quero ser chato, mas se vc adotar a condução aberta, seria bem melhor mudar o Ride de posição também. Isso porque vc joga toda a condução pra um lado só e fica com a mão direita livre pra criar. Outra, é que dá pra fazer padrões de condução alternando chimbal e ride (faço isso direto porque tenho um chimbal remoto perto do ride). E existe um terceiro motivo, até discutível, que o visual do set fica mais equilibrado: um kit montado de modo convencional fica "leve" do lado do chimbal e tons menores e "pesado" do lado do ride e surdos.
Tocar como canhoto total não é legal. Se vc precisar tocar em uma batera que não é sua, vai ter que inverter todo o kit. Só faça isso se seu pé direito for muito, muito burro.

[ ]´s

DrummerZ
Veterano
# ago/06
· votar


Rodrigo Salles
pra melhorar minha técnica (que, aliás, é quase nenhuma)

Naum desanime. Mtos de nós tlvz nunk vão ter oportunidades pra se tornarem musicos conhecidos, mas com esforço e dedicação tds podem ser mto melhores q qlqr Portnoy da vida.
Outra solução, mas tb nada barata seria adicionar um segundo ride e um segundo hi-hat ao seu kit. Maaaas, axo q continua sendo mais simples adotar a técnica. Hehehe.. E nah liga mto pro kit báásico do Amok. Perto do dele, eu nem tenho vontade de tocar no meu. Hhuashusahusa..


Amok

Só faça isso se seu pé direito for muito, muito burro.
O mew pé ESQUERDO eh mto mto burro. O direito eh soh um "mal aplicado". Hehehe...
Ms to treinando... Jah to fazendo ateh um tutututu no pedal duplo!
Pode ser um pekeno passo para o mundo baterístico, mas eh um grande salto para DrummerZ. =)
hehuehhue

Abraços!

Amok
Veterano
# ago/06
· votar


DrummerZ
pro kit báásico do Amok
Pois é. Como minha mão esquerda é mó trouxa, acabei apelando pro remoto rsrs.

Jah to fazendo ateh um tutututu no pedal duplo!
Tá melhor que eu... Meu pé direito não se entende com o esquerdo. Cada um quer fazer um negócio diferente e os dois me desobedecem...

[ ]´s

Bill Bruford
Veterano
# abr/08
· votar


Meu professor, desde o início (ele é um dinamarquês, formado no Conservatório lá da Dinamarca, o nome dele é Bo Hilbert, fodasso...jazzista) SEMPRE ensinou e INSISTIU em, ao tocarmos um groove, fazermos cada compasso com uma levada, uma aberta e uma "tradicional", cruzando os braços...desde o nível 1 de bateria...mas isto para treinar, né....não pra tocar o tempo TODO....mas o resultado, no decorrer do tempo, tem se mostrado SURPREENDENTE, os alunos dele são DE LONGE os que têm a melhor "performance" em termos de independência na levada, e outras coisas...VALE A PENA I|NVESTIR, comprovado!

Bill Bruford
Veterano
# abr/08
· votar


Cara, como é o esquema de "pormoções" nesta "empresa"??? De novato p/ membro, p/ etc...?

frankenstein
Veterano
# abr/08
· votar


Bo Hilbert

caRAMBa, conheço um cara q fazia aula com esse cara, muito fodastico memo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Condução aberta