Meio tom abaixo...

    Autor Mensagem
    SaintFerio
    Veterano
    # mar/05


    Tenho uma banda de rock, tocamos quase de tudo dentro do estilo, geralmente voltado para o mais antigo... Eu sou tecladista, mas to fazendo gaita em uma música, do Engenheiros do acústico novo. Nossa banda afina os instrumentos meio tom abaixo... Se eu comprar uma gaita, pra tocar uma música em tom de G, e afinarmos meio tom abaixo os instrumentos, o que vai acontecer?! Valeu galera!

    Filipe Souza Gudinho
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Cara! Não entendo nada de música e muito menos de afinação de instrumentos musicais. Só passei aqui pra dizer que curto muito os engenheiros do hawaii. Boa sorte na tua procura.

    Eduardo Ravi Chalita
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Olá Amigo,

    Se vc entende de teoria músical provavelmente poderá tirar algumas conclusões desta regra: " O tom da gaita estará sempre a 2 tons e meio acima do tom da música".

    Isso é tudo que eu posso te ajudar.

    SaintFerio
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Hmmm... Eu sou tecladista... Bom vejamos, a música do Engenheiros é em TOM DE G... Se a gaita é 2 tons e meio acima, ela vai ser em tom de C... Mas aí se tocamos meio tom abaixo ela vai ser tom de B...

    Mas é meio fora de lógica isso... Se eu tocar em C uma música em tom de G, tem uma acidente, F# que não existe na escala de C... Fica fora...

    Eduardo Ravi Chalita
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Obs: Lembrando que esta regra só será válida na escala de Blues.
    Ou seja, voce poderá tocar um Jazz, Rock, Baião, Reggae e etc.

    Ou então vc compra uma Gaita cromática e pode tocar em Qualquer tom, qualquer escala.

    SaintFerio
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Acho melhor comprar uma cromática então, quanto deve custar uma boa???

    Eduardo Ravi Chalita
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    A cromática é bem masi cara vai de 100 a 400 mais ou menos. E a maneira de se toca é totalmente diferente da diatônica.
    Eu particularmente gosto mais da Diatônica pq acho que transmite mais Feeling no solos.

    SaintFerio
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Mas como eu vou tocar se a gente usa meio tom abaixo na afinação? Aí não da né? Ou tem algum jeito?!?!?!

    Eduardo Ravi Chalita
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Se a sua música estiver estiver em F# voce pode tocar uma gaita em B que vai dar certo, pode confiar.
    Se a sua música estiver em G# aí vc tem um problema pq vc teria que tocar em uma gaita de Tom C# que é Muuuuuuito difícil de encontrar pra vender ou só por encomenda.
    Procure se informar sobre as posições Cross Harp, Straight Harp e Draw harp

    Diego Niteroi
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    E se ele quiser tocar uma musica do midnight oil chamada Blue Sky Mine? Gaita de qual tom ele deve usar?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Meio tom abaixo...