VOCE que manja de BENDS

    Autor Mensagem
    Deodo
    Veterano
    # nov/04


    ei galera... acho que a coisa mais foda pra quem nao sabe fazer os bends é entender como é que mexendo milimétricamente a lingua voce vai conseguir obter até 4 notas diferentes, como é o caso da 3 casa... pois bem.. eu tava propcurando na busca e vi uma coisa interessante pra começar a acertar os bends.. Uma dica é ir aspirando uma nota sozinha e ir levantando um pouco a língua e abaixando várias vezes para ver se vc percebe uma mudança na nota. Quando você notar, dixe a língua levantada por mais tempo. Eu aprendi assim! Boa sorte, e pratique muito! que foi o Italo_NC que falou num post atrás...

    pois bem!!! o lançe é o seguinte.. eu consegui fazer um bend na casa 4 e percebi que o ceu da boca vibra ou reverbera quando voce atinge o BEND... o que eu quero saber e como que isso acontece nas outras casa... na 2 ou 3... com a lingua um pouco acima a nota ja vibra de forma diferente dentro da boca?? eu até sei que sim.. mas eu queria que alguem me falasse sobre as nuançes dessa variacao... o atingimento dos bends com pouca mudanca na musculatura da lingua... po.. numa dessa ninguem possa ajudar.. mas sei la... já é um avanço pra galera do forum discutir isso aqui mais um pouco..

    até porque.. de que vale um gaitista se ele nao toca blues?? ahuhauhua

    valeu ae

    Henio Gaita
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    cara, oq eu posso falar é q o bend n dependo so da lingua, a garganta influi e muito, explicar como fazer por escrito é meio foda, oq eu sinto é q realmente existe diferença entre os orificios, e esse dominio vc so vai conseguir com muuuuito treino, é muito raro a pessoa q tem controle sobre o bend de forma satisfatoria, bend pro blues n exige tanto controle, mas pra kem vai tocar um jazz ou algo q exija notas com bend de forma bem definida ai sim é bronca....
    eu axo q a unica coisa de relevante q posso te falar é:
    paciencia e persistencia.......treine bem muito, é oq eu to fazendo pra tentar ter um poukiiiiiiiinho q seja de controle
    sei q fui um inutil, mas pelo menos me manifestei....heheheh
    abraçaum







    @_/"

    Deodo
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    cara... uma coisa que deve ser foda é conseguir o controle da emissao de um bend sem progredir na escala daquela casa... uma musica que vai passando por 1 2'' 1 3 ... saca??? pra conseguir mandar o 2'' ali naquela hora o gaitista tem que saber a posicao certa da lingua, abertura da garganta, velocidade pra puxar o ar... por isso q esse instrumento é massa mermao....

    falo

    Dogs2
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Eu tenho as manhas pro bend, aprendi sozinho

    Deodo
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    voce faz os da 2 e 3 casa?

    Deodo
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    voce levanta a lingua o mesmo tanto que voce levanta para fazer o da 1, 4 e 6??? a variacao no movimento da musculatura é bem tenue nao é?? e a garganta?? estreita muito ou pouco de bend pra bend??

    po.. to perguntado pq eu nao consigo mesmo.. huauhaahuahu

    valeu ae

    carlinhoz
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Um dica que me ajudou:

    Faça a nota fazendo a sílaba "ca" e encontrará a região onde o bend é realizado.


    Para quem tentou:

    Como foi? Conseguiu?

    Deodo
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    cara.. eu tentei mas nao consegui...

    e to achando que a minha free blues ta ficando com o orificio 6 aspirado com defeito...

    acho que eu devo estar empregando muita forca ou entao to fazendo algo errado.. o bend -6' nao ta saindo legal.. ele vem e ja vira -6 denovo.. nao consigo mais mante-lo..


    e outra coisa... ae galera.. quem ai consegue fazer os -3'' ou entao o -3' sei la.... eu queria saber se voces conseguem prejetar a boca pra emitir direto esses bends sem passar pela escala inteira... ou entao.. se alguem consegue... ou se é possivel com muito treino.. valeu

    Fabricio Moura
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Assim, toco gaita há 3 dias, mas uma coisa q não senti dificuldades foi com os bends. Li num site q vc deve aspirar simulando a pronuncia da vogal "i" e logo após a volgal "u", dessa forma aumentando a passagem de ar.

    Italo_NC
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Deodo
    É isso aí, cara. É bom saber que ajudei alguém. Gaita não tem muito material disponível e é bom passar a experiência que temos (mesmo que seja pouca) pra quem é interessado! (eu já nem me lembrava mais desse post!)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a VOCE que manja de BENDS