Quem é que sabe?

    Autor Mensagem
    lilo
    Veterano
    # mai/03


    Olá pessoas!Comecei a aprender gaita e gostaria de saber como se faz as bend notes; e tb se alguém sabe a tablatura da música "Walk" do Blind Melon.
    Obrigada!

    MKazan
    Veterano
    # mai/03
    · votar


    lilo
    cara, bend note é questão de paciência, dedicação e depois treino.
    é o tipo de coisa difícil de ensinar para outra pessoa, mas tem uns truquesinhos.
    para dar a bend note vc precisa dar o "formato" correto para a sua boca. A primeira bend note que eu consegui dar foi puxando o ar na primeira casa.
    depois consegui puxando na quarta. e depois fui aprendendo nas d+ casas.

    primeiro, treine um pouco e tenha certeza de que você é capaz de dar uma nota limpa e solta com os lábios relaxados (eles precisam estar relaxados, senão a nota não sai).
    existem duas técnicas, cada uma se aplica a um "buraquinho" da gaita. Em alguns, vc precisará misturar as duas técnicas para dar a bend note.

    primeira tecnica: muito bem, dê uma nota solta e limpa puxando o ar na quarta casa com os lábios relaxados. depois, devagar, vc traz a língua para trás, na direção da garganta. isso deverá baixar 1/2 tom da nota inicial.

    outra técnica: denovo, dê uma nota solta e limpa, com os lábios relaxados na primeira casa. depois, devagar abaixe o maxilar. se fizer direitinho, a nota também cairá 1/2 tom.

    não se preocupe, isso não funciona na primeira nem na segunda vez q vc tenta. tem q ir treinando até achar a posição correta da gaita na sua boca. vai tentando. qdo conseguir, faça várias vezes para "gravar" a posição muscular correta.

    Léo
    Veterano
    # mai/03
    · votar


    Mkazan
    se toca gaita?

    MKazan
    Veterano
    # mai/03
    · votar


    Léo
    toco

    lilo
    Veterano
    # mai/03
    · votar


    Oi, Mkazan! Primeiro, obrigada pela resposta.
    Sabe,tenho um irmão guitarrista e uma mãe que toca teclado, ela sempre quis que eu aprendesse a tocar algum instrumento, por esse motivo me deu uma gaita. Fiquei encantada e pelo som do instrumento, desde aquele dia quero aprender. Procurei alguns professores, mas é raro e muito caro!
    Você dá aulas ou sabe alguém que dê?

    Valeu!

    MKazan
    Veterano
    # mai/03
    · votar


    lilo
    putz, olha, eu sou bem "amador" no quesito gaita. ;-)
    não sei técnicas nem nada muito apurado. só sei alguns "truquesinhos" e tocar algumas musicas.
    bom, enquanto você não consegue um professor, entra no site www.harmonicalessons.com lá tem muitas instruções boas para você começar a tocar.

    infelizmente não conheço nenhum professor de gaita. No Cifra, tem uma seção com professores. procura lá, vê se vc consegue algum.
    boa sorte.

    lilo
    Veterano
    # mai/03
    · votar


    E por acaso, tem como passá-lo para o português?

    MKazan
    Veterano
    # mai/03
    · votar


    putz, vc não entende inglês? vai ser complicado então. existem algumas páginas com curso de gaita em portugês, mas são muito "fraquinhas". não têm alguém para traduzir para vc?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Quem é que sabe?