Pergunta a todos do Forum

    Autor Mensagem
    jorge
    Veterano
    # abr/03


    Queria saber por que ninguem coloca ideias,dicas por exemplo de como cifrar uma musica,bem sei que vc´s fariam ou farão a pergunta e por que eu não ccoloco algunas dicas, a resposta na realidade é bem simples,eu estou começando agora e com essas dicas vou aperfeiçoar meu pouco conhecimento assim como os demais pois nem todo mundo sabe tudo.
    Agradeço a compreensão

    Marcos

    joao balao
    Veterano
    # abr/03
    · votar


    eu tenho uma pergunta pra vc...
    seu nome é jorge ou marcos?

    Bramires
    Veterano
    # abr/03
    · votar


    jorge
    Ou Marcos?

    Vc poderia ser mais específico?

    Frigeri
    Veterano
    # abr/03
    · votar


    estamos tdos aprendendo... Sempre...
    vamos colocar tdo q agente sabe aqui e tds saberão um poco mais...
    Agora qto a como tirar a musica, vc vai aprender com o tempo msm...

    thunderbird
    Veterano
    # abr/03
    · votar


    ele tem dupla personalidade!!

    jorge
    Veterano
    # abr/03
    · votar


    Vou esplicar o por que disso Meu nome é Marcos só que assim que lancou o fórum eu me cadastrei como Marcos, mas não sei por que nunca consegui entrar no forum como usuario Marcos fiz de tudo,então um dia tentei me cadastrar ded novo e em vez de colocar o nick qualquer coloquei o nome Jorge e ai ficou explicado.

    Valeu galera abraços Marcos

    Bramires
    Veterano
    # abr/03
    · votar


    jorge
    Blz.. Mas eu perguntei se vc poderia ser mais específico quanto ao q vc quer saber....

    Abraço...

    jorge
    Veterano
    # abr/03
    · votar


    Sobre o que quero saber,bem vamos lá.
    Como consigo tocar uma Bend note?Se com a Bend note eu consigo ter as outras notas que faltam na minha gaita ( sutenido e bemol)então posso tocar qualquer musica em outros tons?Com toda essa informação como tocar a musica That I Would Be Good da Alanis o tom é A, se eu tocar com minha gaita em C estarei mudando o tom da musica,mais com essas informações não quer dizer que eu posso usar os bends não poderia tocar a musica sem mudar a tonalidade?
    Por que ninguem ´pára e tabla musicas que tem Gaita como Proibida Pra Mim com Zeca Baleiro ou Tudo por Nada do Paulo Ricardo e outras conhecidas?Tambem tem musicas que eu gosto que tem partes com Sax tem como tocar na essas partes na Gaita e como faço pra aprender?

    Bem espero respostas e agradeço

    Bramires
    Veterano
    # abr/03
    · votar


    jorge
    Eu achei q vc estava se referindo a cifras em geral, não à tecnicas de gaita. Bem, eu naum toco gaita, mas pelo q eu sei as ga´tas têm um só tom. Tanto q um amigo meu q toca gaita numa banda carrega uma pasta c/ várias gaitas quando vai fazer show...

    smartdrive
    Veterano
    # abr/03
    · votar


    Existe uma gaita que tem todos os tons.
    Custa uns R$ 200,00.
    Ela tem um botãozinho pra sustenidos/bemóis.

    jorge
    Veterano
    # abr/03
    · votar


    Mas essa é a ideia colocar teoria para que outras pessoas que estejem comecando aprendam mais rapido e tire nossas duvidas tambem mais valeu pela tentativa.

    Bramires
    Veterano
    # abr/03
    · votar


    jorge
    Ok, abração, cara..

    Ps1c0
    Veterano
    # abr/03
    · votar


    minha gaita aeh em G!!
    moh trampo converter a musica com a escala sendo diferente!!
    =P

    MKazan
    Veterano
    # abr/03
    · votar


    jorge
    com Bends, vc não consegue ter todas as notas. Consegue quase todas, mas não todas. Mas... terá o suficiente para um bom blues.

    Vamos lá: Como eu dou Bends? Muito bem, é difícil ensinar. Cada buraquinho é de um jeito. Você já consegue dar uma nota sozinha com os lábios relaxados? É importante que eles estejam relaxados. Uma forma é puxar o ar e, enquanto puxa, traga a língua para trás. Outra forma é, enquanto puxa o ar, abaixe o maxilar (se é assim que se escreve). Alguns buraquinhos são de um jeito, outros são do outro. Alguns são combinando os dois. Vai treinando. Quando conseguir um, treine mais ainda, fique a tarde toda fazendo isso para seu corpo se acostumar com o movimento (não faça com força para não quebrar a palheta da gaita). Lembre-se, nem todos os buraquinhos produzem Bends.

    Tem tabs de gaita por aí, basta procurar. Procura no google.

    A propósito, meu nome tb é Marcos.

    Espero que tenha te ajudado em alguma coisa.

    O primeiro Bend q eu consegui dar foi na primeira casa, puxando e entortando a gaita para baixo. Depois consegui sem precisar entortar a gaita. Os buraquinhos (casas) mais fáceis de dar bend são o 1 e o 4.

    Abraço véio!

    Mah Pezzoa
    Veterano
    # mai/03
    · votar


    e eu que pensei que era so assoprar e chacalhar o instrumento!



    brincadeira so pra descontrais! valeu xara marcos porcausa desses topicos eh que agente fica informado sobre tudo! Bramires MKazan 6s taum eim todas aquele abazzo! gaita no futuro eh nois!

    Mah Pezzoa
    Veterano
    # mai/03
    · votar


    e eu que pensei que era so assoprar e chacalhar o instrumento!



    brincadeira so pra descontrais! valeu xara marcos porcausa desses topicos eh que agente fica informado sobre tudo! Bramires MKazan 6s taum eim todas aquele abazzo! gaita no futuro eh nois!

    Mah Pezzoa
    Veterano
    # mai/03
    · votar


    e eu que pensei que era so assoprar e chacalhar o instrumento!



    brincadeira so pra descontrais! valeu xara marcos porcausa desses topicos eh que agente fica informado sobre tudo! Bramires MKazan 6s taum eim todas aquele abazzo! gaita no futuro eh nois!

    MKazan
    Veterano
    # mai/03
    · votar


    Mah Pezzoa
    abração

    Suell
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Não é querendo ser chata mas jah sendo, as pessoas acham q gaita é facil de tocar soh pq é pequena e por isso vão conseguir aprender a toca-la por sites! Não q a pessoa não possa ser autodidata, mas cara, naum é simples assim.. ainda são poucas as pessoas aki no forum q saiba tocar pra valer (eu naum sou uma delas). Acho q o forum foi feito pra trocar ideias, dicas, mas não pra "ensinar" a tocar gaita (digo isso no caso dos bends q todos querem saber como faz) Acho q isso acaba gerando um preconceito contra a gaita, como se fosse um intrumento musical de segunda ou um intrumento soh pra tirar uma onda!
    Gente desculpa o desabafo eu queria postar isso a muito tempo, uns podem concordar comigo outros naum, mas essa é minha opinião.

    Henio
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Axo q pelo fato da gaita ter se difundido de uma maneira "marginal"(com os negros no Blues e tal, q n tinham a teoria erudita e bla bla bla) q ficou a ideia q se pode aprender
    e ter um nivel realmente bom por "cursos por correspondecia"
    qnd a verdade n é bem por ae, sei q existem excelentes tocadores q n sabem nem oq é um Dó, mas saum uma raríssima exceçao....
    a gaita ta tomando um rumo parecido com a guitarra....
    n sei se isso é bom ou ruim.....
    so axo q para os "mortais", embasamento teórico e necessario e um professor tb, eu axo foda ler uma explicaçao sobre: vibrato de garganta, por exemplo....

    pester
    Veterano
    # jun/04 · Editado por: pester
    · votar


    jorge

    Em relação ao tom da gaita, eu assisti uma video aula sobre gaita onde o autor explica que em uma única gaita, no caso a de tom C, é possível tocar em todos os tons, ou seja, há 12 posições diferentes para se tocar numa gaita, apesar disso ser muito difícil e a maioria dos gaitistas só tocarem em 3 ou no máximo 4 posições. Eu por enquanto só conheço duas a primeira (straight harp - tom original da gaita) e a segunda (Cross Harp) relativo ao 5º grau ao tom original da gaita, ou seja, uma gaita em C pode ser tocada em G, fiquei de comprar o outro video que ensina outras posições além de outras técnicas, mas faltou grana. Deixa pra outra hora.

    Uirá
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Concordo com a Suell e com o Henio, não considero a gaita um instrumento fácil que qualquer um toca. Tenho amigos que tocam muito bem guitarra, piano, violão, conhecem teoria musical... mas tentaram e não conseguiram progredir na gaita. Acho que ela permite apenas um início rápido, como aprender logo a tocar uma musiquinha como Oh Suzana para fazer uma graça ou mesmo um riff simples de blues. O bom disso é que podemos ter um resultado em pouco tempo, o que serve como motivação a continuar. Mas o segundo passo já não é tão simples. Improvisar e aplicar técnicas mais complexas só com bastante treino e, como acontece para qualquer instrumento, as aulas podem fazer uma diferença muito grande no aprendizado. Sei que muitos dos grandes gaitistas do blues (como Sonny Terry, Sonny Boy Williamson, Little Walter, etc) não entendiam teoria musical, mas mesmo assim devem ter tido seus professores (amigos ou pais), lembrando ainda que eles tinham um "dom" natural para a coisa.

    Jorge, assisti certa vez uma video aula do Flávio Guimarães onde ele fala que a gaita diatônica se adequa melhor para o blues, rock e country enquanto que a cromática seria para o jazz, chorinho, mpb... Acho que pelas músicas que você citou, talvez o ideal seria a cromática. Claro que a diatônica pode servir em alguns casos, mas os bends as vezes não "caem" bem e dificultam o toque. Tem uma música do HERBIE HANCOCK (Watermelon Man) que eu acho que o original é com sax ou trompete, mas numa diatônica dá para tocar e fica legal, vou pegar a tablatura e postar aqui.
    Abraço

    vernebr
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    jorge
    Por que você escolheu logo o nick Jorge?!

    zorim da gaita
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    [i][/i] galera. quen tiver dicas de como customizar gaitas como vedacao
    como baixar palhetas para facilitar os bends. resposta para
    sindbanc@netsite.com.br

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pergunta a todos do Forum