a todos gaitistas presentes a quem possa interessa

    Autor Mensagem
    Riot
    Veterano
    # mar/04


    Falae galera!
    Depois d um tempo sem net estou d volta.
    Entaum...gostaria d saber quem está frequentando o fórum, quem passar por aki deixe sua assinatura e fale sobre a evolução q andou tendo, sobre suas dificuldades, as musiks q estaum tirando e q gostaria d tirar.Ok?
    Abraços a todos

    Ken Himura
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    seja bem-vindo novamente ^^'
    eu ainda tenho uma puta dificuldade pra tocar 1 buraco só hehehe....mas eu ainda não estou acostumado com a gaita....

    Riot
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    falae Ken...brigadão pela re-recepção..hehehe..qto a sua dificuldade logo logo vc supera...naum eh dificil, eh mais como vc mesmo falow eh se acostumar...naum sei se vc jah olhou as dicas de sites q tem cursos online sobre gaita...o do sérgio duarte e do jefferson gonçalves saum sites muito bom, além do mais tem fotos mostrando mais como vc deve fazer pra pegar a embocadura de bico q eh a que se utiliza pra tocar um buraco soh.ok?sugiro q de uma olhada.
    teh mais

    kreutz_guitar
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    e jah consegui tirar algumas musikinhas, mas não achei nenhuma boa apostila para aprender direito

    kreutz_guitar
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    e jah consegui tirar algumas musikinhas, mas não achei nenhuma boa apostila para aprender direito

    Uirá
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Olá Riot, entrei há pouco tempo no fórum. Minhas maiores dificuldades são a improvisação (conseguir encaixar uns toques legais na hora certa durante uma música), ter essa noção dos tons das gaitas em relação aos das músicas e também conseguir tirar umas músicas de gaitistas famosos do Blues (não encontrei muitas cifras na Net). Pretendo iniciar umas aulas agora para ver se consigo evoluir um pouco mais. Dei uma olhada no site http://www.freenote.com.br/ e vi uns songbooks para gaita diatônica. Você ou mais alguém do fórum conhece algum legal que realmente compense investir? Abraço

    Di Leu da Gaita
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Uirá, invista em você, sempre.
    Treine escalas, diatônicas, cromáticas, pentatônica, grega, etc. Canse de conhecê-las, repita o máximo que vc puder.

    Aos poucos, vai estudando alguns riffs e licks na internet.

    Tente tocar ou improvisar junto com um cd. Não atrapalhe o cantor. Cubra os espaços entre a letra. Observe tudo e todos.

    Importante também é você focar num estilo, num ritmo.

    Quanto aos "buracos", o segrefo é a embocadura, mas acima de tudo, coloque a sua alma no sopro e vá evoluindo. deixe as críticas pra trás.

    Um dia de cada vez, mas todos os dias. Quando menos perceber, estará tocando horrores.

    Boa sorte e bons sopros.

    Di Lêu da Gaita

    mengo1760
    Membro Novato
    # out/14
    · votar


    Quero me arriscar a tocar gaita mas onde moro não tem professores,queria saber se é possivel aprender sozinho só com ajuda da internet?como vocês aprenderam a tocar gaita?quanto tempo demorou pra conseguirem tocar a primeira música?

    nivekk
    Membro Novato
    # out/14
    · votar


    mengo1760
    Cara, nunca fiz aulas de gaita, o que toco hoje aprendi pesquisando, vendo vídeo aulas e etc, pra mim particularmente foi bem rápido até, quando comecei a estudar pra valer, levou mais ou menos 1 mês pra sair tocando músicas com bends e tal, se tu treinar é fácil, é só não desanimar qnd começar a errar, tenta andar cm a gaita no bolso sempre, quando sobra tempo fique tocando, assim tu evolui rápido.

    mengo1760
    Membro Novato
    # out/14 · Editado por: mengo1760
    · votar


    obrigado nivekk,vou comprar uma gaitinha simples e treinar bastante pra ver se evoluo.Acho que vou pegar uma dolphin pocket blues em dó pra começar e se der certo futuramente troco por uma melhor

    mengo1760
    Membro Novato
    # out/14
    · votar


    alguem sabe me dizer se a gaita diatônica em dó - dolphin do 6407 é boa pra começar? não quero nada de especial nem profissional é só pra praticar mesmo.

    nivekk
    Membro Novato
    # out/14
    · votar


    mengo1760
    Cara, o pessoal sempre sugere gaita barata pra começar, eu também sugiro, porém, não sei se uma gaita tão barata assim valha a pena pra começar, geralmente essas gaitas exigem que seja feita uma certa regulagem pra funcionar direito, vedação, ajuste de palhetas e etc, é bem provável que tu canse de sofrer com bends e abandone a gaita achando que o problema é contigo, quando na verdade é com a gaita.
    Sugiro que compre uma hering free blues, ou alguma hohner mais barata, vai sair um pouco mais caro (talvez uns R$60,00), mas vc vai ter uma gaita legalzinha.




    Ouvi falar em um tempo em que free blues por 30,00 era considerada cara... :(

    mengo1760
    Membro Novato
    # out/14
    · votar


    Vlw pela dica

    Lilo07
    Membro Novato
    # out/14
    · votar


    Fala pessoal, estou iniciando na gaita, e gostaria de algumas dicas do que fazer na gaita para acompanhar um violão em uma música. Por exemplo, a música possui os seguintes acordes A D G, o que eu posso fazer na gaita enquanto o violão está tocando A e ainda não terminou a primeira "frase da música", onde só é tocado A?

    Vlw

    nivekk
    Membro Novato
    # out/14
    · votar


    Lilo07
    Ishe veio, é complicado falar isso, pra começo de história, vc tá tocando em primeira posição (música em A e gaita no msm tom)??
    sugiro que pesquise um pouco as escalas na gaita, e veja por si mesmo, ouvindo a sonoridade, e pensando em que trecho da música aquilo se encaixa.

    Também vá pesquisando sobre a segunda posição, pra tocar a maioria das coisas ela é mais fácil, basicamente o tom dela será o 5° grau do tom da gaita (caso a gaita seja em A, sera E, C/G, D/A, E/B, F/C, G/D, B/F# e assim por diante), tem mais um monte de posições, mas foque nessas ae primeiro.

    Foi mal não responder sua pergunta da maneira que vc queria, mas se eu te falar o que "deve" tocar nesses momentos ai, creio que vc vá ficar meio preso ao que eu disser...
    abraço

    guygo
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Salve!!

    guygo
    Veterano
    # out/14
    · votar


    só conheço dois caras que tocam gaita, eu e meu amigo q eu to dando umas dicas, e nenhum deles nunca teve professor, nem sei se existe hahahahaha

    guygo
    Veterano
    # out/14
    · votar


    é só se dedicar como em qualquer outro instrumento

    Lilo07
    Membro Novato
    # out/14
    · votar


    nivekk
    A música é em A, mas minha gaita é em C.

    Creio que seja possível tocar mesmo assim.
    O que eu gostaria é talvez fazer um de groove na gaita.

    nivekk
    Membro Novato
    # out/14
    · votar


    Lilo07
    [/i]Os Gaitistas geralmente se referem a estas escalas como posições. Teoricamente há doze delas, uma para cada nota da escala de doze tons (escala cromática).[i]
    fonte...

    Partindo desse princípio, chuto que o A seja a quarta posição da gaita em C, mas nunca tentei tocar nada assim.
    Mas te digo o seguinte, comece pelo mais fácil, tente um blues qualquer em G, garanto que tu improvisa sem muitas dificuldades, mesmo sem saber bends e outras coisas.

    Pro groove tbm acho mais fácil 2° posição, pesquise sobre aquela parada de imitar um trem cm a gaita, acho que aquilo é o caminho pra dps tu dar uma sofisticada e bolar um groove.
    Mais dúvidas?? hehe

    Lilo07
    Membro Novato
    # out/14
    · votar


    nivekk
    Por enquanto não, valeu pelas dicas!

    Dórico
    Veterano
    # mar/15 · Editado por: Dórico
    · votar


    Fala pessoal, estou iniciando na gaita, e gostaria de algumas dicas do que fazer na gaita para acompanhar um violão em uma música. Por exemplo, a música possui os seguintes acordes A D G, o que eu posso fazer na gaita enquanto o violão está tocando A e ainda não terminou a primeira "frase da música", onde só é tocado A?

    Fala Lilo07! Rapaz, Se vc tem um acorde de D, G e A, como são todos maiores, então vc está tocando no tom de D (ré maior). Se vc quer acompanhar o violão do seu amigo, vc pode pegar uma gaita no tom de D.

    Se for esse o caso, vc poderia tocar qualquer nota que estaria dentro do tom. Mas antes, aconselho vc dar uma treinada em escalas com metrônomo. Vc pode pegar a 2 oitava da gaita, que começa com o 4 buraco soprado. A 2 oitava possui escala completa, indo de D até C# (ré até dó sustenido), considerando a gaita no tom de D. Vc pode treinar subida e descida, repetindo dezenas, centenas e milhares de vezes, mas sempre dentro do compasso (tempo) do metrônomo. Depois, vc pode começar a tentar criar algumas melodias dentro dessa escala, aí a coisa vai fluindo. Mas no geral, se a gaita for do mesmo tom da música, vc poderá tocar qualquer nota que não vai ferir o tom.

    Só para complementar, segue abaixo as 7 notas dos tons de C (dó) e de D (ré):

    Buraco: 4 4 5 5 6 6 7
    Asp/Sop: S A S A S A A -> soprar ou aspirar
    Notas Tom C: C - D - E - F - G - A - B
    Notas Tom D: D - E - F# - G - A - B - C#



    Espero ter ajudado, abraço!

    Dórico
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Partindo desse princípio, chuto que o A seja a quarta posição da gaita em C, mas nunca tentei tocar nada assim.

    Fala nivekk!

    Cuidado, A é a sexta de C. Conta-se:
    1 2 3 4 5 6
    C D E F G A

    Se vc quer saber qual é a 3a de E, da escala de C, então vc conta nos dedos: E 1, F 2, G 3, aí vc encontrou que G é a 3a de E.

    A escala de C é: C D E F G A B

    Na escala de D: D E F# G A B C#, a 3a de F# é A, a 4a de E é A. Podem verificar aí.

    Espero ter ajudado. Abraço!

    Alex guitar man
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    eu ainda tenho uma puta dificuldade pra tocar 1 buraco só hehehe....mas eu ainda não estou acostumado com a gaita.... 2

    nivekk
    Membro Novato
    # mar/15
    · votar


    Dórico
    Bom, foi mal a demora pra responder, sim, vc ta certo, A é o 6° grau em relação ao C, mas eu tava me referindo as posições na gaita, (como eu disse foi um chute, então devo estar errado, pois mal domino a 3°posição) mas na gaita cada posição seria a quinta da anterior, no caso 1°=C, 2°=G, 3°=D, 4°=A, e assim por diante...

    Lilo07
    Membro Novato
    # abr/15
    · votar


    Fala Lilo07! Rapaz, Se vc tem um acorde de D, G e A, como são todos maiores, então vc está tocando no tom de D (ré maior). Se vc quer acompanhar o violão do seu amigo, vc pode pegar uma gaita no tom de D.

    OK, muito obrigado Dórico!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a a todos gaitistas presentes a quem possa interessa