Problema com o 9º buraco gaita em C

    Autor Mensagem
    jvmsmfn
    Membro Novato
    # nov/16


    Bom dia amigos,

    Comecei a aprender gaita recentemente e a uns 15 dias ganhei uma Black Blues em C da Hering. Como sou iniciante, até agora só tinha tocado nos buracos de 4 a 7, vale dizer que assim que ganhei a gaita soprei todos os buracos e achei que estava tudo normal.
    Porem esses dias comecei a aprender uma música que exige que eu toque no 9º buraco, aspirando e soprando, e aí comecei a ter problemas principalmente na hora de aspirar. Quando eu aspiro o som meio que demora a sair. Usando a mesma força pra aspirar em todos os outros buracos eu consigo tirar o som normal, mas quando chega o 9 eu começo a aspirar e não sai nada, mas se eu continuar por uns dois segundos aplicando a mesma pressão o som começa a sair, mas esperando esses dois segundos eu n consigo tocar a música. Dai se eu aspiro com mais força pra tentar tirar logo o som, fica como se o buraco tivesse entupido e o som sai estranho.
    Alguém pode me dizer se isso é algum defeito da gaita ou se é só minha falta de técnica mesmo?
    Desde já agradeço

    Wanderf
    Membro Novato
    # jan/17
    · votar


    Boa tarde jvmsmfn. Eu sou gaitista amador há uns 7 anos. O que pode estar acontecendo é problema na sua gaita. Geralmente as gaitas da Hering têm vindo com muitos problemas de fábrica, e o mais comum é o do "vazamento de ar". Esse modelo Black Blues é um dos campeões de queixa e muitos tem relatado problemas no 7 aspirado, 3 aspirado etc. Eu tenho a Hering Vintage 1923 e recentemente tive problemas no 7 soprado. A palheta desafinou e quando tentei afinar percebi que ela já estava trincada, sendo necessário realizar a troca. Pode ser que não haja nada de errado com sua harmônica. Pode ser apenas uma questão de abrir e realizar uma limpeza no orifício em questão. Tente leva-la para alguém mais experiente no assunto.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problema com o 9º buraco gaita em C