Ajuda com afinação da música Redemption Song (gaita e violão)

    Autor Mensagem
    xiko
    Veterano
    # out/16


    Olá, estou iniciando na gaita e já toco um pouco de violão, minha duvida é:

    a música: Redemption Song
    a minha gaita é uma em C
    porém a música está em G (creio que a gaita teria q ter a afinação em G tbm)
    então... para eu tocar ela no violão e gaita no mesmo tom, teria que mudar a sua afinação para C, e tocar as notas da gaita no mesmo lugar? estou certo?

    violão em C: https://www.cifraclub.com.br/bob-marley/redemption-song/#tone=-7

    Jube
    Veterano
    # out/16 · Editado por: Jube
    · votar


    xiko
    Boa música, está em meu repertório com todos os instrumentos hehe.

    Então, a diferença entre as escalas de C e G é apenas uma nota, a C tem um F e a G tem um F#, o resto é tudo igual
    C,D,E,F,G,A,B e G,A,B,C,D,E,F#.
    Sendo assim, basta que você toque as notas correspondentes na gaita e não precisa mudar o tom, a diferença é que as notas estarão em posições diferentes na gaita, veja nos links abaixo.
    Onde na gaita em G você tocaria um C na 5ª casa aspirando, na gaita em C, o C vai estar na 4 soprando.

    Gaita em C

    Gaita em G

    Ou você pode transpor a música no violão para C.

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # out/16 · Editado por: BrotherCrow
    · votar


    Cara, o que o Jube falou é tudo verdade. Mas ele esqueceu de falar que, se você pega uma gaita de C pra tocar em G, você vai conseguir um som mais blues. É uma técnica comum de gaita de boca que se chama "cross harp": tocar com uma gaita de uma quarta acima, enfatizando as puxadas em vez das sopradas, pra conseguir uma sonoridade diferente.

    Eu tinha gravado essa música no meu Soundcloud um tempo atrás, no tom original, com ukulele, baixo e vocal. Pra ilustrar o que eu estou falando, gravei rapidaço um solo de gaita em C por cima. Veja como encaixa:
    https://soundcloud.com/brothercrow/redemption-song-with-harmonica

    Boa sorte!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda com afinação da música Redemption Song (gaita e violão)