tab para gaita de 12 furos

    Autor Mensagem
    Filipeffv
    Veterano
    # nov/13


    Comprei uma gaita diatonica de 12 buracos, e o problema é que , ela e diferente das de 10, pois 6 furos e soprado, e 6 aspirado, emfim... as tabs da internet n servem pra esse tipo de gaita.. alguem pode me dar alguma dica pra converter essas tabs, ou um site q tenha tabs pra esse tipo de gaita,,,,, vlww

    guygo
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Filipeffv
    cara minha harmônica é diatônica e tem 10 furos não existem diatônicas de 12 furos que eu saiba, a tua provavelmente é cromática.......... da uma olhada nesse material.......

    CAPÍTULO #2: DIFERENÇA ENTRE GAITA CROMÁTICA E DIATÔNICA

    Entre os diversos tipos e modelos de Gaitas que existem no mercado, os mais conhecidos são as Cromáticas e Diatônicas.

    Além do tamanho, estes dois tipos de Gaitas possuem muitas diferenças, as quais serão mostradas a seguir:

    Gaita Cromática Existem dois modelos de Gaitas Cromáticas no mercado, que são as seguintes:

    * Gaita Cromática 48 vozes - Possui escala cromática relativa ao tom da Gaita.

    - Possui 12 orifícios.

    - Possui 3 oitavas.

    * Gaita cromática 64 vozes - Possui escala cromática relativa ao tom da Gaita.

    - Possui 16 orifícios.

    - Possui 4 oitavas.

    A escala cromática possui as notas naturais: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si, que são obtidas sem o uso da chave, e os acidentes: Dó#, Ré#, Fá#, Sol#, Lá# ou Réb, Mib, Solb, Láb e Síb, que são obtidas com o uso da chave.

    Sendo assim, cada orifício da Gaita Cromática possui 4 notas ou 4 vozes: -Duas sem o uso da chave (soprado e aspirado).

    -Duas com o uso da chave (soprado e aspirado).

    - 48 vozes - 3 oitavas - 12 orifícios. - 64 vozes - 4 oitavas - 16 orifícios.

    Gaita Diatônica:

    - Possui escala diatônica relativa ao tom da Gaita. - Possui uma escala completa (do orifício 4 até o 7).

    - Possui uma oitava com ausência do IV e do VI graus (do orifício 1 até o 4).

    - Possui uma oitava com ausência do VII grau (do orifício 7 até o 10 ). Os graus ausentes nas regiões graves e agudas são obtidos através da técnica de bend aspirado (região grave) ou soprado (região aguda). Esta técnica será abordada com a devida atenção no decorrer deste método.


    diferença diatonica e cromatica

    guygo
    Veterano
    # nov/13 · Editado por: guygo
    · votar


    tua gaita nao tem um pininho, uma valvula do lado?

    Filipeffv
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    huheuehuehue, nãããããoooo , a minha gaita e diatonica, hahahaha, de 12 furosss, pesquisa ai, gaita diatonica gloriosa

    guygo
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Bã mano, entao le pela nota e nao por tabs, ou compra uma diatonica de 10 furos

    Miliov
    Membro Novato
    # dez/18
    · votar


    Onde encontro as notas da gaita cromática 48 vozes representadas por tab e notas musicais na pauta musica?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a tab para gaita de 12 furos