Buraco não sai som!!!

    Autor Mensagem
    diegobs
    Veterano
    # dez/03


    e ai galera,

    eu tou com um problema.
    Hã um mês mais ou menos, eu comprei uma gaita cromática da hering.
    Tudo beleza, andei tocando legal nela. só que aí, nos ultimos dias, algumas notas dela estavam falhando, isto é, tinha alguns orificios que náo estavam soltando nenhum som. (não sei se é coincidencia ou não, mas não tava saindo som apenas de algumas notas sustenidas (qdo pressiona o botão lateral)). Aí qdo isso acontecia, eu tinha que dar umas sopradas fortes . Feito isso ela passava a "funcionar" novamente. (como se os furos estivessem tapados com algo, e com a soprada forte eu destapasse o furo.)

    Pois bem, achei que fosse normal. Acontece que ontem, aconteceu novamente com uma das notas. Tentei fazer o meu truque de soprar forte e destapar o furo, mas dessa vez não funcionou.

    Resumindo: o meu problema é que agora eu tenho uma nota que não funciona. Não sai mais som dela. Alguém tem alguma dica do que posso fazer, ou alguem sabe o que pode ser isso?

    Detalhe 1: Esse problema só acontece em notas sustenidas que puxam ar. Ou seja, em um mesmo furo, quando eu sopro a nota sai normalmente e quando eu puxo ar, ela não sai.

    Detalhe 2: Deu pra ver pela parte de trás da gaita (sem abri-la) que tem umas tirinhas brancas (parece de papel) que tem em cada furo. E eu percebi que algumas delas tão meio descoladas (inclusive o furo que não sai som.) Essas tirinhas tem a ver com o som (desculpem, não sei como funciona fisicamente uma gaita ainda)

    Dogs
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Tenta afrouxar os preguinhos dentro dela. Ou então uma das 'membranas' que tem dentro da gaita pode estar quebrada, verifica.

    Riot
    Veterano
    # jan/04 · Editado por: Riot
    · votar


    diegobs,
    o q acontece eh q vc tem q aquecer a gaita antes d começar a tocar.Vc pode deixar ela na cintura encostada com o seu corpo ou manter ela nas mãos, ainda mais a cromática.Utilize esse truque antes d começar a tocar sempre dai vc naum terá problema, claro tb se vc jah aprendeu a soprar certo tb q influencia tb nas notas mais graves como nas mais agudas...e eu naum aconselho vc mexer na gaita pq vc pode danificá-la mais ainda, procure um profissional especializado se vc achar q ela tem algum problema, ou até na loja em q vc comprou.
    Ah!Enqto as tirinhas brancas elas saum conhecidas como vávulas. Valvulas são abas atachadas à placa de vozes, na posição do rebite, sobre o slot no lado oposto à palheta. Elas são feitas de uma fina lâmina de plástico. As válvulas são mais frequentemente encontradas em gaitas cromáticas, onde são usadas para evitar o vazamento de ar.
    As válvulas funcionam impedindo a passagem do ar em um determinado Sentido. Durante o sopro, a válvula da palheta soprada permite a passagem do ar, enquanto a válvula da palheta aspirada impede a passagem do ar. Durante a aspiração, a situação se inverte.
    Uma vez que as válvulas bloqueiam o vazamento de ar pela palheta oposta, menos ar é necessário para acionar a palheta, o que é muito importante nas cromáticas devido ao vazamento que ocorre no bocal e nos mecanismos deslizantes. As válvulas são normalmente empregadas em todas as palhetas da gaita cromática.

    diegobs
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Valeu pela força galera,

    Alguns dias depois do problema, fiquei desesperado e resolvi abri-la para ver se era possível fazer algo (me arrisquei, heheh). Mas claro que não consegui fazer nada. A não ser entender melhor como funciona o soprar e o aspirar. Logo, fechei-a e um pouco depois ela já estava funcionando novamente.

    Riot, realmente é isso que vc diz sim, pois logo que eu começo a tocar , uma das notas não sai som, mas depois de algum tempo ela funciona normalmente. Bem interessante.

    Valeu caras

    diegobs
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    III! O problema voltou! E naum adianta esquentar a gaita!! Não sai mais som! Pode ser outra coisa?

    Blues Harp
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    Experimente tocar suavemente na gaita, pois se vc aumentar muito a pressão quando tocar, poderá não obter som, tente tocar suavemente.......(vc pode estar aplicando muita força na hora de tocar) é uma sugestão caso não funcione, procure um técnico especializado.....pois sua gaita pode estar com problema......até mais e boa sorte

    diegobs
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    valeu,

    mas acho que deve ser algum problema mesmo. Já toquei com todas as pressoes possiveis... nao sai som mesmo.

    Valeu pela ajuda mesmo assim..

    chiruder2018
    Membro Novato
    # nov/18
    · votar


    Olá diegobs,
    Também tive esse mesmo problema com a gaita hering. Já tive 3 gaitas Hering que sempre apresentaram problemas. Apesar de uma sonoridade boa, chego á conclusão que o problemas delas é a qualidade mesmo. É um tiro no escuro conseguir comprar uma hering que não apresente algum tipo de problema. Acho que eles estão vacilando no padrão de qualidade, seja de material ou de mão de obra. Atualmente possuo uma Hering 64 vozes (que, do nada, tive que enviar para o conserto, pois uma das notas parou de soar) e uma Hering Velvet 48 , novinha em folha, mas que apresenta problemas em uma nota. Voltei a usar uma velha Gaita BEND, que, apesar de bem surrada, funciona perfeitamente. Enfim, acho que o problema está na construção das gaitas Hering.

    JJJ
    Veterano
    # nov/18
    · votar


    Buraco que não sai som é um problema...

    fernando tecladista
    Veterano
    # nov/18
    · votar


    JJJ
    mesmo problema igual ao outro usuário que estava com a rosca dura

    JJJ
    Veterano
    # nov/18
    · votar


    fernando tecladista

    São coisas muito sérias...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Buraco não sai som!!!