2 tons e meio acima ?

    Autor Mensagem
    igor.do.rio
    Veterano
    # set/10


    Olá, pessoal...
    ouvi em algum lugar dizer que a gaita eh um instrumento transpositor e por isso deve estar 2 tons e meio acima do violão que faz a base, por exemplo. E sempre foi assim que toquei com uns amigos aqui da minha cidade...
    Mas como o Humberto Gessinger no acustico MTV toca com uma gaita em G sendo que a base é em G... e nao fica estranho... se tocar a gaita 2 tons e meio acima do tom da base, fica super estranho... parece que o som nao encaixa na musica...
    Me expliquem ?
    Obrigadoo !

    Cost
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Ate onde entendo isso serve para o Blues. Escrevendo mais ou menos com as palavras que li uma vez em algum forum: "tocando com a gaita 2 tons acima do violão ela fica com aquele estilo mais chorado do blues". Acredito que seja isso, talvez seja para blues, o que não significa tb que não possa ser tocada no mesmo tom do violão, não é uma regra.
    Quando comprei minha bends prima na embalagem ate veio uma escala dessa, mostrando que tom de gaita deve ser tocado de acordo com o tom da música. Segue abaixo tal info
    Tom da gaita C D E F G A B Bb
    Tom da musica F G A Bb C D E Eb

    Mas como disse, acredito que isso não tenha que ser uma regra a ser seguida a risca.
    Espero ter ajudado

    ghostbastard
    Veterano
    # set/10
    · votar


    igor.do.rio


    Procure por algo chamado "posições na gaita diatônica". O assunto é um pouco extenso, então é mais fácil você ler o que ja tem escrito por ai. Começar pela apostila que tem no site do Jefferson Gonçalves é uma boa.

    AurélioB.
    Veterano
    # set/10 · Editado por: AurélioB.
    · votar


    Se a música é em Sol, tenta usar uma gaita em Dó.
    No blues o tom da música é sempre a 5ª do tom da gaita.
    Por exemplo, uma música em Mí se usa uma gaita em Lá, ou seja:

    Lá=1ª=tom da gaita; Sí=2ª; Dó=3ª; Ré=4ª; Mí=5ª=tom da música.

    Me corrijam se falei besteira. Espero ter ajudado.
    Abrass!

    igor.do.rio
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Obrigado pelas respostas, já entendi como funciona...

    ghostbastard

    esse assunto de posições na gaita é algo que tem me intrigado desde quando eu comecei a pegar alguns metodos na internet, mas nunca procurei saber o que eh...
    vou dar uma olhada na apostila do Jefferson Gonçalves aqui.

    Obrigado !
    Abração !

    samucanc
    Veterano
    # set/10 · Editado por: samucanc
    · votar


    AurélioB., realmente no blues ou mesmo em outros ritmos é muito comum se a música for em G usar a gaita em C e se a música for em E usar a gaita em A, mas acho que a explicação mais correta para isso é que se usa a gaita 5 semitons (ou dois tons e meios) acima do tom da música. Sabendo o tom da música é só contar 5 semitons acima usando a escala:
    C Db D Eb E F Gb G Ab A Bb B C

    E igor.do.rio, concordo com o que o Cost falou, e o que acontece também é que as vezes a gaita faz algum acompanhamento, neste caso geralmente se usa a gaita com 5 semitons acima, pelo menos em blues e rock. Outras vezes a gaita faz a melodia da música, como se estivesse cantando a música, nas mesmas notas do vocal, nesses casos é comum se usar a gaita no mesmo tom da música.
    Mas como o Cost já disse, isso não é uma regra e existem muitas variações.
    Me corrijam se falei besteira.

    igor.do.rio
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Entendii, obrigado pelas respostas...

    Mas, samucanc ...

    de acordo com o que vc falou... se a musica for em E entao a gaita será em A e não em B.. hehe' errou ali... mas deu pra entender, sim !

    Abração !

    samucanc
    Veterano
    # set/10 · Editado por: samucanc
    · votar


    Exatamente, errei no escrever. Se a música for em E (Mi) a gaita deve ser em A (Lá), como o AurélioB. já havia comentado.
    Já arrumei o erro no texto

    Cost
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Num sabia dessa de 5 semitons, sempre contei 3 acima, excluindo os semitons... é vivendo e aperndendo. Vlw pela dica.

    AurélioB.
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Hahaha, é isso ae, dá no mesmo, só me esqueci como explicar isso na hora.

    Pra quem manja mesmo de gaita, é legal fazer a "parte" do vocal com uma gaita cromática, pois ai você tem todas as notas a disposição.

    Abrass!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a 2 tons e meio acima ?