duvida sobre os bends

    Autor Mensagem
    whataaaa
    Veterano
    # set/10


    Muitos falam que o bend acontece quando trocamos o som do A pelo U,outros falam que é do I para o O...afinal,qual a vocalização certa pra realizar o bend?

    Tulio Estevam
    Veterano
    # set/10
    · votar


    cara, é beem difícil explicar como tirar um bend, no geral é um movimento na garganta, como se estivessemos colocando a lingua pra trás tapando um pouco o ar, me explicaram dessa forma antes de eu conseguir, não se resume bem nisso, mas dá pra ter uma idéia mais ou menos.. O bend não acontece com a troca dos sons das vogais, o bend ocorre quando conseguimos tirar uma segunda nota além daquela que já existe no furo, é subir ou descer tons (ou semitons) no mesmo furo, após descer o som dá uma fechada mesmo, mais pro lado do U, ao subir o A que já é da nota natural fica mais aberta ainda "Á", um lugar bom de aprender o bend é do 4° furo, fazendo a sucção (eitaa) bem devagar (humm) e ir tentando descer meio tom, vai tentando, com o movimento na garganta até conseguir (sem entender mal hein!?!) huahahhah
    a vocalização é mais ou menos essa: U - descendo, A (mais aberto que a nota natural) subindo.. na minha opinião saber a vocalização não faz diferença alguma pra tentar aprender a tirar o bend, pelo contrário, a vocalização é a 'consequencia' do bend..

    não sei se só queria saber afinal qual era a vocalização, mas mesmo assim tentei ajudar de alguma forma se ainda não aprendeu e está tentando tirar..

    FlOaD
    Veterano
    # set/10
    · votar


    A vocalização serve para você movimentar a sua lingua assim almentando a pressão do ar que passa pela sua lingua e chega na gaita diferente.

    Pode ver, quando voce fala "U", a sua lingua irá para o fundo e para cima da sua boca, como o orificio do ar será menor almentara a preção do mesmo. É o mesmo sistema de uma mangueira voce liga a agua ela sai normal mas se voce por o dedo e tapar a ponta da mangueira do modo que sobre um orificio a agua ira sair com bastante pressão.

    Treine a principio no orificio 4, mas não desfoque o orificio 2 que é o de maior dificuldade.

    o/

    Tulio Estevam
    Veterano
    # set/10
    · votar


    ao falar A e depois o U, só o que muda é a forma em que a boca fica, A fica aberto e U fica tipo o biquinho' rs.. não vejo diferença na lingua não.

    ghostbastard
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Tulio Estevam


    ok, então vocalize AAAAWWWWW como se estivesse falando ingles.


    Mas mesmo que vc não perceba mudança na lingua, vc sabe que ela precisa mudar, então fale A-U usando a lingua. É esse movimento que ela deve fazer.

    Tulio Estevam
    Veterano
    # set/10
    · votar


    ghostbastard
    Boa!!
    É, realmente vocalizando em inglês!
    dessa eu não sabia, tinha me ajudado quando eu não conseguia fazer' rs

    whataaaa
    Veterano
    # set/10
    · votar


    ate agora todos disseram a importancia de vocalizar o U,mas minha duvida é em relação a vocalizaçaõ original antes do bend vocalizado em U ....se fizer I-U ta errado??

    ghostbastard
    Veterano
    # set/10
    · votar


    whataaaa

    você recebeu muitas respostas misturadas. Esse é o problema. Então resumindo:

    Bend é pressão. O bend acontece quando a coluna de ar sofre alteração motivada pelo estreitamento da sua garganta, o que causa o aumento de velocidade do ar. Esse mesmo principio acontece quando você pega uma mangueira e vai tapando a ponta com o dedo.

    Para se realizar o bend não necessariamente voce vai usar uma vocalização. Um bend sem o uso da lingua, mas com o movimento certo dos musculos da garganta tem um timbre muito melhor que aquele executado usando-se o movimento da lingua. Há outros casos que inviabilizam o uso da lingua: embocaduras. Se você usa embocadura de lingua curva ou tongue blocking, como vai erguer a lingua e incliná-la para tras?

    PORÉM, veja bem isso, é preciso que você acostume seus musculos para que estreitem a passagem do ar e possibilitem a mudança da nota. Como fazer isso? mostrando um movimento semelhante. Aí que entra a vocalização do A-U e I-U.

    Quando você quer fazer bends aspirados, o ideal, no inicio do aprendizado (se você usa embocadura de bico) é pronunciar A e então descer para a vogal U. "A" é a posição de repouso. Pronuncie isso bem declaradamente, USANDO A LINGUA. Se você vier aqui dizer que para mudar a vocalização dessas vogais não precisa da lingua eu vou bater em você. É obvio que existe mais de uma forma de você pronunciar isso, e se você quer aprender como funciona o bend, use a forma que usa a lingua. Nos bends soprados a dificuldade de se dobrar a nota é maior, você precisará de um movimento maior dos musculos, porém, o controle é maior e você consegue parar na nota desejada mais facilmente.

    Já para os bends soprados, a coisa muda. Você deve partir da vogal I como posição de repouso, com a lingua deslocada para a frente da boca e então descer para a vogal U. O movimento, nesse caso é bem menor quanto nas casas graves, então faça devagar, você vai, muitas vezes, passar do ponto e fazer um som estranho. Nesse caso é mais fácil conseguir dobrar a nota, mas quanto mais agudo o furo, mais feeling você vai precisar para fazer um bend afinado e controlado.


    RESUMINDO:
    Furos 1,2,3,4 e 6: vocalização AA UU - mais controle, maior dificuldade de execução.

    Furos 8,9 e 10: vocalização II UU - menos controle, maior facilidade de execução.

    ghostbastard
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Antes que eu esqueça: não adianta você aspirar feito um louco achando que, por ter sido dito ali em cima, que o estreitamento da sua gargantacausa o aumento de velocidade do ar você precisa fazer isso.

    Lembre -se da primeira frase "bend é pressão". Gosto de usar uma comparação com um carro:

    Imagine que o controle da pressão é a embreagem e a força é o acelerador.

    Para arrancar o carro você precisa ter um controle correto entre a embreagem e o acelerador. Se soltar demais da embreagem, o carro morre. Se acelerar demais, o carro não vai andar, só vai aumentar o giro.

    Na gaita você precisa controlar a pressão para que a nota caia. Se aspirar muito fraco, a palheta para de vibrar, se aspirar muito forte você detona a palheta.

    Use sempre respiração abnominal, assim, seu proprio corpo controla o sopro.

    whataaaa
    Veterano
    # set/10
    · votar


    aaaaaaaah finalmente alguem conseguiu explica direito como funciona issu...Valeu ghostbastar!! foi a melhor explicação de bend que eu ja vi hehe

    ghostbastard
    Veterano
    # set/10
    · votar


    whataaaa


    a título de curiosidade, veja o post desse blog:

    http://cromatismo.wordpress.com/2010/03/14/a-fisica-da-gaita/

    tem alguns videos em que o cara filmou como é a vibração das palhetas em notas normais e notas fabricadas, como no caso dos bends e overs.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a duvida sobre os bends