Afinar Gaita - Tutorial

    Autor Mensagem
    mateusguitar
    Veterano
    # jul/10 · Editado por: mateusguitar


    Achei esses videos no youtube e vi que poderiam ser uteis para o pessoal do forum.
    O cara explica no video passo a passo para afinar a gaita, usando só uma lixa, um pedaço de papel e um afinador digital.


    Parte 1


    Parte 2


    É relativamente bem simples de se fazer para quem não tem onde mandar afinar, mas é sempre recomendado levar a um luthier.

    gabrielsana
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    como eu vo saber qual paleta lixar?

    Shafik
    Membro
    # ago/13
    · votar


    Galera, NUNCA façam isso, realmente o PROCEDIMENTO é bem simples, porem para se ter um resultado decente, é muito difícil. Lembrando que uma gaita NUNCA perde a afinação, pelo simples fato das palhetas não diminuírem ou aumentarem com o uso, afinal elas não crescem ou diminuem com o uso né!?

    juanlmendes
    Membro
    # ago/13
    · votar


    Shafik
    na verdade a gaita perde afinação ,sim , mas não por expanção das palhetas mas por empenamentos da palheta com o uso

    Shafik
    Membro
    # ago/13
    · votar


    juanlmendes

    Cara, eu toco gaita (diatónica) a aproximadamente 4 anos, e como eu disse, na gaita não existe perder afinação cara, isso é física.. a não ser que seja o magnétro pra acontecer isso.
    Como eu já falei, essa questão de "desafinação" se dá pela falta de conhecimento no quesito respiração, e quando isso acontece, já era... não EXISTE maneira de "voltar" ao que era.. tem que se trocar SIM a palheta em questão.

    juanlmendes
    Membro
    # ago/13
    · votar


    Shafik
    as palhetas nãos se "cansam" devido a constante movimento ?
    na vdd a palheta tem um minimo de expanção devido ao calor do sopro,mas esse calor não faz diferença na afinação
    mas nisso de palheta não voltar ao que era , eu concordo plenamente

    Shafik
    Membro
    # ago/13
    · votar


    juanlmendes

    as palhetas nãos se "cansam" devido a constante movimento ?

    Não, quando se toca da maneira correta, sua gaita nunca da defeito. Claro que temos que salientar a higiene bucal e o uso de outras substancias quando tocando, como álcool, refrigerantes e alimentos em geral.
    As vezes a maioria da galera acha que desafinou pelo simples fato de ter enroscada aquela babinha que ao secar se torna uma pelicola fininha, e dai ela ao se soprar o orifício fica entre a palheta e o pente... dai não saio o som, quando sai, sai fora do tom e ao se forçar pode-se até quebrar a palheta em questão. Esse procedimento ae de cima (utube) é um procedimento utilizado para TEMPERAR ou customizar a gaita, esse negocio de afinar nunca existiu e nem vai existir, pelo simples fato do MECANISMO de FUNCIONAMENTO da gaita.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Afinar Gaita - Tutorial