Como saber se ou quando uma gaita está desafinada

    Autor Mensagem
    Ruan Souza
    Veterano
    # out/09


    Desculpem pela pergunta boba, mas comprei uma vintage harp 1923 e estou assistindo as video aulas e fuçando os foruns. Ai vi que geralmente os iniciantes desafinam as gaitas muito rápido, como vou saber se ela está desafinada? ... nunca tive contato com outros instrumentos, nao toco nada.
    comprei nova na loja, mas nao sei dizer se está afinada ou nao...

    marcioguita
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Ouvido,msm
    Ja tentou tocar, soprando e aspirando cada janela,proximo a um afinador com microfone embutido?

    gi cassol
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    aproveitando o tópico queria saber se tem como afinar a gaita,pois tenho 2 gaitas em dó e vi que uma nota de uma gaita esta desafinada...

    ghostbastard
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    gi cassol


    tem, procura no youtube que vc acha um video.

    Vc vai precisar de um afinador, pode ser software (vai precisar de mic) ou um normal e uma lixa de unhas.

    gi cassol
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    e o que faz a gaita desafinar????

    AlexB
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Podem ser muitos fatores, no caso de iniciantes, por não controlar bem o fluxo de ar normalmente forçam a palheta além do que ela aguenta e isto com o tempo vai gerando microfraturas que depois de um tempo mudam as características de vibração da palheta.
    Também existe o problema de gaitas vagabundas onde a afinação foi mal feita e não foi estabilizada e assim desafina com facilidade.
    Também pode acontecer das plahetas sairem do lugar onde foram rebitadas. Acho que estes são os principais.
    Abraço,
    Alex

    Bolívar
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Saiba q as gaitas nao sao afinadas igual a guitarras, dificil dizer como a vintage harp foi afinada mas o padrão hohner é 442 hz e cada furo em centigrados diferentes, entao se vc usar um afinador vai acusar que está tudo sem precisão!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como saber se ou quando uma gaita está desafinada