desafinação das harmônicas

    Autor Mensagem
    DuG
    Veterano
    # ago/09


    com que frequência e por qual motivo uma gaita diatônica desafina?

    Levando em consideração a variação de qualidade e material das harmônicas, gostaria de saber de uma forma geral. Estou um tanto assustado quanto ao fato de inutilizar o instrumento por uma questão de afinação, quero tomar os devidos cuidados!

    abs
    Du

    ghostbastard
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    DuG


    se a gaita for de uma marca séria, geralmente desafina por causa do instrumentista, que não tem uma embocadura e controle de sopro ainda desenvolvidos, ou por puro relaxo no cuidado com o instrumento.

    Existem alguns fatores externos a isso tbm, conservação da gaita na loja, lote, modelo da gaita, mas isso não acontece tão frequentemente como no caso acima.

    Sempre leve em questão que sua harmonica não é uma zarabatana feita para caçar, então vc não deve soprar com força. Use sempre o diafragma ao inves do pulmão, o seu fluxo de ar deve ser leve, como se estivesse bafejando para limpar um oculos.

    AlexB
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Tenho gaitas com mais de 20 anos com afinação perfeita. A minha free blues que anda sempre do meu lado já tem mais de dez anos sem nunca ser reafinada.
    Abraço,
    Alex

    vajman
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    DuG


    Olha eu aqui escrevendo um monte de novo! Rs... Beleza, brother? Cara, o que provoca a desafinação de algumas notas da gaita é a fadiga de suas palhetas. Pequenas fissuras causadas em seu material que, de um modo em geral, abaixa a frequência emitidas por elas. Quando a palheta em questão chega a descer, naturalmente (sem ser provocada por um bend), um semitom, ela está comprometida. Neste caso, apenas a troca de palheta poderia resolver o problema. Quando essa desafinação é mais moderada, você pode repará-la desbastando a palheta. Se você já teve a oportunidade de abrir uma gaita, você notou que há toda uma variedade de tamanhos de palhetas em seu interior, não é? As palhetas mais compridas e de maior espessura, por serem mais pesadas, vibram mais lentamente. São as notas graves. As menos espessas e curtas, mais leves portanto, têm maior velocidade. Estas são as agudas. Para a afinação das palhetas, procedemos da seguinte forma: Para subir o tom de uma delas: Desbastamos (geralmente com uma lima) sua ponta, oposta ao rebite. Dessa forma ela perde peso e vibra mais rápido. Caso contrário, ou seja, para descer sua tonalidade, desbastamos sua base, bem próximo ao rebite. Agora, o que leva o gaitista ao prejuizo em questão, é um fluxo desnecessário de ar. Enfim, minha dica é: TOQUE MAIS SUAVE!

    Será que eu te ajudei?


    Grande abraço!

    AlexB
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Se você já teve a oportunidade de abrir uma gaita, você notou que há toda uma variedade de tamanhos de palhetas em seu interior, não é? As palhetas mais compridas e de maior espessura, por serem mais pesadas, vibram mais lentamente. São as notas graves. As menos espessas e curtas, mais leves portanto, têm maior velocidade. Estas são as agudas.
    Só para corrigir um conceito, já que esta lista é pública nos cabe colocar informações corretas.
    Uma palheta mais longa não é mais lenta que uma menor, velocidade é uma função de espaço sobre tempo, assim o percurso de uma palheta maior será maior, o movimento em termos de espaço é maior. O quê nos interessa na música e dá a diferença entre os tons é o número de ciclos por segundo que a palheta completa, esta vibração é que vai caracterizar um som mais agudo ou grave, assim uma palheta menor é capaz de realizar mais ciclos por segundo criando um som mais alto. Já a palheta grave por percorrer um caminho maior gera menos ciclos por segundo gerando um som mais baixo. O nosso ouvido percebe estas diferenças de compressão do ar geradas pela palheta como som. Outro detalhe é que ao afinar a palheta, na ponta usamos lima para fazer a nota subir, mas ao afinar a palheta no meio para descer usamos lixa pois a lima iria criar um ponto de stress muito definido fragilizando a palheta, com lixa bem fina o material do meio da palheta é desgastado de forma mais uniforme.
    Abraço,
    Alex

    vajman
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: vajman
    · votar


    AlexB

    Cara, você tem um problema de dor de cotovelo nada latente, sabia? Lógico, que o movimento da palheta é lento ou rápido, respectivamente, quando mais grave ou agudo. E, quando disse Hz, disse o mesmo que você, ciclo por segundo, que é o que significa afinal! Quanto ao desbaste na base da palheta ser feito com lima, usa-se uma lima murça, o que causa um desgaste suave. Agora, brother, é engraçado o quanto eu te incomodo por aqui. De onde vem essa sua "birrinha" comigo? Você já me ouviu tocar? Gostaria de tocar como eu e, como não tem a capacidade, fica tentando me diminuir num fórum? Véio, eu sei muito bem do que eu estou falando. Fiz a minha primeira aula de manutenção em 1991 na cidade de Curitiba com Ulysses Cazallas, e já fiz muita manutenção de lá pra cá. E, já que é pra falar sobre mim, também fui o precursor no estilo Califórnia blues no Brasil, assim como do overblow e overdrawn. Lecionei de 1993 à 2000 no SESC Pompeia, onde passaram por mim boa parte dos gaitistas que atuam hoje no mercado. Já toquei com praticamente todo mundo na cena do blues paulistano. Tudo isso e muito mais você encontra em qualquer site de busca quando coloca o meu nome. E você? O que é que você já fez pela gaita a não ser ficar encolhidinho atrás da tela do seu computador todo melindrado em botar a sua cara no palco? Há algum tempo eu estava resistindo em participar destes fóruns e similares que rolam na internet, sabe por quê? Por causa de gente como você que tem a gaita como um fetiche. Discutir teoria da relatividade em um fórum da gaita? Isso sim é desrespeitar o instrumento e os demais participantes. Pior, por uma dor de cotovelo sua que eu nem consigo imaginar de onde possa vir. Para pra pensar, brother. Você não representa nada de importante para o mundo da gaita, então, saia do seu computador e vai fazer algo útil pelo instrumento. Mais uma vez: VAI TOCAR!!! É isso! Se tiver mais algum comentário pra me cutucar, pode mandá-lo. Afinal, como disse, já imaginava que encontraria os fetichistas em instrumentos musicais por aqui.

    AlexB
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: AlexB
    · votar


    vajman
    Não sei onde vê qualquer problema pessoal, se alguém posta algo errado em um veículo público, nada mais natural que corrigir, uma lista deste tipo é lida por alunos de colegial de 15 anos até senhores de mais de 60. Quando me corrigem eu fico agradecido pois aprendo mais, mas você quer passar informações erradas e deixar passar, isto não é ajuda nenhuma às pessoas que querem iniciar na arte e uma postura errada de vida. Toco gaita porque eu gosto e tenho mais opções na vida do que ser profissional do instrumento, isto não significa que tenho que tocar mal, aliás se conhece o Robson pergunte para ele como eu toco, apesar de não nos vermos a mais de 10 anos. Eu me garanto na minha gaita, tenho amor ao instrumento e gostaria de ver mais gaitistas bons na cena, por este motivo gosto de ajudar o pessoal que está iniciando a ter bons primeiros passos para não largar o instrumento. Se você precisa colocar o seu recalque por estar na estrada e não conseguir sucesso não é meu problema. Agora se tenta posar de o bom da gaita evite colocar informações francamente erradas ou gaste um tempo maior estudando. Assim evita ser corrigido. Agora por favor, nada justifica ficar postando informação incorreta ou incompleta que leva um iniciante a erro!
    o Ulysses seria o primeiro a concordar comigo, pois sempre foi adepto da abertura do conhecimento.Quanto a seus recalques pessoais imagino que seja coisa para o seu psicólogo e não para uma lista pública. Aqui discutimos gaita em um debate lógico.
    Abraço,
    Alex

    vajman
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: vajman
    · votar


    AlexB


    Eu não postei nenhuma informação errada, nada que não procedesse. Me garanto! Mais uma vez, leciono há quase 20 anos e sou muito bom no que faço! E você não está aqui pra ajudar ninguém a não ser esse seu ego mesquinho e carente de atenção! Você não tem motivos pra ficar metendo o dedo em todo comentário que eu posto, senão por um "recalque da sua parte". Cara, me esquece, vai? Eu tenho 40 anos, tenho banda, tenho mulher e muitos amigos de verdade que me respeitam como homem, como gaitista e como professor. Não tenho mais tempo pra perder com você. Por isso, mais uma vez, a tréplica é sua e eu novamente não terei a menor curiosidade de ler essas imaturidades que você tem postado. Você está estragando meu Stevie Wonder nesse momento. Tchau!!!

    vajman
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    AlexB

    Ah! Agora que me caiu a ficha! Você faz parte daquela lista de discussão, a gaita-l, não é? Isso que você tem feito aqui é bem a cara deles.

    AlexB
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: AlexB
    · votar


    vajman
    Você tem que entender que o mundo cresceu, agora na internet não existe mais esta coisa de ficar gravitando o mundo ao redor do umbigo. Conversamos de igual para igual com todas as pessoas do mundo que falam o português, e isto interessa a todos que querem ver a sua paixão florescer. A internet não gravita em torno de ti e se colocar informações erradas existe o mundo pronto a te corrigir, aqui as fraudes não são toleradas nem passam impunes, se pretende crescer a internet é o lugar mas se pretende ficar no seu circulo fechado achando que o mundo ainda é quadrado é sua opção.
    O mundo da gaita mudou, infomações que demorei mais de 20 anos a juntar agora estão à disposição do iniciante em fração de segundos. A era do obscurantismo acabou, a quem quiser tocar encontra-se tudo na Internet, é só a pessoa ter persistência.
    Vivemos a liberdade de informação. Se tiver argumentos lógicos por favor os coloque para justificar sua idéias, mas ataques pessoais a quem você nem conhece não ajudam a alevar o nível do debate.
    Abraço,
    Alex

    vajman
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: vajman
    · votar


    AlexB

    Todos meus argumentos foram muito lógicos até agora, inclusive os pessoais e que dizem respeito diretamente a você e a sua índole. Quem começou com ataques aqui foi você movido pela sua mesquinhês, provavelmente porque você é mais um do gaita-l sim e, magoadinho comigo, faz isso propositadamente. Agora, a única fraude que apareceu por aqui até agora foi você que ainda não conseguiu provar que o que eu postei é realmente um erro. Tem mais, desafio você a me encontrar em frente a todos os participantes desse fórum para provar isso e pra você ter a oportunidade de mostrar o quanto você realmente sabe ajudar aqui ou admitir, o que é mais provável, o quanto você está usando este fórum apenas para aparecer. É só marcar!

    AlexB
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    As palhetas mais compridas e de maior espessura, por serem mais pesadas, vibram mais lentamente. São as notas graves. As menos espessas e curtas, mais leves portanto, têm maior velocidade. Estas são as agudas.
    Que tal pegar um livro de física básica... No seu segundo post mencionou "Hz(hertz)" cadê? Se não viu a diferença melhor voltar ao colegial e reaprender os conceitos básicos de mecânica clássica.
    Adoro desafios e faço questão que sejam gravados em vídeo para mostrar em toda a internet! Um duelo de gaita no parque do ibirapuera filmado e com os participantes assinando voucher garantindo a distribuição gratuita do vídeo na internet. Infelizmente não participo do gaita-l a mais de dez anos depois que mudaram a hospedagem do forum, mas vou pesquisar o que tu aprontou por lá, fiquei curioso.
    Eu não dou mais aula a anos, portanto não preciso aparecer, sou apenas um apaixonado por gaita que quer encontrar pessoas com os mesmos interesses. Sempre ajudei todos os gaitistas e nunca escondi o que sei mesmo antes da internet, é só perguntar para o Robson que é o único elo que temos em comum. Já postei nesta lista uma backtrak de blues de minha composição gratuita para as pessoas poderem treinar seus improvisos, é livre para quem quiser usar. Não tenho qualquer interesse comercial na gaita, apenas o de um amante do instrumento. Por mim quanto mais gaitistas mais divertido, mais gente para conversar. Agora no dia que seus ataques pessoais forem lógicos, Descartes vai levantar da tumba!
    Agradeceria se tentasse explicar sua lógica inexorável, pois minhas palavras foram em relação à sua explanação errônea de principios físicos. Se dá aula a mais de 20 anos propagando este tipo de informação, é melhor corrigir.
    Imagino que esta discussão esteja bem chata aos membros da lista e peço perdão por me alongar, tendo que me defender de ataques pessoais que fogem do debate em questão. Normalmente sou mais suscinto e direto.
    Abraço,
    Alex

    vajman
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: vajman
    · votar


    AlexB

    Cara, cheguei agora das minhas aulas e confesso que fiquei surpreso! De verdade, pensei que se acovardaria. Vamos fazer o tal desafio sim, mas sem essa de Ibirapuera, brother. Não sou hippie pra tocar em parque. Vamos fazer do jeito que você falou, com câmera e tudo mais, mas vamos fazer num palco, com banda, equipamento e plateia. Se quiser eu armo tudo isso, ok? Agora, você reparou como você pensa? Infelizmente não participo do gaita-l a (aqui deveria ser com h, mas tudo bem) mais de dez anos depois que mudaram a hospedagem do fórum, mas vou pesquisar o que tu aprontou por lá, fiquei curioso. Curioso nisso? Cara, você não tem curiosidade pelo "aprender mais"? Você prefere então usar a internet pra cuidar da vida alheia, da vida dos demais gaitistas? Isso não é um tanto insensato pra quem diz estar aí pra ajudar os mesmos? Então, Alex, foi por isso que eu arrumei com o gaita-l. Porque eu postei comentários no meu blog satirizando esse tipo de postura. Porque falaram mal dos meus amigos. Falaram mal do André Cristovam, com quem tocava frequêntemente em meados dos 90's. Sabe por quê? Porque ele fez uma música (acho que foi isso) chamada "I Hate Harp". Pô, o cara não pode odiar a gaita? Tem horas que eu mesmo a odeio. Aquele instrumento que um cara qualquer tira de uma hora pra outra do bolso e obriga todo mundo a escutá-lo. Também falaram mal de um grande amigo de todos os caras da cena do blues, o Paulo Meyer. Cara, você conhece o Paulinho? E daí que ele não é tão técnico? Ele sabe pôr uma multidão em delírio como nenhum virtuose sabe. Bela lista de discussão vocês têm lá, hein? Vamos fazer o mesmo aqui, é isso? Bom, voltando ao tópico, eu reconheço uma falha minha nisso tudo. É, realmente, não foi neste tópico em que mencionei hertz. Foi no tópico sobre o polímero. Mas isso não tira a minha razão no que escrevi. Veja só: Não é a vibração das palhetas que faz produzir tais ondas, os hz? Não é verdade que quanto mais lenta essa vibração mais abertas suas ondas, portanto, menos destas (hz) por segundo? E não é verdade que o peso e comprimento da palheta (assim como na corda de uma guitarra) regem essa velocidade? Então, caro, a única diferença aí, foi a maneira como você e eu nos referimos. Não há nada que não proceda no que eu postei. A única diferença entre nós é que, enquanto você carregava seu livro de mecânica básica de um físico qualquer para a escola, eu cabulava aula com um romance do Jack Keroauc embaixo do braço. O que não deixa de ser também uma escola. Enfim, embora você saiba, e como sabemos nunca irá admitir isso, não cometi tal erro em minhas postagens. Erro que você, sabe-se lá por que, tem me acusado. O que você precisa entender é que, como disse, somos de escolas diferentes. Eu aprendi no palco, bebendo cerveja & blasfemando contra tudo, enquanto você fez um curso polido & cheio de teoria, que, pra piorar, foi escrito na experiência dos que vivem no palco bebendo cerveja & blasfemando contra tudo. Agora, sendo duas escolas diferentes, os dois terão pontos de vista bem diferentes, não é? Pois bem, isso não dá o direito de uma escola intrometer-se na outra, principalmente motivado pelo desejo de tentar desmoralizar essa outra. Isso é política baixa! E, o que é obvio, foi o que você tentou fazer comigo não só uma vez aqui no fórum. Por isso, foi você quem começou com toda essa besteira e, por isso também, não me venha com essa de pedir desculpas aos demais participantes como fez há pouco, ok? Está muito evidente que você tem uma frustração com a música e está aqui, ao invés de estar no palco, porque não sabe lhe dar com ela. Eu não tenho culpa se você fica trancado o dia inteiro num escritório, brother. Ao menos é assim que eu lhe vejo. Meu conselho, tendo em vista que você gosta mesmo da gaita, é largar esse emprego e virar o músico que você sempre quis e, não duvido, poderia ser.

    Grande abraço

    AlexB
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: AlexB
    · votar


    Eu prefiro no Ibirapuera, aberto a todos.Eu acho que a arte tem que ser livre. Gosto das coisas democráticas, marcamos um local no parque e a data com antecedência e divulgamos em todas as listas. Não acho que é hippie tocar no parque, acho democrático. Se acha que vou fugir de desafio, está muito enganado, você não tem nem idéia com quem está falando. Por isso faço questão de filmar e postar o desafio na internet para todos verem.
    Se você fica me acusando de coisas que nem sei, tenho o direito de saber o que tu aprontou no gaita-l. Alias é só ver o nível das suas contribuições a esta lista para ver quem quer ajudar alguém por aqui. Os leitores podem ver os meus posts e os seus e tirar a própria conclusão.
    Agora veja o quê você escreveu:
    Mas isso não tira a minha razão no que escrevi. Veja só: Não é a vibração das palhetas que faz produzir tais ondas, os hz? Não é verdade que quanto mais lenta essa vibração mais abertas suas ondas, portanto, menos destas (hz) por segundo? E não é verdade que o peso e comprimento da palheta (assim como na corda de uma guitarra) regem essa velocidade?
    Velocidade? Qualquer estudante de secundário pode te corrigir, velocidade é uma função do espaço sobre o tempo. Frequência é o número de ciclos por segundo em um evento periódico, maior velocidade e maior frequência são coisas completamente diferentes. Professores tem a obrigação de saber e passar estas coisas corretamente! por isso somos professores!
    Eu aprendi no palco, bebendo cerveja & blasfemando contra tudo, enquanto você fez um curso polido & cheio de teoria, que, pra piorar, foi escrito na experiência dos que vivem no palco bebendo cerveja & blasfemando contra tudo.
    O que não lhe dá o direito de falar besteira, ou ensinar besteira, a não ser que a sua aula seja sobre beber, blasfêmia ou coisa parecida, que imagino não precise de professor. Endeusar o kerouac, é bem típico. Se quer saber alguma coisa que motivava Mr JacK, vá ler Sartre. Agora por favor filosofia de buteco em cima de mim não.
    Agora, sendo duas escolas diferentes, os dois terão pontos de vista bem diferentes, não é? Pois bem, isso não dá o direito de uma escola intrometer-se na outra, principalmente motivado pelo desejo de tentar desmoralizar essa outra. Isso é política baixa! E, o que é obvio, foi o que você tentou fazer comigo não só uma vez aqui no fórum.
    Não são escolas diferentes, é o secundário brasileiro que todo estudante fez e ainda faz. Está no currículo básico, a não ser que queira ressuscitar o dogma que encarcerou Galileu.
    Está muito evidente que você tem uma frustração com a música e está aqui, ao invés de estar no palco, porque não sabe lhe dar com ela. Eu não tenho culpa se você fica trancado o dia inteiro num escritório, brother. Ao menos é assim que eu lhe vejo
    Se não toco mais é porque não tenho mais paciência de discutir com dono de bar que rouba o couvert artístico do músico, é muita mediocridade, por isso só tem moleque tocando na noite pois os profissionais vão fazer outra coisa ou tocar para estúdio para ganhar dinheiro. Você vê muita coisa e nada se aproxima da realidade, que tal em vez de imaginar, não faz algo concreto e começa a estudar sério?
    Você que vem na lista tentar conseguir aluninhos fica me chamando de mesquinho por ajudar os outros sem cobrar nada?
    Eu sou bem resolvido com a minha música, sei do que gosto e sei o que toco, não preciso ficar de desculpas de paulo meyer, bob dylan ou alanis morriset. Espero que toque muito melhor que estes caras senão o duelo não vai ter nem graça.
    Abraço,
    Alex

    ghostbastard
    Veterano
    # set/09
    · votar


    AlexB
    vajman


    o duelo não vai rolar então?

    AlexB
    Veterano
    # set/09
    · votar


    ghostbastard
    Oi, como desafiado, escolho hora e local. Por isso o Ibirapuera, é só marcar. O jardim das esculturas atrás do museu da aviação/cultura/oca pode ser um bom local. Podemos marcar uma data com atecedência para o pessoal se programar, um fim de semana. Eu tenho equipe de filmagem.
    Abraço,
    AlexB

    ghostbastard
    Veterano
    # out/09
    · votar


    que pena, não rolou.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a desafinação das harmônicas