como se faz, os acordes menores

    Autor Mensagem
    diaco
    Veterano
    # abr/09


    Olá, como eu faço os acordes menores nos baixos da gaita.

    Headstock invertido
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    diaco
    Quanto a gaita não sei, mas se servir, na teoria geral coloca-se a terça um semitom abaixo.
    Abraço

    Mad Dock
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Cara tem uns lances de tapar algumas notas com a lingua, mas nem manjo nada de gaita...agora se tiver que soprar uma e sugar a outra para soar as notas acho legal treinar antes assobiar e chupar cana! hehehe brincadeira....mas tá aí....boa pergunta!!

    diaco
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    diaco
    eu não soube especificar bem a minha pergunta, mas seria sobre acordeon,no teclado até faço os acordes menores mas não tenho certeza nos baixos,tenho duvida, se deslocam os três dedos ou apenas o indicador que fica na terceira carreira de baixos(estou falando no sentido Horizontal)abraço.

    ghostbastard
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    ese forum é de gaita de boca.

    vai ser dificil vc encontrar alguem que toque acordeon por aqui...

    diaco
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    tudo bem! depois que eu tinha postado,que percebi que realmente bem o lugar! valeu !!!

    vajman
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    diaco

    Olá, como eu faço os acordes menores nos baixos da gaita?

    Na verdade, você está se referindo ao acordeon, não é isso? De quantos baixos é o seu instrumento? Existe uma variação quanto ao número de baixos, mas, basicamente funciona assim:

    Na sua mão esquerda (baixos) você vai encontrar uma tecla côncava, esta nota é o baixo de dó. Se houver uma outra coluna (sentido vertical) em direção ao fole, será a 1ª coluna, a das terças maiores (intervalo de 2 tons). Então, nessa coluna, seguindo pela mesma linha (sentido horizontal) da tecla de dó, você terá a terça de dó, o baixo de mi. Voltando à tecla de dó, na 2ª coluna, agora indo em direção contrário ao fole, você tem a 3ª coluna, a das tríades (acorde básico formado pela tônica, terça e quinta) maiores. Se você se manteve na mesma linha do baixo de dó, você terá o acorde neste mesmo tom, C. Continuando em direção oposto ao fole, na 4ª coluna você tem as tríades menores, aquelas que você procurava. Na mesma linha, então, temos o acorde de Cm. A 5ª coluna é a dos acordes dominantes (tríades maiores acrescidas da 7ª menor, as tétrades). Ainda na mesma linha: C7. E, caso haja no seu acordeon, a 6ª coluna, a dos acordes diminutos. Na linha de dó teremos o Cº. Essa é a estrutura básica. Repare como o acordeon, embora não pareça, é um instrumento simples. Você tem numa só linha, o baixo no tom da linha, a terça desse baixo, o acorde maior, o menor, o dominante e o diminuto. Agora, pra completar os baixos, partindo para a linha de cima da de dó, nós temos exatamente a mesma estrutura, embora em uma 5ª acima, nesse caso, no tom de sol (G). Sempre que você sobe uma linha você está indo para a 5ª da anterior. Ex: dó, sol, ré, lá, mi, si, fá#, dó#, etc. E, se descermos, teremos uma 4ª. Ex: do, fa, sib, mib, láb, etc. Então, logo acima do acorde C você tem o G e, outro exemplo, logo abaixo do acorde Cm você tem o Fm. Partindo disso você pode agora mapear todo o seu instrumento, ok?

    Cara, por acaso ví seu tópico, meu instrumento mesmo é a gaita de boca, mas, como eu me arrisco também no acordeon, eu mandei essa pra você. Espero que eu tenha lhe ajudado. Grande abraço!

    has4
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    vajman
    Gostei, sei nem pra onde vai acordeon, achei legais suas informaões. Vou anotar as dicas. Acredito que tenha ajudado sim ao diaco. Vlw

    vajman
    Veterano
    # abr/09 · Editado por: vajman
    · votar


    ghostbastard

    vai ser dificil vc encontrar alguem que toque acordeon por aqui...

    Hehehe... Eu toco! Cara, o acordeon é muito engraçado. O processo de emissão de som dele é igual ao da gaita de boca, palhetas livres, e você tem acordes prontos em uma só tecla da mão esquerda. Eu faço uma versão de Help Me do Sonny Boy (Rice Miller) com ele. Está no Youtube, mas a gravação ficou muito amadora e o áudio está imprestável.

    Quem sabe um dia eu monto uma forró band? Credo!!! Nem brincando! Hehehehe...


    Grande abraço

    vajman
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    has4


    Valeu!

    Abração

    ghostbastard
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    vajman

    hauhau

    Quem sabe um dia eu monto uma forró band?


    uma banda que faça versões de forró dos blues antigos haha

    diaco
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    vajman
    Meu Amigo, Você me ajudou muito mesmo! mas ainda quero te pedir que me tire mais uma duvida,ex:"se eu estiver no acorde de C,e eu precisar de Cm eu permanesso tocando 1e 2 e dai a4" ou cada dedo desloca uma coluna? Abração, e meu muito obrigado até!!!!!!

    vajman
    Veterano
    # abr/09 · Editado por: vajman
    · votar


    diaco

    Beleza, brother?

    Cara, acabei de chegar em casa! Estou meio trêbado e não consigo raciocinar o suficiente pra responder a tua pergunta. Posso te responder depois que tudo isso passar (se é que um dia essas coisas passam)?

    "Ae, moderadores! Sinto muito. São coisas do Blues..."

    Sinceramente, abraço a todos!!!

    ghostbastard
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    vajman


    ahauahauahuhauahua


    conseguiu ver as tuas mensagens no perfil?

    visitou o meu fórum?

    vajman
    Veterano
    # abr/09 · Editado por: vajman
    · votar


    diaco

    Que dor de cabeça! "Beba mais Sr. Vajman!" Hehehehe... Cara, ainda não entendi direito a sua pergunta. Mas, se, por exemplo, você estiver digitando na 3ª coluna a tecla de C, que contém a 3ª maior (Mi) na tríade e, concomitantemente, a tecla de Cm na 4ª coluna, tríade que contém a 3ª menor (Mib), você vai cometer um 'acordecídio' (piadinha besta da minha parte). Se a harmonia pede o acorde C e, no momento seguinte (ou compasso que seja), o acorde de Cm, cada tecla na sua vez. O que ocorre, no caso do acordeon, é um manejo dos baixos alternando o acorde (tecla da 3ª coluna, no caso do maior, ou tecla da 4ª coluna, no caso do menor) com a nota fundamental do baixo (2ª coluna) e, até mesmo, com a 3ª do acorde (1ª coluna, se seu instrumento a tiver), embora esta última sendo maior, e destonando do acorde menor, só cai bem alternada com os acordes maiores. O que vai definir esse desenho dos baixos será o padrão rítmico da música em questão.

    Brother, nesse momento eu estou sem meu acordeon aqui. Mandei ele pra manutenção e acabou atrazando o seu conserto. Devo pegá-lo amanhã. Assim que estiver com ele na mão vou tentar criar alguns exemplos pra te passar, ok? Assim, de memória, poderia cometer alguns equívocos e te atrapalhar mais que te ajudar.

    Qualquer outra dúvida, é só perguntar. 'Se avexe não!'. Hehehe...


    Grande abraço

    vajman
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    ghostbastard

    conseguiu ver as tuas mensagens no perfil?

    visitou o meu fórum?


    Beleza, brother?


    As mensagens eu consigo vê-las. Eu não consigo é enviá-las. Acho que me faltam neurônios pra concluir tal tarefa. Hehehehe... Agora, quanto ao forum, eu quero participar sim. Eu tenho aquelas ressalvas, como disse em outra oportunidade. Algumas coisas sobre a internet, lembra? Depois, na verdade, eu acabei até esquecendo disso. Me desculpe, foi mal! É que eu andei meio apilhado de coisas por um tempo. Me manda o endereço de novo?


    Forte abraço pra você, Ghost!

    diaco
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    vajman
    Olá, Amigo,mesmo sem entender minha pergunta você respondeu éla,realmente a minha dúvida era essa mesma,EX:no acorde maior eu usaria,contando do fole para fora,1ª coluna,a 2ª e 3ª.no caso da menor, eu troco a 3ª pela 4ª.Seria isto??? desculpe o tamanho da minha ignorância, mas se eu aprender pode ter certeza que terá participação nisso, abraço!!!!

    vajman
    Veterano
    # abr/09 · Editado por: vajman
    · votar


    diaco

    Isso mesmo! Se o seu acordeon tiver 6 colunas na região dos baixos, a 1ª, mais próxima ao fole, será a terça maior do tom, a 2ª da nota fundamental, a 3ª do acorde maior, a 4ª do acorde menor, a 5ª do acorde dominante (maior com 7ª menor. Ex: C7) e a 6ª dos acordes diminutos. Como você mesmo disse, nos acordes maiores você trabalha a 3ª coluna, e pode fazer alguns desenhos alternando com a 2ª e a 1ª coluna da mesma linha, respectivamente, a tônica do acorde e a terça maior do mesmo. Aí você pode 'brincar' também com a 5ª do acorde, no caso do acorde C é a nota sol, e ela está logo acima da nota dó na mesma 2ª coluna. Agora, cuidado em caso de acordes menores. Pegando ainda a linha do Dó como exemplo; O acorde Cm tem em sua formação a 3ª menor, ou seja, a nota Mib. Se você for fazer algum desenho acompanhando esse acorde evite a 1ª coluna dessa linha, o Mi. Contudo, você pode usar a nota Sol também no Cm. Ela também faz parte desse acorde. E, tem também o Mib pra acompanhar o Cm. Você o encontrará na 3ª linha abaixo da nota Dó, na 2ª coluna.

    Brinque um pouco com esses elementos que você acaba criando alguns desenhos bem interessantes. E, muito importante, confie em seus ouvidos. Se soar estranho para eles, evite!


    Qualquer coisa, estamos aí.


    Abração

    diaco
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    vajman

    diaco
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    vajman
    valeu, amigão! agora entendi porque realmente não combinava a1ª coluna com o acorde menor. O meu acordeon tem 5 coluna pela suas orientações, devo ficar sem o diminuto. adicionei você como amigo! MSN,valdemarmoura2008@hotmail.com Abraço!!!!!!vou praticar!

    vajman
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    diaco

    Quantos baixos tem seu acordeon?

    Multiplique as colunas pelas linhas. Ex: 5 colunas x 16 linhas = 80 baixos; 6 colunas x 16 linhas = 96 baixos; 6 colunas x 20 linhas = 120 baixos.

    Aguardo seu retorno, brother!


    Grande abraço!

    ghostbastard
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    vajman


    ah, ok, eu lembro das ressalvas.

    Mas não se preocupe, lá não tem ninguem prepotente e boçal como aqueles que vc descreveu na história.

    A maior parte é iniciantes ou intermediários que se encontram num limbo, e é são esses ultimos, onde eu me incluo, que precisam de ajuda, porque é tão dificil de se conseguir achar algo na net pra esse período.

    vou mandar o link no seu perfil, se vc conseguir visualizar ou não, me avisa.

    Quanto ao tempo, entendo bem, estou morando em uma cidade e fazendo pos graduação em outra, as vezes não sei o que fazer...

    ghostbastard
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    vajman

    aliás, vou postar aqui mesmo o endereço, ja que vc não consegue ler por lá

    http://www.forum.clickgratis.com.br/rodrigobrasilei

    entra lá, sou o moderador.

    diaco
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    vajman
    Olá, realmente o meu Acordeon tem 80 Baixos, muda algumas coisas do que você me enssinou???? Com exeção ao diminuto!

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # jun/09 · Editado por: Prof. Grosélio
    · votar


    editado

    Tudo que com relação aos baixos do Acordeon ou gaita, como queira, já foi explicado. Por isso o Edit.

    vajman
    Veterano
    # jun/09 · Editado por: vajman
    · votar


    diaco


    Olá, realmente o meu Acordeon tem 80 Baixos, muda algumas coisas do que você me 'ensinou'???? Com exeção ao diminuto!



    Me desculpe, brother! Andei sumido um tempo. Sabe como é, né? Internet cansa um cara que prefere estar no palco à tela.

    É isso mesmo! Seu acordeon, diferente aos de 120 baixos (e raríssimos como o meu de 96 baixos), não possui a coluna dos diminutos.

    Ah! E, quanto à essa coisa de usar progressões manjadas como Cm / G / Fm, esqueça! Faça do seu instrumento uma mulher, e o explore pra valer. Mas, não esqueça: Sempre com carinho!


    Abração!!!

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    vajman

    Boas explicações.

    Faça do seu instrumento uma mulher, e o explore pra valer. Mas, não esqueça: Sempre com carinho!

    Melhor ainda.

    Um abraço

    diaco
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Obrigado, valeu pela dica,com relação ao acordeon vou tentar explorar bem, mas sabe como é né ovelha não é pra mato,abraço!!!!

    Lucas RX20
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: Lucas RX20
    · votar


    edit

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a como se faz, os acordes menores