Voce quer aprender a tocar gaita? Aquí estão os 10 passos para voce aprender.

Autor Mensagem
Prof. Grosélio
Veterano
# nov/08 · Editado por: Prof. Grosélio


Se voce quizer aprender a tocar gaita.
Aquí estão os 10 passos para voce aprender a tocar.

Passo 1: Compre uma gaita (De preferência em C Dó)
Passo 2: Consiga um método de gaita (De violão não serve)
Passo 3: Dê uma lida no método
Passo 4: Encontre aquela parte onde mostra como segurar a gaita.
Passo 5: Identififique os "buraquinhos" que já vem numerados.
Passo 6: Assopre sua gaita para ver se sai som.
Passo 7: Nas primeiras páginas do método tem uns exercicios, faça-os com bastante atenção.
Passo 8: Encontre no método a primeira música. Que quase sempre é: Noite feliz, noite de amor.
Passo 9: Toque essa música até cansar.
Passo 10: Qualquer dúvida, coloque seu post aquí no fórum.
Amém.

Moral da história. É possível tocar gaita sem ter um professor.

Jokerman
Veterano
# nov/08
· votar


Eu comprei uma gaita... comecei a ler uma apostila, mas deu preguiça de continuar, ela ficou largada aqui.
Uma dúvida: eu tenho que seguir mesmo aquela técnica de tapar os buracos com a língua e ficar movimentando ela?

PanthFinder
Veterano
# nov/08
· votar


Prof. Rosélio Araujo
Pow tenho muita vontade de tocar.
Melhor pra começar eh a cromática neh?
com ela da pra tocar essa musicas?
http://www.youtube.com/watch?v=1DEtA5fhk4k

PanthFinder
Veterano
# nov/08
· votar


Tava pensando em comprar uma Hering freeblues, aconselha essa?

Spike good
Veterano
# nov/08
· votar


PanthFinder
Sim vai de free blues, é diatônica...gaita excelente.

Prof. Grosélio
Veterano
# nov/08
· votar


Jokerman
eu tenho que seguir mesmo aquela técnica de tapar os buracos com a língua e ficar movimentando ela?

Tem que fazer isso sim. Por isso eu digo que para aprender a tocar gaita, não precisa de professor. Como eu vou te mostrar a minha lingua, para voce fazer o exercício?

Prof. Grosélio
Veterano
# nov/08
· votar


Spike good
Sim vai de free blues, é diatônica...gaita excelente.

assino em baixo.

Prof. Grosélio
Veterano
# nov/08
· votar


PanthFinder
Pow tenho muita vontade de tocar.
Melhor pra começar eh a cromática neh?


Não. Para começar é melhor a diatônica. (Aquela de 10 orificios)

guitarclub
Veterano
# nov/08
· votar


estou interessado em aprender gaita também, hehe!

andei lendo e vi que a melhor pra começar é uma diatônica em C, certo? além do mais que pra tocar blues (o que eu mais quero fazer com ela!), usa-se mais a técnica de cross harp (é assim mesmo o nome?), e a gaita em C toca músicas em G, que é o tom que mais uso na guitarra/violão!!

qual diatonica em C vcs me indicariam pra começar (de, no máximo, uns 20~30 reais!)??

eu consigo enrolar a lingua formando um U, é necessário eu aprender também aquela técnica de tapar os buracos com a língua e ficar movimentando ela??? ou posso só aprender a técnica de usar a lingua em forma de U (que acho que deve ser mais pratico, não?) ??

qual método de gaita vcs me indicam??


muito obrigado!! abraços!!

Prof. Grosélio
Veterano
# nov/08
· votar


O meu curso de gaita tem a duração de 10 horas. Ou seja: 10 aulas de 1 hora cada. Não precisa mais do que isso. O resto voce aprende sozinho, já que voce só terá que treinar o que foi te passado durante estas 10 aulas. Se não tiver professor, vai sem ele mesmo. Os melhores gaitistas que eu conheço nunca foram a nenhuma aula. Eu fiz aula de gaita. ( Só porque apareceu um professor lá no conservatório, que dava aulas de gaita) Sabe por quanto tempo? 1 hora e meia. Sabe aquele monte de cifras para gaita que voce encontra aquí no "Cifraclub"? Então, pegue as mais fáceis e vai treinando.
Obs: Eu estou falando de gaita diatônica. A gaita cromática é um pouco mais dificil...
Um abraço

qew
Veterano
# nov/08
· votar


Prof. Rosélio Araujo
Passo 6: Assopre sua gaita para ver se sai som.

quer dizer que eu preciso fazer 5 passos, pra só então poder descobrir se minha gaita sai ou nao som? =D

Passo 1: Compre uma gaita (De preferência em C Dó)

como assim???

Prof. Grosélio
Veterano
# nov/08
· votar


Tem uma apostíla na net, que se chama: 10 lições para gaita. Eu não sei o link, mas procure que voce acha. É muito boa. Eu não me lembro onde eu ví.
Um abraço

PanthFinder
Veterano
# nov/08
· votar


com a diatônica da pra tocar essa musica?
http://www.youtube.com/watch?v=1DEtA5fhk4k

Prof. Grosélio
Veterano
# nov/08
· votar


qew
quer dizer que eu preciso fazer 5 passos, pra só então poder descobrir se minha gaita sai ou nao som? =D

Não necessáriamente. A ordem é lógica.
Como voce vai assoprar uma gaita que não tem?
Como vai estudar o método? se não tem.
Se não abrir o método, com voce vai saber o que fazer?
Voce tem que ver o desenho que mostra como voce segura a gaita. ( isso é importante)
Aí continua...

Prof. Grosélio
Veterano
# nov/08
· votar


qew
Passo 1: Compre uma gaita (De preferência em C Dó)

Gaita é um instrumento pessoal. Se voce não comprar, terá que ganhar uma. Quem vai te emprestar uma gaita?

qew
Veterano
# nov/08
· votar


Prof. Rosélio Araujo

relax man, era brincadeira...

-

achei aki no cifraclub:

http://www.cifraclub.com.br/contrib/tutoriais/apostila-de-gaita.pdf

guitarclub
Veterano
# nov/08
· votar


Prof. Rosélio Araujo
e o curso de gaita do cifraclub?? (aqui!)

rola eu aprender só por ele? :P

obrigado!!!

qew
Veterano
# nov/08
· votar


Prof. Rosélio Araujo
Gaita é um instrumento pessoal. Se voce não comprar, terá que ganhar uma. Quem vai te emprestar uma gaita?

claro cara! o que eu quis dizer é sobre isso:

Passo 1: Compre uma gaita (De preferência em C Dó)

existe gaitas em D, E, F, G, A, B ???

Prof. Grosélio
Veterano
# nov/08
· votar


PedroShinzato
e a gaita em C toca músicas em G, que é o tom que mais uso na guitarra/violão!!

Voce toca na gaita de C Dó, e alguém acompanha no violão no tom de G sol. Isso se chama: cross harp.
A gaitas diatônicas são fabricadas uma para cada tom. Inclusive os acidentes, "bemois e sustenidos" mas se a música estiver com a tablatura que não seja a do Tom da sua gaita, voce vai conseguir tocar, só que o tom da música não será o que está no escrito. Voce faz uma transposição direta, que como iniciante, voce nem percebe.

Prof. Grosélio
Veterano
# nov/08
· votar


qew
claro cara! o que eu quis dizer é sobre isso:
existe gaitas em D, E, F, G, A, B ???

Desculpe. Não tinha entendido. O comprar uma gaita em C Dó, é porque 99,99% dos exercicios para gaita são no tom de C Dó. Nada mais além disso. Pra quem esta começando não fará confusão, se a gaita dá ou não para fazer os exercícios propostos.

guitarclub
Veterano
# nov/08
· votar


Prof. Rosélio Araujo
existem também gaitas como Bb, C#, D#, etc, ou é só A, B, C, D, E, F, G ?

tipo, se na tab estiver falando pra eu usar uma gaita em F por exemplo, e eu só tiver uma em C. posso tocar do mesmo jeito (só que nao acompanhando a musica, pq estaria em tom diferente)? a tab seria igual (quando assoprar tal buraco, etc), ou teria diferenças?

obrigado!!

Prof. Grosélio
Veterano
# nov/08
· votar


PedroShinzato
existem também gaitas como Bb, C#, D#, etc, ou é só A, B, C, D, E, F, G ?

Existe. São 12 gaitas.
tipo, se na tab estiver falando pra eu usar uma gaita em F por exemplo, e eu só tiver uma em C. posso tocar do mesmo jeito (só que nao acompanhando a musica, pq estaria em tom diferente)? a tab seria igual (quando assoprar tal buraco, etc), ou teria diferenças?

Exatamente isso. A diferença é só no tom da música.
Uma tablatura para uma gaita de C, voce pode tocar nas outras 11.
Um abraço

guitarclub
Veterano
# nov/08
· votar


hmm, acho que vou comprar uma C ou uma B, e mais pra frente comprar B ou C (dependendo do que eu comprar antes)...

pois gosto muito de afinação no violao/guitarra em meio tom abaixo :P

além da Hering (é Hering ou Herig?), qual outra marca de gaitas mais estilo blues, diatonicas, posso procurar, que sejam baratinhas tbm (máx. 20, 20 e poucos reais)?

obrigado!

Prof. Grosélio
Veterano
# nov/08
· votar


PedroShinzato
sejam baratinhas tbm (máx. 20, 20 e poucos reais)?

Uma gaita mais ou menos custa em torno de R$50,00. Isso aquí em Belo Horizonte. Vale a pena gastar um pouco mais e comprar uma gaita boa. Meu "velho" Vou te contar uma história. Um dia destes eu estava na rodoviária, e chegou uma turma que estava indo para praia, eles tinham violão, flauta transversal e um pandeiro. Eu olhei e pensei comigo: Alí me cabe, peguei minha gaita que sempre carrego no bolso (Gaita C) e disse a eles: Vamos mandar um blues, foi o dia que eu pude sentir a sensação que tem um artista de rua, foi muito "doido", aquele monte de gente aplaudindo de graça, um velhinho que deixou uma lágrima escorrer no canto dos olhos. Isso não tem preço.
A gaita cabe no bolso. Qual outro instrumento que voce pode ter como companheiro?
Um abraço

Spike good
Veterano
# nov/08
· votar


PedroShinzato
É "Hering" mesmo...

Prof. Grosélio
Veterano
# nov/08 · Editado por: Prof. Grosélio
· votar


Spike good
É "Hering" mesmo...

É... Qualquer gaita da Hering é boa.
Este video eu gravei só para colocar aqui pra voces. Esqueça a qualidade. É só para voce se inspirar. rsrsrsrsrsrrs
O titulo: Música para uma só gaita. Porque? Porque vai ser didícil me acompanhar. Improviso total.
Façam isso. Tire seu próprio som. Faz uma músiquinha, coloque um titulo, tipo: Homenagem a minha vozinha. Meu cunhado é um mala, minha sogra é uma jararaca. Mas tire seu próprio som.

[u][/u]null

WeS Guitar Hero
Veterano
# nov/08
· votar


Eu tenho uma pergunta!

Eu comprei minha gaita faz uns 4 meses.
Só que a nota da casa 5 aspirada já desafinou, e eu não consigo afinar. Eu nem sei como afinar essa gaita (uma Hering Master Blues em C), na verdade nem sei se há como afina-la. E para ser mais sincero ainda, eu nem sei afinar gaita nenhuma.
Mas eu pensei: Eu afino guitarra, violão, baixo e bateria... porque não uma gaita?

Então eu abri ela e o que para mim deveriam ser parafusos para afina-la, eram como "rebites" e não tinham a fenda na cabeça para apertar ou soltar....
Fiz de tudo com a palheta daquela casa... e nada.

Afinal...
há como afinar essa gaita?


[X] Sim -> Como?

[ ] Não

___________________

[ ] Sim

[X] Não -> Devo joga-la fora?


Valeu.

Prof. Grosélio
Veterano
# nov/08
· votar


WeS Guitar Hero
Afinal...
há como afinar essa gaita?


Tem como afinar sim. Mas é complicado afinar. E é mais complicado escrever como afina uma gaita. Vou tentar fazer uma "apostíla" sobre este assunto, da forma que todos possam entender e posto aquí. Aguarde. Enquanto isso, não mexa na gaita. Não jogue fora. Até o fim da semana eu coloco aqui.
Um abraço

Spike good
Veterano
# nov/08
· votar


Prof. Rosélio Araujo
falei que é Hering mesmo..., porque o cara aí de cima perguntou se o correto era Hering ou Herig.

Com relação ao vídeo só achei que as notas ficaram um tanto desconexas....hunfff...apesar de ser improviso total...
Mas valeu!!! é a primeira vez que vejo alguém postar som de gaita aqui nesse fórum... : )
abraços

WeS Guitar Hero
Veterano
# nov/08
· votar


Prof. Rosélio Araujo
Obrigado mesmo!!!

Vou aguardar intão.

Eu cheguei até a desanimar de tocar gaita. Quando eu comprei eu estava tão empolgado quanto tocar guitarra, mas agora com essa nota desafinada fiquei até meio triste.... HAuahuaH.

Abraço.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Voce quer aprender a tocar gaita? Aquí estão os 10 passos para voce aprender.