quanto tempo dura uma gaita

    Autor Mensagem
    marquinos
    Veterano
    # abr/08


    eu estou já toco violão e piano a um tempo e estou começando a aprender gaita e queria saber qual e o tempo de vida de uma gaita.

    ghostbastard
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    cara, se vc procurar por aí vai ver muitas respostas. Eu acho que em torno de 4 ou cinco meses, mas tem gnte que diz pra sempre.

    depende muito da marca, modelo, etc.

    AlexB
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Depende mais do jeito como você toca, se você controlar bem o ar sobre a palheta a gaita pode durar mais de vinte anos. Se ficar mandando bomba na palheta o tempo todo a gaita não dura uma semana.
    Abraço,
    Alex

    trules
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    hehehehehee relamente já pedir a conta de quantas que quebrei ...huaua toco de uma maneira mais pesada....força muito a palheta....mais só consigo reproduzir o som que gosto desta maneira...acho que não tem jeito...sempre vo tocar ...asim..rsrs

    leocad
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Fala galera.
    Por falar em duração das palhetas, tenho uma black blues e sou iniciante na gaita.
    Tenho dificuldade de tocar a escala menor, as vezes o som sai distorcido, as vezes nem sai som em algumas casas como a 8 e a 9, a casa 5 também tem esse problema quando é soprada.
    É normal fazer mais força para tocar essas casas?
    Será que algumas palhetas estão com problemas?
    Tenho essa gaita faz um mês.
    Abraços

    AlexB
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Tudo na gaita é jeito e não força, é o jeito que você lança o ar sobre a palheta que vai definir a sua sonoridade. Seu timbre. Casas agudas precisam de menos ar e casas graves de mais ar, é só ver como o slot da palheta é montado para entender. Não tente aumentar a força nos agudos e sim o jeito de tocar. pode parecer subjetivo, mas se treinar vai entender o que estou falando.
    Abraço,
    Alex

    leocad
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Valeu pela dica Alex, vou praticar mais.

    Abraço

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    A vida útil da sua gaita depende de voce, o jeito que voce toca, ou a força com que voce sopra (Já notou que nenhuma gaita dá problema na nota aspirada?) "Aquela que vc puxa" é por causa da força da aspiração. Quer uma dica meio maluca? Acenda uma vela e coloque na frente da sua boca à uns 30 cetimetros da sua boca, asopre, o ar vai ser suficiente para fazer a chama dar uma balançada, mas não vai apagar de vez, se apagar, sopre com menos força, se voce conseguir dominar isso, vai ter gaita prá muito tempo, eu tenho gaita com 4 anos de uso, e é uma gaitina hering. Vai treinando, se alguém te chamar de doido, liga não...rsrsrss
    Valeu?
    Um abraço

    Pai Edu
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Tenho gaita de 30 anos que tambem funcionam numa boa. Dividir a respiracao com o nariz tambem ajuda, mas tem que treinar para nao fazer barulho e ainda ajuda na tecnica de tremulo =}

    AGCC
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    marquinos
    Como já foi dito é uma variável!
    Tipo se você tiver todos os cuidados com ela, ex:
    não guarda-la em lugar abafado assim que tocar; sempre manter o higiente bucal antes de tocar; não assoprar ou aspirar com muita força; lipar ela por dentro com cuidado...
    E também vai muito da marca, modelo e o tempo de uso diário.

    =] Mas no mínimo fazendo tudo isso que foi dito antes, dura uns 4 meses...

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    marquinos

    O tempo de vida útil de uma gaita depende da forma que voce toca. Faz o seguinte: Acenda uma vela e coloque a um palmo da sua boca, assopre e a chama da vela só vai "balançar" essa é mais ou menos a força com que voce vai assoprar. (Se a chama se apagar, voce está assoprando com muita força, se a chama não se mexer, está faltando força.) Se quizer um som mais alto, coloque um microfone. (Ligado à um amplificador, é lógico)
    Um abraço

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a quanto tempo dura uma gaita