Forró & Gaita Duas Paixões!

    Autor Mensagem
    Ehli4Ever
    Veterano
    # ago/06


    Eae pessoal e to fazendo uma banda de forró eu toco violão e Gaita...
    quaria sabe c alguem de vcs manjam de forró na gaita pq queria umas musicas ou somente ums solos semelhantes a forró!!

    pq vi q aki a amaioria manja de Blues rock pop MAIS TAH FALTANDO O FORRÓ!!

    ok Vlw abraço

    quiserem me add eh Fabionews_6@hotmail.com

    CarloPiccolo
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Ehli4Ever
    Fala colega também toco violão e gaita, toco Anunciação do Alceu Valença é bem fácil mas tem que ser com uma gaita em Sol "G" , toco também Sobradinho do biquini cavadão com uma gaita em Ré "D"
    Asa Branca etc... Dá pra fazer varias.

    No forró fica mais facil você usar uma gaita na afinação da musica.

    Ex: Anunciação é em G use gaita em G
    Asa Branca é em E use gaita em E

    Obedeça seu ouvido e tire a musica como se você etivesse cantando com a gaita vai ser mais facil do que pergar cifras ou coisa parecida.
    Obedeça seu instinto de musico.
    Se vc precisar de ajuda piccolocarlo25@gmail.com me mande um e-mail que tentarei te ajudar Abraço

    CarloPiccolo
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Ai vai a musica "Anunciação" do Alceu Valença pra você irmão.
    siga a melodia e use uma gaita em G

    melodia da parte " Na bruma leve das paixões que vem de dentro..."
    4 -4 5 -5 5 -4 4 3 4 -4 4 -4
    4 -4 5 -5 5 -4 4 3 5 -4 4 4
    Melodia do Refrão:"Tu vens tu vens, eu já escuto seus sinais"
    4 6 -6 5 5 -5 5 -4 4 -4 4 4

    Os nº se referem as posições, e quando sinal de - deve tocar aspirando/puxando o ar.

    Abraços se precisar de ajuda tô ai.

    Ehli4Ever
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    ae vei so pobre c soubece compraria uma gaita em G to com uma em C mais achu q sai uma semelhanca mesmo sendo diferente o tom eu acho

    achu q tu jah me add tah sussa agora eu tirei uma do "Alceu Valença - Girassol" tiro tanto no violão qnto na gaita...desenvolvi do meu jeito essa musica na gaita mais to querendu mais musicas e ums solos tenhu q tah a pampa no final do ano pra nois Faze ums Lual em CARAGUA xD!

    ah vlw por essas musicas vo tenta tira c tiver mais me passa!

    me add ae no msn alguem

    CarloPiccolo
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Blz vc pode fazer com a gaita em dó mais transfira a musica para dó também senão não vai ficar certo blz.
    Quanto a Girassol, você pode usar o mesmo solo para La Belle d'Jur que também vai dar certo. Vou tirar umas musicas pra vc é que eu geralmente tiro de ouvido então vou ter que passar pro papel pra te mandar blz.
    Já te add no msn mas fico no msn só a tarde.
    Abraço!!

    CarloPiccolo
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    C Dm :
    Na bruma leve das paixões que vem de dentro :
    Dm7 F G7 C :
    Tu vens chegando prá brincar no meu quintal : bis
    Dm :
    No teu cavalo peito nu cabelo ao vento :
    Dm7 F G7 C :
    E o sol quarando nossas roupas no varal :

    Refrão:
    C7 Am7
    Tu vens tu vens : bis
    Bb F G7 C :
    Eu já escuto os teus sinais :

    Dm
    A voz do anjo sussurrou no meu ouvido
    Dm7 F G7 C
    E eu não duvido já escuto os teus sinais
    Dm
    Que tu virias numa manhã de domingo
    F G7 C
    Eu te anuncio nos sinos das catedrais ...refrão



    A musica vai ficar assim pra vc tirar com sua gaita em Dó, as posições das notas na gaita vc pode fazer as mesma. Talvez fique dificil pra cantar nesse tom ainda não exp4erimentei pra ver.

    Ehli4Ever
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Meu vlw mesmo vc tah quebrandu um galhão...

    c eu ve q jah to desenvolvendo eu compro uma gaita em tom G mais teh agora soh pra aprende...

    vc tdisse q tira de ouvidu otimo queria q vc me ensinace pq a maioria das musicas q eu vo tocar no meu forró vaum ser desconhecidas entaum me ensina umas marotagems... ah tipo c pá nem quero musicas completah.. normalmente soh solos tipo essa ai q vc me mando eh boua(naum eh solo mais eh boua)

    mais c eu pego uma "flor de liz" fika fodah pq a musica toda varia os numeros dai fika fodah decora manjo???

    eu queria mesmo a gaita pra substitui pela rabeca(semelhante a um violino) ou pela sanfona... por issu quero tira de ouvido
    vlw por me add assim fika mais facil!

    CarloPiccolo
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Ehli4Ever
    Fala brow, o negócio é o seguinte eu não tenho ouvido absoluto mas é muito proximo disso, então se você tiver um ouvido bom você vai conseguir, se liga só pegue como base o nº 4 na sua gaita ele é o tom original dela certo, ex: gaita em Dó nº 4 assoprando é Dó -4 é Ré 5 Mí, você vai perceber que na maioria das musicas vc usa uma sequência de aspira, assopra, aspira, assopra. Isso não é regra mas é um bom exercicio para o ouvido, você com o tempo vai ver que a gaita fala com você (sei que quando ler isso vai achar que sou doidão, mas não sou) então faça ela falar por você é a forma mais facil de tirar uma musica de ouvido, se vc quiser me mande a musica por e-mail e se eu conseguir eu coloco um solo de gaita.
    Mas se você quer substituir a rebeca a gaita diatônica não é o melhor instrumento, o melhor seria a cromatica que tem os sustenidos e bemol.
    Mas ai vc não poderia usar o violão junto pois precisa das mãos para essa gaita.
    Falou colega abraço divirta-se.

    Ehli4Ever
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    naum eu toco violão por tocar... naum toco violão e gaita ao mesmo tempo...

    eu to te mandandu umas musicas por e-mail q quero tira...

    entaum eu to tentando fz ela fla cmg da pra te uma noção no tom jah mais falta mais prfeição na casa...

    queria sabe qnto tempo vc demoro pra tira de ouvido + ou - pq tenhu q tira umas musicas ateh o final do ano...

    a e rabeca tem musicas q da pra tira essa do "Kanavia - Esperando por você" eu tirei de boua postei ateh http://www.cifras.com.br/text.asp?idMusica=38728&tipo=H tah lah da uma olhada pra mim tah perfeita essa mais entaum achu q a "rabeca ou rebeca sei lah como c escreve"
    eh facil oq fode eh a sanfona eu achu....


    da uma olhada no seu e-mail!

    Ehli4Ever
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    parece q a sanfona naum vai no ritimo do violão ou da zabumba.. achu q eh issu q me confunde to acostumado a ouvi o ritmo do violão essa musicas tbm q eu quero tira achu q saum dificeis.. tenta vc tira algo ok Vlw! flow!

    lukharp
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Ehli4Ever
    Não me leve a mal,mas estude (se vc tiver algum método para gaita)e use a segunda posição(cross harp)da gaita.Com a sua gaita (C)vc consiguirá tocar em G terceira posição terá Dmenor,e assim por diante.Terá um sonoridade mais rica e gostosa do instrumento.Me desculpe se eu fui muito rude,TCHAU.
    OBS:se não tiver o método procure o tópico do CERVICAL,ele pode te enviar alguma coisa.

    CarloPiccolo
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Ehli4Ever
    Na verdade eu comecei a tocar violão com 7 anos e nunca fiz aula na vida sempre toquei de ouvido e por cifras de livrinhos etc.
    A gaita de boca eu comecei aos 20 anos e a 3 anos toco com o violão junto, eu demorei uma semana pra começar a tirar musica de ouvido, aprendi sozinho na base do ouvido, então pra mim é dificil dizer q nota fazer, só consigo responder isso se eu tiver com a gaita na mão.
    Real mente eu não sinto dificuldade em tirar as musicas de ouvido inclusive acho mais fácil do que tira-las por tablaturas e partituras.
    Hoje faz uma semana que entrei para o conservatório de MPB de Curitiba, minha primeira aula foi terça-feira depois de 19 anos tive minha primeira aula de violão. Tenho 26 anos hoje.

    Ehli4Ever
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    lukhar

    sussa... vo continua treinandu... eu soh quero senti a musica pelo menos... dai sim eu vo passa pra uma gaita de tom G... eu comecei agora.. faz 2 semana q toco tenhu 17 anos mais quero continua...

    sinto q to evoluindu... ah e vou procura o topico do cervical... alias ateh agora naum sabia oq era cross harp... mais mesmo assim vlw soh queria q vcs continuassem postandu pra me ajuda ok....

    Ehli4Ever
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Carlopicolo

    entaum vc eh experiente no ramo jah... c de uma forcinha jah era... eu num quero atingi a perfeição mais tbm achu q tira d ouvido eh bem melhor do q grava numeros... xD

    to afim de chega ao final desse anos com pelo menus um repertorio de 20 musicas na gaita... pois violão jah toco... faz 4 meses entaum tah de boua
    gaita pra fla a verdade faz 2 semanas.. ontem eu aprendi o bend...

    queria q ve me desse dica pra manja a toca de ouvido...

    eh bom vc toca no radio uma musica q conhece e i acompanhado com a gaita mesmo errando???

    ou eh melhor tocar vendo os numero...???

    meu ouvido tah desenvolvendo eu acho, pois to jah fazendo musicas pela gaita... naum sei c ta certa...

    ei carlo eu vo ti passa uma musica q chama "saber voar - chimarruts" e ti passo a cifra(eu quem fiz) dela ... dai vc corrige e me manda de volta dai eu vejo onde eu to errando ok??

    flow! naum me deixa na mão agora plz! xD!!

    CarloPiccolo
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Ehli4Ever
    Eu vi a musica mas essa eu naõ conheço mas vou ver se acho ela pra ouvir ou me mande por mp3.
    Quanto a tirar musicas ouvindo o radio eu acho que é assim que tem começar mas procure uma musica que se adapte ao tom da sua gaita vai ficar mais fácil, tente tirar musicas de blues e rock balada são mais fáceis do que forró ou mpb, por que geralmente a escala é mais fácil de achar.

    Uma musica que é bem fácil pra você adaptar seu ouvido é asa branca vá tirando ela que vc vai começar a entender melhor a disposição das notas no seu instrumento.
    As musicas que me enviou em mp3 vou começar a tirar amanhã pois estou sem minhas gaitas aqui no trampo, e estou sem net em casa blz.

    Abraço, e estude seu instrumento. flw!!!!

    Ehli4Ever
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    blz da uma olhada mais ou menos no tom do forró q eu to com uma gaita em C to pensandu em dps q manja um pouco mais compra uma em G será q eh melhor pro forró???

    entaum eu tava tocandu um blues ontem... deu pra tira um solo mais soh 1 xD...

    pensando bem achu melhor tira ums solos por enquanto pra dp canta a musica pela gaita!
    ou vice versa???

    ah c manja um tal de tongue blocking???

    me indicaram...

    e eu tirei asa branca fiko = no tom C num sei c fika melhor em outros toms pois naum tenhu outras gaitas

    jah to começando a "canta na gaita" umas musicas lentas mais eu soh to conseguindo usa os nº 4 e 5 eh normal....??? as vezes sai um 6 ou um 3 mais eh raro :S

    mais agora num preciso nem olha na folha e sai =

    Ehli4Ever
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    ahh como q eu sei c uma musica eh no tom da minha gaita???

    Ehli4Ever
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    ahh eu tava tocandu akelado alceu valença num preciso olha no papel... naum decorei nem sei te dize agora mais soh com uma gaita na mão hAHAHA!! xD Vlw c taah ajudando jah!

    CarloPiccolo
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Ehli4Ever
    É isso mesmo, naõ pegue papel vá pelo que você está escutando.
    Na verdade você sempre só vai fazer solo, cantar com a gaita é fazer a melodia de uma forma bem parecido com a musica mesmo, senão faça um solo que encaixe na melodia.
    Esse tal tongue blocking ainda não ouvi falar talvez até saiba o que é mas não pelo nome, como te espliquei não manjo muito de teoria.
    Pra descubrir o tom da musica veja campo harmonico da musica.
    Ex: Felicidade (a musica que você mandou) é em "G" Sol.
    Nosso Xote é em "F" Fá.

    Quanto a usar as casa 4 e 5 é normal são as mais usadas é onde o som fica mais agradavel, mas tem musicas em que você irá usar casa mais altas ou mais baixas. Mas para aprender alguns solos é melhor usar essas casas mesmo.( Isso não é regra, é só por que fica mais fácil).

    Quanto a bend use ela mas não com muita força ela pode desafinar a gaita se exagerar, eu uso sempre e de 2 em 2 meses tenho que comprar gaitas novas. rsrsrsrsrs.

    Abração!!!! Ainda hoje quero te mandar a musica Felicidade!!!

    Ehli4Ever
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    huahuauh vo para de fz bend entaum... 2 meses eh mt pouco pra uma gaita... entaum eu vo compra umas gaitas vagabundas mesmo c naum vo sai no preju.. mais issu vem dps

    entaum eh oq eu ti flei naum quero chega na perfeição e jah a solos eh issu q eu quero naum um solo semelhante mais algo q c encaixe na musica... c for semelhante melhor ainda...

    naum quero manja de teorias tbm e sim quero canta na gaita e solo sem mais xD Flow mano teh mais.. dps

    CarloPiccolo
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Ehli4Ever
    Continue fazendo bend que é pra dominar só não use muita força que é pra não desafinar o instrumento, já mandei pra você a introducão de Felicidade do peixeletrico

    Ehli4Ever
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    entaum eh o seguinte ... hoje dei um grande passo hehehe tirei varias musicas na gaita... agora to de boua.. vlw mesmo manu vc ajudo pra kct
    nem preciso mais de cifras...

    alias vlw pela cifra felicidade eu tirei hoje tbm xD

    to de boua agora jah jah eu compro outra gaita em G eu achu

    eu naum vo posta mais eu achu mais vim aki soh agradece mesmo
    mais c eu precisa posso conta ctg???

    Vlw mano! Fui!

    CarloPiccolo
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Ehli4Ever
    Sempre que eu puder ajudar eu o farei, você tem meu e-mail, qq coisa só me procurar, fico feliz em saber que minha ajuda foi boa para você e estou ai pro que precisar brother.
    Abraço e pratique que daqui uns dias estará bem melhor do que eu assim espero!!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Forró & Gaita Duas Paixões!